A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, outubro 29, 2008

Juniores Femininos - Gica 32 - ADO 51

No passado domingo, deslocámo-nos a Águeda, para defrontar o Gica, onde vencemos por 32-51.
Foi um jogo, em que a nossa equipa, esteve "ausente" , pois não demonstrou o querer e a garra, que nos últimos jogos, demonstrou ter.
Todos os jogos, mas mesmo TODOS, têm de ser encarados com a mesma seriedade e rigor!!!

O próximo jogo, será no domingo, na Arena Dolce Vita pelas 15h00, frente á Oliveirense.

terça-feira, outubro 28, 2008

Cadetes Femininos terminam 1ªFase


Ovarense 82 Anadia 22

No passado domingo a equipa de Cadetes Femininos realizou o último jogo da 1ªFase do Campeonato Distrital, terminando assim esta fase com três vitórias e uma derrota, apurando-se para o Grupo Nacional de disputa do Campeonato Distrital.
No que ao jogo diz respeito, foi um jogo sem grande história tendo em conta a diferença existente neste momento entre as duas equipas.
A Ovarense ao finalizar o primeiro período com um parcial de 20-0 não deixou margem para qualquer dúvida quanto ao vencedor da partida. Permitindo assim ao longo de todo o jogo fazer uma grande rotação de todas as jogadoras de maneira a todas terem igualdade nos minutos de jogo.

Destaques Individuais:

Bárbara 14pts, 4ress, 5Br,3Fs e 3ass
Ana 18pts,3ress,7Br e 8ass
Carolina Semedo 13pts, 5Br, 3Fs e 2ass
Rute 6pts, 5ress e 3Br
Marina Bandeirinha 9pts, 8ress, 3Br, 3Fs e 4ass

A nossa equipa volta à competição no fim-de-semana de 16 de Novembro, para dar inicio à 2ªFase do Campeonato Distrital que é disputado a duas voltas, com o objectivo de definir quem tem acesso ao Campeonato Nacional.

domingo, outubro 26, 2008

CAMPEONATO DISTRITAL DE CADETES - 1ª FASE

OVARENSE - AGAA: 82-44

Com a realização do jogo AGAA - ADO, em S. Bernardo, Aveiro, que a nossa equipa venceu por 82-44, concluiu-se a 1º fase do Campeonato Distrital de Cadetes, fase esta que apurava os 2 primeiros classificados para a 2ª fase (Fase Nacional - 8 equipas), tendo a nossa equipa ficado em 1º lugar.

Para a fase Nacional, ficaram também apuradas, além da ADO, as equipas da Sanjoanense, ACR Vale de Cambra, Galitos, Brandoense, Illiabum,. Sangalhos e Oliveirense.

No jogo hoje disputado, conforme se pode verificar pelo resultado, a nossa equipa não teve dificuldade em vencer o jogo, tendo terminado o encontro com uma diferença de 38 pontos.

A OVARENSE jogou com os seguintes elementos: Samuel (4 pts), Bruno ( 6), Duarte, Ricardo (2), Emanuel (18), Renato Borges (4), Pedro Soares (10), Helder Gomes (10), Pedro Costa (22) Diogo Brandão (4) e Diogo Lança (4).

sexta-feira, outubro 24, 2008

JÚINORES "A" - ADO 75 GAFANHA 56

Nesta 4ª jornada defrontámos a equipa do Gafanha num jogo onde defensivamente tivemos a nossa pior prestação nos encontros até agora disputados. Alternámos poucos momentos de grande intensidade defensiva com outros de total desacerto e desconcentração que permitia á equipa contrária concretizar com alguma facilidade os seus ataques muitas vezes com cesto e falta com direito ao respectivo lance livre adicional. Ofensivamente a defesa zona implementada durante quase todo o jogo pela equipa contrária criou-nos alguns problemas principalmente porque não estivemos muito consistentes no tiro exterior (23 / 6 de 3 pontos ) e não fizemos uso tantas vezes como era desejável do contra-ataque que nos permitisse finalizações mais fáceis.Mas para existir contra-ataque é necessário recuperar a posse de bola através de uma boa defesa aspecto no qual como já atrás foi referido estivemos uns furos abaixo daquilo que podemos e sabemos fazer. No entanto há que salientar que a vitória é perfeitamente justa num jogo que relaxámos mais do que devíamos mas também é justo salientar que a equipa contrária nunca se deu por vencida dificultando ao máximo a nossa tarefa. O próximo jogo será no dia 29/10 em S.J.Madeira frente á Sanjoanense.

Parciais: 15/13 - 21/11 - 20/18 - 19/14



ADO:

JORGE SOARES ( ) BARBOSA (5) QUINTÃ (5) NUNO MORAIS (17) MIGUEL BRUNO (6) CYRIL (6) FIÃO ( ) M. MONTEIRO (13) ANDRÉ CARDOSO (8) HUMBERTO (13) NUNO OLIVEIRA (2)

terça-feira, outubro 21, 2008

Cadetes Femininos perdem contra ADS

Sanjoanense 55 Ovarense 48

Este domingo de manhã a nossa equipa de Cadetes Femininos deslocou-se até S. João da Madeira para jogar contra a Sanjoanense, num jogo que se esperava muito disputado.
O jogo foi equilibrado do inicio até ao fim, como demonstra o resultado e como ficava comprovado a igualdade que se registou no intervalo. A grande diferença ocorreu no 3º período onde a equipa da Sanjoanense venceu por 20-12.
Contudo, sem nunca por em causa o jogo realizado pelo nosso adversário, a sua qualidade e entrega, da qual não duvidamos, deixa-se aqui um alerta para as jogadoras da Ovarense.
É importante saber fazer as coisas, mas mais importante é querer fazer…e este domingo nunca quiseram! Nem neste jogo, nem nos treinos que tem realizado! E o resultado fica à vista num jogo em que perderam 38 bolas e tiveram 27% de percentagem de lançamento.
Que sirva assim de exemplo este jogo, de que começa-se a trabalhar para as vitórias antes dos jogos começarem, nos treinos, na concentração, no querer (nos BI´s e nos equipamentos) e não chega entrar em campo e esperar que as coisas aconteçam!
São jogadoras com muito valor, mas têm que trabalhar para o provar.
Não há neste jogo destaques individuais, visto que ninguém acordou no domingo de manhã, como diria alguém “…de manhã é bom é na caminha!”.

Próximo jogo é contra o Anadia, na Arena João Gonçalves pelas …11:15h de Domingo!

segunda-feira, outubro 20, 2008

JÚNIORES "B" - ANADIA 47 OVARENSE 64

No passado Sábado deslocámo-nos a Anadia para defrontar a equipa local. Estávamos avisados que poderia ser um jogo complicado se não tivéssemos a concentração e atitude correctas porque do lado contrário estava uma equipa com qualidade. O 1º período foi claramente o mais complicado , em termos ofensivos não estivemos esclarecidos , o tiro de meia e longa distância não funcionava daí as dificuldades em concretizarmos os nossos ataques. Defensivamente toda a equipa teve grande dificuldade em se adaptar e perceber o critério da arbitragem , o que motivou um avolumar de faltas (10 neste período), e porque não dizê-lo todos nós (treinador e jogadores) a partir de determinado momento concentrámo-nos em demasia no trabalho menos conseguido por parte dos árbitros e esquecemos qual era a nossa principal função ali, orientar por parte do treinador e jogar por parte dos atletas. Daí o resultado justo no final do 1º período de 17-16 a favor do Anadia. No 2º período tudo se alterou e fruto duma melhoria na nossa prestação conseguimos vencer o período por 19-9 chegando ao intervalo na frente do marcador por 9 pontos (26-35). Na 2ª parte controlámos sempre o jogo , defensivamente fomos mais agressivos e eficazes , sofrendo somente 21 pontos, mostrando contudo algumas dificuldades nas acções ofensivas. Em conclusão obtivemos uma vitória difícil mas justa, o que nos permitiu dar mais um passo para atingir os objectivos por nós delineados. O próximo jogo será no dia 25-10 ás 17 horas na Arena Dolce Vita frente ao GRIB.

Parciais:

17/16 - 9/19 - 9/11 - 12-18

ADO:

Alçada (1pt-3res)- Jorge () - Cyril (6pt/6 res) – Quintã (6pt) - Gui (2pt) - Miguel Bruno (6pt-3ass) - Santana (3pt) – Fião (4pt-6res) – Renato () – Cardoso (6pt-4 res) – Nuno (20pt) – Mansour (10pt-10res-6dL)

sexta-feira, outubro 17, 2008

JÚNIORES "A" OLIVEIRENSE 49 OVARENSE 56

À 3ª jornada o calendário ditou a deslocação da nossa equipa a Oliveira de Azeméis para defrontar a Oliveirense que contabilizava 2 vitórias em igual nº de jogos. Nós vinhamos de uma derrota com o Galitos e queríamos efectuar um bom jogo e voltar ás vitórias. Entrámos no jogo melhor que o nosso adversário, chegando ao final do 1º periodo a vencer por 15-7. O início do 2 período foi bastante mau essncialmente nas acções ofensivas onde estivemos 10 ataques consecutivos sem marcar e permitindo ao adversário um parcial de 7-0. Após um desconto de tempo conseguimos corrigir algumas situações e chegar ao intervalo a vencer por 18-24. De realçar até aqui a nossa capacidade defensiva que nos permitiu sofrer somente 18 pontos em 20 minutos.O 3º período foi claramente dominado pela Oliveirense que aproveitou muito bem o completo desnorte da nossa equipa tanto nas acções ofensivas (somente concretizámos 7 pontos) como nas acções defensivas , onde sofrmos 20 pontos ou seja em 10 minutos sofremos mais pontos do que tinhamos sofrido em toda a 1ª parte. Chegou o último período e era altura de nos unirmos e reagirmos . Fazendo valer o nosso lema que na defesa não há dias maus , aumentámos a pressão defensiva , obrigando o nosso adversário a cometer erros que nos permitiam lançar alguns contra-ataques e ao mesmo tempo ofensivamente fomos muito mais esclarecidos e objectivos , o que nos permitiu vencer este período por 25-11 e por consequência o jogo. Há que realçar a resposta dada pela equipa em momentos difíceis e adversos, sabendo-se unir por forma a conseguir ultrapassar as dificuldades que se nos depararam. O próximo jogo será no dia 22/10 ás 21.30 frente ao Gafanha na Arena Dolce Vita.

PARCIAIS: 7-15 / 11-9 / 20-7 / 11-25

ADO:

Alçada (), Jorge Soares (6), Barbosa (7), Quintã (2), Morais (4), Miguel Bruno (6), Cyril (4), Fião (3), Gui (), Cardoso (7), Humberto (17), Santana ()

terça-feira, outubro 14, 2008

JÚINORES "B" - ADO 68 ILLIABUM 59

Pode-se dizer que este jogo teve 2 partes distintas. A 1ª parte onde o Illiabum esteve bem melhor que a nossa equipa daí não ser surpresa o resultado de 28-36 favorável aos visitantes, com especial relevo para os 21 pontos obtidos pelo seu atleta nº 11. Ao intervalo foram clarificadas algumas situações tanto ofensivas como defensivas por forma a melhorar o que até aí esteve menos bem , a equipa uniu-se defendeu com mais concentração e coesão o que permitiu anular os pontos fortes do adversário e ao mesmo tempo efectuar rápidos contra-ataques que eram finalizados com sucesso. Igualmente a nossa eficácia ofensiva aumentou fruto de uma melhor gestão da posse de bola , colocando a bola no colega certo e em melhor situação para finalizar. Fruto de tudo isto conseguimos marcar 40 pontos na 2ª parte sofrendo somente 23. Parabéns desde já ao Illiabum pelo bom jogo efectuado o que valorizou ainda mais a nossa vitória e para a nossa equipa essencialmente pela 2ª parte efectuada e pela capacidade de reacção que tiveram ás adversidades com as quais foram confrontados. O próximo jogo será no dia 18/10 ás 17 horas em Anadia.

PARCIAIS: 11/15 - 17/21 - 23/10 - 17/13

ADO:

Jorge Soares (14 pts.), Cyril (6), Nuno Quintâ (2), Gui (), João Silva (), Miguel Bruno (2), Fião (7), Miguel Monteiro (16), Cardoso (11), Nuno Oliveira (), Mansour (8)

segunda-feira, outubro 13, 2008

Cadetes Femininos 2ª Jornada

Ovarense 72 Gafanha 52

A equipa de Cadetes Femininos da Ovarense realizaram este fim-de-semana o primeiro jogo oficial em casa, a contar para a 1ªFase do Campeonato Distrital, recebendo a boa equipa do Gafanha.
A nossa equipa entrou muito bem no jogo, com uma óptima atitude defensiva o que permitiu atingir rapidamente um resultado de 10-0 ao cabo de poucos minutos de jogo. Contudo, a equipa do Gafanha reagiu à nossa boa entrada e equilibrou a partida, fazendo assim as duas equipas uma 1ªparte muito equilibrada, registando-se no final do 1ºperiodo 15-14 e no final do segundo um 31-32 a favor da equipa visitante.
No intervalo corrigiu-se os erros que estávamos a cometer na 1ªparte e com uma entrada em força no que restava da partida, a nossa equipa só permitiu 7pts no 3ºperiodo e 13 no quarto, contra os nossos 20 e 21 nos respectivos períodos, decidindo assim a favor da Ovarense o encontro.
Com várias jogadoras a realizarem um bom jogo, como o caso de Carolina Semedo (jogadora com mais tempo de jogo e com a exibição mas equilibrada ao longo de toda a partida), Mariana Bandeirinha, Pietra entre todos os elementos da equipa que tiveram em bom plano, há que destacar a jogadora Ana Raimundo, que depois de 1ªparte muito cedo condicionada com faltas, realizou uma 2ªparte em pleno, obtendo a totalidade dos seus pontos, dos quais 10pts foram obtidos no 3ºperiodo desempenhando assim um papel fulcral no descolar do marcador por parte da nossa equipa.

Destaques individuais

Pietra 11pts, 9Ress e 2Ass
Ana 18pts, 7Ress, 5Br, 5Fs e 7Ass
Carolina Semedo 14pts, 6Ress, 4Fs e 3Ass
Mariana 14pts, 10Ress, 3Br e 3Fs

Na próxima jornada a nossa equipa desloca-se a São João da Madeira para jogar contra a Sanjoanense no domingo 19 pelas 11:15h.

JUNIORES FEMININOS

Na 1ª Jornada (4 Out), a nossa equipa deslocou-se a Sangalhos, para defrontar a equipa local, onde vencemos por 41-56.
Jogo complicado, onde o equilíbrio foi constante até o final do jogo.
Vitória justa.

No dia seguinte (5 Out), recebemos a equipa do Esgueira, e saímos derrotados por 28-38.
Foi um jogo, com pontuação muito baixa, como o resultado final indica.
A nossa equipa não conseguiu manter-se no comando do jogo até ao seu final, permitindo ao Esgueira superiorizar-se nos minutos finais.

-----//-----

Realizou-se, ontem a 3ª jornada do campeonato distrital, onde a deslocação a Paços de Brandão não foi feliz, e perdemos por 63-52.
O Grib, entrou muito forte no jogo, mas aos poucos conseguimos equilibrar a partida e saímos para intervalo, a perder somente por 2 pts (32-30). Durante a 2ª parte, continuámos a discutir o jogo, mas não conseguimos obter a tão desejada vitória.

O próximo jogo, será a 26 Outubro, pelas 11h em Águeda, frente ao Gica.

JUNIORES FEMININOS - 08/09

Constituição da equipa:

Carolina Nunes
Cláudia Oliveira
Filipa Santos
Maria Jardim
Filipa Liz
Mariana Elvas
Joana Pinto
Liliana Garcia
Rita Silva
Cátia Pereira
Cristina Ribeiro

Treinador: Jorge Maia

Seccionista: Carlos Dias

APRESENTAÇÃO DO BABY-BASKET

Informa-se todos os interessados que terá lugar na segunda-feira, dia 13 de Outubro, pelas 18h15 no Pavilhão Raimundo Rodrigues a reunião de apresentação do Baby-basket.
Deixamos aqui alguma informação relativamente a este escalão:
Destinatários:
Atletas nascidos em 2003 e 2004
Treinos:
2ªf e 4ªf, das 17h30 às 18h30; ou
3ªf e 5ªf das 17h30 às 18h30
Local:
Pavilhão Raimundo Rodrigues
Documentação necessária para inscrição:
Revalidação:
1 fotografia; fotocópia do B.I. e fotocópia do Cartão de Utente;
1ª Inscrição:
2 fotografias; fotocópia do B.I. e fotocópia do Cartão de Utente;
As inscrições poderão ser feitas na Secretaria da Arena Dolce Vita, a partir do dia 20 de Outubro, das 15h00 às 19h30.
A.O.

MINIBASQUETE - AVISO

A coordenação informa que devido à realização do concerto da Mariza na Arena Dollce Vita no próximo dia 17 de Outubro, não poderá haver treinos de Minibasquete nos dias 15, 16 e 18.

domingo, outubro 12, 2008

CADETES "A" MASCULINOS

Após derrota sofrida frente a ACR Vale de Cambra por 78-69, no jogo respeitante à 1ª Jornada do Campeonato Regional de sub 16, a ADO disputou neste fim de semana, a 2ª e 3ª jornada do referido campeonato, frente ao Beira Mar e AGAA respectivamente, tendo vencido os dois encontros com os seguintes resultados:
ADO 110 - BEIRA MAR 35
Samuel(2), Bruno Fonseca (4), Ricardo (4), Emanuel (20), Renato ( 14), Duarte (4), Pedro Soares (6), Helder (25), Pedro Costa (31), Granja (4), Diogo Brandão e Diogo Ferraz.
ADO 78 - A.G.A.A. 59
Samuel, Bruno Fonseca (6), Ricardo (2), Emanuel (7), Renato (13), Duarte, Pedro Soares (4), Helder (24), Pedro Costa (17), Granja, Diogo Brandão (2) e Diogo Ferraz(3).

quinta-feira, outubro 09, 2008

JÚNIORES "A" - UMA VITÓRIA E UMA DERROTA

Após 2 jornadas decorridas do campeonato regional a nossa equipa soma uma vitória frente ao CAR por 80-41 num jogo disputado na semana passada e uma derrota no jogo ontem disputado em Aveiro frente ao Galitos por 63-40. Em jeito de análise a este jogo podemos dizer que defensivamente fizemos uma exibição positiva atendendo aos 63 pontos sofridos contra uma das equipas mais fortes deste campeonato , mesmo tendo em conta que do lado contrário os nossos adversários eram fisicamente mais fortes criando-nos assim imensos problemas nas áreas próximas do cesto. Em termos ofensivos não conseguimos ser consistentes durante todo o jogo, fomos alternando bons períodos com outros onde estivemos desastrados e pouco ofensivos. No entanto há que dizer que no aspecto da entrega ao jogo por parte dos nossos atletas pouco há a apontar , onde todos deram o seu melhor. Resta-nos continuar a trabalhar para conseguirmos os nossos objectivos.

ADO:

Alçada (2), Jorge Soares (), Barbosa (10), Nuno Quintã (2), Morais (6), Miguel Bruno (), Cyril (4), Fião (), Miguel Monteiro (1), Cardoso (6), Humberto (11). Nuno ()

JÚNIORES "B" - GALITOS 46 - OVARENSE 70


(Clique na imagem para melhor visualização)

Antes de mais como treinador dos júniores A e B gostaria de pedir as minhas desculpas pela falta de notícias relacionadas com as competições que se iniciaram na passada semana mas tal deveu-se á minha impossibilidade de acesso á internet para no nosso blogue colocar os respectivos posts. De certeza que nós treinadores tudo faremos para manter vivo este espaço de divulgação da formação do nosso clube. Posto isto, deu-se inicio no passado fim de semana ao campeonato regional cujo calendário tinha ditado a nossa deslocação a Aveiro para defrontarmos a equipa do Galitos. Adivinhava-se um jogo difícil, mas todos nós estávamos empenhados em começar o campeonato com uma boa exibição e como consequência com uma vitória. Felizmente foi o que veio a acontecer, num jogo onde a nossa equipa esteve sempre na frente do marcador chegando ao final do encontro com 70 pontos marcados contra 46 do adversário. Salienta-se a entrega dos 12 atletas tanto nos aspectos defensivos (48 pontos sofridos é sinónimo de uma boa defesa) como nos aspectos ofensivos onde o sentido colectivo esteve presente. O próximo jogo será no dia 11/10 ás 21.00 horas na Arena Dolce Vita frente á equipa do Illiabum.

terça-feira, outubro 07, 2008

Cadetes Femininos - Início do Campeonato Distrital 1ª Fase


Galitos 28 Ovarense 91


Este fim-de-semana a equipa de Cadetes Femininos fez o arranque oficial da época 2008/09, em Galitos.
A 1ªFase do Campeonato Distrital esta dividida em dois grupos de cinco equipas, apurando-se três equipas de cada grupo para realizar um campeonato a duas voltas de forma apurar os quatro primeiros classificados para disputarem a Fase Final.
Num jogo sem história, a nossa equipa dominou todos os minutos do jogo, contra um adversário que fazia o seu primeiro jogo no escalão.
O que é de realçar, é aposta feita pelo clube do Galitos, um clube com história na formação do basquetebol masculino, iniciar esta época com equipas femininas, o que é sempre se salutar.
No próximo fim-de-semana, a nossa equipa faz o primeiro jogo em casa, contra a congénere do Gafanha. Jogo que se realiza na Arena João Gonçalves pelas 17h de domingo.

Destaques Individuais:

Bárbara 18Pts, 4Ress, 5Br e 2Ass
Ana 17Pts, 5Br e 4Ass, com 60% no total de lançamentos
Carolina Semedo 10Pts e 5Br
Maria 12Pts, 7Br, 3FS, 1Ds e 2Ass

Para finalizar, duas pequenas notas, sendo a primeira, a capitã de equipa das Cadetes desta época é a jogadora Mariana Bandeirinha; a segunda nota, é dar os parabéns aos exemplos das jogadoras Carolina Tam, Maria Dumbrava, Mariana Oliveira, Rita e Gabriela Raimundo que desde do inicio da época não faltaram a um único treino!