A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

sábado, abril 30, 2011

Minis em Acção no Mercado Municipal

Encontro de Minis12 no Mercado Municipal de Ovar. 
Jogo Ovarense vs ENESSE

Ovarense/Hello Kitty está nas meias-finais do Playoff

A equipa senior feminina da Ovarense venceu à poucos minutos a equipa do Marítimo na Arena Dolce Vita e apurou-se para as meias-finais do Play off.



Ovarense Basquetebol agradece o grande apoio prestado por todas as pessoas que se deslocaram à Arena Dolce Vita para apoiar a equipa da Ovarense/Hello Kitty.

Dia cheio de basquetebol na Ovarense







Resultados

SENIORES FEMININOS - PLAY OFF

Ovarense/Hello Kitty 58 Marítimo 50


CADETES MASCULINOS A

Galitos 66 Ovarense/Clínica Pardelhas A 64

HOJE


quinta-feira, abril 28, 2011

Gabriela Raimundo em Entrevista ao Basketpt.com

Gabriela Raimundo, Sub18 Femininos: «Estar numa selecção só pode ser positivo»

Por Miguel Tavares in www.basketpt.com

Gabriela Raimundo tem sido uma das jovens em maior destaque na sua Geração. A criatividade com que ataca cada jogada, e a facilidade com que decide cada lance do jogo fazem dela uma das jogadoras mais interessantes de seguir durante um desafio de basquetebol.
Contudo, e apesar deste brilhantismo, nunca conseguiu impor-se nas Selecções Nacionais, e procura agora um lugar entre as melhores do país. Para já, esteve presente no Estágio das Sub18 de Mariyana Kostourkova e até teve boas exibições nos jogos frente a Inglaterra (Sub16) e Montijo Basket (Seniores). Na sua Ovarense é uma das figuras da equipa que está a um passo de avançar para as Meias-finais da 1ª Divisão, e essa experiência poderá ajudá-la a estar melhor preparada, caso volte a ser convocada para os trabalhos das Selecções Nacionais.
Para já, quisemos saber qual o balanço que fez da acção de trabalho que decorreu nas Férias da Páscoa.

Que balanço, individual e colectivo, fazes do Estágio da Selecção de Sub18 Femininos? 
A nível individual faço um balanço bastante positivo deste estágio, uma vez que tive a oportunidade de treinar e jogar a um nível elevado num curto espaço de tempo e estar numa selecção nacional só pode ser positivo. 
Quanto aos jogos, no jogo contra a selecção de Sub16 de Inglaterra que, embora mais novas eram mais fortes fisicamente o que fez com que o jogo tivesse muito contacto, penso que consegui adaptar-me bem, quer às minhas colegas de equipas quer ao tipo de jogo adversário, também porque já estou habituada aos jogos das seniores onde defronto equipas muito agressivas. No jogo contra a equipa sénior do Montijo não tive qualquer problema, uma vez que já as havia defrontado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o jogo correu-me bem e penso que estive a um bom nível. 
Em relação a um balanço colectivo, não o posso fazer visto que só estive presente neste estágio, logo não posso emitir uma opinião sobre o trabalho realizado.

Sentiste algumas dificuldades em integrar-te nos esquemas ofensivos e defensivos que a Selecção usa, ou isso não foi problema? 
Não senti qualquer dificuldade a este nível porque o trabalho que realizo no clube também é elaborado a este nível. Além de que pequenas dúvidas que surgissem as minhas colegas estiveram sempre disponíveis para me auxiliar.

Depois deste estágio quais as perspectivas para as futuras acções da Selecção: pensas que poderás voltar a ser convocada ou isso será bastante difícil? 
Como já disse, o estágio foi bastante positivo e gostei desta experiência. Contudo não consigo fazer antevisões. Temos muito boas e experientes jogadoras no país, principalmente na posição de extremo. No entanto, irei continuar a trabalhar como sempre fiz e ser chamada ou não já não sou eu quem decide.

Seniores Femininos - Ovarense Hello Kitty

terça-feira, abril 26, 2011

Seniores Femininos – Ovarense/Hello Kitty vencem 1º jogo do Playoff

Marítimo 75 vs Ovarense 80
Parciais:1ºp 16-18 / 2ºp 23-20 / 3ºp 18-20 / 4ºp 18-22

Neste primeiro jogo da primeira eliminatória do play-off viajámos até à ilha da Madeira para defrontar a equipa do Marítimo, equipa satélite da equipa do Cab Madeira que participa na liga feminina. Uma eliminatória que se disputa à melhor de 3 jogos, e com o primeiro jogo a ser disputado na casa do “pior classificado”, e os outros dois em casa do “melhor classificado”.

Num jogo equilibrado e muito disputado como esperávamos, a nossa equipa entrou bem em jogo e terminou a vencer o 1º período por 16-18.

No 2º período, o equilíbrio manteve-se e o adversário ganhou este período 23-20. Ao intervalo o Marítimo vencia pela margem mínima 39-38.

No 3º período, as alternâncias no marcador foram uma constante, mas a nossa equipa venceu por 18-20.

À entrada para o último quarto e com o jogo em aberto (57-58), estivemos melhor e conseguimos alargar uma vantagem no resultado para 10 pontos, o que nos permitiu controlar o jogo até aos instantes finais e vencer.

O segundo jogo desta eliminatória é no sábado pelas 17h00 na Arena Dolce Vita e o terceiro, se necessário, é no domingo também pelas 17h00.

Juniores Femininos – Dupla vitória a contar para o Nacional no regresso à competição

Vila Pouca de Aguiar-39 vs Ovarense-68
Parciais: 1ºp 7-17 / 2ºp 11-17 / 3ºp 13-22 / 4ºp 8-12

Após a normal paragem dos campeonatos devido à Pascoa, a equipa de Juniores Femininos da Ovarense regresso ao Campeonato Nacional com a longa deslocação a Vila Pouca de Aguiar.
Num jogo que é tradicionalmente complicado para qualquer equipa que lá se desloque, as nossas atletas, bem conhecedoras dessa realidade apresentaram-se logo de inicio muito concentradas em campo e com um parcial de 7-17 no 1º período marcou claramente posição na partida.
O resto do jogo não teve grande história, pois foi sempre a nossa equipa quem controlou o jogo e venceu naturalmente como o resultado final indica.

Ovarense-56 vs CPN-47
Parciais: 1ºp 12-14 / 2ºp 22-11 / 3ºp 13-10 / 4ºp 9-12

No feriado de 25 de Abril, recebemos a equipa do CPN e vencemos por 56-47.
Foi um jogo em que a equipa do CPN entrou melhor realizando um parcial de 2-7, obrigando a nossa equipa a parar o jogo através de um desconto tempo. Depois da paragem, a nossa equipa melhorou, mas mesmo assim o adversário venceu este período por 12-14.

No 2º período, tudo foi diferente e vencemos por 22-11, fruto de uma boa defesa e conseguindo alguns contra-ataques o que nos permitiu ir para intervalo com uma vantagem de 9 pontos (34-25).

No 3º período, a nossa equipa entrou melhor e conseguiu abrir a vantagem para os 14 pontos, mas o Cpn reagiu e encurtou a diferença, mas não impedindo a vitória em mais um período por 13-10.

À entrada para o último quarto e com o resultado em 47-35 a nosso favor, esperava-se um forte reacção do adversário e assim aconteceu. Mas a nossa equipa soube controlar o jogo e manter a calma necessária nos instantes finais do encontro para levar de vencida um adversário directo neste campeonato nacional.
Foi uma vitória justa e merecida num jogo muito equilibrado e emotivo.

De realçar a boa assistência que esteve presente neste jogo e que por certo não deu por mal empregue o seu tempo.
Uma palavra de agradecimento aos pais, familiares e amigos que mais uma vez não faltaram, apoiando e incentivando sempre a nossa equipa.

No próximo dia 1 de Maio pelas 11h00 jogamos frente à Académica de Coimbra em Montemor-o- Velho.

Ovarense/Clínica Pardelhas A diz adeus a Fase Final depois de perder com o FC Porto

Parcias: (12-18) (07-14) (14-15) (06-18)
Marcador: (12-18) (19-32) (33-47) (39-65)

A Ovarense/Clínica Pardelhas A ficou ontem arredada da discussão pelo apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional de Cadetes Masculinos ao perder na Arena Dolce Vita 39-65 frente ao FC Porto. A quinta derrota em oito jogos afasta a equipa vareira de qualquer possibilidade de alcançar a fase de todas as decisões de onde sairá o próximo campeão nacional do escalão.
A equipa vareira nunca conseguiu, em termos ofensivos, desenvolver o seu jogo cedendo naturalmente perante um adversário que se apresentou muito eficaz no lançamento exterior (6 triplos) e que teve sempre mais soluções e discernimento no seu ataque.

Os primeiros dez minutos (12-18) ficaram marcados pelo equilíbrio no marcador durante os primeiros oito minutos em que ambas equipas alternaram a liderança no marcador. Não fomos consistentes no trabalho defensivo permitindo ao adversário alguma liberdade na nossa zona restritiva o que levou aos visitantes a fazer vários cestos na nossa zona interior. No ataque tentamos alternar o jogo interior com o lançamento exterior mas fomos muito perdulários retirando pouco aproveitamento de algumas situações em que tínhamos superioridade numérica. Mesmo assim, só algumas distracções defensivas no final do período é que permitiu ao nosso adversário ganhar alguma vantagem.

No segundo quarto (07-14) estivemos bem defensivamente mas estivemos desastrados na hora de atacar (2/18) falhando muito, tanto no jogo interior como no lançamento de fora. Isto deveu-se fundamentalmente a alguma precipitação no ataque com pouca paciência para rodar a bola e alargar os tempos de ataque, a alguma falta de decisão em assumir os duelos 1x1 e a más selecções de lançamento. Isto somado a eficácia que o FC Porto ia apresentando no seu lançamento exterior fez com que a equipa não conseguisse recuperar a desvantagem a chegada do intervalo.
Após o regresso dos balneários (14-15), a equipa esboçou uma tentativa de reviravolta que só não foi bem sucedida porque os visitantes mostraram-se letais nos lançamentos desde a linha dos 6m75. A nossa equipa conseguiu defender bem embora intermitentemente e no ataque foi mais rápida nas transições e mais eficaz na concretização apostando mais no jogo interior onde conseguiu retirar mais proveito mas o FC Porto não permitiu que nos aproximasse-mos ao rapidamente responder a qualquer tentativa com um cesto de três pontos.
No derradeiro período (06-18) e já a jogar mais com o coração que com a cabeça, a nossa equipa acabou por desorganizar-se ainda mais na defesa e deixou de procurar soluções colectivas no ataque optando por individualizar o jogo. Com uma péssima percentagem de concretização (1/17) não conseguimos recuperar a desvantagem e pelo contrário a equipa portista aproveitou o "endurecimento" do jogo para sentenciar a partida convertendo 11 pontos desde a linha de lance livre que ajudaram a cavar a diferença final no marcador.

Resta-nos agora continuar a trabalhar com o objectivo de ficarmos na parte alta da tabela procurando corrigir os aspectos menos bons do nosso jogo e tentando vencer todas as partidas que nos restam na competição
A equipa agradece todo o apoio de todos aqueles que a acompanharam neste desafio.
Jogaram: Rodrigo Lopes, Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Nuno Monteiro, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Pedro Santos, Rodolfo Castro, Gil Seabra, Rodrigo Soeiro, André Vaz e Ricardo Martins.

Treinador: Tam Ling

Próximo Jogo dos Iniciados Masc A

segunda-feira, abril 25, 2011

Resultados do Fim-de-semana

Juniores Femininos vencem adversário directo no Nacional

Ovarense 56 CPN 47

Ovarense/Clínica Pardelhas A perde com Porto em casa

Iniciados Masc A regressam à competição com vitória sobre o Académico (62-40)

Gaia Basket 2011: Ovarense fica-se pelo Vice-Campeonato

Parciais: (15-13) (10-12) (09-12) (12-18)
Marcador: (15-13) (25-25) (34-37) (46-55)




A Ovarense perdeu este sábado por 46-55 frente a equipa espanhola do CB Tormes na final do Torneio Internacional Gaiabasket 2011, ficando-se pelo vice campeonato na prova. Numa partida muito equilibrada ao longo dos quarenta minutos, a diferença física existente entre as duas equipas (em termos de altura e peso), a perda de ressaltos defensivos que possibilitaram segundos lançamentos e a nossa baixa eficácia desde a linha de lance livre resultaram fundamentais para decidir a partida a favor dos nossos adversários nos últimos minutos do desafio.

Num jogo muito igualado, entramos muito bem (15-13), com uma excelente atitude defensiva que surpreendeu a equipa espanhola. Sempre muito agressivos, a cortar bem as linhas de passe e com bons tempos nas ajudas, a nossa equipa foi conseguindo condicionar o ataque adversário ao limitar o tempo e o espaço para a sua organização. Pena, que no ataque não estivéssemos tão bem ao por vezes fazer más selecções de lançamento no tiro de media distancia e ao não ser eficazes no jogo interior.

Nos segundos dez minutos (10-12) as defesas superiorizaram-se claramente aos ataques em ambas as equipas. 
Novamente estivemos bem no trabalho defensivo mas no ataque tivemos menos segurança nas transições (4 turnovers) e abusamos do lançamento exterior (1/10) fruto de jogar com menos velocidade o que nos obrigou a jogar em 5x5 mais tempo o que por vezes nos levou a ter menor discernimento na hora de seleccionar o tiro.

Esta situação manteve-se durante o terceiro período (09-12) com as duas equipas a apresentar baixos índices de eficácia no ataque. Neste parcial estivemos bem no jogo interior mas não conseguimos nas alternâncias com o lançamento de fora ter o mesmo rendimento (0/9). Isto levou-nos a ter uma baixa produção ofensiva e a não conseguir passar para a frente no marcador.

A entrada do derradeiro quarto e com o jogo em aberto a alternância no marcador sucedeu-se até bem perto do fim quando a nossa equipa cedeu perante o maior poderio físico dos espanhóis, sendo determinante nesta altura o facto de não controlar as tabelas (6/12 em ressaltos) o que permitiu ao nosso adversário ganhar segundos lançamentos e a nossa baixa eficácia na concretização desde a linha de lance livre (2/10) o que praticamente sentenciou o desfecho final do encontro.

Os objectivos da equipa vareira para esta prova de manter a actividade competitiva nesta longa interrupção do Campeonato Nacional, foram plenamente alcançados. Na próxima Segunda-feira a Ovarense retoma o Campeonato Nacional recebendo o FC Porto.

A equipa agradece todo o imenso apoio e carinho de todos aqueles que a acompanharam durante o decorrer deste torneio.
Jogaram: Rodrigo Lopes, Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Pedro Santos, Rodolfo Castro, Gil Seabra, Rodrigo Soeiro, Domingos Loureiro, André Vaz e Ricardo Martins.
Treinador: Tam Ling

domingo, abril 24, 2011

Resultados do Fim-de-semana - Incompleto

Final do Torneio Internacional de Gaiabasket

Seniores Femininos - Ovarense/Hello Kitty entra nos playoff com vitória

Ovarense/Hello Kitty depois de uma magnífica fase regular, iniciou o Playoff com a deslocação à Madeira (depois de na véspera ter deslocado-se a Vila Pouca de Aguiar para o Campeonato Nacional de Juniores) e venceu o 1º jogo.

Numa série à melhor de 3, a Ovarense/Hello Kitty têm agora dois jogos em Ovar para fechar a eliminatória.

Marítimo 75 Ovarense/Hello Kitty 80

Juniores Femininos somam mais uma vitória para o Campeonato Nacional

VP Aguiar 39 Ovarense/Mera Dog 68

sábado, abril 23, 2011

Ovarense/Clínica Pardelhas A disputa final do Torneio Internacional Gaiabasket

Gaiabasket 2011: Ovarense vence com facilidade e apura-se para a Final do Torneio

Parciais: (19-15) (24-11) (09-14) (18-05)
Marcador: (19-15) (43-26) (52-40) (70-45)

A Ovarense venceu esta sexta feira o SC Braga por 70-45 e carimbou o seu passaporte para a final do Torneio Internacional Gaiabasket 2011 onde defrontará a equipa espanhola do CB Tormes.

O segundo dia da prova trouxe uma Ovarense mais próxima do seu real valor, em especial durante a primeira parte. Neste dois períodos (19-15 e 24-11) a equipa vareira jogou com mais velocidade e segurança nas transições defesa-ataque, dominou ambas tabelas com claridade, manteve em campo uma boa intensidade defensiva e foi bastante eficaz na concretização alternando bem o jogo interior com o tiro exterior. Fruto dessa boa aplicação em campo, a equipa chegou ao intervalo a vencer por 43-26.

A segunda parte  foi menos conseguida a todos os níveis. Perdemos dinâmica no ataque organizado onde nos faltou maior mobilidade e coordenação, fomos mais permissivos em defesa cedendo mais espaço aos bracarenses e fomos perdulários no ataque falhando as boas oportunidades criadas na zona da pintura. Esse relaxamento conduziu-nos a uma derrota no terceiro quarto (09-14). Nos derradeiros dez minutos recuperamos parte da atitude apresentada durante os primeiros vinte minutos e embora as nossas percentagens na finalização não fossem muito boas, dilatamos a diferença no marcador e acabamos por obter uma vitória justíssima que nos põem na final deste prestigiado Torneio frente a equipa espanhola do CB Tormes vencedora do Grupo A e que será, com total certeza, um osso bastante duro de roer.

A equipa agradece a todos os pais e amigos que a acompanharam nesta partida.

Jogaram: Rodrigo Lopes, Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Pedro Santos, Rodolfo Castro, Gil Seabra, Rodrigo Soeiro, Domingos Loureiro, André Vaz e Ricardo Martins.
Treinador: Tam Ling

Ovarense/Clínica Pardelhas A vence 2ºjogo do Gaiabasket

sexta-feira, abril 22, 2011

HOJE ÀS 20H30 NA ARENA DOLCE VITA - OVARENSE DOLCE VITA vs SL Benfica

Gaiabasket 2011: Ovarense sofre por culpa própria mas vence na estreia

Parciais: (18-13) (15-19) (13-21) (14-04)
Marcador: (18-13) (33-32) (46-53) (60-57)

A Ovarense entrou da melhor maneira na Edição de 2011 do Torneio Internacional Gaiabasket, ao vencer a equipa do GD Bolacesto por 60-57 num jogo emotivo e nem sempre bem jogado e em que o resultado acabou por ser melhor que a exibição.

A nossa equipa entrou a vencer no jogo (18-13) embora sem por o pé no acelerador, mostrando-se algo lenta nas transições e algo esbanjadora na hora da concretização. No segundo período (15-19) estivemos bem durante a primeira metade do quarto, mas depois perdemos claramente sentido colectivo perdendo inúmeras bolas nas saídas para o ataque, mostrando-nos apáticos e lentos nas recuperações defensivas e cedendo segundas tentativas de lançamento ao não controlar com eficácia a nossa tabela o que permitiu ao Bolacesto com um parcial de 9-0 no final do quarto reduzir a diferença para um ponto ao intervalo (33-32).

Após o reatamento (13-21) voltamos a entrar mal na partida jogando algo desconcentrados e com alguma falta de atitude, mais que tudo no trabalho defensivo permitindo muitas penetrações e concedendo muito espaço. No ataque, criamos boas oportunidades mas tivemos pouca capacidade para seleccionar lançamentos e também estivemos pouco felizes nas percentagens de concretização em lançamento de campo e desde a linha de lance livre. Só acordamos perto do final do período (parcial de 5-0 nos últimos dois minutos)  quando incrementamos a pressão defensiva (defesa todo o campo) e a velocidade nas saida para o ataque.

No derradeiro quarto (14-04) estivemos muito bem defensivamente não deixando que o nosso adversário concretizasse qualquer ponto durante oito minutos mas estivemos muito perdulários falhando muitas oportunidades debaixo do cesto com o nosso jogo interior a revelar-se ineficaz. Isto evitou que a partida  ficasse decidida mais cedo e permitiu ao Bolacesto manter-se na frente até dois minutos para o fim quando através de um contra ataque rápido bem executado passamos para a frente do marcador. A eficácia desde a linha de lance livre, a manutenção da mesma postura defensiva e o facto dos nossos rivais acusarem a pressão de se ver em desvantagem permitiu então a nossa equipa assegurar a sua primeira vitória no evento.

A Ovarense jogará hoje frente ao SC Braga procurando carimbar o seu passaporte para a final do Torneio que se disputará no sábado. A equipa agradece o apoio logístico e emocional prestado por todos aqueles que nos acompanharam.

quinta-feira, abril 21, 2011

Porque a equipa vem em primeiro lugar

Artigo da Autoria de Miguel Tavares in www.basketpt.com

Desde que me lembro que a posição de base é a que maior fascínio me provoca de entre as existentes no jogo de basquetebol. Michael Jordan à parte, os meus jogadores de eleição sempre foram os "generais em campo", os "maestros", o "prolongamento do treinador dentro das 4 linhas".
Gosto, particularmente, daquele tipo de bases que primeiro pensa nos seus colegas de equipa e não em si próprio. Gosto dos bases que conseguem que a equipa jogue no seu melhor sem que para isso necessitem de lançar muitas vezes ao cesto. Gosto dos que preferem uma assistência a um lançamento! Não me entendam mal: hoje em dia é fundamental que um base saiba lançar ao cesto, principalmente de média e longa distância, e é igualmente importante que saiba criar o seu próprio lançamento - por vezes, essa é a melhor opção para o sucesso da equipa. Saber quando passar e quando lançar, é uma das grandes virtudes de um bom base, mas prefiro o tipo de jogadores da posição 1 que em primeiro pensam em assistir, e só depois em lançar.
E quando penso na realidade do basquetebol português há um nome que surge imediatamente no meu pensamento e que se enquadra quase na perfeição na breve descrição anterior: Nuno Manarte, o veterano base da Ovarense Dolce Vita.



Com 7.2 assistências por jogo o capitão dos Vareiros foi, sem surpresas, o líder deste ranking. Revelando uma grande consistência ao longo de toda a Fase Regular, um dos momentos altos da temporada deste jogador de 35 anos chegou na Jornada20 da Liga Portuguesa de Basquetebol, quando Nuno Manarte registou 17 assistências para a sua conta pessoal, num desafio frente aos bicampeões nacionais, o SL Benfica.
Ao ver um jogo de Nuno Manarte é possível encontrar quase todas as características de um grande base: liderança, comunicação, controlo do tempo e ritmo de jogo, conhecimento dos seus colegas de equipa, capacidade para colocar a bola no jogador que está a atravessar o melhor momento na partida, perceber a debilidade da defesa contrária. O capítulo do lançamento exterior é, provavelmente, a grande lacuna no jogo de Manarte - acredito que com uma boa capacidade de tiro de longa distância, o capitão da equipa de Ovar teria sido uma das grandes figuras entre os bases portugueses da última década.
Lembro-me que há uns anos também o Prof. Orlando Simões escreveu um texto onde elogiava as capacidades de Nuno Manarte. Reconhecer as qualidades deste base tornou-se fácil nos últimos tempos, e os jogadores dos escalões de formação poderão aprender bastante ao ver jogar o #7 da Ovarense Dolce Vita. E tendo em conta que no plantel às ordens de Mário Leite também está um promissor base, esperemos que o jovem José Barbosa consiga absorver ao máximo os ensinamentos diários que o seu capitão de equipa terá para lhe dar.

Inicio dos Playoff da I Divisão Feminina

Antevisão
Marítimo x Ovarense
"Nesta eliminatória entre o 4º e o 5º classificado da fase regular esperamos jogos equilibrados e muito disputados à semelhança do que aconteceu na fase regular (1 vitória para cada equipa). Frente a frente estão duas equipas muito jovens, que certamente vão impor um ritmo elevado ao jogo. 
Pela nossa parte tudo faremos por levar de vencida um adversário forte a jogar no seu reduto".
Jorge Maia (Treinador Ovarense)

Ovarense/Clínica Pardelhas A inicia torneio com vitória

Regresso do Campeonato Nacional Sub14 Masc

quarta-feira, abril 20, 2011

Pedro Costa ajuda Selecção Nacional Sub18 a conquistar Torneio de Badajoz


Noticia no site FPB


No seguimento da preparação do campeonato da Europa sub-18, a realizar em Varna na Bulgária, de 21 a 31 de Julho, a Selecção Portuguesa de sub-18 Masculina esteve reunida em estágio nas cidades de Lisboa e Badajoz, onde participou no Torneio Internacional de Badajoz, aproveitando a paragem dos campeonatos nacionais. A equipa acabou por ser bem sucedida e venceu a prova, terminando de forma brilhante os 9 dias de concentração.


Fuenlabrada 56 Portugal 53


Estudientes 40 Portugal 54

Gabriela Raimundo na Selecção Nacional Sub18

Noticia do Site FPB:



Falta de eficácia manteve-se
Jogo treino com o Montijo Basket
As conclusões tiradas no final do jogo-treino realizado ontem à noite no Pavilhão Municipal do Montijo, entre a Selecção Nacional de Sub-18 femininos e a equipa do Montijo BasKet, foram idênticas às da véspera, ou seja as convocadas de Kostourkova voltaram a apresentar uma falta de eficácia confrangedora, mostrando que será preciso muito trabalho para corrigir essa pecha.


O Montijo Basket, conjunto liderado por Carlos Caetano (Camané) e que foi vencedor da fase regular do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, demonstrou naturalmente maior maturidade, alicerçada no desempenho da sua poste norte-americana, Urysla Cotton, que dominou as tabelas, sendo também a melhor marcadora (21 pontos), bem secundada pela internacional Sub-20 Márcia Costa (11 pontos e 3 faltas provocadas) e Joana Mafra (ex-GDESSA) que contribuiu com 7 pontos e 3 faltas provocadas.

A vitória pertenceu à formação montijense (58-42) que controlou as operações desde início, terminando o 1º período com uma vantagem de 13 pontos (19-6). No 2º quarto (10-14) as Sub-18 reagiram e aplicando uma defesa pressionante conseguiram criar algumas dificuldades ao ataque adversário, impondo um parcial de 2-13, em que o marcador passou de 23-7 para 25-20. Ao intervalo a vantagem era das anfitriãs (29-20).

No 3º período as comandadas de Kostourkova voltaram a manifestar as mesmas lacunas, demonstrando pouca confiança a atacar o cesto, com o parcial de 14-4 a ser reflexo dessa falta de eficácia, em que a totalidade dos pontos foram de lance livre. No último quarto (15-18) as Sub-18 voltaram a empertigar-se, dando novamente uma imagem do que podem vir a fazer.

No seleccionado luso algum destaque para o irrequietismo da extremo Gabriela Raimundo (8 pontos,1 triplo, 3 roubos, 3 assistências e 3 faltas provocadas, com 5/6 nos lances livres) e ainda para o trabalho da poste Vânia Sousa (5 pontos, 7 ressaltos sendo 4 ofensivos e 4 faltas provocadas) que teve uma tarefa complicada ante a adversária norte-americana.

Em termos globais as Sub-18 denotaram como já dissemos uma falta de eficácia notória, bem expressa nas respectivas percentagens: duplos (30%) e triplos (9%), conduzindo a uns fraquinhos 25% no lançamentos de campo. Melhoria em relação ao jogo da véspera existiu nos lances livres (62%), ao converterem 13 das 21 tentativas. Nos roubos (15) a mais decidida foi a base Catarina Neves, com 4, seguida por Gabriela Raimundo (3), que nas assistências (11) foi a que conseguiu maior número de passes decisivos (3), com Helga Gonçalves e Maria Soeiro a darem o seu contributo, ambas com duas. Na luta das tabelas a particularidade de os 30 ressaltos capturados terem sido divididos equitativamente pelas duas tabelas (15 defensivos e 15 ofensivos), enquanto o número de turnovers voltou a ser elevado (21) contra os 22 da véspera.

O estágio termina hoje ao final da tarde (18 horas). 

Próximos Jogos da equipa Ovarense/Clínica Pardelhas A

AVISO - Horário Secretaria

Amanhã, dia 21/04/2011, a secretaria da ADO – Basquetebol funcionará no seguinte horário:
09h00 às 12h30
14h30 às 18h00

terça-feira, abril 19, 2011

Jovens vareiros brilham nas selecções

A Associação Desportiva Ovarense dedica especial atenção aos seus escalões de formação e tem formado ao longo dos anos vários atletas que militam nas melhores equipas nacionais tendo inclusive alguns já actuado no estrangeiro.

Constitui uma forte aposta do nosso clube a formação, em primeiro lugar, de homens e mulheres e em seguida de atletas de grande nível, procurando para o efeito transmitir-lhes os valores essenciais da vida e os conhecimentos de basquetebol necessários para que atinjam o topo da modalidade.

Como vem sendo hábito, a Ovarense participou em mais uma edição da “Festa do Basquetebol Juvenil” que decorreu na passada semana na cidade de Portimão, fazendo-se representar através dos atletas Helena Santos e Liliana Fernandes no escalão de Sub-14 femininos, Luís Vicente, Joaquim Soras e José Matos no mesmo escalão masculino e Nuno Leite, Rodolfo Castro, Domingos Loureiro e Rodrigo Soeiro nos Sub-16 masculinos. A comitiva vareira fez-se ainda representar pelos treinadores Tam Ling, que orientou a selecção distrital de Sub-16 masculinos e João Candeias seleccionador da equipa de Sub-14 femininos.

Numa participação que honrou a Ovarense e a Associação de Basquetebol de Aveiro, os nossos representantes obtiveram o 4º lugar no escalão Sub-14 femininos, o 5º lugar em Sub-14 masculinos e o 5º lugar em Sub-16 masculinos.

Paralelamente há ainda que destacar as chamadas à Selecção Nacional de Sub-18 do atleta Pedro Costa, para disputar o “Torneio Internacional de Badajoz” e também da atleta Gabriela Raimundo que integra o estágio da Selecção Nacional de Sub-16.

A Ovarense presta orgulhosamente o público e merecido reconhecimento pelo brilhante desempenho de todos os seus representantes nas selecções distritais e nacionais, resultado do trabalho desenvolvido por todos dentro do clube.

Face ao panorama económico-financeiro do país e do basquetebol nacional, esta cada vez mais deverá a ser uma prioridade da Ovarense, que terá que investir nos seus jovens e cimentar a sua posição como escola de formação de jovens valores.

O Presidente,
Américo Oliveira

Calendário dos Iniciados Masc D - 5ª Fase



1185
Ovarense 'D'  
Sangalhos B  
01/05/2011 
09:15 
Arena Dolce Vita 
/
1186
Sanjoanense B  
Ovarense 'D'  
08/05/2011 
09:15 
Pav Mun. Paulo Pinto 
/
1189
Ovarense 'D'  
Oliveirense B  
15/05/2011 
11:15 
Arena Dolce Vita 
/
1193
Sanjoanense C  
Ovarense 'D'  
28/05/2011 
17:00 
Pav Mun. Paulo Pinto 
/