A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, maio 28, 2009

Minis 8 no 1º Convivio Minibasquete Artacril


A Associação Desportiva Ovarense participou com uma equipa de Minis 8 no 1º Convivio Minibasquete Artacril, que decorreu no dia 24 de Maio no Pavilhão Eng. António Maia, na cidade de Matosinhos.
O Torneio, numa organização do Guifões Sport Club, além da nossa participação, contou ainda com a presença das equipas do F.C. Porto, G.R.I.Brandoense, G.D.Gafanha e Guifões S.C.
Num género de evento onde os resultados são secundários, ainda assim a nossa equipa deu boa conta de si, levando de vencidos os conjuntos da casa e da Gafanha.
Atletas: Diogo A., Rafael, Renato, Sara, Rafaela, Vasco, André; Gonçalo T., Gonçalo T., Edgar e Alejandro.
Treinador: Américo
A.O.

segunda-feira, maio 25, 2009

CADETES "A" Masc. Ovarense em 4º lugar na Final Four



A A.D. Ovarense classificou-se em 4º lugar, na Final Four disputada este fim de semana na Covilhã. O S.L. Benfica foi o grande e justo vencedor pela regularidade demonstrada. Em 2º lugar ficou o GDB Leça e em 3º o F.C. Barreirense.
A nossa equipa esteve uns furos abaixo daquilo que é normal produzir, com alguns jogadores em sub-rendimento e a arbitragem fez o resto. Depois da boa época efectuada, em que fomos tetra-campeões distritais e primeiros classificados no campeonato nacional zona norte, esta baixa de rendimento veio em má hora para a nossa equipa. É de louvar todo o esforço e empenho demonstrados pelos nossos atletas, não ficando nada atrás das restantes equipas participantes (Benfica, Barreirense e CDB Leça). Este 4º lugar não corresponde em nada ao valor da equipa mas foi o possível dentro das condicionantes referidas.
A fase final decorreu "normalmente", mas a Ovarense tem queixas da arbitragem, que inclusive reconheceu dois dos erros cometidos. No 1º jogo contra o Benfica a 1m e 10s do fim há posse de bola clara para a Ovarense que o árbitro concede ao Benfica inviabilizando o possível empate no jogo. Contra o Barreirense a Ovarense tinha de ganhar por 8 pontos para poder discutir o título e quando ganhava por 6 no último segundo o Renato Borges num contra ataque quando vai colocar a bola no cesto, sofre falta que até se ouviu fora do pavilhão e o árbitro não marca nada, mais tarde retratou-se e admitiu o erro, era tarde de mais. Contra o Leça a arbitragem marcou a 5ª falta ao Pedro Costa (dos melhores nesta fase final) quando a falta foi cometida por outro jogador, retirando margem de manobra à equipa, enfim sempre o mesmo árbitro como protagonista, um artista Português.
Temos as imagens dos jogos que irão ficar disponíveis no youtube brevemente para quem quiser poder confirmar como decorreram os encontros.
No 1º jogo contra o Benfica, a Ovarense esteve melhor no 1º e 4º períodos chegando a recuperar de um resultado desfavorável por 11 pontos (53-64) quando faltavam 3m e 15 segundos para o fim do jogo, e a 1m e 10 segundos estávamos somente a 3 pontos do Benfica, mas uma posse de bola concedida pelo árbitro ao Benfica após um ressalto na sua tabela e que era claramente da Ovarense, como se pode claramente comprovar nas imagens captadas, catapultou o Benfica para a vitória final por 62-70.
O 2º jogo contra o F.C. Barreirense, considerada por muitos como a grande candidata ao troféu, mostrou-nos uma Ovarense transfigurada para melhor, com uma atitude e um querer irrepreensíveis (tivéssemos metade desta atitude contra o Benfica e o resultado teria sido bem mais saboroso). Em destaque estiveram dois jogadores, o Mansour Anne ( MVP do jogo) e o Pedro Costa com 30 pontos concretizados, os restantes jogadores estiveram bem no capítulo defensivo mas ofensivamente estiveram longe da bitola a que nos habituaram. A Ovarense esteve na frente do marcador desde o inicio do 2º período e mesmo com o Barreirense a aproximar-se perigosamente no final do jogo ( 4 pontos de diferença) soubemos controlar e ganhar este jogo espectacular a um ritmo muito elevado. No final vitória da Ovarense por 66-60.
No derradeiro encontro contra o GDB Leça que podia valer o 2º lugar, a equipa ressentiu-se do grande esforço despendido na véspera apresentando-se muito cansada. Mesmo assim os árbitros deram o ar da sua graça anotando a 5ª falta ao Pedro Costa quando foi outro jogador que a cometeu quando o resultado estava numa diferença de 6 pontos. O Pedro era a pedra no sapato de muita gente. No fim o árbitro veio-lhe pedir desculpa pessoalmente mas o mal estava feito!!!Os horários dos jogos não têm razão se ser, com intervalos dos jogos de apenas 15 ?? e 17 ?? horas. Não é justo nem saudável pedir a jovens jogadores de apenas 15 e 16 anos que façam 3 jogos intensos, em três dias consecutivos, é de uma dureza extrema. A rever pela F.P. de basquetebol.
O resultado do jogo Ovarense 69 - 81 Leça.


Por fim, temos de demonstrar o orgulho que todos os Ovarenses devem sentir, por termos colocado 2 jogadores no cinco ideal, o Pedro Costa e o Mansour Anne, sendo os restantes um de cada equipa ( Barreirense, Benfica e Leça). Isto traduz bem a presença da A.D. Ovarense na competição apesar do 4º lugar.
Resultados:
1ª jornada
A.D. Ovarense 62 - 70 S.L. Benfica
GDB Leça 52 - 56 F.C. Barreirense
2ª jornada
F.C. Barreirense 60 - 66 A.D. Ovarense
S.L. Benfica 69 - 52 GDB Leça
3ª Jornada
A.D. Ovarense 69 - 81 GDB Leça
S.L. Benfica 67 - 54 F.C. Barreirense

Cinco Ideal
Pedro Costa - A.D. Ovarense
Mansour Anne - A.D. Ovarense
João Álvaro - F.C. Barreirense
Ricardo Conceição - S.L. Benfica
Hugo Sotta - GDB Leça ( MVP da Final Four)

sexta-feira, maio 22, 2009

CADETES "A" Masc. FINAL FOUR NA COVILHÂ



Depois de vencermos os dois últimos jogos, em casa contra a Pt Coimbra ( 65-55) e na Figueira contra o Ginásio (65-60), no fim de semana de 9 e 10 de Maio, vamos disputar este fim de semana na Covilhã a Final Four para encontrar o Campeão de Cadetes (sub 16) 2008/2009.

As equipas nesta final four são a A.D. Ovarense e o Basquete de Leça da zona Norte e o
F.C. Barreirense e S.L. Benfica da zona Sul.

Os Jogos serão realizados no Pavilhão Desportivo da Universidade da Beira Interior (UBI).

O calendário dos jogos é o seguinte:

Sexta-feira, 22/05/2009
A. D. Ovarense vs S.L. Benfica - 19.30 horas
Basquete de Leça vs F.C. Barreirense - 21.30 horas


Sábado, 23/05/2009
Vencedor do 1º jogo vs Vencido do 2º jogo - 16.00 horas
Vencedor do 2ºjogo vs Vencido do 1º jogo - 18.00 horas


Domingo, 24/05/2009
Vencido do 1º jogo vs Vencido do 2º jogo - 09.00 horas
Vencedor do 1º jogo vs Vencedor do 2º jogo - 11.00 horas




Desejamos boa sorte à nossa equipa. Força, Querer, Humildade e Espírito de Equipa.

quinta-feira, maio 21, 2009

Campeãs Nacionais recebidas na C.M. de Ovar

Hoje pela manhã a equipa de Cadetes Femininos da Ovarense que recentemente se sagrou campeã nacional, foi recebida na Câmara Municipal de Ovar.
O seu Presidente e toda a equipa que administra o município fizeram questão de reconhecer a “inspiração e transpiração” de todas as jovens jogadoras que compõem esta equipa que conseguiu um troféu único até ao momento para o nosso clube e cidade.

É com gratidão que todos os membros da equipa agradecem o reconhecimento que foi feito pela autarquia pelo nosso trabalho que culminou nesta conquista nacional.

quarta-feira, maio 20, 2009

Cadetes Femininos sagram-se Campeãs Nacionais

Ana Raimundo, Gabriela Raimundo, Mariana Bandeirinha, Bárbara Casquinha, Pietra Rezende, Maria Dumbrava, Carolina Semedo, Carolina Tam, Rute Conceição, Andreia Nascimento, Patrícia Teles, Rita Alegre, Mariana Oliveira, Leticia Marques e Inês Mendes.

São estes os nomes das novas Campeãs Nacionais de Cadetes Femininos!

Coimbrões 61 Ovarense 64
Ovarense 70 SIMECQ 54
Ovarense 68 CAB Madeira 69

A nossa equipa de Cadetes Femininos disputou este fim-de-semana em Idanha-a-Nova a fase final do campeonato nacional e chegou com algum desprezo mas saiu com a taça na mão.

No primeiro jogo tinha pela frente a equipa do Coimbrões, 1ªclassificada da Zona Norte e que este ano venceu os dois jogos contra nós, mas isso de nada contava para este jogo, pelo menos para nós. A entrada em jogo da nossa equipa foi muito forte, com uma grande defesa e que reduziu em muito a capacidade ofensiva do adversário, permitindo chegar ao intervalo a vencer por 10pts.
Na 2ªparte a equipa do Porto com dificuldade em parar a capacidade ofensiva das nossas jogadoras apresentou uma defesa zona que criou alguns problemas à nossa equipa. Foi nesta fase que começou a surgir a que viria a sagra-se MVP da Fase Final, a nossa jogadora Gabriela Raimundo, que com 20pts nos últimos 20minutos de jogo foi um verdadeiro quebra-cabeças para as adversárias, realizando quer lançamentos longos quer penetrações quer arrancadas em drible de um lado ao outro do campo.
Com a restante equipa acompanhar a Gabriela a vitória foi inteiramente justa para a nossa equipa por 4 preciosos pontos.

Com a vitória sobre o Coimbrões a nossa equipa começava a ser vista de outra maneira e no jogo contra o SIMECQ as jogadoras vareiras mantiveram a mesma humildade e concentração e facilmente resolveram o encontro, tendo todas as jogadoras participado na partida, caso raro.

Para domingo ficou guardada a grande final do campeonato, o jogo que iria decidir o novo campeão nacional, com a nossa equipa a ter a vantagem de puder perder até 3pts de diferença.
Com um inicio de jogo com muitos nervos por parte de ambas as equipas, o primeiro período registou-se um equilíbrio, como reflectia o empata a 18 no final do 1ºperiodo.
Mas durante o 2ºperiodo a equipa do CAB foi “avassaladora” com 8triplos contabilizados no final da 1ªparte e com 29pts neste período, deixou a equipa de Ovar quase derrotada chegando ao intervalo a vencer as madeirenses por 13pts de vantagem.
Como tantas vezes ao longo da época, a nossa equipa encontrava-se numa situação que lhe era muito desfavorável, mas também como sempre a resposta dada pelas nossas jogadoras foi fenomenal. Entraram na 2ªparte determinadas em dar tudo por tudo para meter as mãos na taça e assim entraram com uma enorme atitude e um crer infindável.
Com esta atitude a nossa equipa dominou a luta das tabelas em ambos os lados do campo e reduziu a equipa do CAB a somente 24pts na segunda parte.
Com o jogo a partir daqui sempre muito equilibrado a nossa equipa chega aos segundos finais do encontro com o resultado em 71-70 a favor da equipa da Madeira e com uma jogadora nossa na linha de lance livre com somente 5s para jogar, “somente” se do outro lado não tivesse uma equipa com cerca de 50% de 3pts. O jogo acabou empatado a 71 e com mais 5m de jogo extra.

No inicio do prolongamento a nossa equipa sofre um duro golpe, uma vez que depois de sofrer dois triplos vê a sua MVP abandonar o jogo lesionada, Gabriela vinha sendo a líder e a alma da equipa até então. Foi após esta lesão que partimos definitivamente para a vitória, com Ana Raimundo a assumir as despesas ofensivas da equipa, juntamente com Mariana Bandeirinha (com um magnífico cesto quase detrás da tabela), Pietra (que não hesitou em atirar de fora) e Maria Dumbrava (100% da linha de lance livre no minuto final) que conduziram a nossa equipa ao título. Não conduziram à vitória no encontro porque com 1s para jogar, Ana falha de propósito o lance livre que dava a derrota no encontro mas assegurava uma vitória história e a primeira no feminino para a Ovarense.

Entrando assim os nomes destas jogadoras para a rica história do clube como as primeiras campeãs nacionais femininas!

Toda a equipa está de parabéns pelo sucesso alcançado e pela história feita, bem como estão de parabéns os incansáveis pais e amigos que sempre acompanharam a equipa ao longo do ano, quer nos momentos bons quer nos maus estando sempre ao lado das jogadoras, são eles também responsáveis por este sucesso. Agradecemos também a magnífica recepção que foi feita a toda a equipa no Dolce Vita.
Este sucesso nunca seria realidade senão fosse a capacidade de trabalho e humildade de todas as jogadoras que formaram uma verdadeira equipa, continuem sempre assim na vossa vida! PARABÉNS

As jogadoras campeãs nacionais são amanhã recebidas na Câmara Municipal de Ovar no salão nobre pelo Presidente da Câmara para saudar as jovens campeãs.

sexta-feira, maio 15, 2009

terça-feira, maio 12, 2009

Cadetes Femininos passam Fase Intermédia

Ovarense 55 Farense 38
CAB Madeira 68 Ovarense 67

Este fim-de-semana a nossa equipa de Cadetes Femininos disputou a Fase Intermédia do Campeonato Nacional com vista o apuramento para a Fase Final do campeonato, onde se irá encontrar o novo campeão nacional.
Numa fase a três, onde além da nossa equipa também estava em competição o Farense e o CAB Madeira o objectivo era ficar nos dois primeiros lugar para conseguir o apuramento.

Na sexta-feira depois de uma longa viagem defrontava a equipa do Farense, num jogo em que apesar da nossa equipa não ter entrado bem e nunca ter atingido o seu melhor nível de jogo, controlou todo o encontro e acabou por vencer o por uma confortável margem de 17pts.

No dia seguinte a nossa equipa defrontava a equipa do CAB, equipa que com maior frescura física manteve um ritmo de jogo muito elevado ao qual tivemos alguma dificuldade em adaptarmo-nos, apesar de termos dominado a primeira parte, acabamos este período com uma desvantagem de um ponto depois de vermos esfumada uma vantagem de 10pts. Durante a segunda parte andamos um pouco atrás do encontro e mais uma vez sem conseguirmos aplicar o nosso tipo de basquetebol, apesar das dificuldades chegamos ao final do encontro com o jogo em aberto, com a possibilidade de qualquer uma das equipas de vencer o encontro, a sorte acabou por cair para o lado da equipa madeirense que venceu por um ponto.
Apesar desta derrota a nossa equipa conseguiu o seu objectivo que era o apuramento para a Fase Final que se realiza no próximo fim-de-semana na Idanha-a-Nova, em Castelo Branco, onde a nossa equipa jogo logo na sexta-feira às 19:30h contra a equipa do Coimbrões.

segunda-feira, maio 11, 2009

11ª Jornada de Minis 8


Uma equipa de Minis 8 da Ovarense participou em mais uma jornada destinada a este escalão que decorreu no passado dia 3 de Maio no Pavilhão do Brandoense.
A nossa equipa jogou com os conjuntos da A.D.Sanjoanense e G.R.I.Brandoense.
Equipa: Tiago, Gonçalo L., Miguel, Gonçalo T., André, Isabela, Alejandro, Liuva, David e José.
Treinador: Américo
A.O.










sábado, maio 09, 2009

CADETES "A" Masc Uma vitória e uma derrota

Realizaram-se no fim de semana passado mais dois jogos do nacional de sub16, que a Ovarense comanda. No sábado a Ovarense deslocou-se ao difícil recinto do C.D. da Póvoa e venceu por 70-67 após prolongamento. No domingo recebemos a Sanjoanense e fomos brindados com uma copiosa derrota, a 2ª no nacional.
Sábado, 1 de Maio de 2009 - Pavilhão do C.D da Póvoa
C.D. da Póvoa 67 - 70 Ovarense
Jogo muito equilibrado, com a equipa do Póvoa a contar com o apoio ruidoso dos seus adeptos.
sabíamos do valor deste Póvoa, uma equipa muito aguerrida que não dá por perdido qualquer lance e que para ser vencida é necessário que o adversário jogue concentrado, com o mínimo de erros cometidos. Em destaque no Póvoa nos primeiros minutos estiveram João Pinto e Pedro Moisés que marcaram 99% dos pontos do 1º período. Por seu lado a Ovarense conseguiu manter-se sempre perto do resultado e no fim do 1º período as equipas estavam empatadas a 19 pontos. O 2º período trouxe uma Ovarense mais esclarecida no ataque e mais concentrada na defesa que valeu a vitória no período por 19-12. O 3º e 4º períodos continuaram muito equilibrados e no final do 4º período o Póvoa consegue uma vantagem de 3 pontos e já com menos de 1 minuto para jogar Mansour Anne converte 2 pontos reduzindo para 1 a diferença, o Póvoa falha no ataque e na resposta Pedro Costa sofre falta e converte 1 lance-livre empatando o jogo que teve prolongamento. Neste a Ovarense controlou melhor e conseguiu vencer por 9-6, vencendo o jogo por 70-67. O Mansour jogou os últimos 20 segundos com um entorse. A arbitragem a meu ver esteve bem, com alguns erros para ambas as equipas.
A D Ovarense:
Samuel(2), Bruno Fonseca(6), Ricardo Sousa(), Emanuel Costa(12), Renato Borges(cap)(9), Pedro Soares(), Hélder Gomes(1), Pedro Costa(18), Mansour Anne(22), André Granja(), Diogo Brandão(), Diogo Lança().
Domingo, 2 de Maio de 2009 - Pavilhão Raimundo Rodrigues, Ovar
Ovarense 69 - 101 Sanjoanense
Jogo ingrato para a Ovarense, que não contou com o Mansour Anne, lesionado. Os primeiros dois períodos ainda foram equilibrados (16 - 25) e (21 - 20) mas a partir do 3º período a Ovarense ressentiu -se do esforço feito na véspera e não soube reagir ao poderio físico da Sanjoanense. Por sua parte a Sanjoanense apresentou-se muito forte, sabendo que só a vitória lhe interessava, dominando o jogo através de marcações muito fortes aos jogadores da Ovarense manietando-lhes os movimentos. A Sanjoanense marcava praticamente tudo o que lançava, e a Ovarense com muitas dificuldades para fazer pontos, continuando há alguns jogos a falhar sistematicamente lançamentos junto ao cesto. É necessário mais confiança.
A sanjoanense marcou 9 triplos pelo Galina, Musili e o Silva e jogou realmente bem como de uma final se tratasse. No fim o resultado de 69 - 101, as duas derrotas da Ovarense na prova, até agora, foram bem pesadas (Porto e Sanjoanense).
A D Ovarense:
Samuel(6), Bruno Fonseca(12), Ricardo Sousa(8), Emanuel Costa(9), Renato Borges(cap)(7), Artur(), Pedro Soares(6), Hélder Gomes(6), Pedro Costa(15), André Granja(), Diogo Brandão(), Diogo Lança().

quarta-feira, maio 06, 2009

Cadetes Femininos – Fase Intermédia do Campeonato Nacional

Após o fim da primeira fase do campeonato nacional, a nossa equipa depois de uma primeira volta com alguns problemas, conseguiu reagir e recuperar o tempo “perdido” e a desvantagem com a qual se viu. Ao realizar uma segunda volta quase irrepreensível a nossa equipa conseguiu atingir o 2ºlugar e assim garantir a passagem desta fase.

Classificação Final do Campeonato Nacional:

A equipa do Coimbrões apurou-se directamente para a Fase Final do Campeonato Nacional, enquanto que a nossa equipa ao classificar-se em 2ºlugar tem de disputar este fim-de-semana uma Fase Intermédia para se apurar.
Nesta fase intermédia que se realiza em Samouco, Alcochete, participam as equipas do Farense, 2ºclassificado da Zona Sul, e a equipa do CAB Madeira como equipa representante da Ilha da Madeira. Destas três equipas, que irão jogar todas contra todas, apuram-se as duas primeiras que se juntaram à equipa do Coimbrões e a do SIMECQ (1ºclassificado da Zona Sul) para realizarem a Final Four Nacional em Idanha-a-Nova, Castelo Branco, nos dias 15, 16 e 17 de Maio.
O objectivo da nossa equipa é assegurar para já a passagem nesta Fase Intermédia, onde vai realizar os seguintes jogos:

Ovarense – Farense 6ªfeira às 21h no Pav. Municipal de Samouco
CAB Madeira – Ovarense Sábado às 18h no Pav. Municipal de Samouco

Cadetes Femininos vencem duas últimas jornadas


Ovarense 68 Vila Pouca de Aguiar 42
Esgueira 49 Ovarense 60

Realizou-se este fim-de-semana as duas últimas jornadas do intenso campeonato nacional de cadetes femininos, onde a nossa equipa participava.
Para estas duas jornadas a Ovarense recebeu na sexta-feira a equipa do Vila Pouca de Aguiar, num jogo onde era objectivo resolver o mais rapidamente possível o encontro a nosso favor, as cadetes de Ovar entraram forte no jogo e realizaram um parcial de entrada de 13-2, o que foi um duro golpe para a equipa de Vila Pouca. Ao terminar a primeira parte a vencer por 12pts de vantagem, 37-25, possibilitou à equipa da casa controlar o jogo na segunda parte de forma a não sofrer nenhuma surpresa, vencendo assim esta penúltima jornada o que deixava para o jogo de domingo todas as decisões no campeonato.

Destaques Individuais:
Maria 19pts, 13ress, 3FS, 2Dl e 2ass
Carolina Tam 13pts, 11ress e 2ass

No domingo a Ovarense deslocou-se a Esgueira para o jogo decisivo deste campeonato nacional, uma vez que o vencedor deste encontro acompanharia o Coimbrões na passagem para a fase seguinte do campeonato, enquanto que o vencido terminaria a sua época desportiva.
Num jogo que se previa muito intenso, com muito público e alguns nervos à mistura, a promessa de um grande jogo de basquetebol (mais um entre estas duas equipas!) veio a verificar-se no Pavilhão do Esgueira.
Com a nossa equipa a ter a desvantagem de jogar fora e ainda para mais num pavilhão com muitas tradições na modalidade, a nossa equipa demonstrou grande personalidade e entrou muito forte no encontro com um parcial favorável de 8-0. A boa equipa do Esgueira soube reagir e rapidamente equilibrou o marcador.
Apesar da nossa equipa ter realizado um óptimo primeiro período (20-16), no segundo a equipa da casa superiorizou-se à nossa e chegou ao intervalo a vencer por 7pts de vantagem.
No terceiro período a Ovarense fez de tudo para chegar à frente no marcador, mas a réplica dada pelo Esgueira foi muito boa e sempre bem apoiada não se deixou ultrapassar. Contudo as jogadoras de Ovar estavam determinadas em garantir o apuramento e no 4ºperiodo entregaram tudo para conseguirem o seu objectivo e ao reduzir a equipa do Esgueira a apenas 3pts nos últimos 10minutos a vitória foi alcançada e o desejado apuramento para a fase seguinte também.
Felicitamos a equipa do Esgueira pelo bom jogo e excelente campeonato realizado e congratulamos toda a equipa da Ovarense pelo apuramento alcançado, dando assim dão seguimento a uma boa época que todas as jogadoras da equipa estão a realizar.

Destaques Individuais:
Gabriela 20pts, 6ress, 5Br, 5FS e 6ass.
Ana 14pts, 5ress, 8Br, 2FS e 7ass

Todas as jogadoras da equipa de Cadetes Femininos da Ovarense aproveita para agradecer o sempre presente e incansável apoio dos pais, familiares e todos os amigos que acompanham a equipa. Muito Obrigado a Todos!