A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, janeiro 31, 2007

CENTRO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DA OVARENSE AEROSOLES

Na próxima 2ª feira dia 5 de Fevereiro de correrá a 5ª acção de formação para treinadores de Basquetebol cujo programa, e respectivos prelectores, será o seguinte:

21:00 horas - Bloqueios indirectos - soluções ofensivas - Rui Ventura - BCO

21:20 horas - Transição ofensiva - Ricardo Repinaldo - Cadetes B Masculinos

21:40 horas - Bloqueios directos - soluções defensivas - Mário Leite - BCO e Liga Profissional

COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

Já se conhecem os resultados dos sorteios das nossas selecções masculinas mais jovens que durante o próximo verão jogarão os Campeonatos da Europa. Como temos alguns dos nossos jovens jogadores envolvidos nesses trabalhos de preparação, aqui deixamos os adversários.

Sub-16 – Divisão A – 20 a 29-Julho – Rethymno, Creta, Grécia
Grupo C: Turquia, Lituânia, PORTUGAL, Ucrânia.

Sub-18 – Divisão B – 3 a 12-Agosto – Sofia, Bulgária
Grupo D: Inglaterra, Noruega, PORTUGAL, Hungria, Montenegro.

Sub-20 – Divisão B – 6 a 15-Julho – Varsóvia, Polónia
Grupo C: PORTUGAL, Ucrânia, Bielorússia, Rep. Eslováquia.

terça-feira, janeiro 30, 2007

JOGOS PARA O PRÓXIMO FIM DE SEMANA

SEXTA FEIRA 2 DE FEVEREIRO
Jogos em casa
CNB1
21:45 - BCO x Guifões
SÁBADO 3 DE FEVEREIRO
Jogos em casa
Cadetes Masculinos
15:00 - Ovarense A x Illiabum
Jogos Fora
Cadetes Masculinos
15:00 - Gafanha x Ovarense C
18:00 - Galitos x Ovarense B
DOMINGO 4 DE FEVEREIRO
Jogos em casa
Iniciados Femininos
9:15 - Ovarense x Sanjoanense
Iniciados Masculinos
11:15 - Ovarense B x Sangalhos
Séniores Femininos
17:00 - Ovarense x Gafanha
Jogos fora
Iniciados Masculinos
9:15 - Sangalhos x Ovarense A
Os Juniores B Masculinos jogarão durante os três dias do fim de semana a final four para se encontrar o campeão regional. O seu primeiro jogo está marcado para sexta feira às 20 horas com a Oliveirense. A competição decorrerá no pavilhão de Oliveira do Bairro e as outras equipas participantes são o Sangalhos e a Sanjoanense.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

CAD.FEMININOS-CAMP.DISTRITAL-FASE FINAL

Decorreu no último Fim de Semana (26,27 e 28 de Janeiro) a Fase Final do Campeonato Distrital de Cadetes Femininos. A equipa da Ovarense teve um excelente comportamento ao longo de todo o Fim de Semana, acabando a prova em 2º lugar e conseguindo assim o apuramento para o Nacional.
De facto a nossa equipa começou da melhor maneira a sua participação nesta Fase Final realizando no 1º jogo (sexta feira, dia 26) uma excelente exibição e conseguindo uma magnifica vitória contra a forte equipa do Brandoense; assim nesse jogo o resultado final foi de Ovarense 54 / GRIB 38. Já no Sábado e apesar da equipa se ter apresentado menos concentrada e não ter realizado um jogo tão bom como o do dia anterior, o resultado foi nos igualmente favorável permitindo-nos assegurar imediatamente o apuramento para o Nacional; o resultado final foi o seguinte:
Ovarense 57 / Oliveirense 39. Ficava assim a faltar o último jogo que seria disputado no Domigo de manhã e que iria decidir quem seria a equipa Campeã Distrital uma vez que o Esgueira também tinha ganho os jogos dos dias anteriores. Mais uma vez as nossas atletas demonstraram grande carácter e atitude competitiva realizando um jogo muito agradável, em que conseguiram divertir-se e ao mesmo tempo aplicar e melhorar todos os seus conhecimentos sobre a modalidade. Pena foi que fazendo um jogo tão bom em que estivémos quase sempre à frente do marcador, na parte final nos tenha faltado um pouquinho de sorte e o jogo tenha "caído" para a equipa do Esgueira por:
Ovarense 55 / Esgueira 61
Fica também aqui uma palavra de amizade para todas as atletas que participaram nesta Fase Final e que se bateram de uma forma magnifica.
A nossa equipa aproveita também para dar os parabéns à equipa do Esgueira, que terminou o Campeonato Distrital sem derrotas, sendo por isso uma justa Campeã Distrital.
E agora meninas:
Maria, Ana Raimundo, Isabel, Filipa, Gabriela, Carolina, Liliana, Rita, Bárbara, Ana Cristina, Ana Luisa, Maria Mariano e
Seccionista Carlos Dias ( Ti Carlinhos ) vamos trabalhar a pensar no Campeonato Nacional e continuar a melhorar para da próxima sermos nós as Campeãs!!!!!!
Para terminar um grande abraço e beijinho para os Pais e Mães ( os do costume) que mais uma vez nos acompanharam, apoiaram e ajudaram em tudo que foi preciso.

CADETES C - OVARENSE 54 ILLIABUM B 40

A equipa de Cadetes C da Ovarense recebeu e venceu, no domingo passado, a equipa B do Illiabum. A primeira parte do jogo foi pautada pelo equilibrio como demonstra o resultado ao intervalo (23-20 a favor dos jovens vareiros). No terceiro periodo a equipa de Ovar foi bastante superior acabando por vencer esse parcial por 15 pontos (20-5), o que permitiu que no fim do jogo somasse mais uma vitória.

Destaques colectivos:

  • Defesa no 3º periodo (apenas 5 pontos sofridos);

Destaques individuais:

  • Gui Canavarro: MVP, 21 pontos de valorização, 14 pontos, 9 bolas recuperadas;
  • Marco Vargas: 7 ressaltos, 5 bolas recuperadas.

CADETES B - OVARENSE 49 GICA 26

Os cadetes B da Ovarense realizaram no sábado o seu 11º jogo desta fase do Campeonato Distrital somando a 10ª vitória. A equipa de Ovar começou melhor o jogo, chegando ao intervalo já com uma vantagem de 21 pontos (28-7). Na segunda parte verificou-se um maior equilibrio no jogo mas os jovens vareiros continuaram a mostrar a sua superioridade.

Destaques colectivos:

  • Defesa - apenas 26 pontos sofridos (destaque para os 3 primeiros periodos com 5, 2 e 6 pontos sofridos respectivamente);
  • Lançamentos Livres - 76,9 % de concretização (13/10).

Destaques individuais:

  • Renato Andrade: MVP, 50 pontos de valorização, 17 pontos, 13 ressaltos, 5 bolas recuperadas, 8/7 L. Livres;
  • Nuno Oliveira: 6 bolas recuperadas;
  • João Santana: 7 ressaltos;
  • Fred Oliveira: 7 ressaltos;
  • Daniel Pires: 6 ressaltos.

domingo, janeiro 28, 2007

BCO PERDE EM BARCELOS

Neste fim de semana O BCO disputou mais um jogo do CNB1 com o Basquete de Barcelos saindo derrotado por 85-68. A nossa equipa entrou muito bem no jogo chegando ao final do 1º periodo a vencer por 20-16. No 2º periodo manteve uma excelente atitude defensiva conseguindo contrariar o forte jogo interior da equipa contrária onde pontifica o jogador Francisco Machado que ainda esta é poca jogou na Liga profissional pelo F.C.Porto tendo inclusivé defrontado a Ovarense. De realçar também a perda do nosso atleta Ivan Almeida devido a lesão o que aumentou as dificuldades na luta das tabelas, no entanto todos os atletas que jogaram neste período estiveram muitíssimo bem , conseguindo chegar ao intervalo com uma desvantagem de somente 1 ponto (34-33). O pior estava para vir e no 3º período a equipa não entrou bem no jogo permitindo á equipa adversária ganhar uma vantagem de 12 pontos , mas aí a nossa equipa soube reagir e conseguiu aproximar-se chegando ao final do 3º periodo a perder por 38-31. No 4º e derradeiro periodo o poder do jogo interior do Barcelos fez-se sentir principalmente pelo seu jogador Francisco Machado que só á sua conta anotou 14 pontos o dobro do que tinha conseguido até aí mesmo assim é de realçar a entrega total dos nossos atletas até ao último segundo nunca se dando por vencidos. O próximo jogo do BCO será na próxima 6ª feira pelas 21.30 no nosso pavilhão frente ao Guifões.

INFANTIS: EXCELENTES ALUNOS E BONS ATLETAS

Foi com grande orgulho que no final do primeiro período, e após recolha das notas, constatei que a maior parte dos nossos atletas apresentavam boas notas na escola. Muito poucas eram as negativas a registar na equipa!


Se tivermos em conta a elevada assiduidade aos treinos, temos de lhes dar os parabéns! Estamos na presença de jovens que conciliam de forma perfeita a escola com a prática desportiva.


Está mais que provado que o bom atleta tem de ser um bom aluno, e a prova disso é que os jogadores que mais evoluiram são aqueles que apresentam melhores referências na escola.


Vamos continuar a trabalhar mais, dentro do campo e na escola, para podermos ser cada vez melhores!


Fica aqui o registo dos atletas que se destacaram com boas notas neste 1º período:

  • André Quinta

  • Diogo Miranda

  • João Santos

  • Mariana Pinto

  • Nuno Leite

  • Nuno Monteiro

  • Paulo Diaz

  • Rodolfo Castro


(alguns dos atletas referidos: Nuno Leite, João, Diogo, Nuno Monteiro)

sábado, janeiro 27, 2007

CADETES A MASCULINOS VENCEM NA BAIRRADA

A equipa de Cadetes A masculinos derrotou o Sangalhos no seu campo por 59 - 45 em jogo correspondente à 11ª jornada do Campeonato Regional. Com esta vitória a nossa equipa aproxima-se do 1º lugar em virtude de o Anadia ter perdido no pavilhão do Galitos.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

JUNIORES FEMININOS

No passado sábado defontramos a equipa do Anadia na última jornada da fase regular. Para nós era um jogo muito importante pois dele dependia a nossa presença na fase final distrital. Infelizmente perdemos por 46-50. Foi um jogo muito equilibrado e mais uma vez a sorte não nos acompanhou (mais uma lesão duma atleta ainda antes do intervalo). Um agradecimento aos árbitros improvisados, Paulinho e Bruno e também aos "oficiais de mesa" Isabelinha, Rita, Aicha e Ana Costa que ajudaram a que o jogo se realizasse.

terça-feira, janeiro 23, 2007

JOGOS PARA O FIM DE SEMANA

SEXTA FEIRA 26 JANEIRO
Jogos em casa
Juniores B Masculinos
21:30 - Ovarense x Sanjoanense
SÁBADO 27 JANEIRO
Jogos em casa
Iniciados Femininos
15:00 - Ovarense x Vagos
Cadetes Masculinos
21:00 - Ovarense B x GICA
Jogos fora
Cadetes Masculinos
15:30 - Sangalhos x Ovarense A
CNB1
18:20 - Barcelos x BCO
DOMINGO 28 JANEIRO
Jogos em casa
Iniciados Masculinos
9:15 - Ovarense A x Galitos
Cadetes Masculinos
11:15 - Ovarense C x Illiabum
Juniores B Masculinos
17:00 - Ovarense x Galitos
A equipa de Cadetes Femininos estará durante todo o fim de semana envolvida na "final four" distrital com jogos na sexta, sábado e domingo. Bons jogos e boa sorte.
Encontro de Infantis e Minibasquete

A Ovarense Basquetebol participou no passado domingo de manhã no encontro de basquetebol destinado aos escalões de Minibasquete e Infantis, que se realizou no Colégio de Nª. Srª. Da Apresentação em Calvão.
Num total de 50 atletas, a comitiva vareira, que era a maior de todas as participantes, fez-se representar por quatro equipas do escalão de Minibasquete e por uma do escalão de Infantis.
O modelo adoptado neste tipo de concentrações, não prevê que se efectue a contagem de pontos, pelo que cada equipa realizou vários jogos defrontando as equipas do Iliabum, U.D.Oliveirense, Gafanha, Calvão, GRIB e GICA, efectuando em todos eles sem excepção uma prestação bastante positiva.
A manhã culminou com um almoço realizado no refeitório do citado Colégio, onde atletas, treinadores, pais e familiares de todas as equipas participantes, puderam confraternizar e repor as energias depois de uma desgastante jornada.
Em seguida, todos assistiram ao jogo da final da Taça da Liga, entre as equipas do S.L. Benfica e Lusitânia Angra Património Mundial, que se realizou no Pavilhão Municipal de Vagos, tendo os pequenos atletas a possibilidade de ver ao vivo alguns dos seus ídolos da Liga Profissional de Basquetebol, sonhando quem sabe um dia ser também uma estrela do Basquetebol.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

CURSO DE ÁRBITROS DE BASQUETEBOL

O curso Tecnológico de desporto da Escola Secundária Julio Dinis em parceria com a ADO Basquetebol e a Associação de Basquetebol de Aveiro vai promover um curso de árbitros de Basquetebol nos dias 7,14 de Fevereiro e 7,14 e 21 de Março, no período da tarde nas instalações daquela Escola. As inscrições decorrerão até ao dia 5 de Fevereiro bastando para tal que preenchas uma ficha e a entregues ao teu treinador ou professor de Educação Física. A participação no curso é gratuita.

Iniciados "B" terminam 1ºlugar

O jogo Ovarense B- Brandoense B marcou o final segunda fase do campeonato distrital (grupo 2), tendo sido marcado por 6 vitórias e nenhuma derrota. 79-42 foi o resultado final.
Parabéns a toda a equipa pelos sucessos obtidos e principalmente pelo trabalho que tem vindo a ser realizado por todos os atletas.
Ficamos a aguardar os próximos jogos, continuando a trabalhar para um desenvolvimento cada vez mais significativo da equipa.

Cadetes C - Anadia B 75 Ovarense 65

A equipa de cadetes C da Ovarense, deslocou-se, no passado sábado, a Anadia para defrontar a equipa B local. A equipa vareira entrou mal no jogo, não defendendo, o que permitiu que a equipa da casa já vencesse por 20 pontos (49-29) ao intervalo. A equipa vareira veio com outra atitude defensiva para a segunda parte conseguindo um parcial de 23-7 no terceiro periodo, o que permitiu aproximar-se no marcador. O inicio do quarto periodo foi marcado pelo equilibrio, contudo a equipa de Ovar vacilou nos minutos finais acabando por perder o jogo por 10 pontos de diferença.

Destaques colectivos:

  • Terceiro periodo em que a equipa defendeu e conseguiu reagir apesar do resultado desnivelado que se verificava ao intervalo.

Destaques individuais:

  • Marco Vargas: 29 pontos de valorização, 22 pontos, 8 ressaltos, 7 faltas sofridas;
  • Leandro Resende: 22 pontos de valorização, 19 pontos, 5 ressaltos, 13/8 L. Campo (3 triplos);
  • Sergio Costa: 7 ressaltos, 5 bolas recuperadas;
  • Bruno Tavares: 5 ressaltos defensivos.

Campeonato distrital de Iniciados - Fase Nacional

Brandoense 79 - ADOvarense73
Ainda sem podermos contar com o Pedro Costa , o Renato Borges que ainda não efectuaram qualquer jogo esta época, e ainda sem o Miguel Anne, jogador que está a treinar no Centro de Treinos de Paredes e que não efectuou os ultimos 3 jogos por lesão, a equipa da Ovarense de iniciados deslocou-se a Paços Brandão a fim de defrontar o Brandoense, uma das equipas mais fortes deste Campeonato, tendo perdido por 6 pontos.
Há que realçar que nossa equipa depois de estar a perder por 17 pontos ao intervalo apareceu na 2ª parte com uma boa atitude defensiva recuperando a diferença que havia ao intervalo e chegando mesmo, a 1 minuto do fim, a ganhar por 1 ponto.
Destaques para o Samuel 7 ressaltos e 7 pontos; Emanuel com 21 pontos e 5 bolas recup. Bruno Fonseca com 14 pontos e 4 bolas rec. e o Michael com 12 pontos e com uma boa atitude defensiva apesar de estar a defender um jogador muito mais alto e um dos mais forte jogadores do Brandoense.

Cadetes B regressam às vitórias

Depois de terem sofrido a primeira derrota da época, os cadetes B deslocaram-se a Oliveira de Azeméis e Sever do Vouga para defrontar as equipas locais, acabando por vencer estes dois jogos, regressando assim às vitórias.
No sábado defrontaram a equipa da Oliveirense. A equipa de Ovar entrou melhor no jogo, entrando com um parcial de 14-0, chegando ao final do primeiro periodo a vencer por 16-4. Contudo, com o decorrer do jogo, a atitude defensiva foi deixando de ser a melhor e individualizando as acções em ataque, a equipa vareira permitiu que os seus adversários se fossem aproximando no marcador, passando mesmo para a frente (59-57) já nos ultimos minutos do jogo. Os jovens vareiros voltaram a ser mais agressivos na defesa acabando por vencer o jogo por 65-60.
No domingo, os cadetes B jogaram com o Senhorinhense. Mais uma vez entraram melhor no jogo que a equipa adversária chegando ao intervalo a vencer por 33-22. Na segunda parte houve um maior equilibrio mas a equipa de Ovar conseguiu mostrar-se superior aos seus adversários, acabando por somar a nona vitória nesta fase do Campeonato Distrital, desta vez por 64-49.

Destaques:

  • Defesa (principalmente no primeiro periodo dos dois jogos e no quarto periodo do jogo com o Senhorinhense) que, mais uma vez, nos garantiram margens no resultado, que permitiram vencer os jogos;
  • A melhoria da percentagem de lances livres em relação aos jogos anteriores.

Destaques individuais:

Jogo com Oliveirense:

  • Renato Andrade: MVP, 32 pontos de valorização, 16 pontos, 7 ressaltos, 5 bolas recuperadas, 5 faltas sofridas, 11/6 L. Campo, 6/4 L. Livres;
  • Nuno Oliveira: 28 pontos de valorização, 23 pontos, 7 bolas recuperadas, 17/10 L. Campo, 3/2 L. Livre;
  • João Santana: 6 ressaltos;
  • Luis Pinto: 6 ressaltos.

Jogo com Senhorinhense:

  • Renato Andrade: MVP, 35 pontos de valorização, 19 pontos, 9 bolas recuperadas, 13/8 L. Campo, 3/3 L. Livre;
  • João Santana: 27 pontos de valorização, 17 pontos, 12 ressaltos (9 defensivos), 11/8 L. Campo;
  • Nuno Oliveira: 23 pontos de valorização, 19 pontos, 12 ressaltos, 5 faltas sofridas;
  • Luis Pinto: 7 ressaltos, 5 faltas sofridas.

domingo, janeiro 21, 2007

INFANTIS - ENCONTRO EM CALVÃO

Este domingo realizou-se em Calvão um encontro de minibasquetebol, no qual a Ovarense se fez representar por várias equipas, sendo uma delas a nossa.

O encontro apresentou algumas faltas organizativas na calendarização e distribuição dos jogos pelos espaços, mas foi sem dúvida extremamente positivo. Realizamos quatro jogos, com as equipas de Calvão, GICA, Oliveirense e Gafanha, tendo sido todos eles muito disputados.

A nossa equipa apresentou sempre muita disponibildade e vontade, fazendo da defesa agressiva e das transições rápidas a principal arma, começando a fazer também uso de uma forma eficaz, dos lançamentos de meia distância.

Depois dos jogos realizou-se um almoço, produto da contribuição de todos os participantes e organização de alguns pais. Quem quis teve também a oportunidade de assistir em Vagos à final da Taça da Liga entre Benfica e Lusitânia. Uma excelente iniciativa da Associação de Basquetebol de Aveiro!


Este encontro serviu para premiar os atletas que apresentaram maior assiduidade durante as férias e para provar que esse trabalho foi extremamente importante na sua evolução técnica. Estiveram presentes os seguintes atletas:


  • André Quintã

  • Diogo Miranda

  • Fábio Silva

  • José Soares

  • Nuno Leite

  • Nuno Monteiro

  • Pedro Apulinário

  • Pedro Caseiro

  • João Santos

Também jogou o atleta Paulo Diaz, apesar de não apresentar assuidade nesses referidos treinos.


Uma palavra de admiração e apreço para o treinador Jorge Saraiva que tem estado sempre presente nos treinos de sábado e na maioria das deslocações, para o Fred e Nuno que sempre que podem auxíliam nos treinos e encontros e para o César que não acompanhou a equipa hoje por motivos de doença, para ele as rápidas melhoras.

CADETES FEMININOS - RESULTADOS 2ª VOLTA

Terminou a 2ª volta do Campeonato Distrital de cadetes femininos. Os resultados da equipa da Ovarense foram os seguintes:

Esgueira X Ovarense.........60/49
Ovarense X Sangalhos.......89/48
GICA X Ovarense..............30/95
Ovarense X Oliveirense.....63/47
Ovarense X Brandoense....67/48
Beira-MarX Ovarense.......19/111
Ovarense X Anadia...........88/22
Ovarense X Calvão............74/20

Com estes resultados a nossa equipa terminou esta fase no 2º lugar com duas derrotas (ambas com o Esgueira) e avança assim para a fase final que será disputada no próximo fim de semana (26,27 e 28 Janeiro) no Pavilhão Municipal Adriano Nordeste em Ilhavo.

CADETES A MASCULINOS DERROTAM ANADIA

Depois de ontem termos perdido em Anadia, as equipas voltaram a defrontar-se em Ovar para cumprirem a 3ª jornada da segunda volta. Desta vez a vitória sorriu para as nossas cores por 50 - 39. Vitória justa da equipa que desde o inicio do jogo esteve sempre à frente do marcador e cuja vantagem maior( catorze pontos ) se verificou no final do 3º período - 42 - 28. No último período assistiu-se a uma reacção da equipa visitante o que lhe permitiu ganhar este parcial e reduzir ligeiramente a desvantagem. Primeira derrota do Anadia neste campeonato mas que lhe permite manter-se na frente da classificação. Quanto a nós estamos na 3ª posição com os mesmos pontos da Oliveirense que está no 2º lugar mas que tem a vantagem de nos ter ganho.

sábado, janeiro 20, 2007

BCO- O NOSSO CAPITÃO

Aproveitamos este espaço para também dar a conhecer um atleta que pela sua forma de ser e de estar na vida e em particular no nosse clube é um bom exemplo para os mais novos. É o caso do nosso capitão Pedro Repinaldo - REP para os amigos - um atleta que sempre esteve e está no nosso clube duma forma séria , empenhada e digna que conseguiu conciliar a prática desportiva com os estudos (acabou de licenciar-se em Engenharia do Ambiente) o que só vem demonstrar que estas 2 vertentes da vida dos jovens é perfeitamente compatível sendo por tudo isto um excelente exemplo para todos os atletas do clube. PARABÉNS.



NOME: Pedro Miguel Brandão Ferreira Repinaldo

DATA DE NASCIMENTO: 12/10/1982

NATURAL: Ovar

POSIÇÃO: Extremo

ALTURA: 1.90 m

INICIO DA ACTIVIDADE E CLUBES QUE REPRESENTOU: 94/95 a 02/03 - A.D.Ovarense

01/02 a 06/07 - BCO

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS: Licenciatura em Engenharia do ambiente

TÍTULOS: Campeão da 2ª Divisão A pelo BCO em 02/03

Campeão da CNB1 pelo BCO em 03/04 e 04/05

HOBBY: Pesca

ÍDOLO: Os meus pais

UM SONHO: Realização profissional e pessoal

COMIDA FAVORITA: Picanha

BEBIDA FAVORITA: Coca-cola

MELHOR FILME: 8 Mile

OUTROS DESPORTOS: Futebol

UMA MENSAGEM PARA OS JOVENS PRATICANTES: Acreditar que estamos sempre a aprender e que no dia seguinte seremos melhores que no anterior. O estudo é compatível com a prática desportiva.

CADETES A MASCULINOS DERROTADOS EM ANADIA

A equipa A de Cadetes masculinos foi derrotada pela sua congénere de Anadia por 58 - 51 em jogo em atraso da 3ª jornada do respectivo campeonato. Vitória justa da equipa da casa que dominou durante a maior parte do jogo chegando mesmo a dispôr de uma vantagem de 14 pontos no inicio do 3º período. A reacção encetada pela nossa equipa ainda a levou a aproximar-se a 3 pontos já nos dois ultimos minutos do jogo, mas duas más decisões ofensivas comprometeram a eminente reviravolta no marcador. Parabéns ao Anadia que deste forma se mantém invicto na liderança da prova. Hoje voltaremos a encontrar-nos desta vez no nosso pavilhão para cumprirmos o jogo da 2ª volta.





BCO PERDE COM GAIA

O BCO disputou ontem mais um jogo para o campeonato CNB1 com o Gaia tendo perdido por 68-78 . A vitória da equipa gaiense foi inteiramente justa visto ter sido a melhor equipa em campo e aquela que teve mais vontade em vencer o jogo, A nossa equipa mostrou-se muito apática muito desconcentrada e pouco disponível para lutar pela vitória cometendo imensos erros tanto a nível defensivo como ofensivo. Foi possivelmente o pior jogo realizado esta temporada , esperemos que no próximo fim de semana tudo seja diferente e com certeza com outra atitude e empenho iremos conseguir trazer um resultado positivo na nossa deslocação a Barcelos.

RESULTADO:

1º Per. : 12-15 2º Per. : 13-25 3º Per. : 15-14 4º Per. : 28-24

FINAL: 68-78

quarta-feira, janeiro 17, 2007

OVAR CIDADE PERIFÉRICA PARA A ARBITRAGEM?

Vamos ter este fim de semana o 13º jogo consecutivo sem árbitros nos encontros realizados em casa pelos escalões de formação do nosso clube . Temos a noção das dificuldades que atravessa o sector no nosso distrito e acompanhamos os esforços da Associação na resolução desta questão, razão pela qual estamos a trabalhar em parceria a realização a curto prazo de uma acção de formação de árbitros no nosso pavilhão. No entanto, a razão deste "post" prende-se com alguma falta de critério, na nossa opinião, na atribuição de árbitros para determinados jogos em detrimento de outros. Sim, qual é o critério? Os clubes ao que sei nunca foram informados disso, nem sei se teríam de ser, mas tal situação é pouco clara.
Os Juniores femininos têm este fim de semana um jogo com o Anadia que decidirá a sua presença na final four regional que para além de atribuir o titulo de campeão apurará também as equipas que representarão a Associação no Campeonato Nacional. Jogo sem árbitros. Ao percorrer os vários jogos que acontecerão no mesmo dia o que verifiquei é que há outros jogos de outras competições que não tendo o mesmo interesse competitivo que apresenta o jogo das nossas Juniores foram nomeados árbitros. Não se percebe. Será que é porque somos uma cidade periférica de Aveiro? Não queremos acreditar que assim seja. Queremos sim é que haja algum cuidado nestas questões já que as fase decisivas das nossas competições estão a começar.

JOGOS PARA O FIM DE SEMANA

SEXTA FEIRA 19 JANEIRO
Jogos em casa
Séniores Masculinos
21:30 - BCO x Gaia
Jogos fora
Cadetes Masculinos
21:30 - Anadia x Ovarense A
Sábado 20 Janeiro
Jogos em casa
Cadetes Femininos
15:00 - Ovarense x Calvão
Juniores Femininos
17:00 - Ovarense x Anadia
Iniciados Masculinos
19:00 - Ovarense B x GRIB B
Cadetes Masculinos
21:00 - Ovarense A x Anadia
Jogos fora
Cadetes Masculinos
15:00 - Anadia B x Ovarense C
17:00 - Oliveirense B x Ovarense B
Juniores Masculinos
21:00 - Gafanha x Ovarense
DOMINGO 21 JANEIRO
Jogos fora
Cadetes Masculinos
10:00 - Senhorinense x Ovarense B
Iniciados Masculinos
11:15 - GRIB x Ovarense A
Iniciados Femininos
11:15 - Gafanha x Ovarense

segunda-feira, janeiro 15, 2007

JUNIORES FEMININOS

A nossa equipa realizou 3 jogos neste fim de semana.
Na 6ª feira, deslocou-se á Gafanha e saiu derrotada por 53-28. Foi um jogo com duas partes completamente distintas, pois na 1ª parte a nossa equipa foi sempre superior ao adversário, mas que na 2ª, não conseguiu realizar o jogo que até então vinha vindo a fazer. A nossa equipa já no final da 1ª parte estava carregada de faltas, e condicionou as atletas para a 2ª parte. A arbitragem do jogo, não esteve isenta de erros, e prejudicou claramente a nossa equipa. Mas não foi só por isso que não conseguimos vencer, "deixamos" de jogar em ataque e defensivamente cometemos muitos erros.
No sábado recebemos e vencemos a equipa do Sanjoanense por 91-24 e domingo em Vagos vencemos também por 32-76. Comos os resultados demonstram foram 2 jogos acessíveis para a nossa equipa.
Assim, no próximo sábado a nossa equipa recebe o Anadia pelas 17h (último jogo da 2ª volta), e necessitamos de vencer para conseguir o apuramento para a fase final distrital.
Contamos com o apoio de todos nesta jornada muito importante!!!

Cadetes C - Ovarense 34 Sangalhos B 78

No domingo de manhã os nossos cadetes C receberam a equipa B do Sangalhos e perderam por 44 pontos. Desde o inicio do jogo que a equipa visitante mostrou ser superior. A nossa equipa com algumas perdas de bola e com uma fraca percentagem nos lançamentos não conseguiu fazer frente a esta equipa do Sangalhos que foi um justo vencedor.

Cadetes B - Depois da 7ª vitória chega a 1ª derrota

Os nossos cadetes B realizaram neste fim-de semana mais dois jogos no campeonato distrital. No sábado receberam e venceram o Vale de Cambra, equipa que apenas tinha uma derrota (precisamente com a Ovarense), por 49-30. No domingo, foram a Aveiro defrontar o Beira-Mar e obtiveram a primeira derrota da época ao perderem por 89-68.

Ovarense 49 V. Cambra 30

No primeiro jogo, como se pode ver pelo resultado, a defesa superiorizou-se ao ataque, tendo sido a nossa equipa aquela que melhor defendeu, permitindo apenas 30 pontos à equipa adversária. Desde o inicio do jogo a Ovarense mostrou-se superior, ao chegar ao intervalo a vencer por 12 pontos (29-17). Na segunda parte apesar de uma maior equilibrio, os nossos cadetes foram sempre superiores acabando por vencer mais este jogo.

Destaques:

  • defesa, que mais uma vez permitiu vencer o jogo;
  • Renato Andrade: MVP, 19 pontos de valorização, 9 pontos, 6 ressaltos, 6 faltas sofridas;
  • João Santana: 18 pontos de valorização, 11 pontos, 5 ressaltos;
  • Miguel Anne: 10 ressaltos, 8 desarmes de lançamento;
  • Luis Pinto: 12 pontos.

Beira-Mar 89 Ovarense 68

Depois de no sábado a nossa equipa ter vencido aquela que tem sido a segunda equipa mais forte do grupo, fomos a Aveiro defrontar o Beira-Mar e viemos com uma pesada derrota, a primeira da época. Como motivos desta derrota estão a fraca atitude da equipa, não mostrando querer vencer o jogo, não se aplicando nas tarefas defensivas, perdendo imensas bolas e tentando apenas encontrar soluções individuais no ataque. Por isso a equipa do Beira-Mar foi um justo vencedor, mostrando desde o inicio do jogo mais vontade de vencer este jogo.

Destaques:

  • Apesar do jogo não ter sido bom para a nossa equipa, queria destacar do ponto de vista estatistico o atleta Renato Andrade, com 46 pontos de valorização, 34 pontos, 6 faltas sofridas, 100% lançamentos de campo (16/16).

Por ultimo queria deixar uma palavra de agradecimento aos pais e familiares dos nossos atletas que nos têm acompanhado e apoiado durante esta época. Uma palavra especial à mãe do Renato que até este momento é totalista nos jogos realizados, ajudando-nos no transporte dos atletas nas nossas deslocações.

domingo, janeiro 14, 2007

Campeonato Distrital de Iniciados - Fase Nacional

Resultado. Ovarense 53 - Sanjoanense 60
Jogo disputado no Pavilhão da ADO em 15/01/07.
A equipa da ADO iniciou o jogo muito desconcentrada tendo permitido que a AD Sanjoanense ganhasse uma vantagem de 12 pontos (5-17) ao fim do 1º. periodo.
No segundo período verificou-se uma boa reacção da nossa equipa tendo recuperado aquela desvantagem e chegando ao intervalo com o resultado em 29-29.
Na segunda parte, o jogo foi muito equilibrado, tendo a equipa da ADSanjoanense se mostrado muito mais coesa na parte final do encontro, cometendo menos erros e acabando por vencer com inteira justiça.
A equipa da Ovarense alinhou com Samuel Valente, Bruno Fonseca (15 ), Michael Gomes(9 ), Emanuel (15 ), Pedro Soares(1 ), Duarte Rodrigues (2 ), José Esteves (2) Jorge Lopes (2), Ricardo Sousa (4) Bruno Ferreira (1) e Artur Costa

CADETES A MASCULINOS - DUPLA VITÓRIA NO FIM DE SEMANA

A equipa de Cadetes A Masculinos venceu os 2 jogos deste fim de semana ao derrotar no sábado a equipa do Esgueira 81 - 42 por e no domingo a Sanjoanense por 90 - 46. Dois jogos que acabaram por ser muito idênticos no seu decurso já que desde cedo a nossa equipa marcou uma diferença de valia que foi consolidando ao longo dos jogos. Desta forma, continuamos no 2º lugar do Campeonato com 7 vitórias e uma derrota, logo atrás do Anadia que comanda sem derrotas. Curiosamente no próximo fim de semana jogaremos com este adversário em jornada dupla - sexta feira fora e no sábado em Ovar.
DESTAQUES COLECTIVOS
  • a defesa não permitindo mais de 50 pontos a nenhum adversário
  • a capacidade anotadora com 171 pontos
  • melhoria do trabalho de ressalto defensivo
  • 79% de lances livres no jogo com a Sanjoanense ( 11/14 )
  • os 27 roubos de bola contra o Esgueira

DESTAQUES INDIVIDUAIS

  • Miguel Monteiro - MVP contra o Esgueira com40 pontos de valorização estatistica

8 roubos de bola, 5 ressaltos, 4 faltas provocadas, 19 pontos com 7/11 de L. campo e 4/7l.livre

  • Miguel Bruno - MVP contra a Sanjoanense com 49 pontos de valorização estatistica

10 ressaltos, 6 bolas recuperadas, 4 assistências,20 pontos com 8/16 l. campo e 4/5 l. livres

OUTROS DESTAQUES

  • Cardoso - 36 pontos estatisticos contra o Esgueira e 8 ressaltos em cada um dos jogos
  • Miguel Monteiro - 29 pontos estatisticos contra a Sanjoanense
  • Hugo - 25 pontos estatisticos contra a Sanjoanense, os 13 ressaltos contra o Esgueira e 87% concretização contra a Sanjoanense 7/8
  • José Filipe - 6 ressaltos e 4/5 l. campo contra a Sanjoanense
  • Jorge - 5 assistências contra a Sanjoanense
  • André - 5 ressaltos ofensivos contra o Esgueira

sábado, janeiro 13, 2007

BCO VENCE EM COIMBRA FRENTE AO OLIVAIS

A equipa dfo BCO conseguiu hoje uma vitória importantíssima no campo do Olivais por 1 ponto de diferença (67-68) .Brevemente será aqui disponibilizada a crónica do jogo.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

JUNIORES FEMININOS

A nossa equipa entrou bem no novo ano. Deslocámo-nos ao reduto do Calvão e conseguimos vencer por 53-61.
Foi um jogo muito intenso e emotivo, pois era um jogo muito importante para as duas equipas.
Nesta 6ª feira vamos jogar frente ao Gafanha, e é um jogo também muito importante para a nossa equipa ( e também para o adversário), para alcançar a tão desejada presença na fase final.

SENIORES FEMININOS

A equipa senior participou nos passados dias 27 e 28 de Dezembro no II Torneio do Acert-Tondela, onde obtivemos o 2º lugar.
Precisando ganhar no último jogo, frente á equipa da casa (para alcançar o 1º lugar), por uma margem de 20 pontos, não conseguimos e "só" vencemos por 19. Por isso ficamos em 2º lugar.
Classificação:1º Valongo , 2º Ovarense, 3º Tondela, 4º Torres Novas.
Já no novo ano, a nossa equipa de volta ao campeonato, não conseguiu entrar bem. A derrota com o Coimbrões no passado sábado por 94-51, não demonstra o que se passou durante a 1ª parte e até meio do 3º periodo, onde a nossa equipa esteve a 10 pontos e fazer um bom jogo. Mas, alguma falta de sorte e alguma desconcentração á mistura, e também com a mais valia das jogadoras adversárias, fez com que o resultado final fosse para este desnivel no marcador. Vamos continuar a trabalhar e a persistir nesta "luta" e certamente vamos conseguir atingir os nossos objectivos.

FORMAÇÃO FEMININA

No passado dia 21 de Dezembro, as equipas femininas da Ovarense reuniram-se e realizaram um jantar de Natal, onde não faltou a habitual troca de prendas.
Estiveram presentes cerca de 50 elementos (treinadores, seccionistas e atletas dos vários escalões) onde a boa disposição e o salutar convivio entre todos esteve sempre presente. Certamente será uma iniciativa a repetir.
Brevemente colocaremos no blog algumas fotos do jantar.
(Oh fotógrafa vê lá se te despachas!!!)

quarta-feira, janeiro 10, 2007

ASSIDUIDADE - CADETES MASCULINOS

Terminado o mês de Dezembro, verificamos que continuam 2 jogadores com a totalidade de presenças a treinos - Nuno Quintã e Sérgio Costa. Sabemos que a actividade principal dos jovens são as relacionadas com a Escola. Mas apreciamos aqueles que revelam capacidade de organizarem o seu dia a dia, de forma a conciliarem as actividades em que se encontram envolvidos sem prejudicarem nenhuma delas. O Nuno e o Sérgio têm sido nesta equipa um bom exemplo disso pelo que a Ovarense quer aqui deixar os seus parabéns a estes dois atletas.




Carregar para visualizar centralizador da assiduidade até Dezembro


JOGOS PARA O FIM DE SEMANA

SEXTA FEIRA 12 JANEIRO
Jogos em casa
Juniores B Masculinos
21:30 - Ovarense x V. Cambra
Jogos Fora
Juniores Femininos
21:30 - Gafanha x Ovarense
SÁBADO 13 JANEIRO
Jogos em casa
Juniores Femininos
15:00 - Ovarense x Sanjoanense
Cadetes Femininos
17:00 - Ovarense x Anadia
Cadetes B Masculinos
19:00 - Ovarense x V. Cambra
Cadetes A Masculinos
21:00 - Ovarense x Esgueira
Jogos Fora
CNB1
17:45 - Olivais x BCO
DOMINGO 14 JANEIRO
Jogos em casa
Iniciados Femininos
9:15 - Ovarense x Anadia
Cadetes C Masculinos
11:15 - Ovarense x Sangalhos
Cadetes A Masculinos
15:00 - Ovarense x Sanjoanense
Iniciados A Masculinos
17:00 - Ovarense x Sanjoanense
Iniciados B Masculinos
19:00 - Ovarense x Sanjoanense
Jogos Fora
Cadetes B Masculinos
9:30 - B. Mar x Ovarense
Juniores Femininos
15:00 - Vagos x Ovarense
Juniores B Masculinos
18:oo - Sanjoanense x Ovarense

JÚNIORES "B" SOMAM MAIS 2 VITÓRIAS E SEGUEM INVICTOS NO CAMPEONATO

Neste fim de semana a nossa equipa disputou 2 encontros extremamente dificeis conseguindo 2 importantes vitórias que lhe garantem praticamente o apuramento para a disputa do campeonato nacional e é garantida desde já a presença na final-four para o apuramento do campeão regional.Brevemente disponibilizaremos as crónicas dos 2 encontros.

RESULTADOS: GALITOS 58 - OVARENSE 60
OLIVEIRENSE 67 - OVARENSE 76

Campeonato Distrital de Iniciados - Resultados

07/01/07 : A.D.Ovarense - Sangalhos - 83-67

08/01/2007: Oliveirense - A.D. Ovarense - 77-49

Cadetes C - Sanjoanense B 70 Ovarense 49

Os cadetes C da Ovarense deslocaram-se no domingo a São João da Madeira para defrontar a equipa de cadetes B local. A equipa de Ovar entrou muito mal no jogo perdendo imensas bolas, o que levou a que no final do primeiro periodo ja perdesse por 18 pontos de diferença (24-6). No resto do encontro os cadetes da Ovarense reagiram, melhorando o seu jogo, o que permitiu equilibrar o jogo, mas a diferença no marcador nunca baixou dos 13 pontos. Assim chegou-se ao final do encontro com a equipa da casa a vencer por 21 pontos.

Destaques individuais:

  • Bruno Tavares: 23 pontos de valorização, 14 pontos, 8 ressaltos;
  • André Silva: 23 pontos de valorização, 5 faltas sofridas, 8/7 lançamemtos livres;
  • Sérgio Costa: 9 ressaltos, 5 bolas recuperadas.

Cadetes B somam mais duas vitórias

A equipa de Cadetes B da Ovarense recebeu, no seu pavilhão, na sexta-feira passada a equipa do Galitos B e no sábado o Brandoense, vencendo ambos os jogos.
Ovarense 69 Galitos B 58
Este jogo foi pautado pelo equilibrio, com diversas alternâncias no comamdo do marcador. Entrou melhor a equipa visitante que chegou ao final do primeiro periodo a vencer por 6 pontos. A equipa da casa reagiu no segundo periodo chegando ao intervalo na frente do marcador (31-28). No terceiro periodo a equipa de Ovar voltou a não estar bem defensivamente o que levou a que à entrada do ultimo periodo estivesse a perder por dois pontos (47-49). Nos derradeiros 10 minutos, graças a uma grande atitude defensiva e rápidos contra-ataques, a Ovarense conseguiu superiorizar-se aos seu adversário, acabando por vencer o jogo.

Destaques colectivos:

  • Defesa nos 2º e 4º periodos (10 e 9 pontos sofridos, respectivamente)

Detaques individuais:

  • Renato Andrade: MVP, 40 pontos de valorização, 23 pontos, 8 ressaltos (6 ofensivos);
  • João Santana: 32 pontos de valorização, 21 pontos, 10 ressaltos (9 defensivos), 5 bolas recuperadas, 3 desarmes de lançamento;
  • Nuno Oliveira: 12 pontos, 8 ressaltos;
  • Luis Pinto: 5 ressaltos defensivos.

Ovarense 51 Brandoense 36

A equipa de Ovar entrou pior no jogo que a equipa que veio de Paços de Brandão, não conseguindo ter uma grande produtividade ofensiva, com apenas 17 pontos marcados na primeira parte (5 no 2º periodo). Assim chegou-se ao intervalo com o resultado favorável a equipa visitante (17-22). Na segunda parte a equipa da Ovarense conseguiu melhorar ofensivamente, em grande parte devido ao aumento da agressividade defensiva, o que permitiu lançamentos fáceis através de rápidos contra-ataques. Estes factores permitiram que a equipa da casa chegasse ao fim do jogo na frente do marcador.

Destaques colectivos:

  • Defesa, principalmente na segunda parte (apenas 14 pontos sofridos).

Destaques individuais:

  • Nuno Oliveira: MVP, 28 pontos de valorização, 17 pontos, 9 ressaltos;
  • João Santana: 9 ressaltos, 3 desarmes de lançamento;
  • Renato Andrade: 14 pontos.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

CADETES A MASCULINOS - REGRESSO ÁS VITÓRIAS

Depois de ontem ser derrotada, a equipa de Cadetes A Masculinos venceu o Sangalhos por expressivos 77 - 29 em jogo em atraso da 4ª jornada, devido ao facto de termos jogadores da equipa envolvidos em trabalhos das selecções nacionais.
O jogo desde muito cedo se tornou fácil para as nossas cores dada a dificuldade que a equipa do Sangalhos revelava ofensivamente, pelo que se chegou ao intervalo com o resultado a assinalar 30 - 12. Na 2ª parte entrámos sem empenho nas tarefas defensivas pelo que o Sangalhos em dois minutos marcou quase tantos pontos como em toda a primeira parte. Como quem não se aplica nas tarefas defensivas não ajuda a equipa e não pode estar no campo, tivemos de efectuar mais cedo do que o previsto rotações dos jogadores e rápidamente o jogo voltou a ser igual ao que tinha sido a primeira parte, ou seja de desnivel acentuado. Os numeros finais com 48 pontos de diferença revelam isso mesmo.



CADETES A MASCULINOS COMEÇAM MAL O ANO

A equipa A de Cadetes masculinos da Ovarense averbou a sua primeira derrota da época ao ser batida em casa pela Oliveirense por 66 - 71 em jogo da 6ª jornada do Campeonato Distrital de Cadetes. Foi um resultado com um vencedor justo já que a Oliveirense lutou mais do que a nossa equipa como comprovam os 17 ressaltos ofensivos conquistados na nossa tabela. Se a isto juntarmos as 19 perdas de bola que a equipa teve, encontramos nestes dois factores as razões deste primeiro resultado negativo da época.

domingo, janeiro 07, 2007

INFANTIS - TOP PRESENÇAS - DEZEMBRO


No mês de Dezembro, mais uma vez, foram vários os atletas que apresentaram altas percentagens de presenças aos treinos, contudo boa parte da equipa não correspondeu ás expectativas ao não comparecer nos treinos das férias... Este factor terá de ser corrigido rapidamente, uma vez que os períodos de férias são excelentes alturas de evolução individual e colectiva. Espero que nas férias da Páscoa a atitude seja bem diferente.

Pelo que foi dito, mais ainda fica valorizada a assiduidade e vontade dos seguintes atletas:
  • Diogo Miranda - 100%
  • Fábio Silva - 100%
  • João Santos - 100%
  • Pedro Apulinário - 100%
  • Pedro Caseiro - 100%
  • José Soares - 90%
  • Nuno Leite - 90%

Para estes atletas, muitos parabéns!

Iniciados B iniciam ano com vitoria

A equipa de iniciados masculinos B encontrou mais uma vez a equipa da Sanjoanense C, a qual, tal como no anterior encontro, não nos colocou grandes dificuldades, uma vez que o resultado expressa bem a superioridade da nossa equipa (26-102).
A concretização de 102 pontos foi muito positiva, no entanto, a equipa poderia ter feito muito melhor na defesa, dado que os 26 pontos sofridos foram, em parte, devido à falta de concentração dos nossos atletas.
Os parabéns para a equipa por mais um bom resultado e continuação de um bom trabalho para todos.

terça-feira, janeiro 02, 2007

JOGOS PARA O FIM DE SEMANA

SEXTA FEIRA 5 JANEIRO
Jogos em casa
Cadetes B Masculinos
21:30 Ovarense x Galitos
Juniores B Masculinos
21:30 Galitos x Ovarense
SÁBADO 6 JANEIRO
Jogos em casa
Cadetes B Masculinos
15:00 Ovarense x GRIB
Cadetes A Masculinos
17:00 Ovarense x Oliveirense
Iniciados A Masculinos
19:00 Ovarense x Sangalhos
Jogos fora
Juniores B Masculinos
14:45 Oliveirense x Ovarense
Séniores Femininos
17:00 Coimbrões x Ovarense
Cadetes Femininos
15:00 B.Mar x Ovarense
DOMINGO 7 JANEIRO
Jogos em casa
Cadetes A Masculinos
15:00 Ovarense x Sangalhos
Séniores Masculinos
17:00 BCO x Sanjoanense
Jogos Fora
Cadetes C Masculinos
11:15 Sanjoanense B x Ovarense
Iniciados A Masculinos
10:30 Oliveirense x Ovarense
Iniciados B Masculinos
15:00 Sanjoanense C x Ovarense B
Juniores Femininos
15:30 C.Calvão x Ovarense
Iniciados Femininos
15:00 Esgueira x Ovarense