A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

JOGOS DA SEMANA

QUINTA FEIRA 28 FEVEREIRO
Jogos em casa
Juniores Femininos
21:00 - Ovarense x CNT Colégio Calvão
SEXTA FEIRA 29 FEVEREIRO
Jogos em casa
Juniores A
21:30 - Ovarense x Galitos
Jogos fora
Liga Feminina
21:30 - Algés x Ovarense
SÁBADO 1 MARÇO
Jogos em casa
Juniores Femininos
15:00 - Ovarense x CPN
Iniciados Masculinos
17:00 - Ovarense B x ACR Vale Cambra
Cadetes Femininos
19:00 - Ovarense x Diogo Cão
Cadetes Masculinos
21:00 - Ovarense x Gaia
Jogos fora
Iniciados Masculinos
15:00 - Gafanha x Ovarense A
Iniciados Femininos
15:00 - Esgueira x Ovarense
DOMINGO 2 MARÇO
Jogos em casa
Liga Feminina
15:00 - Ovarense x Barreiro - Pavilhão Raimundo Rodrigues
Jogos fora
Iniciados Masculinos
9:15 - Oliveirense x Ovarense C
Juniores B
11:00 - Porto x Ovarense
Cadetes Masculinos
GRIB x Ovarense B
Cadetes Femininos
16:00 - ED Limiana x Ovarense

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

CADETES MASC CAMPEÕES DISTRITAIS TÊM VÍDEOS NO YOUTUBE




Os vídeos dos melhores momentos, dos três jogos da fase final do campeonato distrital de Aveiro, em que a nossa equipa se sagrou campeã, já estão disponíveis no Youtube.

Realce para o jogo com o Galitos que foi o 3º a ser realizado (10/02) e que foi coroado com a entrega da Taça aos nossos jogadores, como campeões distritais 2007/2008.

Para todos os que seguem a formação da Ovarense aqui ficam os Links dos respectivos vídeos:


CAMPEONATO NACIONAL DE JÚNIORES "B" - JORNADA DUPLA COM 2 DERROTAS

Neste fim de semana disputámos os 2 primeiros encontros em nossa casa perante a Oliveirense campeã distrital e o Vasco da Gama 2º classificado da A.B.Porto. Adivinhavam-se 2 jogos muito difíceis como se veio a verificar. No sábado frente á Oliveirense equipa ainda invicta esta época ,o 1º período foi de grande equilíbrio como indica o resultado (15-15). O 2º período seria fatal para a nossa equipa que conseguiu somente 3 pontos contra 17 do adversário chegando o intervalo com o marcador com 18-32 favorável á Oliveirense. Se sofrer 32 pontos é perfeitamente normal , marcar 18 é que é anormal. Com o início da 2ª parte a nossa equipa melhorou conseguindo no final do 3º período reduzir a desvantagem para 8 pontos. Com o inicio do derradeiro período a Ovarense reduz a diferença para 4 pontos mas infelizmente nunca consegui passar para a frente do marcador saindo derrotada por 53-60.

Nuno Quintã , Jorge Soares, Cyril (4) , Rui (15), Morais (15), M. Bruno (4), Gui, Alçada, M.Monteiro(6), José Costa, André, Hugo (9)

No domingo o adversário foi o Vasco da Gama que contava por vitórias os 2 jogos até aqui disputados. O 1º período (15-16) foi equilibrado assim como o 2º(16-12) chegando ao intervalo a nossa equipa na frente por 3 pontos (31-28). Sofrer somente 28 pontos na 1ª parte foi muito bom, sinal claro que defensivamente a nossa equipa esteve bem. Com a chegada da 2ª parte , a repetição do dia anterior aconteceu ou seja um péssimo 3º período em termos ofensivos onde só concretizámos 8 pontos permitindo ao nosso adversário chegar ao final do período na frente por 8 pontos (39-47). Excelente reacção da nossa equipa que consegue reduzir para 50-53 tendo possibilidade de passar para a frente do marcador mas falhando em 3 ataques seguidos ( 2 lançamentos fáceis e um turn-over) permitiu ao Vasco da Gama uma vantagem de 8 pontos que geriu bem e chegou ao fim do jogo na frente do marcador por 9 pontos (52-61). Gostaria de deixar aqui uma palavra de apreço pela entrega dos nossos atletas nestes 2 jogos completamente diferente daquilo que se tinha verificado no jogo anterior frente ao Ginásio. Õ próximo jogo será no dia 02 com o F.C.Porto em Matosinhos pelas 11 horas.

Nuno Quintã, Jorge (3) , Cyril (4), Rui (9), Morais (4) , M. Bruno (6), Marco, Alçada (4), M.Monteiro (11), Zé Costa, André (6), Hugo (5)

CAMPEONATO NACIONAL DE CADETES MASC.

Iniciou-se no último sábado (23/02), o Campeonato Nacional de Cadetes, tendo a A. D. Ovarense defrontado em Vila Real, a equipa local da ACDE Diogo Cão e vencido por 57 - 48.
Embora já se esperasse muitas dificuldades com a equipa de Vila Real dado o valor demonstrado por esta equipa neste escalão nos últimos anos, o que é certo é que a nossa equipa se apresentou algo apática neste jogo, com uma percentagem de lançamentos de campo muito fraca, muitos ressaltos defensivos perdidos e 18 lance livres falhados na segunda parte, tendo como consequência o equilíbrio verificado ao longo de toda a partida.
  • André Silva, Pedro Almeida, Helder Gomes (9), Fred, Renato Andrade, Nuno Oliveira (11), Rafael, Renato Fião( 7), Pedro Costa(5), João Santana (17), Tiago Leite, Mansour Anne (8)
No próximo fim de semana, jogamos com o F.C. Gaia, 4ª classificada do campeonato do Porto, que no passado fim de semana passado venceu a equipa do Galitos por 9 pontos.

Cadetes Femininos perdem com Campeã Distrital

Ovarense 46 Esgueira 69

Num encontro a contar para segunda jornada do campeonato nacional de cadetes femininos, realizou-se em Ovar o jogo entre as duas primeiras classificadas do campeonato distrital.
Com uma entrada em jogo algo nervosa por parte das jogadoras da nossa equipa, rapidamente a equipa do Esgueira se distanciou no marcador, terminando o primeiro período com o dobro da pontuação (9-18).
Num segundo período mais equilibrado, a nossa equipa conseguiu defender muito bem e melhorou um pouco ofensivamente, apesar de nunca ter atingido uma boa prestação ofensiva em todo o jogo, este período foi o melhor neste capítulo, permitindo ir para o intervalo somente com quatro pontos de desvantagem (25-29).
Iniciando a segunda parte mais uma vez em busca da equipa adversária no marcador, a equipa da Ovarense apresentou-se com uma grande atitude e entrega ao jogo e conseguiu atingir a igualdade a 35pontos. Após ter conseguido o mais difícil, a nossa equipa sofre até ao final deste período um parcial de 3-15, que veio a revelar-se psicologicamente demolidor.
Não conseguindo mais reagir a este parcial conseguido pelo Esgueira, até ao final do jogo a diferença no marcador foi sempre aumentando até atingir o resultado final.


No próximo fim-de-semana a nossa equipa continua a sua participação no campeonato nacional recebendo a equipa do Diogo Cão no Sábado pelas 19h na Arena Dolce Vita e deslocando-se no Domingo a Ponte de Lima para jogar com a E.D. Limiana.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

JOGOS DA SEMANA

QUARTA FEIRA 20 FEVEREIRO
Jogos fora
Juniores A
21:30 - Póvoa x Ovarense
SÁBADO 23 FEVEREIRO
Jogos em casa
Juniores B
15:00 - Ovarense x Oliveirense
Seniores Femininos
17:00 - Ovarense x Santarém
Iniciados Masculinos
19:00 - Ovarense A x GICA
Iniciados Femininos
21:00 - Ovarense x GICA
Jogos Fora
Iniciados Masculinos
15:00 - Sanjoanense x Ovarense B
15:00 - Illiabum x Ovarense C
Cadetes Masculinos
15:00 - Diogo Cão x Ovarense
DOMINGO 24 FEVEREIRO
Jogos em casa
Cadetes Femininos
11:00 - Ovarense x Esgueira
Juniores Femininos
15:00 - Ovarense x Académico
Juniores B
17:00 - Ovarense x Vasco da Gama
Jogos Fora
Cadetes Masculinos
17:00 - Sanjoanense x Ovarense B

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Cadetes B perdem com Oliveirense

A equipa de Cadetes B recebeu, no passado Domingo, a equipa da Oliveirense, em jogo referente à primeira jornada da Taça Primavera. O início do jogo foi marcado pelo equilíbrio e pela fraca produção ofensiva evidenciada pelas duas equipas, tendo-se chegado ao final do primeiro período com os vareiros a vencer 11-10. O segundo período começou com um ascendente por parte da equipa da casa, que com um parcial de 8-0, conseguiu atingir uma vantagem de 9 pontos (19-10). Mas rapidamente se verificou uma reacção da equipa de Oliveira de Azeméis, que beneficiou da má selecção de lançamentos dos atletas vareiros e deficiente recuperação defensiva, realizando rápidos contra-ataques, voltando a empatar o jogo (20-20). Voltou-se, então, a verificar um equilíbrio no marcador, até ao inicio do ultimo periodo. Nesta altura o resultado era de 43-48 favorável aos visitantes. No ultimo quarto, entrou melhor a equipa da Oliveirense, que assim atingiu a vantagem máxima no marcador (10 pontos), com o marcador a assinalar 47-57. A equipa de Ovar conseguiu reagir, aumentando a agressividade defensiva, reduzindo a diferença pontual para apenas dois pontos, não conseguindo, contudo, passar para a frente do marcador. Assim, no final do jogo o resultado foi de 65-61 favorável à Oliveirense.

Destaques individuais:

  • Bruno Fonseca - MVP, 31 pontos de valorização, 22 pontos, 5 bolas recuperadas e 5 faltas sofridas;
  • Renato Borges - 21 pontos de valorização, 9 pontos e 7 ressaltos;
  • Samuel Valente - 11 ressaltos;
  • Duarte Rodrigues - 9 ressaltos;
  • Emanuel Costa - 10 pontos.

UMA TARDE BEM PASSADA

A Arena Dolce Vita acolheu no passado domingo uma actividade de Baby-Basket e Minibasquete destinada a atletas com quatro, cinco e seis anos.O encontro, que contou com a presença de cerca de 40 crianças oriundas dos referidos escalões de formação da A.D.O. – Basquetebol, decorreu de forma bastante divertida e participativa e teve duas partes distintas.
Na primeira, os atletas tiveram a oportunidade de mostrar todos os seus dotes efectuado jogos entre si de 3x3 e realizando um circuito físico, onde puderam trabalhar aspectos essenciais para o seu desenvolvimento como sendo a coordenação, o equilíbrio e a corrida.

A segunda parte contou com a importante e empenhada participação dos pais de todos os atletas, executando diversos jogos, designadamente, jogo do Twister, corrida de sacos e jogo das caudas.

Numa era em que cada vez mais as crianças estão sentadas em frente a um computador ou uma Play Station e que os seus pais, devido aos afazeres profissionais, brincam cada vez menos com eles, foi gratificante ver a alegria dos nossos jovens atletas enquanto realizavam as brincadeiras lado-a-lado com os seus progenitores e tendo toda a sua merecida atenção.
No final era bem visível o entusiasmo de todos e a satisfação por mais uma tarde bem passada em “família”.
A.O.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Início do Campeonato Nacional para Cadetes Femininos

Desportivo da Póvoa 54 Ovarense 48

A equipa de Cadetes Femininos após classificar-se em 2º lugar no campeonato distrital, iniciou este fim-de-semana na Póvoa de Varzim a disputa do campeonato nacional.
Nesta primeira jornada a nossa equipa defrontou a campeã distrital do Porto, o Desportivo da Póvoa.

Com uma entrada em jogo com alguma descontracção, a nossa equipa tardou a fazer o que sabe, o que se veio a reflectir em todo o jogo, uma vez que o primeiro período terminou com um resultado desfavorável de 7-21. O que obrigou a nossa equipa a correr atrás do resultado o resto do jogo.

No segundo período a nossa equipa mostrou outra atitude. Com uma postura defensiva mais agressiva, já só permitiu à equipa adversária marcar 10 pontos, contudo também só conseguimos marcar 10, o que deixava uma diferença significativa no marcador para a segunda parte.

Na segunda parte, Ovarense surge com uma melhor eficácia ofensiva, mesmo assim abaixo do normal na época, fundamentalmente nos lances livres 7/22!, mas principalmente surge com uma óptima capacidade defensiva, obrigando a equipa adversária a perder muitas bolas ou a esgotar o tempo de ataque sem conseguir lançar ao cesto. Com esta diferença de atitude da primeira parte para a segunda, a nossa equipa conseguiu aproximar-se no marcador, realizando um óptimo quarto período, 17-9, mas que já não foi suficiente para atingir a vitória.

Parabéns às atletas presentes no jogo, principalmente pela atitude demonstrada na segunda parte e por nunca terem desistido de lutar. Continuem assim e realizam um óptimo campeonato nacional.

Filipa Liz 9Pts e 5Br
Gabriela 10Pts, 5Res e 9Br
Mª Jardim 11Pts, 7Res e 6Br
Ana 9Pts, 7Res, 10Br e 2Ass
Mariana 8Pts, 5Res e 6Br

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

JÚNIORES "A" DERROTADOS PELO OLIVAIS

(clique na imagem para uma melhor visualização)


Deslocámo-nos a Coimbra para defrontarmos o Olivais na 2ª jornada do Campeonato nacional de júniores “A”. Depois da exibição conseguida com o Porto na 1ª jornada , apesasr da derrota por 2 pontos, nada fazia prever o jogo ou melhor a forma como os nossos jogadores encararam a partida. Será muito difícil ganharmos jogos neste campeonato quando perdemos 22 ressaltos defensivos ganhando somente 4 ressaltos ofensivos , efectuamos 22 turn-overs e cometemos 23 faltas permitindo ao adversário 27 lances livres. De certeza que foi um dia mau de todos nós e já no próximo sábado na Figueira da Foz frente ao Ginásio para o campeonato nacional de júniores “B” voltaremos ás boas exibições

terça-feira, fevereiro 12, 2008

JOGOS DA SEMANA

QUARTA FEIRA 13 FEVEREIRO
Jogos fora
Juniores A
21:30 - Olivais x Ovarense
SÁBADO 16 FEVEREIRO
Jogos fora
Iniciados Masculinos
15:30 - AGAA x Ovarense c
Juniores B
16:00 - Ginásio Figueirense x Ovarense
DOMINGO 17 FEVEREIRO
Jogos em casa
Cadetes Masculinos
9:15 - Ovarense B x Oliveirense
Iniciados Masculinos
11:15 - Ovarense B x Galitos
Jogos fora
Iniciados Masculinos
9:15 - Sangalhos x Ovarense A
Iniciados Femininos
15:30 - Oliveirense x Ovarense
Cadetes Femininos
18:30 - D. Póvoa x Ovarense

domingo, fevereiro 10, 2008

CADETES MASCULINOS SÃO CAMPEÕES REGIONAIS

A nossa equipa de Cadetes Masculinos acaba de revalidar o título de campeã distrital ao vencer no ultimo jogo da Fase Final, a equipa do Galitos no campo deste. Depois de terem vencido os outros adversários - Esgueira e Sanjoanense - nos dias anteriores, qualquer uma das equipas já tinha garantido a presença no Campeonato Nacional que se avizinha, pelo que nesta partida se discutiria o título regional. Mais forte desde o ínicio do jogo, a nossa jovem equipa acabou por ser uma justa vencedora. Consumou-se assim o tri campeonato de Cadetes Masculinos para as nossas cores.Parabéns a todo o grupo de trabalho.
Sobe assim para cinco o numero de equipas da Ovarense que terão presença nos Campeonatos Nacionais, ou seja, o pleno até ao momento.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

JOGOS DA SEMANA

SEXTA FEIRA 8 FEVEREIRO
Jogos em casa
Juniores A
21:30 - Ovarense x Porto
Jogos Fora
Fase Final Cadetes Masculinos em Aveiro - Pavilhão do Galitos
22:00 - Ovarense x Sanjoanense
SÁBADO 9 FEVEREIRO
Jogos em casa
Iniciados Masculinos
15:00 - Ovarense A x Gafanha
17:00 - Ovarense C x Oliveirense
Jogos Fora
Iniciados Femininos
21:00 - Gafanha x Ovarense
Fase Final Cadetes Masculinos em Aveiro
17:00 ou 19:00 - Ovarense x Galitos ou Esgueira
DOMINGO 10 FEVEREIRO
Jogos em casa

Minibasquete

Encontro de Minis 8 - 10h00 às 12h30

Iniciados Femininos
15:00 - Ovarense x Sanjoanense
Juniores Femininos
17:00 - Ovarense x Académica

Jogos Fora

Iniciados Masculinos
11:15 - GRIB x Ovarense B

Fase Final Cadetes Masculinos em Aveiro

9:15 ou 11:15 - Ovarense x Galitos ou Esgueira

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

SORTEIO DOS CADETES FEMININOS

Decorreu ontem na sede da FPB o sorteio do Campeonato Nacional zona Norte no qual a nossa equipa marcará presença na qualidade de vice-campeã distrital. Confira as datas e os adversários clicando ao lado.