A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, março 31, 2010

Entrevista – Mariana Bandeirinha


Mais uma semana, mais uma entrevista para dar a conhecer mais uma atleta da formação da Ovarense.

Esta semana a entrevistada joga nas equipas de Juniores e Seniores Femininos, já tendo conquistado esta temporada o título de Campeã Distrital de Juniores Femininos em plena Arena Dolce Vita.

Mariana iniciou a sua carreira no basquetebol no escalão de iniciados femininos, daí até então é das atletas mais participativas no clube. Na temporada passada realizou o seu sonho, ao levantar a taça como capitã de equipa das Cadetes Femininos que se sagraram Campeãs Nacionais, entrando assim para a história do clube como fazendo parte da primeira equipa feminina a conquistar um título nacional. No entanto Mariana mantém a ambição ao dizer que o seu sonho por concretizar é: “Voltar a ser Campeã Nacional”.

Damos então a conhecer, Mariana Bandeirinha:

· Com que idade é que começaste a jogar basquetebol? Porque escolheste esta modalidade?

12 anos, comece por ser incentivada pelo meu tio e o meu irmão que também jogaram.

· O que sentes quando marcas um cesto?

Alivio por não falhar. lol Sinto a sensação de objectivo cumprido, pelo menos durante aquele segundo.

· O que das mais valor, a um cesto ou a uma assistência tua?

No que melhor ajudar a equipa, mas para a história fica sempre quem marca.

· O que te faz mais feliz dentro do campo?

Todo o espírito de equipa e a sensação de objectivo cumprido.

· O que significam para ti os teus colegas de equipa?

Como uma família dentro de campo e os meus amigos inseparáveis quando o jogo termina.

· Treinador(a) que mais o marcou? E por alguma razão especial?

Não tenho nenhum preferencial, por nenhum dos 3, porque todos foram bons a sua maneira e me ensinaram muito, mas falo do João pois com ele consegui ganhar tudo e ajudou-me a crescer.

· Um lançamento inesquecível

Na final do campeonato nacional de cadetes, um lançamento que fiz debaixo da tabela e ainda hoje me pergunto como entrou lol mas ainda bem que entrou porque foi importante.

· Qual o melhor momento da carreira?

Campeã Nacional de Cadetes, sem dúvida.

· E o Pior?

Lesões.

· Com que jogador(a) português gostavas de jogar 1x1?

Nuno Manarte.

· Com que jogador(a) estrangeiro gostavas de jogar 1x1?

Lebron James.

· Qual o teu ídolo no Basquetebol?

Rui Resende

· Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogadora?

Sim bastantes, pois quem gosta de desporto tenta sempre estar a par do que se passa e adquirir conhecimentos de quem mais percebe, tanto dentro como fora de campo, mas prefiro pedir conselhos a quem por lá já andou. O meu tio e o meu irmão, entre outros.

· Quais são os teus hobbies além do basquetebol?

Estar com os amigos, computador, música…

· Achas que o basquetebol te tira tempo de estudo?

Não direi que me tira tempo, prefiro jogar do que estudar …lol se tiver de escolher, mas como é óbvio o mais importante são os estudos.

· Outras Modalidades que mais gosta?

Atletismo

Futebol

· Um sonho Concretizado?

Ser Campeã Nacional

· Um sonho por Concretizar?

Voltar a ser Campeã Nacional

Cadetes "A" Masc. participam no Torneio Internacional Gaiabasket

Minis no Barreiro - Sub10 e Sub12

Este fim-de-semana, como já é tradição há largos anos, as equipas de Sub10 e Sub12 de Minibasquetebol da Ovarense participaram no Torneio de Páscoa organizado pelo Barreirense.

Sub10

No passado dia 27 de Março a equipa de sub-10 da Ovarense deslocou-se ao Barreiro para disputar o Torneio de Páscoa organizado pelo clube local, o Barreirense. Saímos de Ovar bem cedo, com uma comitiva composta não apenas pelos atletas e treinador mas também por muitos pais que fizeram questão de acompanhar os seus “jogadores”. À chegada ao Barreiro fomos muito bem recebidos e pusemos usufruir de um almoço oferecido pelas entidades organizadoras do torneio. Após o almoço disputámos 4 jogos que acabaram com os resultados abaixo indicados:

Ovarense 28-6 Estoril

Ovarense 24-8 Simecq

Ovarense 22-26 Pimpões

Ovarense 10-32 Barreirense

O jogo em que tivemos mais dificuldades, tal como o resultado expressa, foi o contra o Barreirense, que nos mostrou que apesar do excelente nível de basquetebol que os nossos jogadores demonstram para a idade, há no entanto ainda um grande trabalho a desenvolver entre nós todos para que sejamos os melhores. Tirando isso os nossos atletas portaram-se lindamente, e como já foi referido tiveram uma excelente qualidade de jogo ao longo das 4 partidas.

Após os jogos, tivemos direito a um excelente lanche e de seguida regressámos tranquilamente a Ovar, chegando por volta das 23h.

Os atletas que fizeram parte da equipa são: José Silva, Pedro Leitão, Alexandre Nunes, Filipe Assunção, Francisco Padrela, Gonçalo Almeida, Rafael, João Salgueiro, João Guilherme, Alexandre Vaz, João Valente

Sub12

Após o término do último encontro da equipa Sub10, entraram logo em acção a equipa de Sub12 e perante a equipa do Barreirense. Num jogo com grande intensidade, com ambas as equipas apresentarem bons argumentos basquetebolistico, a equipa da Ovarense levou de vencida o adversário por 39 – 42.

O jogo contra o Barreirense foi o único do dia para a equipa de Sub12, uma vez que o seu torneio contemplava dois dias, no domingo de manhã fez dois jogos consecutivos. O 1ºjogo foi pelas 10h, contra os Pimpões onde a Ovarense superou o adversário por 73 – 10. O 2ºjogo foi logo de seguida, às 11h com a equipa de Ovar desta vez a superar o SIMECQ por 50 - 22.

Participaram neste Torneio pela equipa Sub12 os seguintes atletas: Vicente Avelar, Rodrigo Gomes, Pedro Ferreira Silva, Gustavo Maia, Nuno Leitão, Pedro Silva, Diogo Duarte, Francisco Terra, João Madail, Eric Dias, Eduardo Almeida e Xavier Ferreira.

Ovarense agradece uma vez mais o convite formulado, dá os parabéns pela excelente organização do Torneio. Deixa igualmente uma especial palavra de agradecimento pela magnífica forma como foram recebidos.

segunda-feira, março 29, 2010

AVISO - Treinos de Minibasquetebol

CADETES "A" Masc.: OVARENSE DERROTA GUIFÕES FORA POR 65-80


No passado Sábado realizou-se a última jornada da primeira volta e fechamos assim, com mais uma vitória realizando mais uma boa exibição.
No 1º período entramos um pouco adormecidos e completamente desconcentrados e aos 5 min já o adversário fazia 11-0 sem resposta, mas depois de um "puxão" de orelhas a nossa equipa pegou no jogo para uma recuperação formidável, mesmo perdendo este período por 2 pontos (19-17).
No 2º período voltamos a controlar o jogo e com um defesa sólida e muito unida, foi com naturalidade que passamos para a frente do marcador e chegamos ao intervalo a vencer por 7 pontos (35-42).
No 3º e 4º períodos mantivemos os níveis de concentração altos e sempre com o pensamento em defender, ganhando muito ressaltos e partindo para uma ofensiva muito eficaz e sempre muito trabalhada pela equipa.
Vencemos estes dois períodos por 17-24 e 13-14 respectivamente.

Uma boa partida entre as três equipas em campo, uma palavra para o nosso adversário que apesar dos 15 pontos de diferença, deram-nos muito trabalho e lutou muito até ao apito final que só nos valorizou ainda mais a nossa vitória.

Resultado Final : 65 - 80
Parciais: (19-17);(16-25);(17-24);(13-14)

Jogaram e marcaram:Rodrigo Lopes(2);Bruno Silva(4);Fábio Ferreira(18);Filipe Pinto(18);Leandro Gomes;Nuno Leite(16);Filipe Duarte;Gonçalo Stringfellow(16);Gil Seabra;Sérgio Silva(6) e João Ferreira

Sub-14 Masculinos "A" entram com o pé direito na segunda fase do Nacional



A equipa dos Iniciados entrou da melhor maneira na segunda fase do Torneio Nacional ao conseguir no passado sábado, vencer na Arena João Gonçalves, a forte equipa do Ginásio Figueirense por 46-28 numa partida onde a defesa e o colectivo foram claramente as chaves da vitoria. Numa partida intensa e bem disputada tacticamente e perante um adversário invicto em jogos oficiais durante a presente época e que chegava a Ovar como um dos favoritos para o apuramento, a nossa equipa foi claramente superior durante os quarenta minutos apresentando praticamente durante toda a partida excelentes níveis de concentração e atitude defensivas que lhe permitiram maniatar a equipa visitante.

Perante uma boa assistência de público, a nossa equipa entrou algo ansiosa em campo defendendo sempre muito bem mas não conseguindo depois dar o melhor seguimento as transições tendo um péssimo aproveitamento na concretização (5/16). Isto condicionou o desenrolar do marcador que ficou pautado claramente pelo equilíbrio mas que chegou ao seu final com o resultado de 10-09 a nosso favor, claramente escasso dadas as muitas oportunidades criadas e desperdiçadas.

No segundo período (15-03) a equipa entrou bem na partida exibindo um nível muito alto de concentração nos processos defensivos com permanente pressão e redução de espaços ao adversário e obrigando-o sempre a jogar longe do nosso cesto. Dominando a luta nas tabelas, utilizando adequadamente o “pressing” 2x1 com constante agressividade sobre o portador da bola e fazendo funcionar muito bem as ajudas, a nossa equipa deu uma lição de defesa neutralizando totalmente o Ginásio que só concretizou o seu primeiro cesto a 54 segundos do final do período. No ataque, não conseguimos ter o mesmo nível continuando a não poder aproveitar eficientemente todo o volume de jogo ofensivo que era criado.


Depois do intervalo, a equipa conseguiu manter os níveis de intensidade que tinha exibido durante a primeira parte neutralizando todas as tentativas dos figueirenses para dar a volta à situação. Novamente fomos muito fortes nas tabelas e limitamos muito bem a capacidade ofensiva dos visitantes mantendo os predicados exibidos durante a primeira parte. Para não variar, também continuamos a ser perdulários em ataque (2/9 em contra ataques e 6/19 em lançamento de campo). Mesmo assim alcançamos nova vitoria no parcial por 12-04.

No derradeiro quarto a situação manteve-se durante os primeiros oito minutos. Com o desfecho da partida sentenciado a equipa teve uma pequena quebra de rendimento nos últimos dois minutos o que aunado a continuada pouca eficácia em ataque (4/19), permitiu aos visitantes vencer o período por 09-12 mas sem nunca manchar a excelente exibição global.

Em conclusão, boa prestação da nossa equipa que conseguiu durante os primeiros 30 minutos “vulgarizar” o ataque do Ginásio a somente 16 pontos e que demonstrou que quando se trabalha como um bloco e com a atitude e concentração adequadas é capaz de superar-se a si mesma e partir para exibições de alto gabarito. No lado menos bom devemos rever a baixa eficácia na concretização e a gestão emocional de algumas situações que ocorrem durante o desenrolar das partidas.

Esta equipa volta a jogar agora como visitante no dia 18 de Abril vs a Oliveirense uma vez que todas as competições oficiais param durante quinze dias devido as ferias da Pascoa e as Festas do Basquetebol Portimão 2010. Vamos continuar a trabalhar de forma seria durante os treinos de forma a manter-nos na luta pelos nossos objectivos que passam pelo apuramento para a próxima fase. por ultimo a equipa reitera o seu agradecimento a todos os pais e amigos que a acompanham e que permanentemente a apoiam.




Marcador: (10-09) (15-03) (12-04) (09-12)
Parciais: (10-09) (25-12) (37-16) (46-28)

Jogaram: Ricardo Martins (4 Pts, 7 Ress e 3 BR), Gabriel Diaz (3 Pts, 11 Ress e 6 BR), Nuno Sampaio (11 Pts, 5 Ress e 3 BR), Rafael Marques (0 Pts, 2 Ress e 3 Ass), Iuri Martins (6 Pts e 4 BR), Diogo Duarte (0 Pts e 1 Ress), João Martins (0 Pts), André Vaz (8 Pts e 4 Ress), Rodrigo Soeiro (6 Pts e 11 Ress), João Matos (2 Pts e 1 BR), Sebastião Casaca (4 Pts e 3 Ress) e Dinis Amaral (2 Pts e 1 BR)

Sub-16 B: Vitoria fácil com prestação pouco consistente


A nossa equipa de Cadetes B venceu o Gica no passado sábado por 52-35 em partida disputada na Arena João Gonçalves correspondente à quarta jornada do Torneio Distrital, num jogo marcado claramente por uma exibição que alternou bons e maus períodos e em que revelamos grande falta de consistência o que não nos permitiu obter uma vitoria com margens mais folgados que seriam espelho mais fiel das diferenças de qualidade existentes entre ambas as equipas.

Entramos com alguma ansiedade na partida a pressionar muito bem a saída de bola dos visitantes mas a falhar muito na concretização. Só aos 7.23 minutos é que conseguimos abrir o marcador partindo depois para uma boa exibição no período. No processo defensivo estivemos muito activos pressionando todo o campo e obrigando ao Gica a fazer muitos “turnovers”. Para além disso conseguimos ser mais fortes nas tabelas e estivemos bem no encurtamento dos espaços neutralizando totalmente o ataque da equipa de Águeda. A nível ofensivo fomos sempre rápidos nas transições criando sempre boas situações de superioridade numérica ganhando bem os duelos de 1x1 mas revelamos baixa eficácia na concretização (8/23 em lançamento de campo). Fruto do equilíbrio mostrado pelo colectivo, a equipa partiu para uma vitoria inequívoca no parcial por 18-0 que praticamente sentenciou o desfecho da partida.

No segundo período as equipas voltaram a não entrar muito eficazes em ataque. Concretizamos o primeiro cesto com quase três minutos de jogo e conseguimos manter durante este tempo o nosso cesto inviolado. O Gica conseguiu o seu primeiro cesto com 6.04 minutos por jogar e a partir dai inexplicavelmente a nossa equipa “diluiu-se” em campo perdendo a concentração em defesa e optando sempre mal no ataque pelo individualismo, forçando sistematicamente lançamentos que levaram a uma queda acentuada dos níveis de eficácia (4/19) Se no primeiro período a actuação da equipa tinha dado sinais positivos o segundo quarto ficou marcado pela falta de colectivo e pela pouca organização apresentadas em campo. Produto desta prestação menos conseguida a equipa perdeu o parcial por 10-12.

A segunda parte foi um calco da primeira. Após o intervalo (14-6), a equipa reentrou melhor em campo retomando os parâmetros exibidos no primeiro quarto com uma prestação agradável pautada pela agressividade e pressão aplicadas nas tarefas defensivas e a nível ofensivo pela boa circulação de bola e a criação de um grande volume de jogo ofensivo embora sem grande aproveitamento dada a baixa eficácia. Já os últimos dez minutos (10-17) reflectiram nova quebra a qual não está alheia a perda de concentração, a falta de atitude em defesa (permitir num período a mesma quantidade de pontos que no resto do jogo), a falta de discernimento nas transições e a perda de selectividade na hora de fazer as nossas opções de lançamento.

Em conclusão, uma partida em que oscilamos entre a claridade e as sombras apresentando pouca consistência e quebras preocupantes em termos da nossa atitude colectiva e da maneira como encaramos as partidas. Temos que continuar a trabalhar seriamente durante os treinos de forma a elevar e sobre tudo a garantir níveis com um mínimo de consistência condizente com o verdadeiro potencial que a equipa tem.

A equipa agradece o apoio de todos aqueles que nos acompanham.

Marcador: (18-00) (10-12) (14-06) (10-17)
Parciais: (18-00) (28-12) (42-18) (52-35)

Jogaram: Luís Pinto (6), Diogo Miranda (2), Paulo Diaz (2), Pedro Caseiro (4), Daniel Carvalho (2), Rui Pedro (20), Pedro Apolinário (4), Nuno Monteiro (8), Rui Sousa (2) e José Soares (2)

Cadetes Femininos perdem com Académica

Académica 52 Ovarense 50

Ovarense 54 Académica 70

Este fim-de-semana estava agendado para a nossa equipa de cadetes femininos uma dupla jornada contra a Académica de Coimbra, isto devido ao adiamento do jogo da 1ªvolta. Assim Sábado deslocamo-nos a Coimbra e no Domingo recebemos a mesma equipa em Ovar.

Nos dois jogos, a equipa de Coimbra foi sempre superior à nossa, com rápidos contra ataques e com vontade de jogar basquetebol, conseguiu sempre superiorizar-se.

No 1ºjogo, depois de estarmos a perder durante maior parte do tempo, conseguimos recuperar e mesmo passar para a frente já no último minuto. Mas devido a alguma inexperiência, não fomos capazes de segurar o resultado e sofremos um cesto mesmo no término da partida.

No domingo a história do jogo foi praticamente igual, com a equipa da Académica a jogar rápido na saída para o ataque e com níveis de concentração no jogo bem superiores a conseguir rapidamente distanciar-se no marcador. Mas neste segundo encontro, ao contrário do jogo do dia anterior, nunca conseguimos aproximar-nos no marcador e a equipa da Académica com uma elevada percentagem de lançamento, conseguiu sempre controlar os acontecimentos do jogo.

Ao fim de 10jornadas disputadas e antes da paragem do campeonato, a equipa da Ovarense conta com 5vitórias e igual número de derrotas.

Resultados do Fim-de-semana



Sub12: Conhecidos adversários na 3ª Fase do Torneio Distrital

A equipa de Sub-12 estará inserida no grupo II na 3ª Fase do Campeonato Distrital e irá defrontar o Beira Mar, o Gafanha, o Illiabum e a Sanjoanense B. A estreia nesta fase será feita como visitante perante o Illiabum no dia 18 de Abril.

Sub-14 "A" Femininas: Conhecidas adversárias no Inter-Associações

A nossa equipa de Sub14 "A" Feminina já conhece os respectivos adversários na 2ª Fase do Torneio Inter-Associações para a qual se apurou após participação no Torneio Nacional.

A nossas meninas, defrontarão o Basquete de Barcelos, o NCR Valongo e a sua conhecida Sanjoanense. O primeiro jogo será como visitante, perante a formação de São João da Madeira.

De referir ainda que esta fase terá início no fim de semana de 17/18 de Abril.

domingo, março 28, 2010

Cadetes C derrotam Galitos B em partida cheia de emoção

Este sábado, a nossa equipa de Cadetes C venceu na Arena João Gonçalves a equipa dos Galitos B por 57-56 numa partida onde o equilíbrio e a incerteza no marcador foram a nota dominante ao longo dos quarenta minutos.

Entramos muito apáticos no jogo a nível defensivo, com falta de agressividade em defesa e nas tabelas permitindo aos adversários sucessivas oportunidades de lançamento. No ataque, apresentamos pouca mobilidade com transições lentas não conseguindo criar jogadas que nos permitissem fazer as melhores selecções de tiro. Todas estas falhas no colectivo levaram-nos a perder o período por 09-20.

No segundo período (11-5) conseguimos reverter a situação jogando com uma melhor atitude defensiva pressionando bem ao adversário e forçando-o a cometer mais erros. A nível ofensivo, sem ser brilhantes, conseguimos ter um melhor aproveitamento das situações de 1x1 sendo mais eficazes na pintura.

Após o intervalo, a equipa conseguiu melhorar a sua eficácia em ataque conseguindo através do jogo exterior e de meia distancia manter-se na discussão do resultado mas baixou a nível defensivo ao não conseguir reduzir os espaços e ao perder muitos ressaltos que possibilitavam aos “galináceos” continuar a marcar com relativa facilidade. Este desequilíbrio em defesa permitiu aos visitantes manter-se na frente do marcador depois de ganhar o período por 16-17.

No ultimo período (21-14), os nossos atletas entraram com muita determinação acreditando que podiam discutir o resultado. Fruto de uma maior intensidade em campo e de alguma fortuna no lançamento exterior a nossa equipa manteve-se sempre na discussão do jogo e conseguiu à entrada do ultimo minuto depois de uma penetração e falta concretizada (2+1) passar para a frente do marcador colocando a pressão no lado do adversário. Estes ainda reagiram com um cesto a 26 segundos do final mas a nossa equipa soube aproveitar a sua ultima posse de bola para fazer 57-56 com pouco mais de três segundos para jogar. Com a emoção ao rubro a equipa soube controlar a natural pressão emocional do momento e defendeu bem obtendo assim uma merecida vitoria que premia a boa atitude e entrega mostradas em campo.

Está de parabéns o grupo por este resultado e pela capacidade que teve para nunca desistir pelo triunfo. Isto deve reforçar o nosso trabalho e motivar-nos para continuar a evoluir durante os treinos semanais. Por ultimo, a equipa agradece mais uma vez, o apoio de todos os pais e amigos que a acompanharam.

Marcador: (09-20) (11-05) (16-17) (21-14)
Parciais: (09-20) (20-25) (36-42) (57-56)

Jogaram: Hugo Rodrigues (4), João Lavoura (16), Fábio Silva (3), Luís Gonçalves (17), André Oliveira (6), João Leite (3), André Couto (0), Miguel Silva (2), André Pinho (6) e Ricardo António (0).

quinta-feira, março 25, 2010

Susana Cardoso na Selecção Nacional


A atleta Susana Cardoso que actuas nas equipas de Juniores e Seniores femininas da Ovarense foi, mais uma vez, convocada para a Selecção Nacional Sub18.

Esta nossa selecção vai realizar um estágio de preparação entre os dias 4 e 7 de Abril, esta nas convocadas a Susana.

Todo o clube da os parabéns e deseja sucesso no trabalho a realizar.

AVISO – Ovarense vs Barreirense às 17h


Devido a um lapso no processo de impressão dos Flyers que semanalmente são distribuídos pela cidade de Ovar, a Ovarense Dolce Vita pede desde já desculpa e esclarece que o jogo Ovarense Dolce Vita vs Barreirense, agendado para próximo domingo (28 Março), inicia-se às 17h e não às 16h como é mencionado nos referidos flyers.

Pelo lapso, o nosso pedido de desculpas.

Ovarense - Basquetebol

Entrevista - Bruno Silva

Esta semana o entrevistado é o jovem Bruno Silva, jogador de 2º ano de Cadete, que recentemente passou também a fazer parte da equipa de Juniores, fazendo ele próprio esse destaque. Passamos então à entrevista com Bruno Silva.

· Com que idade é que começas-te a jogar basquetebol? Porque escolhes-te esta modalidade?

Comecei a jogar com 13 anos e escolhi o basquetebol pois foi o desporto que sempre gostei de jogar desde muito novo.

· O que sentes quando marcas um cesto?

Sinto sempre que ajudei a Equipa e isso é bom, mas também que posso fazer algo pelo grupo e tento fazer mais e melhor em prol da Equipa.

· O que das mais valor, a um cesto ou a uma assistência tua?

As duas! Assistência é meio cesto e um cesto é um cesto inteiro.

· O que te faz mais feliz dentro do campo?

Ver a Equipa a jogar como “Equipa” e a lutar tudo por tudo para ganhar jogos, seja contra quem for.

· O que significam para ti os teus colegas de equipa?

Significa muito, pois para além de sermos bons amigos, eles estão lá para nos ajudar nos bons e maus momentos.

· Treinador(a) que mais o marcou? E por alguma razão especial?

Até agora nos 3 anos de basquetebol tive 3 treinadores que me marcaram muito e apreendi com todos eles a ser melhor, mas talvez o que me marcou mais foi o Paulo Gomes, por ser o meu primeiro treinador e foi o que me fez entrar neste mundo do Basquetebol.

· Um lançamento inesquecível?

É difícil de responder, mas talvez o meu primeiro triplo.

· Qual o melhor momento da carreira?

Actualmente com a subida de escalão a Júnior (sub18).

· E o Pior?

O ano passado, entrava muito nervoso nos jogos, pois saltei de iniciados B para Cadetes B, talvez por isso, o processo de adaptação foi mais lento.

· Com que jogador(a) português gostavas de jogar 1x1?

É difícil, mas com o Nuno Manarte era um bom desafio.

· Com que jogador estrangeiro gostavas de jogar 1x1?

Ainda mais difícil! Mas gostava de jogar contra o jogador Francês Tony Parker.

· Qual o teu ídolo no Basquetebol?

Miguel Miranda, acho-o um jogador extremamente aplicado e lutador e que dá sempre o melhor em cada jogo.

· Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogador?

Claro que sim, sempre que posso e sempre que encontro livros.

· Quais são os teus hobbies além do basquetebol?

Não tenho exactamente hobbies, mas gosto muito do computador.

· Achas que o basquetebol te tira tempo de estudo?

Tira sem dúvida, mas dá para conciliar com os estudos com esforço, o importante é organizar e planear bem os dois.

· Outras Modalidades que mais gosta?

Gosto de futebol embora não aprecio muito jogar.

· Um sonho Concretizado?

A subida de escalão este ano.

· Um sonho por Concretizar?

Ser Campeão Nacional.

Jogadores da Ovarense nas Selecções Distritais


Com o aproximar das férias da Pascoa, voltam também os treinos das selecções distritais, com a Ovarense a ter mais uma vez vários atletas a serem recrutados.

Desta vez foram convocados os seguintes atletas:

Selecção Distrital de Aveiro Sub14 Femininos – Ana Pinho, Mariana Ferreira e Helena Santos

Selecção Distrital de Aveiro Sub14 Masculinos – Ricardo Martins, Rodrigo Soeiro, Gabriel Diaz, André Vaz, Nuno Sampaio, Luís Vicente e Joaquim Soras

Selecção Distrital de Aveiro Sub16 Femininos – Carolina Semedo e Maria Dumbrava

Selecção Distrital de Aveiro Sub16 Masculinos – Gonçalo Stringfellow

Sub-16 B/C: Classificação

quarta-feira, março 24, 2010

Sub-12: Derrota em Aveiro na última jornada da 2ª Fase Distrital

Os Sub 12 da Ovarense jogaram no passado fim de semana frente ao Beira Mar a última jornada da 2ª Fase do Torneio Distrital Sub 12 masculinos. Mais uma vez a nossa equipa esteve de uma forma geral bem mostrando sinais consistentes de evolução técnicos-tácticos embora defensivamente ainda se notem algumas oscilações na concentração e na "agressividade" defensiva e na reacção à perda da bola e ofensivamente contine a mostrar-se algo perdulária e precipitada o que origina muitos lançamentos falhados.

Não começamos bem o jogo mas os nossos miúdos souberam reagir bem e ainda foram a tempo de encetar uma boa recuperação no marcador que contudo se veio a revelar insuficiente. De qualquer maneira está de parabéns o grupo pela forma organizada como se apresentou e pela atitude mostrada em campo sem nunca desistir perante um adversário que se revelou mais forte.

Resultado Final: SC Beira-Mar 68 - Ovarense 46

Há que continuar a treinar, de forma empenhada e assídua para evoluir de forma a enfrentar os desafios que se seguem na próxima fase.

A equipa agradece todo o apoio dos pais. A eles um muito obrigado.

Sub-18 Masculinos: Classificação

Sub-16 Femininas: Classificação

Mapa de Practicantes da ABA -Março 2010-

terça-feira, março 23, 2010

Noca - Base da Semana


Numa semana em que publicamos um artigo sobre a posição de base, tendo como referência o nosso capitão Nuno Manarte, eis que Noca realiza mais uma boa exibição e é nomeado o Base da Jornada, fazendo parte do 5ideal.

Aqui fica a análise publicada no site da FPB:

Posição 1: Nuno Manarte, Ovarense Dolce Vita, 23.5 de valorização

O capitão vareiro muito provavelmente não será o base mais espectacular a actuar na Liga portuguesa, mas é seguramente um dos melhores líderes dentro de campo, coloca a equipa a jogar como poucos o conseguem fazer. Sempre mais preocupado com o grupo, Manarte voltou a dar uma demonstração de como deve jogar um base. O duplo-duplo que conseguiu frente aos madeirenses, impressiona mais pelas 12 assistências que distribuiu do que os 13 pontos que converteu. Contabilizou ainda 3 ressaltos, 1 roubo de bola e 1 assistência.

Iniciados Masculinos B fecham inter-associações com vitória

Esgueira 29 Ovarense 57

Parciais: 9-15, 7-12, 9-11 e 4-19.

A equipa de Iniciados Masculinos B fechou a sua participação no inter-associações da melhor maneira, ao deslocar-se Aveiro e levar de vencida a equipa A do Esgueira. O saldo desta fase da equipa é positivo, só competiu com equipas A’s conseguindo disputar muitos dos jogos, apesar de somente ter alcançado 2vitórias, o notório foi a evolução dos jogadores ao longo do tempo e esse é a verdadeira finalidade do trabalho.

Depois de ter retirado a invencibilidade à equipa do Bolacesto, a Ovarense viajou até Esgueira determinada e esse facto ficou provado ao longo dos 40m com uma excelente atitude defensiva.

A Ovarense nunca permitiu que a equipa de Aveiro marca-se mais 9pts num período, reduzindo mesmo o adversário a somente 4pts nos últimos 10m. Com uma excelente defesa, o ataque não ficou atrás, conseguindo em todos os períodos passar a dezena, construindo um boa vitória durante todo o tempo.

A vitória da Ovarense é justa e merecida por parte de todos os atletas, que apesar dos desaires sofridos continuaram sempre a trabalhar.

Cadetes Femininos com dupla jornada

Ovarense 50 VL Aguiar 44

Ovarense 50 Barcelos 82

A equipa de Cadetes Femininos realizou este fim-de-semana mais uma jornada dupla a contar para o Campeonato Nacional do escalão. E nestes dois jogos conheceu os dois sabores do desporto, a vitória no 1ºencontro frente ao Vila Pouca de Aguiar e uma pesada derrota frente ao Barcelos no domingo.

Em ambos os jogos a nossa equipa apresentou-se muito abaixo da sua capacidade, com aprendizagens já adquiridas (e comprovadas em outros jogos) a não revelarem-se e a cometerem muitos erros que já não são aceitáveis. Se no jogo de Sábado, depois de estar quase toda a partida a perder, deu para recuperar e garantir a vitória final, no Domingo tal não foi possível.

No Domingo a equipa esteve no seu baixo nível enquanto a equipa do Barcelos surgiu muito bem como já tinham provado os resultados recentemente obtidos. A juntar a esta questão, a dupla de arbitragem compareceu com um critério de faltas muito apertado (igual para os dois lados) o que quase impossibilitou o jogo de basquetebol, sendo quase sempre um jogo de lance livre. Contudo, a derrota por números distantes (só assim foi na ultimo período), é resultado único da actuação da nossa equipa, que não compareceu para disputar o jogo verdadeiramente.

No próximo fim-de-semana, a equipa de Cadetes Femininos desloca-se no Sábado a Coimbra e no Domingo recebe no Pav. Raimundo Rodrigues pelas 15h a Académica de Coimbra.

Sub-16 B em acção no Distrital

segunda-feira, março 22, 2010

JUNIORES B Masc. : OVARENSE VENCE LEÇA por 66-61


No passado Domingo realizou-se o jogo entre a nossa Equipa e a Equipa do Leça em Juniores B, no qual vencemos por 66-61.
Um bom jogo realizado pelos nossos atletas num jogo de muito equilíbrio ao longo dos 4 períodos em que na parte final foi muito emotivo quando a cerca de 2 minutos do final havia 4 pontos a separar as Equipas, mas com dois ressaltos defensivos ganhos e uma recuperação de bola já dentro do minuto final, deu-nos a vitória merecida.

Resultado final : 66-61
Parciais: (20-16);(14-10);(11-11);(21-24)
Jogaram e marcaram: Samuel;Bruno (4);Ricardo;Filipe pinto;Ricardo Borges(6);Nuno(8);Bruno Silva;Fião(17);Pedro Soares;Helder(14);Pedro Costa(16);Goncalo Stringfellow(1)

Seniores Femininos vencem Gafanha em casa

Parciais: 14-10, 14-10, 9-15 e 16-13.

A equipa sénior feminina recebeu e venceu a equipa do Gafanha 53-48.

Num jogo importante para as duas formações, a nossa equipa entrou bem no jogo, vencendo o 1ºperíodo 14-10.

No 2ºperíodo, continuámos na frente do marcador e íamos conseguindo anular os pontos fortes do adversário e fomos para intervalo a vencer 28-20.

No 3ºperíodo, o Gafanha, entrou melhor e conseguiu anular a vantagem, equilibrando o marcador. O jogo estava em aberto para o último quarto. (37-35)

O último período, foi muito disputado e equilibrado, onde o Gafanha obteve uma vantagem de 5 pontos, mas a nossa equipa, demonstrou um querer e uma atitude muito forte, realizando um parcial de 12-2, conseguindo assim alcançar a tão desejada vitória.

No próximo fim-de-semana realizamos jornada dupla em Ovar, onde defrontamos o Marítimo e o União Micaelense respectivamente.

Sábado: Ovarense vs Marítimo – 15h30 –Arena Dolce-Vita

Domingo: Ovarense vs União Micaelense – 17h00 – Pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues



CADETES "A" Masc. : OVARENSE VENCE LEÇA POR 73-54 com boa Exibição


No passado Sábado dia 20 a nossa Equipa recebeu e venceu a Equipa do Leça por 73-54, realizando uma excelente exibição.

Defesa!Defesa!Defesa! foi a palavra mais ouvida no seio da equipa, um jogo em que os atletas trabalharam muito no colectivo e sempre muito bem defensivamente.
O Primeiro período foi muito equilibrado e muito disputado, onde ambas as equipas procuraram situações de ataque rápido, algum exagero da nossa equipa nos lançamentos de 3 pontos não concretizados nos primeiros 5 minutos, altura corrigido de imediato pelo nosso treinador, uma defesa sólida que causou imensos problemas ao adversário foram notas mais sonantes. No entanto chegamos ao fim do mesmo a perder por 4 pontos.
No 2º período tudo foi diferente, para melhor, a equipa apostava cada vez mais num jogo colectivo e mantendo uma defesa a pressionar a todo o campo, não permitindo aos atletas do Leça ter muito tempo para pensar e atacar de forma organizada. Chegamos ao intervalo a vencer por 37-33.

No 3º e 4º períodos foram dominados pela nossa equipa, a concentração e a preocupação constante em defender foram os pontos chave desta brilhante vitória.
Vencemos os restantes parciais por 18-9 e 18-12.

Parabéns a todos os atletas de ambas as equipas pelo bom jogo realizado. À nossa Equipa os parabéns não só pelo jogo mas sim pela atitude, concentração e preocupação defensiva constante ao longo dos 40 minutos, as vitórias iniciam-se na defesa e este encontro foi um bom exemplo disso e por último basta ver o numero de assistências realizadas neste desafio, para perceber que tudo torna-se mais fácil quando se coloca o colectivismo acima do individualismo.
Força Ovarense !

Resultado Final : 73-54
Parciais: (13-17);(24-16);(18-9);(18-12)
Jogaram e marcaram: Rodrigo Lopes(4);Bruno Silva(10);Fábio Ferreira(16);Filipe Pinto(6);Nuno Leite(11);Pedro Santos(5);Leandro Gomes;Filipe Duarte;João Ferreira;Gil Seabra(3);Goncalo Stringfellow(14);Sérgio Silva(4)

Sub-14 A Femininas despedem-se do Nacional com vitoria robusta




No passado sábado as nossas iniciadas receberam na Arena João Gonçalves a equipa de Vila Pouca de Aguiar num jogo correspondente a décima e ultima jornada da primeira fase do Nacional. Perante uma adversaria nitidamente inferior a nossa equipa venceu facilmente por 57-18.

As vareiras controlaram a partida durante os quarenta minutos estando muito melhor no aspecto defensivo onde através de uma boa pressão em todo o campo conseguiram neutralizar as tímidas tentativas de ataque das visitantes. A nível ofensivo e produto também das muitas rotações do plantel, a equipa esteve uns furos abaixo das suas reais capacidades falhando muitos contra ataques e exibindo níveis de eficácia muito baixos.

Concluída esta fase, a nossa equipa ficou classificada em terceiro lugar com seis vitorias e quatro derrotas e disputará agora o Torneio Inter-Associações competição para a qual partimos com o objectivo de vencer.

A equipa agradece o apoio de todos os pais e amigos que a acompanham permanentemente nos seus jogos.

Juniores Femininos

Diogo Cão 62 vs Ovarense 64


Na deslocação a Vila Real, obtivemos a vitória nos momentos finais de jogo. Num campo tradicionalmente difícil, até entrámos bem no encontro, a comandar o marcador , e a conseguir uma vantagem de 10 pontos (20-10) no 2ºp. Mas no decorrer do mesmo a vantagem foi anulada e o adversário, passou mesmo para a frente, terminando a 1ª parte a vencer 27-24.
Na 2ª parte, o jogo continuou muito equilibrado e disputado, onde continuámos a não conseguir "acertar" com o cesto.
Na entrada para o último minuto de jogo, o Diogo Cão, estava no comando, mas nos instantes finais, conseguimos passar para a frente, e obter assim a vitória.

Parciais:

1ºp 10-15 / 2ºp 17-9 / 3ºp 14-16 / 4ºp 21-24.

No domingo, defrontámos a equipa do Olivais em Coimbra, e saímos derrotados 75-61.
Um adversário muito complicado, um dos líderes da prova, e que dominou claramente o jogo desde o seu inicio.
Na 1ª parte perdíamos 35-24. No reinicio da partida, continuámos a perder a luta das tabela, e consequentemente o Olivais, aproveitava para alargar a vantagem que trazia do intervalo, e terminou a vencer o 3ºp 56-36.
No 4ºp, o Olivais controlou a vantagem que conseguiu trazer do 3ºp e alcançou a vitória, duma forma justa e clara.

Parciais:
1ºp 20-15 / 2ºp 9-15 / 3ºp 12-21 / 4ºp 19-25

Uma palavra de agradecimento para os pais/familiares das atletas que ao longo de toda a época nos têm acompanhado e apoiado.
O NOSSO MUITO OBRIGADO!!!

Ovarense Dolce Vita no próximo fim-de-semana volta a jogar em casa - Domingo às 17h

Sub-16 B: Vitoria por 71-56 no regresso as boas exibições

A nossa equipa de Cadetes B voltou as boas exibições vencendo este domingo o Illiabum B por 71-56 numa partida a contar para a terceira jornada da quarta fase do Campeonato Distrital. Perante um adversário de valor, a nossa equipa apresentou-se sem inibições no campo e obteve uma vitoria justa que assentou num maior colectivismo, numa defesa mais aguerrida, na diminuição acentuada de “turnovers” e num aumento da eficácia no lançamento exterior.



Entramos muito bem na partida, pressionando bem em defesa reduzindo bem os espaços e obrigando ao Illiabum a forçar mais os seus lançamentos pecando só a nível dos ressaltos onde realmente não estivemos muito bem proporcionando aos visitantes oportunidades para segundas e terceiras opções de lançamento. Ofensivamente, conseguimos dinamizar melhor o nosso ataque organizado e obter vantagens nos duelos 1x1 conseguindo frequentemente fazer bons cortes e penetrações para o cesto. Estivemos bem na finalização (8/17) e conseguimos arrancar para uma vitoria no parcial por 19-14.

No segundo período, continuamos a manter a mesma toada a nível ofensivo mas baixamos em termos de eficácia (7/22) e a nível defensivo tivemos algumas dificuldades em contrariar as movimentações da equipa ilhavense permitindo sucessivos cortes para o cesto o que aunado a nossa pouca agressividade no ressalto permitiu aos visitantes ganhar o quarto por 17-18.

Após o intervalo, a equipa reentrou em campo muito concentrada e partiu para excelentes dez minutos de basquetebol conseguindo uma agradável prestação. Em termos ofensivos alternou muito bem o jogo interior com o lançamento exterior (3/3) sabendo rentabilizar muito bem as posses de bola, com boa circulação e jogando bem sem bola, optando geralmente por acertadas selecções de lançamento e a nível defensivo retomou a sua agressividade conseguindo através de pressão continua sobre o portador da bola limitar muito o trabalho ofensivo do adversário. Fruto do equilíbrio apresentado em campo a equipa partiu para uma vitoria natural no período por 19-13.

Nos últimos dez minutos (16-11) esperava-se uma reacção da equipa adversaria mas esta foi prontamente controlada pela nossa equipa que inclusive melhorou a sua prestação em termos de ressaltos (13 contra 8). Com um parcial de 11-02 na primeira metade do quarto a equipa confirmou a sua boa prestação em termos defensivos e definitivamente sentenciou o desfecho da partida. A nível ofensivo conseguimos gerir melhor os tempos de ataque mas ao baixar os índices de eficácia acabamos por perder a possibilidade de obter uma vitoria mais dilatada.

Em conclusão, uma agradável exibição que nos deve estimular para continuar a trabalhar mais e melhor durante os treinos de maneira continuar-mos a nossa evolução. De realçar, o excelente espírito colectivo, a boa capacidade de sacrifício defensiva, as boas movimentações em ataque e a melhoria em termos de concentração e consistência. Pela negativa a nossa pouca capacidade de luta nas tabelas que perante adversários mais físicos poderá trazer-nos alguns problemas.

A equipa agradece todo o apoio dos pais e amigos que a acompanham permanentemente.

Marcador: (19-14) (17-18) (19-13) (16-11)
Parciais: (19-14) (36-32) (55-45) (71-56)

Jogaram: Rodrigo Lopes (13), Luís Pinto (6), Diogo Miranda (0), Pedro Santos (13), Paulo Diaz (4), Daniel Carvalho (2), Pedro Caseiro (2), Rui Pedro (6), Pedro Apolinário (10), Nuno Monteiro (4) e Rui Sousa (11)

Resultados do Fim-de-semana

sexta-feira, março 19, 2010

Formação da Ovarense nos Media


"O nosso Capitão"


Hoje publicamos um artigo escrito pelo treinador Orlando Simões, em que o tema único do texto é a posição de base. O Prof Orlando Simões faz uma rápida análise sobre que características deve possuir um bom base e o excelente dado é o do base vareiro Nuno Manarte.

Nuno Manarte realizou toda a sua carreira ao serviço de uma única camisola, a da Ovarense, fez toda a sua formação no clube de sempre e é base da equipa sénior pela 17ªtemporada.

Nuno Manarte, dentro e fora do campo, é um excelente exemplo para os nossos jovens, aqui deixamos a opinião do Prof. Orlando Simões.

Um número sem conta de vezes as equipas técnicas nacionais se questionam, sobre as razões pelas quais vão surgindo jogadores talentosos nas posições de base e a alto nível cometem os mesmos erros não interpretando na plenitude a função que se pretende.

Ao acompanhar a final a 8 da taça de Portugal demos por nós a pensar, se o que vimos fazendo com os nossos bases ao logo dos anos, corresponde às necessidades do desempenho de tal função?Agora se acompanharam os jogos da final a 8 da Taça de Portugal, revejam o trabalho do Nuno Manarte nas tarefas dum verdadeiro base (como dizem os brasileiros "armador de jogo").Clarifiquemos pois a função e evitemos que só por serem mais hábeis na condução da bola ou por não terem altura para outras posições de jogo, encaminhemos os jovens para esta função e depois exigimos o que não estão preparados para fazer por deficiente preparação e informação da tarefa. O base deve ser líder dentro e fora do campo, deve pensar com e como o seu técnico durante o jogo, pois das suas mãos passam quase todas as grandes decisões do jogo.O base deve ser o maestro e conduzir o jogo tanto no ataque como na defesa e saber criar situações de vantagem para si e companheiros, oferecendo sempre perigo para a defesa e estar constantemente a orientar a defesa tendo capacidade para antecipar o que vai acontecer. O base deve possuir capacidade para fazer a leitura do jogo e conhecer o jogo para perceber e identificar o que fazer na defesa e no ataque e fazer chegar a bola aos jogadores que estão melhores em cada momento.

Deve conversar com o técnico quando tiver dúvidas e estar totalmente preparado para o que faz a equipa adversária, identificando as qualidades e fraquezas de todos os adversários.

Quando regressar ao banco deve sentar-se junto aos técnicos para trocar ideias com eles e saber o que está a acontecer.

Assumir como tarefa sua o relacionamento único com os juízes e não permitir que outros o façam.


Quando no ataque

Na transição ofensiva "puxar a bola" no campo todo, orientando a busca do jogador livre e procurando que os restantes ocupem rapidamente as restantes posições de jogo. Orientar o posicionamento. Ter sempre o controle do tempo de jogo e do marcador para escolher a opção ofensiva ajustada.

Seleccionar bem os lançamentos, procurando observar as possibilidades de ressalto ofensivo e manter elevada agressividade ofensiva para penetrar e "partir" a defesa.

Observar sempre os lançamentos da equipa e falar com os colegas sobre as opções efectuadas, buscando chances de ressalto ofensivo (ressaltos longos), mas tendo sempre presente as tarefas de balanço defensivo.


Quando na defesa

Ainda no campo ofensivo começar a vigiar o base adversário e tentar impedir/retardar a transição ofensiva da outra equipa e dar só as faltas absolutamente necessárias. Procurar explorar os pontos fracos do adversário directo (passe , mão fraca , lançamento /área). Quando na defesa da bola identificar os sistemas adversários e avisar /antecipar o que vão fazer.

Defender de forma inteligente não queimando toda a energia que depois faltará no ataque, não forçar o roubo de bola, os erros adversários surgirão com naturalidade se estiver atento.


Tudo ou quase tudo isto esteve presente nos jogos da meia final e final na actuação do Nuno Manarte e como tal aqui fica o meu reconhecimento pela ajuda na reflexão efectuada.

quinta-feira, março 18, 2010

"Visita o Balneário da Ovarense"


Ovarense Dolce Vita vai no próximo Sábado, jogo contra o CAB Madeira, promover uma nova iniciativa, destinada a todos os jovens que queiram conhecer pessoalmente os jogadores da equipa sénior.

A iniciativa denomina-se “Visita o Balneário da Ovarense” e consiste na realização de um sorteio, através da aquisição de uma senha, do qual serão seleccionados dois jovens para no final da partida irem visitar o balneário, guiados pelo Capitão Nuno Manarte.

As senhas estão disponíveis na Loja de Marketing da Arena (junto à entrada principal) e na aquisição de uma senha, será oferecida uma foto do plantel da Ovarense para poderem pedir autógrafos aos jogadores da Ovarense.

Pode assim tornar realidade o sonho de qualquer jovem em poder conviver com os seus ídolos!

Cartaz Oficial - Ovarense Dolce Vita

Jogos do fim-de-semana na Arena Dolce Vita

Jogos no Pav. Raimundo Rodrigues

Cartaz - Seniores Femininos

Sub-20: Derrota em Aveiro no inicio da segunda volta do Nacional

Os nossos Sub-20 perderam ontem na sua deslocação a Aveiro perante o Galitos por 64-51 na 1ª jornada da 2ª volta do Campeonato Nacional.

Depois de uma primeira parte marcada pelo equilibrio, o Galitos superou a equipa vareira numa partida onde não fomos capazes de manter os bons niveis de concretização apresentados no anterior jogo e onde nem sempre conseguimos fazer boas selecções de lançamento. Perante um adversário a quem tinhamos superado nos últimos dois jogos,(na Fase Final Distrital após 2 prolongamentos e na abertura do Campeonato Nacional)a nossa equipa esta vez não conseguiu obter um resultado positivo.

Com este resultado a nossa equipa fica com quatro vitórias e quatro derrotas ocupando o quarto lugar na poule e na próxima jornada receberemos no dia 24 a equipa do FC Porto que se mantém invicta na actual fase da competição

Jogos do Fim-de-semana