A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

domingo, fevereiro 28, 2010

Sub-14 Femininas: Resultados e Classificação

Iniciados “A” perdem o invicto em Ílhavo com exibição cinzenta

A nossa equipa de Iniciados viajou ate Ílhavo este domingo para jogar perante a equipa local caindo derrotada por 54-56. Foi a nossa primeira derrota nesta Fase Nacional numa partida muito emocionante mas em que estivemos muitos furos abaixo do nosso real potencial. Numa tarde cinzenta e com muita chuva a exibição da equipa pareceu ficar contagiada com dito ambiente não conseguindo aplicar em campo todas as nossas capacidades de forma a levar de vencida um adversário voluntarioso e aguerrido mas perfeitamente ao nosso alcance e a quem já tínhamos vencido na actual época em três oportunidades.

O jogo não começou bem para a nossa equipa que entrou pouco concentrada. Embora a manter uma boa intensidade esta não era bem calibrada o que nos levava a acelerar o jogo em demasia e a cometer muitos erros. Nas tarefas defensivas éramos muito apáticos, com pouca agressividade no corte das linhas de passe, permitindo segundos e terceiros lançamentos e muita mobilidade aos nossos adversários. A nível ofensivo fizemos talvez o pior período da época em termos de eficácia (19% em lançamento de campo (3/19) e 17% em lances livres (1/6)) e não conseguimos concretizar nenhum contra ataque em seis tentativas. Com estas percentagens era difícil obter um bom resultado e efectivamente terminamos o período a perder por 8-14.

No segundo quarto conseguimos elevar os nossos índices ofensivos e tiramos mais proveito dos duelos 1x1. A nível defensivo fizemos uns bons cinco minutos com muita agressividade sobre o portador da bola, com boa dinâmica nas ajudas e dominando com mais claridade nos ressaltos. Lamentavelmente na segunda metade do período não mantivemos o mesmo ritmo e perdemos algumas bolas nas transições que levaram o Illiabum a salvar a face no período com um empate a 16.

Após o intervalo reentramos para a partida com uma melhor disposição em termos de atitude e concentração. Fomos mais agressivos na defesa conseguindo dificultar ao máximo a estratégia montada pelos nossos adversários mas continuamos a falhar muito nas transições querendo jogar sempre com velocidade a mais o que nos levou a fazer muitos “turn overs”. Também não tiramos muito proveito da maior posse da bola já que atiramos muito pouco ao cesto ao não conseguir criar soluções para o lançamento, caindo num jogo pouco fluido e algo “pastoso”. Conseguimos vencer o período por 11-8 mas ficou a ideia que o resultado pecou por escasso.

No último período (19-18) entramos muito bem conseguindo nos primeiros seis minutos mostrar um valor mais próximo das nossas reais capacidades. Fomos muito agressivos, dominamos totalmente nas tabelas e obrigamos o adversário a falhar muitos passes e a forçar muitos lançamentos. Isto levou a nossa equipa a passar para a frente no marcador e a 4,08 minutos para o fim do jogo ter uma vantagem de 8 pontos. Inexplicavelmente, a equipa perdeu o norte fazendo três “turn overs” no espaço de minuto e meio que foram bem aproveitados pelo Illiabum para reentrar na luta pelo jogo. Os últimos dois minutos foram emocionantes com o Illiabum a conseguir ser mais feliz nos lances livres (5 dos últimos 7 pontos feitos na partida) e a aproveitar com muito mérito a nossa incapacidade de resolver durante os quarenta minutos.

Em conclusão, uma derrota difícil de digerir porque saímos de Ilhavo com a clara sensação de que ficamos a dever-nos a nos próprios o não ter feito uma melhor exibição. Temos de ser humildes e entender que devemos continuar a trabalhar seriamente durante os treinos semanais e que todas as partidas tem de ser encaradas com o meu grau de seriedade, concentração e atitude e que estas só se ganham depois de jogadas. Temos de rever a nossa baixíssima eficácia nos contra-ataques, a falta de solidariedade no trabalho defensivo (muitas falhas durante o jogo nas ajudas) e o excesso de velocidade com que muitas vezes jogamos o que nos leva a fazer muitos “turn overs” nas transições defesa ataque.

Por ultimo a equipa agradece a todos os pais e amigos que acompanharam a equipa em Ílhavo.

Marcador: (08-14) (16-16) (11-08) (19-18)
Marcha: (08-14) (24-30) (35-38) (54-56)


Jogaram: Ricardo Martins (11 Pts, 12 Ress e 5 BR), Gabriel Diaz (8 Pts, 6 Ress, 4 BR e 3 Ass), Nuno Sampaio (3 Pts e 3 BR), Rafael Marques (4 Pts e 1 Ass), Iuri Martins (8Pts e 3 Ass), Diogo Duarte (0 Pts e 1 BR), Joao Martins (2 Pts), Andre Vaz (7 Pts, 10 Ress e 2 DL), Rodrigo Soeiro (6 Pts, 3 Ress e 2 DL), Pedro Oliveira (2 Pts e 1 Ress), Joao Matos (0 Pts e 4 Ress) e Dinis Amaral (3 Pts e 1 Ass).

Resultados Incompletos


sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Sub-14 "A" Masculinos: Resultados e Classificação


Acção de Formação para Treinadores


Realiza-se amanhã em Ovar, no Pavilhão Raimundo Rodrigues, uma acção complementar de formação para treinadores, sob a organização de Carlos Bio da ABA e em colaboração do grupo de estagiários da Ovarense.


PROGRAMA DA ACÇÃO


- 09,30 Horas
- Prelector: - Prof. Orlando Simões
- Tema:"Os princípios básicos do basquetebol e a sua importância na prendizagem futura dos aspectos técnicos e tácticos do jogo"


- 11,00 Horas
- Prelector: Dr. João Madail (Fisioterapeuta)
- Tema: " O Treino da flexibilidade nos escalões de formação de Basquetebol" - "Análise do movimento e implicações no Basquetebol"

Jogos na Arena Dolce Vita


Jogo Ovarense Dolce Vita

Jogos no Pav. Raimundo Rodrigues


Juniores Masculinos B - Classificação


quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Juniores Femininos

No passado domingo a nossa equipa fez a sua estreia no Campeonato Nacional, jogando em casa frente á equipa do Desp. da Póvoa, e venceu 63-46.
Com uma boa entrada em jogo, realizando muitos contra-ataques, fruto de uma defesa forte, permitiu á nossa equipa terminar o 1ºp com uma vantagem de 10 pts.
No 2ºp, a nossa equipa continuou com uma atitude bastante positiva, que permitiu ir para intervalo, a vencer 35-23.
No reatar do jogo, o Desp. da Póvoa, encetou uma recuperação que chegou aos 3 pts (37-34). Mas, após desconto de tempo, rectificámos algumas questões defensivas e rapidamente, abrimos uma margem confortável no marcador, que permitiu controlar o jogo até ao seu final.

Parciais:
1ºp 24-14
2ºp 11-9
3ºp 15-11
4ºp 13-12

No próximo sábado, ás 16h45 jogamos em Ermesinde, frente ao Cpn.

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Cadetes Femininos - Classificação


Séniores Femininos perdem em Santarém

A nossa equipa sénior não foi feliz na deslocação a Santarém e perdeu 71-54.
As locais com uma entrada muito agressiva, aliada a uma apatia generalizada das nossas atletas, conseguiram uma vantagem favorável no marcador, e nem com as duas paragens de jogo quase consecutivas, não conseguimos mudar o rumo dos acontecimentos. No final do 1ºp perdíamos 24-12.
Com a equipa do Santarém muito certeira na hora de lançar ao cesto, e com a nova atleta estrangeira em destaque, foi muito complicada a tarefa das nossas jovens jogadoras.
A perder por 41-31 ao intervalo, tentámos encetar a recuperação e chegámos mesmo a reduzir para quatro pontos, mas não foi o suficiente, pois o Santarém com uma elevada eficácia ofensiva manteve a diferença no marcador.
No 4ºp, continuámos a deparar-nos com dificuldades e o Santarém acabou por ganhar o jogo naturalmente.

1ºp 24-12
2ºp 17-19
3ºp 13-12
4ºp 17-11

No próximo domingo, deslocamo-nos a Sintra, para jogar frente a um dos líderes do campeonato, e que curiosamente a única derrota que tem, foi com a nossa equipa.

ADE Sintra vs Ovarense – 17h00.

Iniciados C/D com sortes diferentes no ultimo fim de semana

Este fim de semana as nossas equipas de iniciados C e D tiveram sortes diferentes nos seus jogos correspondentes a sétima jornada do Campeonato Distrital. No sábado os Iniciados D deslocaram-se até Paços de Brandão para defrontar a equipa do GRIB B. Perante uma equipa mais experiente e mais forte fisicamente a nossa equipa bateu-se bem mas não conseguiu levar a melhor perdendo naturalmente por 55-39. No domingo foi a vez dos Iniciados C entrarem em campo no "mítico" Raimundo Rodrigues. Depois de nos ultimos jogos ter estado perto de chegar a vitoria a nossa equipa não fez por menos e bateu convincentemente o Illiabum B (lider da classificação)
por 49-37 conseguindo assim a sua primeira vitoria nesta fase.
Em ambas as partidas os nossos atletas mostraram sinais muito positivos de evolução o que confirma que o trabalho desenvolvido durante os treinos semanais tem vindo a dar bons resultados.
Por último as equipas agradecem o apoio incondicional de todos os pais e amigos que acompanham estas duas jovens equipas.

Iniciados Masculinos B perdem jogo no 1ºperíodo

Ovarense 63 Aroso A 69

Parciais: 10-21; 20-21; 13-10 e 20-17.

Os iniciados masculinos B perderam em casa o jogo contra a equipa A do Aroso, mas muito por culpa de um péssimo inicio de encontro, em que os jogadores de Ovar demorar muito a concentrarem-se para o jogo.

O primeiro período a equipa da Ovarense este muito abaixo das suas capacidades, falhando cestos fáceis, cometendo várias perdas de bolas e não aplicando a normal intensidade defensiva. Isto permitiu à equipa do Aroso quase 15m de avanço no encontro, sendo nesta altura a vantagem de 12-31.

Mas a partir do meio do 2ºperiodo os jogadores da Ovarense começaram aplicarem o que sabem e com os níveis de concentração mais elevados foram recuperando a desvantagem, minimizando as perdas neste período, que registou um parcial final de 20-21.

Na 2ªparte a equipa da Ovarense já controlou melhor os acontecimentos, tendo mesmo vencido os dois parciais por 3pts cada, num entanto a vantagem inicial que foi dado ao adversário foi grande demais para permitir a vitória.

A Ovarense perde este jogo mas porque jogou menos 10m, por na restante partida demonstrou toda a qualidade.

Próximo jogo é contra o Cantanhede, no sábado pelas 19h na Arena Dolce Vita.

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

INICIADOS “A” VENCEM O CD POVOA POR 71-60 E FICAM CADA VEZ MAIS PERTO DA SEGUNDA FASE DO NACIONAL

Este domingo a nossa equipa recebeu e venceu por 71-60 na Arena João Gonçalves a equipa da CD Povoa em jogo a contar para a sexta jornada do Torneio Nacional. Com este resultado a nossa equipa consolidou a liderança do Grupo Norte B contando por vitórias todos os jogos ate agora disputados na Poule e ficou a um passo do apuramento para a próxima fase.

Previa-se um jogo complicado perante uma equipa agressiva e rápida e que dispõe de alguns jogadores fortes fisicamente mas a nossa equipa entrou com grande atitude em campo mostrando muita agressividade na defesa (9 bolas recuperadas), cortando bem as linhas de passe ao adversário e conseguindo através de transições muito rápidas partir para o ataque onde mantivemos uma eficácia assinalável (50% em lançamentos de campo e 83% em contra ataques). Fruto desta excelente prestação a equipa arrancou uma vitória categórica neste primeiro quarto por 27-10.


No segundo período a equipa continuou a manter a boa toada defensiva mas mostrou-se muito perdulária no ataque (20% em lançamento de campo) seleccionando mal os lançamentos e com baixo aproveitamento das inúmeras oportunidades criadas no jogo interior. O contra ataque também não saiu (1/4) o que permitiu ao Povoa vencer o parcial por 10-13 mais por demérito da nossa parte que pelos argumentos que apresentou em campo.

Após o intervalo, recuperamos a nossa intensidade ofensiva, embora a jogar com alguma precipitação o que nos levou a perder muitas bolas e contrariamente ao que tem sido a nossa característica durante a actual época, mostrando-nos mais eficazes na meia distancia (60%) que no jogo interior (23%) onde estivemos a falhar sistematicamente. A nível defensivo não conseguimos manter os níveis de intensidade da primeira parte permitindo muitos cestos na zona da pintura e não conseguindo fazer funcionar as ajudas. Neste período obtivemos nova vitoria por 18-16.

Nos últimos dez minutos a equipa voltou a ser menos eficaz ofensivamente. Embora conseguíssemos ganhar com frequência os duelos 1x1 o nosso pouco acerto na hora de meter a bola e a baixíssima eficácia nos lances livres (4/12) aunados a uma perda de agressividade nas tarefas defensivas e a constante rotação de jogadores levou-nos a perder o quarto por 16-21.

Em conclusão uma partida onde não conseguimos mostrar-nos consistentes e onde estivemos alguns furos abaixo do que somos capazes e do que já fizemos em alguns jogos esta época. A nível ofensivo estivemos muito abaixo dos nossos níveis ao apresentar apenas 36% de aproveitamento ofensivo, falhando muito nos contra ataques e com baixa eficácia no jogo interior. A nível defensivo tivemos uma segunda parte fraca (37 pontos permitidos), mostrando-nos pouco solidários nas tarefas defensivas e algo permissivos nos ressaltos. Temos de continuar a trabalhar durante os treinos de forma a melhorar-mos e estarmos preparados para os próximos desafios.

Por último a equipa agradece a todos os pais e amigos que nos acompanharam neste jogo pelo seu apoio constante.


Marcador: 1º) 27-10 2º) 10-13 3º) 18-16 4º) 16-21
Parciais: 1º) 27-10 2º) 37-23 3º) 55-39 4º) 71-60


Jogaram: Ricardo Martins (17 Pts, 4 Ress e 3 DL), Gabriel Diaz (4 Pts, 5 Ress e 4 BR), Nuno Sampaio (16 Pts, 6 BR e 3 Ass), Rafael Marques ( 1 Pt e 1 Ress), Iuri Martins ( 4 Pts, 9 Ress e 7 BR), Diogo Duarte ( 0 Pts e 2 Ass), João Martins ( 1 Pt e 1 Ress), André Vaz (4 Pts, 5 Ress e 2 DL), Rodrigo Soeiro (12 Pts e 5 Ress), Pedro Oliveira (4 Pts e 2 Ass), João Matos (2 Pts e 4 BR) e Dinis Amaral ( 6 Pts).

Iniciadas Femininas "B" : Vitoria clara sobre a Gafanha B por 83-34

As nossas Iniciadas B receberam e venceram este sábado a equipa da Gafanha B por 83-34 em jogo a contar para a sétima jornada do Campeonato Distrital. Foi a segunda vitoria consecutiva da nossa equipa que entrou muitíssimo bem na partida conseguindo através de uma excelente pressão defensiva e de rápidas transições para o ataque controlar totalmente o jogo obtendo uma vitoria no primeiro período por 33-02.

No segundo período a equipa entrou menos bem no jogo mostrando alguma apatia nos ressaltos permitindo segundos e terceiros lançamentos ao adversário e não conseguimos manter os níveis de agressividade na defesa. No ataque não soubemos fazer as melhores selecções de lançamento com índices baixos de eficácia falhando muitos contra ataques o que nos levou a perder o quarto por 10-15.

Após o intervalo conseguimos ser mais consistentes em todas as facetas do jogo o que nos levou a ganhar novamente esta segunda parte por 40-17.

Em conclusão uma boa partida onde as nossas atletas mostraram boa dinâmica e confirmaram a sua evolução constante fruto do bom trabalho durante os treinos semanais.

Na próxima jornada a nossa equipa recebe o Colégio Calvão B no dia 28.

Resultados do Fim-de-semana


Cadetes Femininos vencem em mais uma longa viagem

Barcelos 59 Ovarense 74

Parciais: 17-18; 16-21; 22-12 e 19-8.

As cadetes femininos da Ovarense reiniciaram o seu campeonato com mais uma longa deslocação, depois de ter vencido em Vila Pouca de Aguiar, desta vez foi jogar a Barcelos.

O jogo não começou bem, visto que devido a atraso da equipa de arbitragem, o jogo começou com …45m de atraso! Com alguma saturação da espera e com uma intensidade muito elevada da equipa adversária, a nossa equipa teve uma má entrada em jogo. A equipa do Barcelos defendia duro e tinha rápidas saídas em contra ataque, o que desorientou em muito as jogadoras de Ovar, que durante toda a 1ªparte não se conseguiram encontrar e praticar o basquetebol que sabem.

Ao intervalo o marcador registava 39-33 a favor do Barcelos.

Durante o intervalo foi analisado os erros cometidos e definida a estratégia para a 2ªparte, o que resultou em pleno. Ao controlar melhor o jogo, a equipa da Ovarense tomou conta dos acontecimentos e realizou 20m de muita qualidade, só permitindo 20pts à equipa da casa e facturando 41pts!

Com uma 1ªparte muito fraca mas com uma segunda metade muito positiva a Ovarense alcançou assim a segunda vitória fora de casa. No próximo fim-de-semana a nossa equipa realiza uma dupla jornada na Arena Dolce Vita, sendo os jogos os seguintes:

Sábado – Ovarense vs Académica às 21h

Domingo – Ovarense vs Gafanha às 17h

Sub-20 Masculinos no Nacional: Resultados e Classificação


Sub-14 Femininas no Nacional: Resultados e classificação


sábado, fevereiro 20, 2010

Cadetes B e C conhecem adversários na próxima fase


A quarta fase distrital será disputada entre estes oito clubes a uma só volta. A primeira jornada, ainda sem datas e locais confirmados estará constituida pelos seguintes jogos:
Illiabum B - Sangalhos B
Ovarense B - Ovarense C
Sanjoanense B - Galitos B
Gafanha B - Gica

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Juniores Masculinos A regressam às vitórias

Ovarense 56 GRIB 53

Parciais: 15-12; 15-13; 13-12 e 13-16.

Realizou-se ontem à noite a 3ª Jornada da II Fase do Campeonato Nacional de Sub20, com a equipa da Ovarense a receber e vencer os recém coroados campeões distritais, GRIB.

Num jogo em que a nota dominante foi o equilíbrio, prova do bom conhecimento existente entre estas duas equipas, que já varias vezes se defrontaram esta época. A Ovarense foi conseguindo estar sempre na frente do marcador, com a equipa do GRIB sempre por perto e a pressionar a liderança dos da casa.

Apesar de as vantagens serem curtas, a Ovarense venceu os três primeiros períodos, atingindo mesmo o intervalo a vencer por 5pts de diferença, 30-25. O jogo ficou marcado pela baixa pontuação de ambos os lados, devido a superioridade das defesas pelo conhecimento já referido, mas também devido a alguma falta de inspiração ofensiva.

Apesar de no último período o GRIB ter levado a melhor sobre a Ovarense, os jogadores da casa conseguiram assegurar a vitória na partida, com destaque para o acerto final da linha de lance livre que possibilitou que a vitória ficasse com os da casa.

A próxima jornada deste campeonato é dia 24 com Ovarense a deslocar-se a Coimbra para defrontar o Olivais.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Jogadores da Ovarense nas Selecções Distritais

Para os habituais trabalhos das selecções distritais no período de carnaval, foram convocados os seguintes jogadores que actuam na Ovarense:

Sub14 Femininos – Ana Pinho, Daniela Pereira, Maria Ventura e Helena Santos;

Sub14 Masculinos – Ricardo Martins, Rodrigo Soeiro, Gabriel Diaz, André Vaz, Nuno Sampaio, Luís Vicente e Bernardo Quelhas;

Sub16 Femininos – Carolina Semedo e Maria Dumbrava

Sub16 Masculinos – Gonçalo Stringfellow

Os desejos de bons treinos a todos!

Seniores Femininos - 1/8 Final da Taça de Portugal


quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Próximos Jogos


Juniores Masculinos A - Classificações


Iniciadas "B" vencem fora de casa

Gica B: 41 - OVARENSE B: 43



No último fim de semana, as nossas iniciadas "B" deslocaram-se até Agueda para defrontar o Gica B numa partida correspondente à quinta jornada do Campeonato Distrital. Apesar do desgaste motivado pela longa deslocação, a nossa equipa bateu-se muito bem e obteve uma emocionante vitória por 41-43 concluindo assim da melhor maneira a primeira volta da actual fase competitiva.



A partida ficou caracterizada pelo equilibrio constante no marcador com ambas as equipas a entregar-se por completo ao jogo. Valeu o espírito agressivo das nossas jogadoras, a nossa maior capacidade de concretização nos últimos minutos do jogo e a aplicação dos conceitos trabalhados durante os treinos semanais.



Estão de parabéns as atletas pela obtenção desta vitória mas devemos continuar a trabalhar seriamente de forma a conseguir-mos evoluir de forma mais sustentada. Por último, a equipa agradece o apoio de todos os pais e amigos.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Seniores Femininos

No passado sábado a equipa sénior da Ovarense, recebeu o Calvão e saiu derrotada por 53-57.
Como o resultado final indica, foi um jogo, muito competitivo e com muita emoção á mistura.
Na 1ª parte, o adversário foi claramente mais forte e superiorizou-se, saindo para o intervalo a vencer por 18-27.


No reatar do jogo, e com uma atitude muito positiva, a nossa equipa entrou determinada em virar o jogo a seu favor, e através duma defesa mais coesa e agressiva, aliada a uma melhor percentagem de lançamento, que durante a 1ª parte não esteve presente, equilibrámos o jogo, e vencemos o 3ºperíodo 18-9, anulando assim a vantagem que o adversário trazia da 1ª parte.


No inicio do último quarto, e com o resultado empatado a 36-36, o jogo continuou equilibrado, e ponto cá e ponto lá, o jogo seguia para o seu final. Nos últimos segundos, o Calvão através dum triplo, garantiu a vitória num encontro muito disputado e equilibrado.

Parciais: 11-13; 7-14; 18-9 e 17-21.

No próximo sábado, a nossa equipa joga os oitavos de final da Taça de Portugal, recebendo a forte equipa do Algés, que milita na liga feminina. Não percam a oportunidade para verem uma das melhores equipas nacionais em acção, no pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues pelas 14h30.

Iniciados Masculinos B perdem na visita ao Bolacesto

Ovarense 49 Bolacesto 65

Parciais: 18-12; 14-15; 15-8 e 18-14

Os Iniciados Masculinos B tiveram pela frente este fim-de-semana o 1ºclassificado do seu grupo do inter-associações. O Bolacesto é das equipas mais fortes do grupo e ia dificultar em muito a tarefa na Ovarense na busca da sua primeira vitória nesta fase do inter-associações.

A Ovarense não entrou muito bem no jogo, sofrendo de inicio um parcial de 12-4 que condicionou logo o jogo. Apesar de até ao fim do período ter recuperado alguma da desvantagem, no reatamento da partida no 2ºperiodo, novo parcial do Bolacesto, desta vez de 9-0, fez com que o adversário voltasse a fugir no marcador. Mas esta jovem equipa da Ovarense já demonstrou variadas vezes a sua personalidade e mais uma vez não se deixou ir abaixo e reagiu, acabando mesmo por vencer o período por 1pt.

Na 2ªparte a equipa do Bolacesto criou muitos problemas defensivos à Ovarense, tendo os nossos jogadores dificuldade em atacar o cesto, ficando mesmo reduzidos a somente 8pts no 3ºperiodo. Esta baixa pontuação comprometeu a disputa pela vitória, sagrando-se assim a equipa da casa como vencedora da partida.

Minis 12: Vitória Emocionante

Sanjoanense: 44 - Ovarense: 47

Este domingo a equipa de minis-12 deslocou-se até São João da Madeira para defrontar a equipa local numa partida do Campeonato Distrital. Num jogo muito disputado e com grande equilibrio de principio a fim, a Ovarense conseguiu uma emocionante vitória ao marcar o cesto que determinou o vencedor da partida no ultimo instante.

A destacar a continua evolução dos atletas e a sua entrega total ao jogo.

Na próxima jornada a nossa equipa recebe na Arena a equipa do Gafanha.

Iniciados Masculinos C & D

Os nossos iniciados mais novos tiveram um fim-de-semana em que averbaram duas derrotas.

Os “C” receberam na Arena João Gonçalves o Brandoense B numa partida onde o equilíbrio e a incerteza no marcador foram uma constante durante os quarenta minutos. A sorte premiou os visitantes, mais eficazes na concretização, que saíram de Ovar com uma vitória de 51-48.

Em Esgueira, os “D” quebraram perante uma equipa formada por jogadores mais velhos e que aproveitaram a sua vantagem física para nos bater por 60-24 numa partida onde é importante ressaltar a entrega e o espírito combativo dos nossos atletas ao longo de todo o jogo.

Iniciados Masculinos A - Classificação


Cadetes Masculinos A - Adversários


Resultados do Fim-de-semana


segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Iniciados A em acção contra o Diogo Cão

Cadetes Femininos iniciam defesa do título com vitória expressiva

Vila Pouca de Aguiar 44 Ovarense 79

Parciais: 9-27; 9-15; 12-12 e 14 - 25.

No segundo jogo da tarde entre as equipas femininas do Vila Pouca de Aguiar e da Ovarense, as Cadetes Femininos imitaram as Iniciadas e também venceram claramente na deslocação a Vila Pouca de Aguiar.

A equipa da Ovarense, devido à sua experiencia já sabia que nestes jogos é necessário entrar muito concentrado em jogo para estar preparada para todo o tipo de contrariedades.

E foi o que realmente as jogadoras vareiras fizeram, ao entraram muito fortes em jogo para ganhar logo vantagem, realizaram um primeiro período muito forte que culminou numa vantagem de 18pts. Com a vantagem criada no marcador, a equipa da Ovarense manteve o seu ritmo e foi alargando sempre o marcador, atingindo o intervalo a vencer facilmente.

No 3ºperiodo um certo relaxamento contagiou a equipa da Ovarense, algo que não pode acontecer, realizando o pior período ao empatar a 12pts. No último período a concentração voltou e a boa exibição também, vencendo outra vez um parcial claramente com 14-25, sentenciando assim uma importante vitória.

As cadetes femininos da Ovarense entraram assim da melhor forma na defesa do título conquistado na época passada.

Iniciados Femininos A - Classificação


INICIADOS “A” REFORÇAM A LIDERANÇA NO TORNEIO NACIONAL COM VITÓRIA FRENTE AO DIOGO CÃO

Este domingo a nossa equipa recebeu e venceu o Diogo Cão por 91-45 num jogo correspondente a quinta jornada do Torneio Nacional, Grupo Norte B. Com esta vitória a nossa equipa manteve-se invicta e consolidou a liderança da chave depois de concluída a primeira volta.



Foi uma partida com duas partes totalmente diferentes. Perante a equipa mais fraca do grupo, a nossa equipa entrou muito determinada em campo, com excelente atitude defensiva e com muita agressividade em ataque apresentando um fio de jogo muito fluido e com excelentes performances a nível de eficácia (57% em lançamento de campo e 75% em contra ataques). Fruto dessa boa entrada a equipa vareira arrecadou uma vitória no parcial por 34-05.

No segundo período, embora com uma menor circulação da bola, mantivemos uma alta eficácia em ataque tirando partido do nosso jogo interior e dos duelos 1x1 mas fomos mais permissivos em defesa. Mesmo assim chegamos ao final do período com uma nova vitória por 22-11 resultado que praticamente dissipava as duvidas quanto ao vencedor da partida.

Após o intervalo e em consequência da grande vantagem acumulada, houve uma grande rotação de jogadores com maior participação em campo dos menos experientes. A equipa perdeu algum discernimento no seu jogo ofensivo produto de uma menor concentração em campo e de más selecções de lançamento e da perda de eficácia na concretização (38% em contra ataques e 39% em lanç/campo). Mesmo assim conseguiu controlar a partida através de uma boa pressão defensiva limitando o adversário a 10 pontos e conseguindo nova vitória parcial por 17-10.

No último quarto e com o jogo já decidido a equipa perdeu a sua concentração em defesa (18 Ressaltos Perdidos e nula agressividade no corte das linhas de passe ao adversário e nas ajudas defensivas) e optou erradamente por privilegiar a opção individual em detrimento do colectivo. Isto prejudicou notavelmente o rendimento do bloco que embora a nível ofensivo ainda conseguisse dissimular algumas carências, não pode neutralizar o Diogo Cão, perdendo o período por 18-19.

Em conclusão, uma partida onde valeu mais o resultado que a exibição e que prova que devemos continuar a trabalhar seriamente durante os treinos semanais de cara à segunda volta onde sem duvida desafios mais difíceis nos aguardam. De positivo salientar a alta eficácia a nível ofensivo mostrada durante a primeira parte do jogo e a atitude seria com que entramos no desafio. Nota de destaque para o facto de todos os atletas terem marcado pontos. Pelo lado menos bom, o aumento considerável de "turnovers", o ter perdido os ressaltos (primeira vez durante toda a época) e a pouca cultura defensiva e colectiva mostrada em alguns momentos do jogo.


Por ultimo uma palavra de reconhecimento aos atletas do Diogo Cão que nunca baixaram os braços e a sua claque de apoio sempre entusiasta. A equipa agradece o apoio incansável dos pais e amigos que se deslocaram até a Arena .

Parciais: 1º) 34-05 2º) 22-11 3º) 17-10 4º) 18-19
Marcha: 1º) 34-05 2º) 56-16 3º) 73-26 4º) 91-45


Jogaram: Ricardo Martins (6 Pts e 4 Ress), Gabriel Diaz (14 Pts, 6 Ress e 7 RB), Nuno Sampaio (16 Pts, 6 Ress, 6 BR e 7 Ass), Rafael Marques ( 6 Pts e 2 BR), Iuri Martins ( 7 Pts, 6 BR e 6 Ass), André Vaz (15 Pts , 2 Ass e 2 DL), Rodrigo Soeiro ( 8 Pts, 5 Ress e 4 BR), Pedro Almeida ( 2 Pts e 4 BR), Pedro Oliveira (2 Pts e 1 Ass), João Matos ( 5 Pts e 2 Ass), Sebastião Casaca ( 8 Pts e 4 Ress) e Dinis Amaral (2 Pts e 1 Ass)

Iniciados Femininos A vencem facilmente em Vila Pouca de Aguiar

V. Pouca de Aguiar 43 Ovarense 64


Parciais: 17-13; 0 – 20; 10-14 e 16-17.


O passado sábado em Vila Pouca de Aguiar ficou marcado pela visita de duas equipas da Ovarense nos jogos da tarde. Da primeira das equipas actuar foi a equipa de Iniciados Femininos, em jogo a contar para o Torneio Nacional.


Após uma longa viagem, as jovens vareiras não entraram com os níveis de concentração exigidos para o jogo e sentiram dificuldades inesperadas no primeiro período da partida. Os primeiros dez minutos foram ganhos pela equipa da casa com toda a justiça.


Com a mudança do 5 em campo, as jogadoras de Ovar, já alertadas pelo arranque da partida, apresentaram um outro nível de concentração e realizaram um período perfeito, ao concretizarem 20pts e ao não permitirem um único ponto ao seu adversário. Com um parcial de 20-0 a Ovarense sentenciou o jogo logo na 1ªparte.


Durante a 2ªparte a Ovarense limitou-se a controlar o andamento do jogo e fazer jogar toda a sua equipa, demonstrando superioridade e a mostrar que a vitória é inteiramente justa.

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

História - Ovarense 1988

O Basquetebol da Ovarense já possui uma grande história de êxitos e conquistas ao longo dos anos que leva de actividade. A primeira grande conquista alcançada pela equipa sénior masculina, data do ano de 1988, quando conquistou pela primeira vez na sua história o Campeonato Nacional da 1ªDivisão.

Já foi há muitos anos e os mais novos não possuem memória desses tempos, já ouviram histórias e relatos, mas não imaginam ao certo o que era a realidade desse tempo.

Certamente, não saberão quem foi Mário Elie ou outros nomes que fizeram parte da história desses tempos. Mário Elie foi o mais brilhante norte-americano que passou pelo nosso campeonato, jogador que após conquista do título em Ovar fez carreira na NBA, alcançando 3títulos de Campeão da NBA (Rockets e Spurs). Mas outros nomes aparecem no vídeo que de seguida apresentamos para recordar os “basquetebol de outros tempos”, como Mário Leite ou o americano DJ ou na equipa do Porto Lee Stringfellow , Pedro Miguel ou Tó Ferreira.




Juniores A iniciam 2ªFase com vitória

Ovarense 62 Galitos 47

Parciais: 21-15; 11-14; 19-11 e 11-7

A equipa de Juniores Masculinos A iniciou ontem a 2ªFase do Campeonato Nacional, recebendo e vencendo o Galitos.

Após na semana passada terem estas duas equipas protagonizado um equilibrado encontro (dois prolongamentos) na Fase Final Distrital, desta vez a equipa da Ovarense foi claramente superior em toda a partida.

A equipa de Ovar ao jogar em casa, sabia que era importante alcançar uma vitória logo na 1ªjornada para marcar desde inicio posição neste campeonato. Com uma entrada forte na partida, os jogadores vareiros deixaram claro as suas intenções. Venceram claramente o primeiro período por 6pts de vantagem, com uma boa capacidade ofensiva. No segundo período a produção ofensiva da Ovarense baixou em 10pts em relação ao primeiro, o que fez com que ao intervalo a vantagem no marcador fosse de somente 3pts.

Após o intervalo os jogadores da Ovarense mantiveram a sua atitude defensiva, limitando o Galitos a somente 18pts. Só no terceiro período a equipa da casa alcançou 19pts, o que lhe permitiu controlar por completo a segunda metade do jogo e atingir assim uma vitória confortável e importante neste arranque de campeonato.

Este campeonato por norma realizam os seus jogos às quartas-feiras, e em calendário ficou definido que a próxima jornada é dia 10 com a Ovarense a visitar o FC Porto.

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Seniores Femininos

A contar para 13ª jornada do Campeonato Nacional 1ª Divisão, a equipa sénior feminina deslocou-se a Lousada, para defrontar a equipa local e saiu derrotada por 56-50.

Na 1ª parte a equipa adversária, teve um maior ascendente na partida, e vencia naturalmente ao intervalo por 28-24.

No reatar do jogo, a nossa equipa entrou melhor, e conseguiu passar para a frente do marcador e no final do 3ºp vencia por 38-39.

No 4ºp, a nossa jovem equipa, continuou a controlar o jogo e chegou mesmo a ter 8 pontos de vantagem (38-46). Mas nos últimos 3 minutos, tudo se alterou, com o Lousada, a ter uma postura defensiva muito agressiva e aproveitando, a permissividade da equipa de arbitragem, que “deixou jogar”, anulou a vantagem. e assim permitiu que o adversário vencesse este jogo.

Uma palavra de incentivo para as atletas, que nunca viraram a cara á luta, e que continuem a trabalhar com esta atitude e afinco, pois certamente que os objectivos irão ser alcançados.


Parciais:

1ºp 18-12

2ºp 10-12

3ºp 10-15

4ºp 18-11

O próximo jogo é dia 06/02, na Arena Dolce-Vita frente á equipa do Colégio Calvão pelas 21h15.

Iniciados Masculinos B perdem em casa

Ovarense 58 Leça 71

Parciais: 15-18; 4-13; 15-22 e 24-18

A equipa de iniciados masculinos B continua a sua participação pelo inter-associações perante equipas mais velhas, o que só beneficia a evolução dos seus atletas.

Apesar de o resultado final em termos de competição não ser o mais positivo, a verdade é que também não é o mais importante. A evolução dos jogadores é que é cada vez mais evidente.

Quanto ao jogo em si, no 1ºperíodo o jogo manteve sempre uma toada equilibrada, com o jogo a ser ponto de um lado ponto do outro. Alias, o equilíbrio da partida foi a nota dominante durante grande parte do tempo, a grande excepção foi o 2ºperiodo. Durante estes segundos dez minutos a equipa da Ovarense eclipsou-se totalmente perante o seu adversário, só marcando 4pts o que criou uma distância grande no marcador, que ao juntar-se ao inicio de 2parte culminou na derrota caseira.

No restante tempo do jogo, apesar da desvantagem a equipa da Ovarense manteve sempre o seu espírito de lutar até ao fim e conseguiu mesmo a mais elevada pontuação num período ao facturar 24pts, já curtos para discutir o resultado, mas uma prova de valor inquestionável.

Iniciados Masculinos C&D - Classificação


Iniciados Femininos B - Classificação


terça-feira, fevereiro 02, 2010

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Iniciados Masculinos A - Classificação


Cadetes Masculinos A - Classificação


CADETES "A" Masc. : OVARENSE TERMINA GRUPO NACIONAL COM VITÓRIA FRENTE AO GAFANHA POR 61-52

Realizou-se este passado Domingo o último encontro do grupo Nacional frente ao Gafanha e vencemos por 61-52, já na primeira volta tinha-mos ganho pela mesma diferença de 9 pontos (68-77).
A nossa equipa realizou um bom jogo de uma forma geral, entramos bem no jogo e vencemos o 1º e 2º períodos por igual resultado 16-10, chegando assim ao intervalo a vencer por 32-20, 12 pts de vantagem.

Na segunda parte ainda aumentamos mais a nossa vantagem, chegando mesmo aos 23pts. No 4º e último período o nosso treinador fez por rodar mais a equipa e dando mais minutos aos jogadores menos utilizados, defensivamente não fomos tão consistentes como nos períodos anteriores, mas mesmo assim realizaram um bom jogo. Parabéns aos nossos atletas e à equipa adversária pois nunca baixaram os braços e deram muita luta até ao apito final. Vamos agora disputar o Inter-Associações, há que reflectir e analisar o que de bom e menos bom aconteceu no passado e tentar corrigir de forma a termos uma prestação mais de acordo com o real valor desta equipa. Força Ovarense!

Resultado: 61-52
Parciais:(16-10);(16-10);(15-7);(14-25)

Jogaram e marcaram: Rodrigo Lopes(2);Bruno Silva(10);Fábio Ferreira(12);Filipe Pinto(7);Nuno Leite(9);Pedro Santos(5);Filipe Duarte;Nuno Monteiro;Rodolfo Castro;Gonçalo Stringfellow(16); João Ferreira;Sérgio Silva.

INICIADOS “A” CIMENTAM A SUA LIDERANÇA NO TORNEIO NACIONAL COM VITÓRIA CONTUNDENTE FRENTE AO OLIVAIS DE COIMBRA

Este sábado a nossa equipa recebeu e venceu na Arena João Gonçalves por 83-32 a equipa do Olivais de Coimbra em partida correspondente a quarta jornada da 1ª fase do Torneio Nacional. A Ovarense foi claramente superior ao seu adversário durante os quarenta minutos, dominando todas as facetas de jogo obtendo uma vitória que lhe permite manter o seu invicto e a liderança isolada do seu grupo de apuramento.



Entramos no jogo muito concentrados e decididos a resolver a partida rapidamente. Fomos muito agressivos na defesa conseguindo neutralizar as melhores unidades da equipa visitante. Controlamos os ressaltos nas duas tabelas e mantivemos uma grande pressão sobre as linhas de passe do adversário (21 recuperações de bola) o que aunado ao alto ritmo imposto pelos nossos jogadores e aos poucos “turnovers”, surpreendeu o Olivais limitando-o a só quinze pontos (6+9) em toda a primeira parte. Em ataque conseguimos tirar proveito do 1x1 e da nossa eficácia no jogo interior (46%) jogando de forma muito colectiva com boa circulação da bola e muita mobilidade o que nos levou a “cilindrar” autenticamente a equipa de Coimbra chegando ao intervalo com um resultado favorável de 51-15 (26-6 e 25-9).

Depois do intervalo a equipa baixou os seus níveis de intensidade, produto das rotações de jogadores e de um certo relaxamento provocado pela vantagem dilatada acumulada até esse momento limitando-se a gerir o marcador sem nunca por em causa o resultado final. No terceiro período (14-8) a equipa perdeu discernimento no ataque com uma queda nos seus níveis de eficácia (32% Lanç/campo) produto de algumas más selecções de lançamento e de algum acanhamento no 1x1. Houve também um decréscimo do volume de jogo ofensivo resultado de transições lentas e da menor agressividade no ataque ao cesto.
No ultimo quarto, a equipa voltou a impor mais velocidade e dinamismo em ataque, fazendo uso do contra ataque eficazmente (6/8 75%) e optando por fazer melhores selecções de lançamento enquanto que a nível defensivo conseguiu manter sob controlo o ataque do Olivais obtendo uma vitória no parcial por 18-9 resultado que peca por escasso uma vez que perdemos sete bolas (todas elas em situação de ataque) por precipitação ou por alguma falta de leitura de jogo que poderiam ter dado outros números ao marcador.

Em conclusão, uma partida em que conseguimos ser consistentes durante muitos minutos sem ter grandes oscilações sobre tudo a nível defensivo (o adversário foi limitado a menos de dez pontos em todos os períodos). Destaque também pela positiva para a diminuição dos “turnovers”. No lado menos bom devemos rever a baixa eficácia no lançamento de meia distancia e no contra ataque e a pouca confiança de alguns atletas no uso do 1x1 em algumas situações ofensivas.


Por último a equipa agradece o apoio incondicional dos pais sempre presentes com o seu entusiasmo, de todos os amigos e público em geral que fizeram acto de presença no Pavilhão.



Parciais: 1º) 26-06 2º) 25-09 3º) 14-08 4º) 18-09Marcador: 1º) 26-06 2º) 51-15 3º) 65-23 4º) 83-32
Jogaram: Ricardo Martins (10 Pts e 11 Ress), Gabriel Diaz (9 Pts, 6 Ress e 5 BR), Nuno Sampaio (5 Pts e 2 Ass), Rafael Marques (12 Pts e 4 BR), Iuri Martins (12 Pts, 5 BR e 5 Ress), Diogo Duarte (0 Pts e 2 BR), João Martins (2 Pts e 3 Ress), André Vaz (14 Pts, 9 Ress e 3 BR), Rodrigo Soeiro (8 Pts e 8 Ress), Pedro Oliveira (4 Pts, 3 Ress e 3 BR), João Matos (5Pts e 4 BR ) e Dinis Amaral (2 Pts e 2 Ass).