A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

domingo, março 30, 2008

Iniciados Femininos de Aveiro são campeãs nacionais

Decorreu durante o fim de semana em Portimão, as Festas do Basquetebol destinadas aos escalões de Iniciados e Cadetes de ambos os sexos. Foram vários os atletas do clube em representação das respectivas selecções, tendo-se de entre eles sagrado campeões nacionais as nossas jovens jogadoras Carolina Semedo e Maria Dumbrava. Também a sua treinadora Renata Beça conseguiu tal feito dado que era a treinadora adjunta da selecção.

Em Cadetes Masculinos e Femininos, equipas onde a Ovarense também apresentava alguns representantes, a classificação foi a mesma - 4º lugar.





Por ultimo em Iniciados Masculinos onde o nosso clube não tinha nenhum dos seus jogadores, o resultado foi semelhante ao das meninas da sua idade, ou seja, campeões nacionais. Uma grande prestação das equipas representativas da nossa Associação, pelo que queremos aqui deixar os parabéna a todos os clubes de Aveiro pelo trabalho desenvolvido em prol da formação dos nossos jovens.

Parabéns muito especiais a todos os representantes do clube que estiveram presentes em Portimão, pelo empenhamento que puseram ao serviço das suas respectiva equipas.

quarta-feira, março 19, 2008

Cadetes Femininos perdem por margens mínimas

Olivais 62 Ovarense 61

Ovarense 57 Coimbrões 59

Num fim-de-semana onde mais uma vez a nossa curta equipa realizava dois jogos em poucas horas a contar para o nacional, o sucesso não foi o esperado, tendo perdido a nossa equipa o primeiro jogo em Coimbra por um ponto, e perdendo o segundo jogo domingo de manhã por 2pontos em casa.
No jogo frente ao Olivais, equipa muito forte fisicamente, a nossa equipa não se atemorizou perante a grande desvantagem física e lutou do primeiro ao último minuto do jogo. Um jogo que foi sempre muito equilibrado e disputado em todos os detalhes do jogo.
As nossas atletas tiveram uma presença em todo o jogo de saudar, enfrentando todas (e mais algumas…) contrariedades que foram surgindo durante toda a partida, nunca virando a cara à luta pela vitória. Contudo, não foi possível trazerem a vitória para Ovar, nos momentos finais ao não serem capazes de concretizar um cesto a vitória acabou por sorrir para a equipa da casa por um só ponto.

Pietra 8Pts e 6Ress
Gabriela 10Pts e 8Br
Maria 20Pts, 8Ress, 4Fs e 2Ass
Ana 11Pts, 10Ress, 7Br, 4Fs e 2Ass

Logo na manhã seguinte, a nossa equipa voltava à competição, jogando em casa contra a equipa do Coimbrões.
Apesar de todo o desgaste apresentado pelas nossas atletas, elas entraram em campo determinadas em jogar forte e conquistarem a vitória.
A equipa adversária apresentou-se durante todo o jogo com constantes alterações tácticas, quer ofensivas quer defensivas, às quais as nossas atletas conseguiram reagir sempre bem e conseguindo realizar o seu jogo.
Mais uma vez, num jogo que foi sempre disputado ponto a ponto, com várias alterações de liderança no marcador, a nossa equipa no final não conseguiu garantir a vitória, perdendo desta vez pela diferença de dois pontos.

Gabriela 10Pts e 7Br
Maria 24Pts, 15Ress e 5Br
Ana 9Pts, 4Ress, 5Br e 6Ass
Mariana 5Pts, 9Ress, 3Br e 2Ass

Num fim-de-semana algo traumatizante para a nossa equipa marcado pelas derrotas mínimas, todas as atletas estão de parabéns pela atitude e entrega que sempre deram aos jogos com todo o seu sacrifício. Continuem o bom trabalho que têm realizado!

terça-feira, março 18, 2008

INICIADOS "B" MASC. Dupla jornada, Dupla vitória

A equipa de iniciados "B" culminou este fim de semana da melhor maneira com mais duas vitórias, somando a sua 7ª vitória em outros tantos jogos nesta terceira fase de grupos.

No Sábado, onde venceram o GRIB "B" por 65-32, num jogo em que na 1ª parte fez um jogo com garra, atitude, velocidade e acima de tudo jogou em equipa chegando ao intervalo a vencer por 45-9. Na 2ª parte os atletas fizeram o oposto da 1ª, jogando muito no individualismo e perdendo muitas bolas tanto na defesa bem como em passes, resultando numa baixa eficácia ofensiva, permitiu o GRIB reduzir o marcador até ao final.Espero que os atletas tenham percebido a diferença com a atitude nas duas partes.

Parciais:1º 21-4 ; 2º 24-5 ; 3º 14-12 ; 4º 6-11

Pela Ovarense alinharam: Rodrigo Lopes (9) ; Luís Pinto (4) ;Hugo Rodrigues (6);Rodolfo Torres (2); Bruno Silva (12);Rodolfo Castro (2);Paulo Díaz (4); Marco Pinto (2); Pedro Caseiro (10); João Santos(2);Pedro Apolinário(2) ; Pedro Henriques (10)


No Domingo os Iniciados "B" masc. foram Aveiro e venceram a boa equipa dos Galitos pela margem mínima de 1 ponto, 53-54, onde no 1º e 2º períodos a equipa da Ovarense defendeu muito bem e com uma boa produtividade no ataque consegui chegar ao intervalo a vencer por 15-24.O terceiro período foi mais equilibrado e mesmo assim Ovarense chegou ao final do 3º período a vencer por 13 pontos.O 4º e ultimo período venceu o Galitos por 19-7 onde alguns erros defensivos e passes errados dos nossos jogadores e mérito do adversário reduziram o resultado a 1 ponto.Um contra-ataque perdido pelo Ovarense e dois lances-livres não concretizados pelos Galitos já nos últimos segundos da partida criaram emoção até ao final da partida.Bom desempenho de ambas as equipas que proporcionaram um jogo muito emotivo.

Parciais:1º 6-8; 2º 9-16 ; 3º 19-23; 4º 19-7
Pela Ovarense alinharam: Rodrigo Lopes (8);Luís Pinto(3);Bruno Silva(9);Rodolfo Castro(4);Bruno Borges(8);Paulo Diaz(2);Marco Pinto(4);Pedro Caseiro(2);João Santos(8);Pedro Apolinário(6).

A equipa segue invicta no 1º lugar do grupo.Os nossos atletas estão de parabéns pelo bom desempenho que têm vindo a ter, há que continuar a treinar e trabalhar para manter esta performance.

Elaborado por :Rui Silva- Seccionista

CADETES "A" - DUAS VITÓRIAS NO FIM DE SEMANA

Nos dois jogos do fim de semana respeitantes a 4ª e 5ª Jornadas do Campeonato Nacional de Sub 16 Masculinos, a ADO conseguiu duas importantes vitórias mantendo-se em 1º lugar juntamente com o F.C.Porto.
No sábado, no Parque das Camélias no Porto, defrontamos o Vasco da Gama tendo a Ovarense vencido por 75-74. Foi um jogo muito emotivo dado o equíbrio verificado durante todo o encontro e, o Vasco da Gama, não sendo uma equipa muito alta e a partida em desvantagem em relação a nossa nos ressaltos, procurou tirar vantangem no contra ataque e nos lançamentos de 3 pontos. A vitória da Ovarense só foi conseguida nos ultimos 3 segundos após um ressalto ofensivo conseguido pelo João Santana.
No domingo. defrontamos o Basquete do Leça, 2º classificado do Campeonato Distrital do Porto, cujo o resultado foi de 79-69 a nosso favor. Era um jogo que tinhamos algum receio dado ao esforço dispendido pelos jogadores no dia anterior e o pouco tempo de recuperação em relação a este jogo (Leça tinha jogado na sexta)
Jogo muito equilibrado nos 3 primeiros períodos, tendo a Ovarense no último conseguido ganhar vantagem e vencer por 79.
ADO - VASCO: André, Pedro, Helder (14), Fred, Renato Andrade (6) Nuno (5), Rodolfo, Fião (12), Luís (1), Santana (17) Pedro Costa (15) e Mansour (5)
ADO - LEÇA:André, Pedro, Helder (6), Fred, Renato Andrade (1), Nuno (17), Rafael, Fião (8), Luís, Santana (22), Pedro Costa (9) e Mansour (15)

quinta-feira, março 13, 2008

Minis 8 e 12 em Águeda

Decorreu no Pavilhão do Gica em Águeda no passado domingo mais uma jornada do Campeonato de Sub 8 e Sub 12.
As quatro equipas da Ovarense que participaram, defrontaram os conjuntos do Gica, Esgueira e Gafanha.
Atletas
Minis 8: Eva, ALexandre, Magda, Miguel, Afonso, Bruna, Filipe, Igor, David e Pedro.
Minis 12: Miguel S., Inês, Joaquim, Paulo; Joka, Bernardo, Miguel C., Nuno, Liliana; Lucas, Margarida, Rodrigo, Luís, João A., Ana, Inês G., Mariana e João.
Treinadores: Inês, Nata, Américo
A.O.

quarta-feira, março 12, 2008

JÚNIORES "B" VENCEM SANGALHOS

Disputou-se a 5ª jornada do Campeonato nacional e o Sangalhos o vice -campeão distrital foi o nosso adversário. A Ovarense esteve a partir do 1-4 sempre na frente do marcador não mais deixando de liderar o mesmo até final do encontro conseguindo uma vitória folgada e justa por uns claros 87-66. No próximo fim de semana haverá jornada dupla com os jogos PT- ADO no sábado em Coimbra pelas 21.30 e ADO-MAIA no domingo na Arena pelas 17.00 horas.

ADO:

Ferra (4) , Jorge (3) , Cyril (2) , Rui (26) , João , Miguel Bruno (18) , Gui(6) , Quintã , Miguel Monyeiro (6) , Cardoso (2) , Hugo (18)

terça-feira, março 11, 2008

JOGOS DA SEMANA

SEXTA FEIRA 14 MARÇO
Jogos em casa
Juniores A
21:30 - Ovarense x Académico
SÁBADO 15 MARÇO
Jogos em casa
Iniciados Femininos
15:00 - Ovarense x Oliveirense
Iniciados Masculinos
17:00 - Ovarense B x Grib
Cadetes Masculinos
21:00 - Ovarense B x Sanjoanense
Jogos Fora
Cadetes Masculinos
17:00 - Vasco x Ovarense A
Cadetes Femininos
17:30 - Olivais x Ovarense
Juniores B Masculinos
21:30 - PT x Ovarense
DOMINGO 16 MARÇO
Jogos em casa
Cadetes Masculinos
9:00 - Ovarense A x Leça - Pav. Raimundo Rodrigues
Cadetes Femininos
11:00 - Ovarense x Coimbrões - Pav. Raimundo Rodrigues
Iniciados Masculinos
15:00 - Ovarense C x Illiabum
Juniores B Masculinos
17:00 - Ovarense x Maia
Jogos Fora
Iniciados Masculinos
11:15 - Gica x Ovarense A
11:15 - Galitos x Ovarense B
Juniores Masculinos
14:30 - PT x Ovarense
Iniciados Femininos
17:00 - Gica x Ovarense

ACÇÃO DE FORMAÇÃO PARA TREINADORES

clicar para melhor visualização
Ora aí está uma boa oportunidade para que todos nos possamos "enriquecer" um pouco mais.

Cadetes Femininos vencem Académico em casa

Ovarense 50 Académico 31

A equipa da Ovarense venceu este fim-de-semana em casa a equipa do Académico a contar para o Campeonato Nacional.
Num jogo marcado pelo desacerto ofensivo com baixas percentagens de concretização, como ficou bem vincado no marcador quando no final do primeiro período se registava 9-3 de resultado.
O jogo manteve sempre a baixa produtividade ofensiva, não significando contudo que o jogo fosse mal jogado, houve bons momentos de basquetebol mas onde na parte final se falhava sempre alguma coisa e não atingia o cesto. É de destacar também a excelente capacidade defensiva da nossa equipa, que conseguiu limitar muito a capacidade ofensiva do adversário, onde conseguimos recuperar 40 bolas!
Mantendo sempre a boa atitude defensiva, a nossa equipa conseguiu disfarçar um jogo menos conseguido ofensivamente, atingindo assim a vitória final.

Pietra 7Pts, 5Res Of, 2 Br e 2Ass
Gabriela 8Pts, 4Res, 14Br, 4Fs e 2Ass
Mª Jardim 14Pts, 9Res e 7Fs
Ana 12Pts, 5Res e 7Br
Mariana 6Pts e 7Br

segunda-feira, março 10, 2008

CADETES MASCULINOS VENCEM EM AVEIRO

A Ovarense, em Cadetes Masculinos, deslocou-se no fim de semana a Aveiro para defrontar o Galitos para o Campeonato Nacional (Z. Norte) tendo vencido por 61-40.
Esperava-se um jogo mais equilibrado tendo em conta os jogos já disputados entre as duas equipas na fase Distrital, mas, esse equilíbrio apenas se verificou no 1º. período (12-12).
No 2º período, a ADO apresentou-se mais concentrada, demonstrando uma maior solidez defensiva, não permitindo lançamentos debaixo do cesto e ganhando a quase totalidade dos ressaltos. Ofensivamente, esteve muito mais esclarecida, procurando quase sempre o jogador em melhor posição para lançar. Saímos bem para o contra ataque principalmente quando o Galitos defendeu Zona 1.3.1.
É de realçar no aspecto defensivo o ressaltos do Mansour (12), Santana (9) (que também estiveram muito bem ofensivamente) e do Fião (8), bem como a defesa do Luís ao Ricardo Mota e do Andrade e Helder ao M. Moreira, jogadores que normalmente são os mais ofensivos da equipa do Galitos .
Pela ADO jogaram: André, Rodolfo, Hélder(4), Fred, Andrade (4) Nuno (7), Fião (9), Luís Pinto (2), Santana (17), João Duarte e Mansour (18).
No próximo fim de semana realiza-se no sábado a 4 ª Jornada (às 17 horas no Parque das Camélias - Porto) contra a equipa do Vasco da Gama e no domigo (9 h.... da manhã em Ovar) contra a equipa do Leça

quinta-feira, março 06, 2008

CADETES MASCULINOS

No último fim de semana , disputou-se a 2ª jornada do Campeonato Nacional de Cadetes com a vitória da ADOvarense sobre o F. C. Gaia por 73-58.
Um bom jogo da equipa de Ovar, a jogar muito concentrada perante a equipa do Gaia (3ª classif. na fase final do Porto) que demonstrou uma boa atitude defensiva, mas que ofensivamente, falhou muitos lançamentos de campo. Pelo contrário a ADO, dominou nas tabelas e teve uma boa percentagem de lançamentos chegando a atingir uma diferença de 26 pontos no 3º período e acabando por vencer por 73-58.
ADO - André (2), Pedro Almeida, Carlos, Luís Oliveira, Andrade (16), Nuno (13), Fião (3), Luís Pinto(6), Santana (19), Helder (13) e Rodolfo (1)

quarta-feira, março 05, 2008

MINIS 10 EM COIMBRA E CALVÃO

No passado fim-de-semana estiveram em actividade quatro equipas do escalão de Minis 10, num total de cerca de 40 atletas.
No sábado participaram duas equipas mistas no Torneio 3x3 organizado pela Associação Académica de Coimbra, que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Coimbra e que além da A.D.O. – Basquetebol, contou com a participação das equipas da A.A. Coimbra, P.T. Coimbra e Ginásio Figueirense.
Organizado nos moldes habituais dos torneios de “Street Basket 3x3”, o encontro possibilitou às duas equipas da Ovarense efectuarem quatro e cinco jogos respectivamente. Foi uma nova experiência para os nossos atletas dado que nunca tinham participado num torneio organizado sobre estas regras, mas que demonstraram estar à altura do desafio e corresponderam às expectativas apresentando um desempenho positivo.
Uma palavra final para os pais que se mobilizaram, alugando um autocarro para transportar os atletas e acompanharem assim os seus filhos em mais um torneio.
No domingo outras duas equipas participaram em mais uma jornada do “Campeonato” de Sub 12 que decorreu no Colégio Calvão.
A.O.

Cadetes Femininos ganham em casa e perdem fora

Ovarense 70 Diogo Cão 55
E.D. Limiana 61 Ovarense 60

No passado fim-de-semana a equipa de Cadetes Femininos teve uma jornada dupla a contar para o Campeonato Nacional.
Iniciando esta jornada no sábado à tarde na Arena Dolce Vita recebendo a equipa do Diogo Cão. A nossa equipa entrou muito concentrada e decidida em resolver o jogo o mais rapidamente possível, de forma a gerir o esforço a que iria ser sujeita nos dois dias. Assim, com uma entrada em jogo de 15-7 no primeiro período e com um parcial de 21-11 no segundo período, a equipa consegui atingir em pleno os seus objectivos, com uma defesa muito forte que só permitiu sofrer 16pts em toda 1ªparte e bastante confiança no aspecto ofensivo do jogo.
Com a vantagem construída na primeira parte a equipa pode ir controlando o decorrer do jogo, mantendo sempre o adversário distanciado no marcador.
Num jogo em que a nossa equipa este muito bem ofensivamente concretizando 70pontos, destaca-se alguma individualidades:
· Filipa 12pts, 3Res e 2Br
· Gabriela 9pts, 5Res e 3 Br
· Maria 20pts, 11Res, 3Br e 2Ass
· Ana 5pts, 2Res e 7Br

No domingo a nossa equipa deslocou-se a Ponte de Lima para disputar o jogo com a equipa do Limiana.
Mais um vez a Ovarense entrou bem no jogo, conseguindo realizar um bom primeiro período, contra uma equipa bem mais forte, terminando este primeiro tempo a vencer por 12-17. No segundo período a equipa da casa reagiu à boa entrada da nossa equipa e realizou um óptimo período, sendo o único que a nossa equipa veio a perder em todo o jogo, mas que veio a revelar-se fatal, atingindo-se assim o intervalo com 33-29 no marcador.
Numa segunda parte muito bem disputada por ambas as equipas e sempre muito equilibrada, a nossa equipa, apesar do plantel curto e do grande desgaste a que estavam a ser sujeitas todas as atletas, estiveram sempre disponíveis para lutar até ao fim pela vitória. As atletas estiveram com uma entrega exemplar, apesar de terem de andar sempre “atrás” do marcador, conseguiram sucessivas recuperações, como passando de 38-29 para 38-36 onde de seguida a equipa adversária consegui concretizar dois triplos consecutivos distanciando-se novamente, mas onde a nossa equipa volta a reagir e recupera de 46-36 para 48-45 terminando assim o 3ºperiodo.
No decorrer do último período, num jogo já mais nervoso, a equipa da casa atingi perto do final do jogo uma vantagem confortável de 56-49, mas uma vez mais, as atletas da Ovarense não dão o jogo por perdido e realizam um parcial de 7-0 alcançando assim a igualdade no marcador.
Já dentro do último minuto do jogo a nossa equipa consegue passar para a frente do marcador por 60-58, o que não acontecia desde 19-16, mas um triplo da equipa adversária logo de seguida completa o resultado final da partida. Após o triplo sofrido, a nossa equipa ainda teve um último ataque mas onde não foi capaz de concretizar.
Fica os parabéns a todas as atletas que disputaram estes dois jogos pela boa atitude demonstradas em ambos, apesar de todas as adversidades.
· Filipa 8pts, 2Res e 2FS
· Gabriela 15pts, 10Res e 5FS
· Maria 18pts, 3Res, 8Br, 2Dl, 5FS e 4Ass
· Ana 11pts, 7Res, 3FS e 2Ass

Dar os parabéns as atletas Gabriela e Pietra que no mês de Fevereiro não faltaram nenhum treino, igualmente dar o parabéns a Ana e Bárbara que só faltaram uma vez!

terça-feira, março 04, 2008

JOGOS DA SEMANA

QUARTA FEIRA 5 MARÇO
Jogos fora
Juniores A
21:30 - Illiabum x Ovarense
SEXTA FEIRA 7 MARÇO
Jogos em casa
Juniores Femininos
21:45 - Ovarense x Esgueira
SÁBADO 8 MARÇO
Jogos em casa
Juniores B
15:00 - Ovarense x Sangalhos
Seniores Femininos
17:00 - Ovarense x CPN
Iniciados Femininos
19:00 - Ovarense x gafanha
Iniciados Masculinos
21:00 - Ovarense A x Sangalhos
DOMINGO 9 MARÇO
Jogos em casa
Cadetes Femininos
11:00 - Ovarense x Académico
Seniores Femininos
15:00 - Ovarense x Póvoa
Iniciados Masculinos
17:00 - Ovarense C x AGAA
Jogos fora
Iniciados Femininos
9:15 - Sanjoanense x Ovarense
Iniciados Masculinos
15:00 - Campinho x Ovarense B
Cadetes Masculinos
17:30 - Oliveirense x Ovarense B
18:00 - Galitos x Ovarense A