A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Fase Final Sub20 Masculinos - 2ª Jornada


RESULTADOS DA 1ª JORNADA


OVARENSE 43 Grib 54

GALITOS 75 Sangalhos 45


JOGOS DE HOJE


20h - Grib vs Sangalhos

22h - Ovarense vs Galitos

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Entrevista a Jorge Maia, treinador da equipa Sub19 Femininos

Após a conquista do Campeonato Distrital de Sub19 Femininos, em plena Arena Dolce Vita, em Ovar, fizemos uma pequena entrevista ao treinador responsável pelo título, Jorge Maia.


Em primeiro lugar, os nossos parabéns por mais esta conquista. Qual o resumo e os destaques que fazes da Fase Final?
Obrigado! Foi uma Fase Final pautada pelo equilíbrio, nada que eu já não estivesse à espera, que culminou com um bom jogo de basquetebol no último dia e fomos uns justos vencedores.
O destaque que queria tornar aqui público é o apoio constante de todos os pais desde o inicio da época e marcaram presença em grande número nesta Fase Final, a Arena esteve os três dias com uma boa assistência.

Apesar da equipa quase toda ter mais um ano de juniores (do actual plantel só duas atletas para o ano serão seniores), apresenta um nível de basquetebol muito bom, que pode atingir esta geração em termos de futuro?
Como uma equipa jovem que é, tem todas as condições para puderem evoluir ainda mais e aumentar as suas capacidades quer individuais quer colectivas. Por isso, com o trabalho e a dedicação que elas possam ter, e visto ainda terem pela frente 1 ou 2 anos de júnior, esta equipa poderá atingir outros patamares.

O próximo passo desta equipa é o Campeonato Nacional, já foram traçados objectivos?
O primeiro objectivo já foi alcançado que era garantir presença neste Campeonato Nacional e juntando a isso ser Campeões Distritais.
Agora no Nacional, sabemos do nosso valor e vamos procurar dignificar o bom nome do nosso clube e tentar fazer o melhor possível.

Pensas que desta equipa poderá aparecer uma “nova” Joana Lopes (jogadora formada na Ovarense e treinada vários anos por Jorge Maia, que hoje em dia é o grande destaque da Liga Feminina)?
Se calhar até já apareceu, mas há atletas talvez por terem outras prioridades de vida, não enveredaram pela carreira de basquetebolista.
Claro que a Joana Lopes é uma boa referência para nossa formação e o que compete a nós formadores é indicar-lhes alguns caminhos e ajudar no seu crescimento enquanto jogadoras e pessoas.

Uma última questão, como avalias o momento actual do basquetebol feminino, quer no escalão sénior quer na formação?
Julgo que o basquetebol em geral está atravessar um mau momento e que o feminino não foge à regra. As dificuldades financeiras são muitas e para além disso a visibilidade do basquete feminino é pouca ou nenhuma, o que dificulta em muito a angariação de patrocinadores.
Por isso, na minha óptica, cada vez mais a formação é essencial para a sustentabilidade de um clube a nível sénior.

Obrigado pela entrevista e continuação de boa época.

Fase Final Sub20 Masculinos



RESULTADOS DA 1ª JORNADA

OVARENSE 56 Sangalhos 51
GALITOS 56 Grib 55

JOGOS DE HOJE

Ovarense vs Grib
Galitos vs Sangalhos

Iniciados Masculinos A - Classificação


Cadetes B&C - Classificação


"Ovarense tem Futuro assegurado" - Hoje Jornal "O JOGO"


terça-feira, janeiro 26, 2010

Amanhã no Jornal "O JOGO" - Ovarense Basquetebol em Destaque




Amanhã (dia 27 de Janeiro) sairá no Jornal Desportivo “O Jogo” um trabalho jornalístico sobre a AD Ovarense – Basquetebol. Onde é descrita a história do clube e a sua influência no panorama basquetebolistico nacional.


AVISO - Minibasket



Devido à realização na Arena Dolce Vita da Fase Final Distrital de Sub20 Masculinos, nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro não há treinos de Minibasket.



Fotos da Fase Final Sub19 Femininos

Durante a Fase Final Distrital de Sub19 Femininos que se realizaram na Arena Dolce Vita em Ovar, no passado fim-de-semana, mais uma vez o fotógrafo oficial da Ovarense fez a cobertura completa do evento.


Todas as fotos encontram-se disponíveis para consulta no site: http://www.anterosilvafotografia.web.pt/
Pode escolher e realizar as encomendas das fotos, bastando enviar um email com o nome e o clube para o qual será enviado as fotos e os respectivos códigos das fotos.



Podem realizar encomendas de Quadros e Posters, escolhendo a(s) foto(s) pretendidas para o efeito.



Iniciados Femininos A - Classificação


segunda-feira, janeiro 25, 2010

Resultados do Fim-de-semana


Cartaz Oficial - Fase Final Sub20 Masculinos


Juniores Femininos sagram-se Campeãs Distritais

Ovarense 54 Vagos 52

A equipa de Juniores Femininos da Ovarense sagrou-se ontem Campeã Distrital em Ovar.
Na fase final que se disputou na Arena Dolce Vita, teve no último jogo o momento alto, ao assistir-se a um bom jogo de basquetebol, entre as duas principais equipas do distrito.

Ovarense com uma entrada forte, num primeiro período onde foi claramente superior, assumiu desde cedo a liderança no marcador. Liderança essa que foi durante todo o encontro da equipa da casa. Ovarense apresentou um bom jogo ofensivo, desmontando sempre as intenções adversárias, independentemente do tipo de defesa que encontrava.

Apesar da Ovarense estar na frente do marcador, a equipa do Vagos nunca desistiu e andou sempre atrás da vitória, chegando a estar muito perto já nos últimos minutos do encontro, quando conseguiu encostar o marcador e deixar o jogo totalmente em aberto. Mas mesmo já faltando poucos segundos de jogo e depois de ter estando sempre em vantagem, as jogadoras de Ovar mostraram fibra e com grande calma conseguiram assegurar a vitória na partida e o respectivo título de Campeãs.

Ovarense volta assim a conquistar o título de Campeã Distrital de Juniores Femininos.

Campeãs Distritais - Ovarense


2º Classificado - Vagos

3º Classificado - Esgueira

4º Classificado - GRIB

CADETES "A" Masc.: OVARENSE DERROTADO EM SANJOANENSE COM SABOR A VITÓRIA

A nossa equipa deslocou-se no Sábado a São João da Madeira para defrontar a equipa local da Sanjoanense e foi derrotado por 71-64.
Jogo esse que já sabia-mos que não iria haver árbitros nem oficiais de mesa, não se compreende por que motivos. Jogo então realizado por árbitros e oficiais da casa e verdade é que realizaram um jogo com arbitragem habilidoso e decisiva nos momentos chaves do encontro.

A nossa equipa realizou uma boa exibição e um bom jogo e foi um jogo bastante equilibrado desde do início até ao final. No 1º período apesar de ter entrado um pouco nervoso e ter tido vários "turnovers" conseguimos mesmo assim chegar empatados a 16-16. No 2º período continuou tudo muito equilibrado, e perdemos este por 20-19.
O critério nas faltas era algo impressionante, chegaram a estar 12 -3 e tornou-se difícil gerir assim as penetrações do adversário e mesmo os próprios bloqueios.

Na Segunda parte entramos mais forte, cometendo menos erros que o adversário e vencemos este período por 16-17.
No último período foi a vez de se notar mais a arbitragem, nas faltas e lances de disputa que favoreciam sempre a equipa da casa e especialmente a 1.11 mim do final quando o jogo foi interrompido o tempo continuava a contar e quando a Ovarense repôs a bola em campo o tempo marcava 14 segundos, não se compreende
lamentavelmente. Parabéns a nossa equipa, pois apesar de ter cometido alguns erros lutaram até ao final e demonstraram que em campo não foram inferiores ao adversário mas sim pelo contrário.

Parciais:(16-16);(20-19);(16-17);(19-12)

Jogaram e marcaram: Rodrigo Lopes;Bruno Silva(8);Fábio Ferreira(14)Filipe Pinto(5);Nuno Leite(8);Pedro Santos(12);Filipe Duarte(6);Rui Oliveira;João Ferreira;Gil Seabra(3);Rodolfo Castro;Sérgio Silva(8)

INICIADOS “A” VENCEM CLARAMENTE O ILLIABUM E MANTÉM-SE INVICTOS NO TORNEIO NACIONAL

Este sábado a nossa equipa recebeu e venceu no Raimundo Rodrigues por 70-54 a equipa do Illiabum em partida correspondente a terceira jornada da 1ª fase do Torneio Nacional resultado que lhe permite manter o seu invicto em três jogos e a liderança isolada no seu grupo de apuramento. Pese a contar com algumas baixas a nossa equipa foi superior durante toda a partida controlando o jogo de principio a fim.





Fizemos uma boa entrada no jogo conseguindo controlar a partida ao impor muita agressividade em defesa, não permitindo ao adversário segundos lançamentos e fazendo transições com poucos “turnovers” sendo muito eficazes nos contra ataques (83%) mas pecamos no capitulo da finalização no ataque posicional e na nula eficácia nos lances livres (0/7). Esta atitude em campo reflectiu-se no resultado do parcial: 18-10 que pecou por escasso.


No segundo quarto continuamos com baixos índices de eficácia (21% lançamento de campo) e não conseguidos ser dinâmicos em ataque. Houve pouca mobilidade no ataque e em defesa deixamos de ser solidários não fazendo as ajudas que se requeriam para controlar as entradas ao cesto do melhor atleta da equipa visitante. O Illiabum optou por fazer muitas faltas, factor que não conseguimos aproveitar ao ter uma baixíssima percentagem desde a linha de lance livre (4/16 25%). Este acumulado de erros conduziu-nos a uma derrota no período 12-14.

Após o intervalo, a equipa embalou para um terceiro período de luxo a jogar sempre em altíssimo ritmo o que praticamente sentenciou o desfecho da partida. A pressionar sempre muito bem em defesa, a controlar totalmente as tabelas, e a manter excelentes níveis de eficácia (67% Lançamento em campo e 83% nos lances livres) a equipa vareira desatou um vendaval ofensivo que o Illiabum foi incapaz de deter. Novamente foi crucial a nossa capacidade para jogar na pintura, a nossa velocidade nas transições, a boa circulação da bola e a agressividade mostrada no 1x1 e no ataque ao cesto. O resultado do quarto foi de 30-15.

No último período o nosso rendimento caiu novamente produto do cansaço natural e de algum relaxamento na nossa atitude defensiva. A nível ofensivo perdemos algum discernimento nas selecções de lançamento com pouco aproveitamento na zona interior (27%) não sendo capazes de manter o ritmo intenso que até esse momento tínhamos desenvolvido mas nunca sem perder o controlo do jogo. O resultado do período foi de 10-15.

Em conclusão uma partida em que estivemos abaixo do que podemos e sabemos fazer a nível defensivo e que nos deve levar a trabalhar com mais determinação nos treinos. A rever o elevado número de lances livres falhados, as ajudas em defesa (2º período muito fraco nesse aspecto), a falta de alguma consistência e concentração durante alguns períodos e a pouca eficiência no lançamento de meia distancia.
Por último a equipa agradece o apoio incondicional dos pais sempre presentes com o seu entusiasmo, de todo os amigos e público em geral que fizeram acto de presença no Pavilhão e deseja a pronta recuperação dos atletas que se encontram afastados por doenças ou lesões.




Parciais: 1º) 18-10 2º) 12-14 3º) 30-15 4º) 10-15Marcador: 1º) 18-10 2º) 30-24 3º) 60-39 4º) 70-54


Jogaram: Ricardo Martins (14 Pts e 6 Ress), Gabriel Diaz (11 Pts, 12 Ress e 6 Ass), Rafael Marques (6 Pts, 4 BR e 3 Ress), Iuri Martins (16 Pts, 4 BR e 5 Ress), Diogo Duarte (0), João Martins (3 Pts e 3 Ress), André Vaz (8 Pts, 6 Ress e 4 DL), André Ramos (0 Pts e 2 Ress), Rodrigo Soeiro (2 Pts e 6 Ress), Pedro Almeida (2 Pts ) e Dinis Amaral (8 Pts).

Classificação - Cadetes Masculinos A


domingo, janeiro 24, 2010

Ovarense sagrasse Campeã Distrital Sub19 Feminino


Jogo de 3º e 4º Lugar – Esgueira apura-se para o Campeonato Nacional

Esgueira 48 GRIB 40

No último dia de competição, no jogo de apuramento para o 3º lugar, estava em disputa a ultima vaga do distrito para disputar o Campeonato Nacional.
Num dia em que o cansaço já se fazia sentir em ambas as equipas, a equipa do Esgueira foi mais colectiva e conseguiu melhor gerir o encontro, que apesar da sua baixa pontuação foi bem disputado.
No final o Esgueira sagrou-se vencedor e conseguiu assim apurar-se para o Campeonato Nacional.

Ovarense e Vagos disputam título distrital

Ovarense 60 Esgueira 50

No segundo dia da Fase Final, à equipa da Ovarense esperava um Esgueira que apesar de ter saído derrotado no dia anterior apresentou um óptimo nível de jogo.
Apesar de Ovarense ter estado na frente do marcador todo o encontro, o jogo teve como nota dominante o equilíbrio, com as equipas sempre muito perto uma da outra, com ponto de um lado a ter sempre resposta por parte do adversário.
Apesar da perseguição que a equipa aveirense fez durante toda a partida a Ovarense conseguiu sempre resistir às investidas e nunca perder a liderança do marcador. Sagrando-se assim a vencedora da segunda partida da Fase Final.
Com dois jogos duas vitórias a equipa da Ovarense passa para o último dia da competição com toda a possibilidade de se sagrar campeã distrital.

Vagos 70 GRIB 63

No segundo jogo do dia, a equipa do Vagos partia como favorita à vitória, mas teria de provar em campo como em qualquer jogo.
O Vagos controlou o jogo quase toda, apesar de em certos momentos a equipa do GRIB ter-se superiorizado e dando sempre a incerteza no marcador. O Vagos acabou vencedor da partida e assim disputa com a Ovarense o título distrital no jogo entre ambas as equipas.

sábado, janeiro 23, 2010

Fase Final – Juniores Femininos



Iniciou-se ontem em Ovar, na Arena Dolce Vita, a Fase Final de Juniores Femininos, com os primeiros jogos a terem como vencedores os melhores classificados na Fase Regular.

Ovarense 67 GRIB 47

No primeiro jogo da noite a Ovarense venceu por 20pts a equipa de Paços de Brandão. Num jogo que na primeira parte esteve equilibrado, com ambas as equipas a sentirem um pouco o nervosismo do primeiro dia.
Na segunda parte a equipa da casa disparou no marcador, com um jogo colectivo muito forte e com várias individualidades aparecerem na concretização de pontos.
A equipa da Ovarense sagrou-se como justa vencedora do encontro, dando assim um passo importante nesta fase final.

Vagos 60 Esgueira 44

O segundo jogo da noite era um derby aveirense, que oponha a equipa do Vagos e a equipa do Esgueira. A previsão deste jogo apontava para um equilibrado encontro e foi o que aconteceu ao longo de toda a partida, foi um jogo equilibrado e escaldante.
Os nervos tiveram sempre à flor da pele, durante 40minutos assistiu-se a um jogo intenso e muito disputado, as defesas eram agressivas e ambas as equipas tinham que trabalhar muito para conquistar um ponto que fosse.
A equipa do Vagos foi sempre liderando o marcador, mas com o Esgueira sempre a tentar a recuperação. Mas com o avançar do tempo o Vagos foi resistindo e mesmo alargando a vantagem e do lado do Esgueira as forças iam faltando o que culminou na vitória do Vagos.

Com estes resultados fica definido os jogos do resto da Fase Final, que são:
Sábado

15h Ovarense vs Esgueira
17h Vagos vs GRIB

Domingo

15h Esgueira vs GRIB
17h Ovarense vs Vagos

FASE FINAL JUNIORES FEMININOS


sexta-feira, janeiro 22, 2010

Cadetes B&C - Classificação


CADETES C VOLTAM A PERDER PESE TER FEITO A MELHOR EXIBIÇÃO DA ÉPOCA

A nossa equipa de Cadetes C recebeu no passado sábado a visita da Sanjoanense B em jogo correspondente a nona jornada do Campeonato Distrital tendo averbado uma derrota por 48-56 numa partida muito disputada e em que os nossos atletas mostraram bons sinais de evolução.

Perante uma equipa mais forte nos capítulos físico e técnico, a Ovarense entrou bem no jogo, com uma atitude muito agressiva em campo, dificultando ao máximo os movimentos ofensivos do adversário e conseguindo desenvolver em ataque algumas jogadas interessantes. Fruto dessa boa entrega conseguimos chegar a vitória no parcial por 13-12.

No segundo período a equipa manteve a toada defensiva mas perdeu algum discernimento no ataque falhando muitas vezes na concretização em situações com vantagem. Isto redundou num parcial de 8-11 que demonstra a paridade existente durante a primeira parte.

Após o intervalo o jogo manteve-se equilibrado e com resultado incerto até muito perto do fim. As nossas poucas opções em termos de rotação de jogadores, o desgaste físico dado o alto ritmo imposto no jogo e a nossa menor eficácia em termos ofensivos levaram-nos a derrotas nos últimos dois períodos por 10-14 e 17-19.

Este resultado prova que a equipa pode evoluir para níveis qualitativos superiores e serve de motivação para continuar a trabalhar seriamente durante os treinos semanais.

Jogaram: Hugo Rodrigues (11), João Lavoura (6), Luís Gonçalves (6), João Leite (2), Miguel Silva (2), Xavier Pães (0), André Oliveira (7), André Couto (3) e André Pinho (11).

Iniciados Masculinos A - Classificação




Vareiras na selecção distrital de Sub16 Femininos

As atletas da Ovarense, Carolina Semedo, Carolina Tam e Maria Dumbrava, foram mais uma vez convocadas para os trabalhos da selecção distrital de Aveiro.
Além das jogadoras da Ovarense, foram também convocadas as seguintes jogadoras:Maria Lóio (Esgueira), Tamara Santos (GRIB), Diana Oliveira e Maria Pereira (Vagos), Ana Graça, Andreia Branco, Joana Soeiro e Fátima Pinto (Gafanha), Inês Veiga e wendimara Soares (Calvão) e Carolina Anacleto, Daniela Carregosa, Inês Viana, Alexandra Soares e Sofia Pinheiro (Sanjoanense).


Cadetes Masculinos A - Classificação


quinta-feira, janeiro 21, 2010

Juniores Femininos

Após os jogos deste fim de semana Esgueira e Vagos respectivamente, a nossa equipa garantiu a organização da Fase Final.

No 1º jogo frente á equipa do Esgueira, conseguimos vencer por 61-30.
Com esta vitória era necessário ganhar no domingo em Vagos. A nossa equipa esteve muito concentrada durante 3 períodos, onde teve uma exibição bem conseguida. No 4ºp não estivemos bem, mas com a margem conseguida até então, permitiu á nossa equipa obter a vitória tão desejada; 51-53. Com o 1ºlugar nesta fase, alcançámos já o direito de participação no campeonato nacional. As outras duas vagas, vão sair da fase final.

Agora segue a fase final na Arena Dolce Vita, que começa já amanhã. O 1º jogo é ás 20h00 e opõe a nossa equipa frente ao Grib.
No segundo jogo, defrontam-se Vagos e Esgueira pelas 22h00.
No sábado e domingo os jogos serão ás 15h00 e ás 17h00.

Contamos com o apoio de todos! Apareçam!!!

Seniores Femininos-Taça de Portugal

No passado Domingo, defrontámos o Gafanha no seu reduto, e vencemos por 36-40.
Num jogo nem sempre bem jogado, a nossa equipa viu o Gafanha tomar conta do jogo na 1ª parte.
Ao intervalo perdíamos por 24-20.
Na 2ª parte, conseguimos controlar o jogo, e no 4º período através duma defesa forte, permitimos somente 2 pts ao adversário, e assim vencer o encontro.
Foi um jogo equilibrado e intenso, onde a nossa equipa conseguiu obter uma vitória justa.

Parciais:
1ºp 16-9
2ºp 8-11
3ºp 10-10
4ºp 2-10

Fase Final Distrital Sub19 Femininos - Cartaz Oficial


Jogos do Fim-de-semana


Campeonato Nacional Sub16 Feminino – Adversários

Após o apuramento para o Campeonato Nacional alcançado no passado fim-de-semana, a nossa equipa já conhece os seus opositores neste campeonato que é disputado a duas voltas.

No final destas duas voltas o primeiro classificado é directamente apurado para a Final Four Nacional, enquanto o segundo classificado terá de disputar um Fase Intermédia contra o 2ºClassificado da Zona Sul e o representante da Madeira, desta fase serão apuradas as duas equipas que irão juntar-se à Final Four Nacional com os primeiros classificados.

Equipas da Zona Norte do Campeonato Nacional:

Aveiro – Gafanha, Sanjoanense e Ovarense
Porto – Académico e Coimbrões
Coimbra – Académica
Braga – Basquete de Barcelos
Vila Real – Vila Pouca de Aguiar

A Zona Sul é composta pelas seguintes equipas: ADE Sintra, Algés, Albufeira, Torres Vedras, GDESSA, SIMECQ e Zona Alta.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Cadetes Femininos apuram-se para o Campeonato Nacional


Este fim-de-semana a equipa de Cadetes Femininos da Ovarense disputou a Fase Final Distrital, que teve lugar em Sº João da Madeira.


Na preparação para esta fase do campeonato, o objectivo da equipa estava bem definido, que era atingir o 3ºlugar da classificação e garantir assim o apuramento para o Campeonato Nacional.

Gafanha 70 Ovarense 29

O primeiro jogo da Fase Final era contra um dos candidatos ao título, esperava-se um jogo complicado. Durante o campeonato a nossa equipa derrotou o Gafanha, o que deixou a equipa do Gafanha em alerta máximo e o que levou-a a preparar muito bem este primeiro encontro. Ao ter a nossa equipa extremamente estudada, condicionou logo de inicio a actuação da Ovarense, juntando a isto a maior experiência e capacidade de rodar a equipa, mantendo sempre um ritmo muito elevado. Ao intervalo a desvantagem no marcador já era significativa, o que levou a nossa equipa a seguir a estratégia definida antes, a de descansar ao máximo a equipa para atingir o seu objectivo.

Sanjoanense 91 Ovarense 37

No Sábado, a Ovarense defrontava a equipa da casa, uma equipa com enorme capacidade individual e com grande profundidade, o que resulta na maior característica da equipa de Sº João da Madeira que é o elevado ritmo de jogo.

O primeiro período foi equilibrado, com a equipa da Ovarense a condicionar o adversário e a deixar algo nervosa a equipa adversária. No inicio do 2ºperíodo manteve a mesma toada, com a equipa de Ovar a ter um problema, que foi a concretização ofensiva. Com o tempo a passar e o ritmo sempre elevado, a equipa da Sanjoanense foi-se distanciando, atingindo o intervalo com boa vantagem no marcador.

Na 2ªparte, enquanto o adversário manteve as principais armas em campo, a equipa da Ovarense foi descansando mais uma vez toda a equipa, permitindo ganhar experiência a atletas que era a primeira vez que disputavam uma fase final e ao mesmo tempo concentrar-se no seu objectivo.

Ovarense 44 GRIB 26

No domingo chegava finalmente o jogo decisivo para a Ovarense. Consciente da dificuldade que seria vencer a competição, toda a equipa concentrou-se no último jogo, sem dar importância as “pesadas” derrotas.

Muito concentrada e determinada em, mais uma vez, disputar um Campeonato Nacional, a Ovarense entrou com uma grande capacidade defensiva, que manteve durante toda a partida como fica patente nos 26pts sofridos em 40m.
O inicio do jogo ficou logo marcado pelo parcial inicial de 11-2, criando a Ovarense uma vantagem na casa das dezenas que nunca largou a partida toda. Com a equipa muito mais disponível fisicamente a Ovarense manteve sempre uma boa intensidade defensiva e controlou toda a partida.

Com este 3º lugar obtido, a Ovarense assegura a última vaga para o Campeonato Nacional (Aveiro coloca três equipas no nacional, devido ao título nacional conquistado a época passada pela Ovarense) atingindo assim o principal objectivo para a época.

Classificação Final

1º Gafanha 3V 0D
2º Sanjoanense 2V 1D
3º Ovarense 1V 2D
4º GRIB 0V 3D

A Ovarense dá os parabéns a toda a organização do Gafanha pelo título conquistado, apreciando o excelente trabalho realizado com o seu grupo de Sub16 Feminino.

terça-feira, janeiro 19, 2010

CADETES B VENCEM NA GAFANHA E CONQUISTAM PRIMEIRO LUGAR NO SEU GRUPO DISTRITAL

A nossa equipa de Cadetes B conquistou este sábado o primeiro lugar do seu Grupo Distrital ao vencer na sua deslocação até a Gafanha por 66-59 num jogo interessante e bem disputado ao longo dos quarenta minutos.

Entramos muito bem no jogo a fazer rapidamente um parcial de 6-0. A partir desse momento quebramos muito no aspecto defensivo dando muito espaço ao adversário permitindo-lhe sucessivas penetrações ao nosso cesto e não conseguimos dominar as tabelas perdendo na luta pelos ressaltos. Nas transições para o ataque não estivemos muito esclarecidos perdendo muitas bolas (9) e fomos muito perdulários no tiro de meia distancia. Mesmo assim conseguimos vencer o periodo por 19-18.

No segundo quarto ambas equipas estiveram pouco felizes na concretização durante os primeiros cinco minutos registando-se um parcial de 4-4 produto mais da pouca eficacia no ataque que da superioridade das defesas. Novamente perdemos nos ressaltos embora dispondo de maior altura no campo pela nossa atitude algo apática. Não conseguimos fazer transições nas melhores condições e estivemos pouco eficazes na zona da pintura. Valeu uma ponta final em que o nosso lançamento exterior funcionou bem para vencer este quarto por 16-13.

Após o intervalo, a equipa entrou com outra atitude em campo, com maior agressividade no sector defensivo conseguindo neutralizar o jogo do adversário a través de uma adequada pressão cortando bem as linhas de passe e não permitindo segundos e terceiros lançamentos e foi muito mais dinâmica no ataque circulando melhor a bola e conseguindo tirar maior proveito do 1x1. Foi o nosso melhor periodo obtendo uma vitória por 21-11.

Nos últimos dez minutos a equipa perdeu novamente a concentração, perdendo o seu fio de jogo voltando a fazer muitos “turnovers” e sendo menos selectiva nas opções de lançamento o que provocou a aproximação do Gafanha no marcador embora sem por nunca em causa a nossa vitória. Resultado do periodo: 10-17.

Está de parabens o grupo por ter alcançado o primeiro lugar na classificação nesta fase mas a partida mostrou que temos ainda muitas coisas a trabalhar e só com dedicação e empenho nos treinos é que poderemos evoluir para outros patamares pois novos desafios com maior grau de dificuldade irão surgir brevemente.

A equipa agradece o apoio de todos os pais e amigos que permanentemente acompanham o nosso grupo.

Jogaram: Rodrigo Lopes (19 Pts e 9 Ress), Luis Pinto (0 Pts e 2 BR), Diogo Miranda (2 Pts), Pedro Santos (5 Pts e 4 Ress), Paulo Diaz (0 Pts, 2 Ass), Daniel Carvalho (3 Pts e 2 BR), Pedro Caseiro (3 Pts e 2 Ass), Pedro Apolinario (4 Pts e 5 Ress), Nuno Monteiro (3 Pts, 8 Ress e 4 Ass), Rodolfo Castro (4 Pts e 7 Ress), Rui Sousa (8 Pts e 2 BR) e José Soares (15 Pts).

Entrevista de Nuno Leite ao Diário de Aveiro


Nuno Leite, jogador de Sub16 da Ovarense, concedeu a semana passada uma entrevista ao jornal Diário de Aveiro, onde dá a conhecer algumas das suas opiniões e faz um pequeno relato de como foi a sua primeira internacionalização, ao ter vestido pela primeira vez a camisola da selecção nacional num torneio em Espanha, no passado mês de Dezembro.


Damos assim a conhecer a entrevista do jovem Nuno Leite:


“Trabalhar e melhorar
para ser cada vez melhor”


Esta é uma das frases marcantes de Nuno Leite, o entrevistado desta semana da Associação de Basquetebol de Aveiro (ABA)

O jovem Nuno Leite, atleta da Ovarense, deu a conhecer os seus objectivos para a presente época. O base/extremo, que durante a entrevista destacou o papel dos treinos na evolução de um atleta, contou, ainda, o que sentiu recentemente, aquando da sua estreia com a camisola da selecção das “quinas”.

Que balanço colectivo e individual faz da temporada?
Em termos individuais, o balanço é muito positivo. Melhorei alguns aspectos técnicos e cumpri o meu primeiro objectivo da época, que foi ser chamado à Selecção Nacional. Em termos colectivos, tem sido uma época menos boa, pois estamos praticamente de fora da fase final distrital, restando-nos agora o Inter-Associações.

Que objectivos tem traçados para a restante época?
Colectivamente, fazer uma boa campanha no Inter-Associações e, se possível, ganhar a competição. Já as minhas ambições individuais passam por voltar a ser chamado à Selecção Nacional e, pelo menos, ir às observações da Selecção Distrital de Aveiro.

Presumo, então, que ambiciona integrar a selecção da ABA nas Festas do Basquetebol Juvenil…
Como qualquer outro jogador, quero estar presente nos pontos altos da época e, por isso, o Inter-Selecções é um objectivo que pretendo atingir. Acho que tenho legítimas pretensões para alcançar esse objectivo, apesar de não ter sido chamado para as primeiras observações. Confesso que achei estranho não ter sido convocado, sobretudo depois de ter ido à Selecção Nacional. Mas não vou estar aqui a comentar as decisões dos seleccionadores, pois são eles que sabem quem são os melhores jogadores de Aveiro.

Como é que se define como jogador?
Sou um jogador polivalente e, devido à minha altura, posso fazer qualquer posição em campo, apesar de estar mais identificado com a de base e a de extremo. Sou um bom ressaltador, “atirador” e tenho evoluído o meu drible e penetração. Apesar de tudo, e como qualquer outro jogador, tenho muito que evoluir em alguns aspectos, como, por exemplo, ter ainda mais agressividade na hora de penetrar para o cesto.

Que importância atribui aos treinos?
Para mim, o treino é importante, pois qualquer equipa ou jogador joga como treina. Por isso, o treino tem sempre de ser levado a sério, senão não se atingem os objectivos propostos e, sobretudo, não se evolui.

É filho de Mário Leite, treinador principal da equipa sénior da Ovarense. No que toca ao basquetebol, recebe muitos conselhos do seu pai?
Costumo receber alguns e penso serem importantes para mim, pois ele diz-me o que tenho de trabalhar e melhorar para ser cada vez melhor. É sempre uma ajuda importante quando treino individualmente.

Recentemente, estreou-se com a camisola da Selecção Nacional. Qual foi a sensação e que balanço faz dessa participação?
Foi uma sensação fantástica, um sonho transformado em realidade. Vestir a camisola de Portugal é sempre uma responsabilidade, mas também um grande prazer. Acho que a minha participação foi positiva, porque dei sempre o meu melhor em todos os jogos e isso tornou as coisas mais fáceis.

Consegue conciliar todos estes treinos e jogos com o ensino escolar e ter ainda tempo para outras actividades?

Sim, sempre consegui conciliar tudo, pois organizo-me em função dos treinos e dos jogos. Também consigo conciliar o basquetebol com outras actividades e hobbies, como o Carnaval e o cantar dos Reis, por exemplo.

INICIADOS VENCEM NA POVOA 50-43 E ASSUMEM LIDERANÇA ISOLADA DO SEU GRUPO NO NACIONAL


A equipa dos Iniciados A da Ovarense assumiu a liderança do seu Grupo no Torneio Nacional ao vencer este domingo na Povoa do Varzim a equipa local por 50-43 num jogo vibrante e bem disputado do primeiro ao último segundo.

Entramos na partida com alguns problemas na condução do jogo, perdendo muitas bolas nas transições fundamentalmente devido à precipitação e a excessiva ansiedade que os nossos atletas mostravam em campo. Na defesa éramos muito permissivos sem grande agressividade ao tentar cortar as linhas de passe ao adversário permitindo que os homens mais altos entrassem frequentemente nas nossas costas. Depois de um desconto de tempo a equipa recuperou a calma fazendo circular melhor a bola e abrindo espaços para finalizações em penetrações nem sempre concretizadas mas que foram suficientes para chegar a vitória no parcial por 14-11.

No segundo quarto entramos mais agressivos na defesa conseguindo limitar as movimentações do CD Povoa e ganhamos com claridade nas tabelas (14-6 em ressaltos) mas continuamos a fazer muitos “turnovers” (10) umas vezes por precipitação nas saídas para o ataque outras por falta de movimentação no meio campo ofensivo. Isto levou-nos a não tirar grande proveito da nossa superioridade em campo obtendo uma vitória que pecou por escassa: 14-10.

Ao regresso dos balneários a equipa inexplicavelmente caiu muito de rendimento exibindo a sua pior cara no jogo. Defensivamente fomos pouco agressivos nos ressaltos (6-11), mostrando-nos apáticos na redução dos espaços ao adversário permitindo sucessivas penetrações e ofensivamente fomos pouco decididos no 1x1 e no ataque ao cesto trocando o nosso jogo interior e o ataque na zona da pintura pelo lançamento exterior com parcos resultados em termos de eficácia (abaixo dos 20% em lançamento de campo). Aunado a isto mantivemos um elevado número de perdas de bola o que nos levou a derrota no parcial: 5-14.

No último quarto a equipa reagiu bem e soube dar a volta ao jogo recuperando os níveis que já tem exibido durante toda a época. Pressionou em defesa, equilibrou a luta nas tabelas, assumiu o 1x1 no ataque ao cesto e subiu ostensivelmente os seus níveis de concretização (41%) acabando com a resistência do adversário, partindo para um resultado de 17-8 no período que nos permitiu alcançar a segunda vitória nesta fase e desde já assumir a liderança isolada do nosso grupo.


Em conclusão uma vitória importante numa partida que valeu pela entrega e o “garra” mostrada em campo pelos atletas perante um adversário combativo e que nunca baixou os braços mas que nos deve levar a reflectir sobre alguns aspectos menos conseguidos que devem ser trabalhados com redobrada concentração durante os treinos se não queremos ser surpreendidos por equipas com um maior gabarito.

Por último uma palavra de apreço para o Sebastião que se estreou em competições oficiais este fim de semana com a nossa equipa e o desejo de toda a equipa dos Iniciados pela pronta recuperação dos nossos colegas: Rodrigo e João Matos a quem a equipa dedica esta difícil vitória. A equipa dos Iniciados agradece também o incansável apoio de todos os pais e amigos que nos acompanham permanentemente.


Parciais: 1º) 14-11 2º) 14-10 3º) 05-14 4º) 17-08


Marcha: 1º) 14-11 2º) 28-21 3º) 33-35 4º) 50-43

Jogaram: Ricardo Martins (18 Pts, 6 Ress e 7 BR), Gabriel Diaz ( 6 Pts, 19 Ress e 4 BR), Nuno Sampaio (2 Pts e 7 BR), Rafael Marques (4 Pts e 2 Ress), Iuri Martins (8 Pts, 4 BR, 2 DL), Diogo Duarte (0 Pts e 1 BR), João Martins ( 0 Pts e 2 Ress), André Vaz ( 6 Pts e 3 Ass), Pedro Almeida (0), Sebastião Casaca (0) e Dinis Amaral (6 Pts)

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Ovarense Solidária



Na partida da Ovarense Dolce Vita estiveram assistir na bancada o Núcleo da Cruz Vermelha de Ovar, convidado pela Ovarense.

O Núcleo da Cruz Vermelha de Ovar foi a Instituição escolhida para ser entregue todos os Bens que foram sendo entregues por anónimos, com a finalidade de ajudar quem mais precisa.

Algumas crianças que são auxiliadas pela instituição estiveram a assistir ao vivo à partida entre a Ovarense Dolce Vita e o Illiabum, sendo chamadas ao centro do campo durante o intervalo para uma pequena celebração da contribuição que a Ovarense enquanto clube deu à Instituição.

A Ovarense agradece a todos a contribuição!

Iniciados Femininos A - Classificação


CADETES "A" Masc. : NOVA DERROTA EM CASA POR 49-60 COM O VALE DE CAMBRA

Este passado Domingo a nossa equipa recebeu na Arena a equipa do Vale de Cambra e perdeu por 49-60. Mais uma fraca exibição, equipa sem motivação, lenta e pouco organizada, reflectindo a posição que ocupa na classificação, em 12 jogos, esta foi a décima derrota, mesmo muito pouco para uma equipa que ambicionava lugares cimeiros na tabela no início da época.

Depois de termos vencido os dois primeiros períodos por (14-10) e (15-8) respectivamente e ter conseguido uma vantagem de 11pts, no 3º e 4º períodos não soubemos manter essa vantagem, destaque para o último período onde apenas marcamos 6 pts... muito pouco de facto. É necessário perceber quando temos que ser lentos ou rápidos, saber aproveitar os momentos certos e acima de tudo ocupar a posições certas em campo, pouco há mais a dizer sobre este jogo. A equipa adversária foi inteligente e soube aproveitar e bem para ganhar vantagem e soube depois manter essa mesma. Parabéns ao adversário.

Resultado parciais: (14-10)(15-8)(14-21)(6-21)
Resultado final: 49-60

Jogaram e marcaram: Rodrigo Lopes;Bruno Silva;Fábio Ferreira(17);Filipe Pinto(7);Nuno Leite(7);Pedro Santos(3);Nuno Monteiro;Rui Oliveira;Gil Seabra(2)João Ferreira;Gonçalo Stringfello(13)Sérgio Silva.

Iniciados Masculinos B perdem contra Aroso

Aroso A 66 Ovarense B 47

Parciais: 22-5, 15-16, 7-14 e 22-12.

A equipa de iniciados masculinos B sofreu uma derrota a contra para o inter-associações no jogo fora de casa perante o Aroso.
A equipa do Aroso entrou muito forte no jogo e valendo-se da sua maior experiência superiorizou-se largo durante os primeiros dez minutos, limitando a Ovarense a somente 5pts, o que marcou todo o restante jogo em termos de resultado.
No 2º e 3º período os jovens de Ovar conseguiram mostrar o seu valor e superiorizaram-se ao seu adversário, especialmente no 3ºperíodo em que dobrou a pontuação adversária, 7-14.
Contudo, a margem no marcador a favor da equipa da casa continuava a ser confortável e com um parcial de 10-0 no inicio do último período a partida ficou sentenciada para os lados da equipa do Aroso.
A Ovarense não deixou de realizar uma boa partida, mas a mais-valia do Aroso foi a nota dominante e que conclui com uma justa vitória.

Resultados do Fim-de-semana


sexta-feira, janeiro 15, 2010

Fase Final Sub16 Femininos no Diário de Aveiro

Ovarense Solidária


A Ovarense vai proceder a uma entrega de Bens ao Núcleo da Cruz Vermelha de Ovar, durante o intervalo do jogo contra o Illiabum a contar para a 10ªJornada do Campeonato da LPB.


Esta iniciativa partiu de um grupo de atletas da formação da Ovarense, que iniciaram em Dezembro a sua recolha de Bens, principalmente roupas e brinquedos para crianças, para puderem posteriormente ajudar quem mais necessita.

A iniciativa que tinha como finalidade ajudar, mas também sensibilizar e educar os jovens da formação da Ovarense, culmina agora com a entrega ao Núcleo da Cruz Vermelha de Ovar de todos os Bens que foram sendo, graciosamente, entregues por anónimos com o único intuito de ajudar.

Todos os jovens da Formação e a Ovarense no seu global agradece a todos a sua colaboração e roga a sua presença na Arena Dolce Vita, Sábado pelas 17h, para presenciar a alegria dos beneficiados da iniciativa.

Hoje na Arena Dolce Vita


Jogos do Fim-de-semana na Arena Dolce Vita




Jogo do Fim-de-semana no Pav. Raimundo Rodrigues