A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

terça-feira, janeiro 31, 2012

Próximos Jogos

Sub20 Masc iniciam 2ªFase do Nacional amanhã

A equipa de Sub20 Masculinos inicia a sua participação na 2ª Fase do Campeonato Nacional amanhã, com uma deslocação até Leça da Palmeira para defrontar o Desportivo de Leça.

Os outros jogos são:
GICA vs Olivais
Vasco da Gama vs CD Póvoa
Guifões vs Porto

Equipas participantes nesta 2ª Fase:

Iniciados Masc B terminam em 1º lugar

INICIADOS “B”

Os iniciados “B” da ADO realizaram no dia 28/01/2012, no Pavilhão Dolce Vita, o 4º. jogo da Série 3, da Taça Distrital de Aveiro, tendo vencido o Beira Mar “B” por 97 - 37.

Esperava-se um jogo equilibrado dado que se defrontavam as duas equipas da série que ainda não tinham perdido nesta fase. Isso acabou por não acontecer tendo a nossa equipa vencido com relativa facilidade e com uma vantagem de 60 pontos, muito embora, em determinadas fases do jogo, tenha demonstrado falta de concentração, descontrolando-se perante a fraca pressão defensiva do Beira Mar, perdendo muitas posses de bola em drible e maus passes. No aspeto defensivo, alternamos o bom e o mau principalmente na defesa das penetrações e nos ressaltos defensivos.

Com este jogo, concluímos a nossa participação nesta fase em 1º lugar e ficamos a aguardar a fase seguinte.
Jogaram: Pedro Laranjeira, Victor Sousa, Carlos Sona, João Cabral, Bruno Gonçalves, Igor Almeida, Simão Caetano, Anthony Ribeiro.

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Ovarense é campeã distrital de Sub20 Masculinos



Realizou-se na Arena Dolce Vita em Ovar a Fase Final de Sub20 Masculinos, onde a equipa da Ovarense sagrou-se Campeã Distrital.

Esta fase final foi disputada por três equipas e iniciou-se com o jogo entre o GICA e o Galitos, onde o Galitos venceu facilmente o seu adversário por 31-89. No dia seguinte foi a vez da Ovarense vencer o GICA por números também claros, 112-51.

Para o último dia ficou guardada a final e a decisão do título, entre a Ovarense e o Galitos. Esta foi a terceira vez que estas duas equipas se encontraram, com uma vitória para cada lado, curiosamente sempre para equipa visitante.

O jogo teve inicio com um ascendente claro da equipa visitante, que controlou quase todo o 1º período, estando sempre na frente do marcador, mas com a equipa vareira a não deixar o seu adversário fugir e a reagir no final dos primeiros dez minutos, terminando este parcial empatado a 20pts.
Assistia-se a um bom jogo de basquetebol, com muita intensidade de ambos os lados e muitos pontos. No arranque do 2º período a Ovarense continuou a demonstrar a sua subida de rendimento e passou para a frente do marcador, controlando o jogo nos seus vários aspectos, atingindo o intervalo com uma vantagem de 10pts.

A 2ª parte teve inicio com a equipa da casa a manter o seu controlo sobre os acontecimentos, mantendo uma boa produção ofensiva a Ovarense voltou a ganhar o período, desta vez por 5pts. No último período, como não podia deixar de ser o Galitos reagiu e deu tudo por tudo para contrariar a superioridade da Ovarense, conseguindo reduzir a diferença no marcador até 6pts de diferença. Mas os jogadores da Ovarense mantiveram a serenidade e apesar de ofensivamente não estarem a conseguir fazer pontos, foram passando o tempo também sem sofrer e com o jogo aproximar do fim, a Ovarense controlou os acontecimentos até à vitória final e a conquista do título.

Assim a Ovarense conquistou o título distrital com Nuno Morais, Gonçalo Rocha, Ricardo Sousa, Júlio Silva, Nuno Leite, João Freire, Domingos Loureiro, Pedro Soares, José Ferreira, Pedro Costa, Emanuel Sá e Gil Seabra a serem os responsáveis pelo título.

Cartaz Oficial - Ovarense Dolce Vita - Próximo Jogo

BCO Maia&Andrade perde em tarde desinspirada


BCO Maia&Andrade 37 Illiabum 39

A jovem equipa do BCO sofreu a sua primeira derrota no arranque da 2ª volta.

A jogar em casa, a nossa equipa tive uma tarde de total desacerto ofensivo, várias situações eram criadas mas a normal capacidade de colocar a bola no cesto desta vez não esteve presente e a nossa equipa falhou muitas e claras situações de concretização.

Prova desta falta de inspiração, no 3º período a nossa equipa só conseguiu marcar 3pts. Apesar desta falta de concretização a equipa conseguiu manter-se sempre na luta pela vitória final. A perder por dois os jovens de Ovar dispõem  da última posse de bola, no entanto não foi capaz de concretizar, somando assim o seu 1º desaire nesta fase.

O BCO Maia&Andrade volta a jogar na próxima semana, deslocando-se a Aveiro no domingo de manhã para defrontar o Galitos.

Cadetes Masc A: Ovarense Clínica Pardelhas soma nova vitória em exibição marcada por muitas oscilações



A Ovarense somou este sábado uma nova vitória na 2ª fase distrital ao vencer em Aveiro a equipa do Galitos por 37-64 numa partida em que a prestação vareira sofreu de muitas oscilações e em que o resultado acabou por ser claramente melhor do que a exibição. A equipa vareira não fez um grande jogo e foi graças fundamentalmente a uma boa primeira parte que conseguiu justificar a vantagem alcançada no final do encontro.

Os visitantes entraram bem na partida (22-14) impondo velocidade e agressividade defensiva ganhando rapidamente uma vantagem de seis pontos com 3m30s jogados. A partir desse momento a equipa começou a perder intensidade defensiva perdendo alguma coesão na protecção da zona da pintura permitindo aos locais a possibilidade de aparecer mais vezes perto do nosso cesto através de penetrações ou então através de chegadas em contra ataque uma vez que fomos algo lentos na recuperação defensiva. No ataque mantivemos uma boa percentagem de concretização pese a que tivemos pouca lucidez nas transições perdendo muitas bolas (8) por precipitação e falta de segurança no passe.

No segundo período (20-03) entramos com muita seriedade defensiva mas custou-nos a entrar ofensivamente no jogo (falhamos nas nossas primeiras 5 posses de bola) uma vez que entramos algo atabalhoados privilegiando os duelos individuais em detrimento do jogo colectivo. O Galitos teve muitos problemas para concretizar pontos (2 em 6 minutos) e só não ficou mais afastado no marcador porque não conseguíamos concretizar no ataque as oportunidades criadas, umas vezes por má selecção de lançamento e outras por falta de precisão na finalização. A partir do minuto 6 a equipa acordou e partiu para um parcial demolidor (16-1) em que os índices de concretização melhoraram o que nos permitiu chegar ao intervalo com uma confortável vantagem de 25 pontos (42-17) pese a não estar a jogar ao nosso nível.

A partida mudou completamente de registo no reatamento. Talvez algo relaxados pela vantagem adquirida os vareiros entraram muito mal no jogo revelando a espaços falta de concentração e  uma atitude a roçar a displicencia, com pouca intensidade defensiva e nula organização ofensiva somando uma trás outra, perdas de bola que se reflectiram no pouco volume de oportunidades de lançamento criadas no quarto. Foram talvez os piores dez minutos da época em que nem sequer as constantes rotações de jogadores evitaram uma pauperrima exibição (05-10). Valeu-nos a pouca capacidade concretizadora do Galitos para que o desastre não tivesse sido pior.

No derradeiro período (17-10) voltamos a não estar bem e na primeira metade do quarto continuamos a dar uma imagem pouco de acordo com a qualidade que esta equipa já mostrou durante a actual temporada. Depois de um atempado desconto de tempo a equipa melhorou principalmente em termos de atitude e entrega conseguindo com essa leve alteração retomar o controlo da partida e quebrar definitivamente a resistência do Galitos que nunca baixou os braços. Voltamos a ser intensos na defesa e forçamos varias vezes os nossos adversários a esgotar o seu tempo de ataque sem lançar ao cesto e fomos mais lestos nas saídas para o ataque (maior uso do contra ataque) embora continuássemos a revelar pouca segurança nas transições.

A Ovarense acabou por vencer uma partida em que revelou alguns problemas de concentração e atitude desaproveitando uma boa ocasião para por em pratica alguns dos conceitos que se trabalham durante a semana num jogo  que devia encarar como parte da preparação para a Fase Final Distrital . Temos que compreender que nada está ganho e que não podemos relaxar nem nos treinos nem nestes últimos encontros antes dessa importante cita daqui a duas semanas. Temos de trabalhar sempre com o intuito de melhorar conscientes que só assim poderemos reduzir estas oscilações em nosso jogo para dessa forma sair avante dos difíceis desafios que estão a chegar. Uma palavra de apreço para os atletas da equipa aveirense que mostraram uma excelente atitude em campo ao longo dos quarenta minutos não desistindo nunca. Na próxima jornada recepção na Arena Dolce Vita ao Esgueira, sábado pelas 17h00.

A equipa agradece a todos os pais e amigos que nos acompanharam pelo seu apoio incondicional.

Cadetes Masc B: Ovarense Clínica Pardelhas encerra 2ª Fase com vitória fácil em CENAP

A equipa de Cadetes B da Ovarense obteve este sábado uma balsâmica vitória por 35-76 diante da frágil equipa do Cenap fechando desta forma a sua participação na segunda fase distrital. Depois de ter sofrido uma dolorosa derrota na última jornada a equipa vareira fez uns sólidos trinta minutos em que graças a uma férrea defesa e ao acerto e velocidade empregados nos seus ataques consegui cavar uma diferença no marcador que cedo lhe permitiu gerir o desenrolar do encontro.

Os vareiros entraram bem no jogo fazendo muita pressão na defesa perante uma equipa local algo limitada em termos técnico-tácticos conseguindo rapidamente tomar conta do marcador. A boa defesa foi permitindo a equipa partir para rápidos contra ataques que resultaram na obtenção de uma clara vantagem no final do quarto (21-06).

Nos segundos dez minutos (22-10) a equipa manteve a sua acutilância ofensiva mas perdeu alguma intensidade defensiva permitindo que os locais conseguissem chegar mais vezes ao nosso cesto. Mesmo assim a Ovarense chegou ao descanso em clara vantagem (43-16) e com o jogo praticamente resolvido.

A segunda parte foi de grandes contrastes. No terceiro período (27-5) estivemos em bom nível recuperando estabilidade e agressividade defensiva, mostrando boa dinâmica nas transições, ganhando claramente nos  duelos  1x1 e com bons índices de concretização, embora concentrando-nos fundamentalmente na finalização na zona da pintura. Paradoxalmente os derradeiros dez minutos (06-14) foram muito maus com a nossa equipa a relaxar em todos os processos do jogo, perdendo alguma atitude e concentração, mostrando-se pouco rigorosa na defesa e pouco clara no ataque onde passou a haver mais individualismo e menos colectivo. Mesmo considerando que houve uma grande rotação de todos os jogadores (especialmente daqueles que normalmente jogam menos minutos) a equipa perdeu-se em campo e mostrou nestes últimos minutos uma quebra significativa do seu fio de jogo acabando por tirar algum brilho ao triunfo.

Ovarense Clínica Pardelhas A mantém-se invicta

Ovarense Clinica Pardelhas B vence CENAP

Iniciados Masc B vencem Beira-mar em casa


Resultados do Fim-de-semana

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Hoje na Arena Dolce Vita

SELECÇÃO DISTRITAL DE SUB 16 FEMININOS

Aproveitando a paragem da competição depois de concluído o Campeonato Distrital, a Selecção Distrital de Sub-16 Femininos vai realizar mais um treino de preparação para o Campeonato Nacional Inter-Seleções.

A Ovarense estará representada por duas jogadoras no lote de dezasseis atletas que vão ser orientadas pelos Seleccionadores Tatiana Iourtaeva e Luís Araújo.

O treino vai realizar-se no pavilhão do Galitos no próximo domingo, dia 29 de Janeiro das 10h às 12h.

Atletas convocadas:
Esgueira - Inês Duarte (96)
Sanjoanense - Andreia Peixoto (97) e Jéssica Silva (97)
Ovarense - Helena Santos (97) e Sara Marques (96)
Oliveirense - Rafaela Oliveira (97)
Galitos - Mariana Oliveira (96), Bruna Pires (96), Inês Araújo (96) e Adriana Ramos (96) 
Sangalhos - Joana Fernandes (97) 
Illiabum - Daniela Vieira (97) 
Gafanha - Inês Franco (96), Vitalina Pinto (96), Carolina Marques (96) e Maria Pires (96)

Fase Final Sub20 Masc - 2ª Jornada

Ovarense Clínica Pardelhas

Cadetes Femininos: Ovarense Rosa Pinho conhece adversário da Taça Nacional


A equipa de Cadetes Femininas da Ovarense ficou ontem a conhecer as suas adversárias na edição deste ano da Taça Nacional segunda prova em importancia organizada pela FPB. Na XV edição da prova a nossa equipa terá que fazer muitos quilometros uma vez que terá de defrontar equipas que vão desde Vila Pouca de Aguiar até Leiria passando pela Guarda, Coimbra, Tondela e Viana do Castelo.

A nossa equipa irá fazer a sua estreia na competição como visitante frente ao Sabugal +, equipa campeã do Distrito da Guarda. Segue-se a recepção ao CRD Soutocico campeão distrital de Leiria, visita ao NDA de Pombal, vice-campeão de Leiria, recepção ao CMT de Vila Pouca Aguiar campeão de Vila Real, visita ao EDV campeão de Viana de Castelo, visita ao CAD Coimbra, vice campeão do Distrito de Coimbra e vencedor da Taça Distrital e finalmente na última jornada da primeira volta recepção ao ACER Tondela melhor equipa de Viseu.

A Ovarense, o CAD Coimbra e o Vila Pouca de Aguiar partem como favoritos para passar a fase final da prova. O calendário dos jogos ainda não está definido em termos de horários e sedes pelo que iremos actualizando a informação conforme se confirmem esses dados

Classificação - Ovarense Clínica Pardelhas B

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Formação Itinerante da ABA



Na próxima segunda-feira realiza-se no Pavilhão do Illiabum a 2ª Ação da Formação Itinerante promovida pela ABA, tendo como preletores Alexandre Pires do clube anfitrião e Luís Magalhães.

Minis 12 na Arena Dolce Vita






A Arena Dolce Vita foi palco para mais um encontro de Minis 12 no passado domingo e às duas equipas alvinegras juntaram-se os conjuntos do Beira-Mar, Sanjoanense, GICA e Enesse.

Todas as equipas disputaram três jogos e tiveram a oportunidade de jogar contra todos os clubes presentes.O encontro terminou com a habitual foto do conjunto.
Ovarense:

Atletas: André Terra, Nuno Matos, Pedro Leitão, Tomáz Vaz, Vasco Santos, Juliana Fonseca, Gustavo Figueiredo, João Sebe, João Silva, Erica Gomes, Sara Bousbaa, Luísa Ferreira, Nádia Pereira, Sofia Pereira, David Valente, Gonçalo Tavares e Pedro Lopes.

Treinadores: Nuno Reis e Rui Ventura






Hoje na Arena Dolce Vita

OVARENSE DOLCE VITA vs Terceira Basket - Sábado às 17h00

Fase Final Sub20 - Galitos vence facilmente o GICA na 1ª Jornada

Ovarense Clínica Pardelhas - Classificação

Cadetes Masc A: Ovarense Clínica Pardelhas consuma apuramento para o Campeonato Nacional



A equipa de Cadetes «A» Masculinos da Ovarense conseguiu este sábado alcançar o seu primeiro objectivo para a actual época ao classificar-se para o Campeonato Nacional depois de vencer a Sanjoanense na Arena Dolce Vita por 66-48. Com a vitória a equipa vareira também garantiu a organização da fase final distrital que se disputará na segunda semana de Fevereiro.

Depois da boa exibição em Oliveira de Azeméis na passada jornada a Ovarense conseguiu sair adiante numa partida algo travada e tensa e na qual pareceu, a espaços, acusar alguma fadiga, perante um adversário que chegava a Ovar moralizado e em crescendo de forma ao ter vencido os seus últimos cinco jogos.

O inicio do desafio até pareceu revelar que o jogo poderia ser fácil. Um parcial de 5-0 no primeiro minuto permitiu a equipa vareira começar da melhor maneira a partida. Durante o período perdemos alguma lucidez no ataque produto de alguma insegurança nas transições e de alguma precipitação na hora de seleccionar os lançamentos. No aspecto ofensivo também fomos perdulários nos contra ataques o que não nos deixou dilatar mais as diferenças no marcador. Defensivamente estivemos intensos permitindo poucas liberdades ao ataque dos visitantes pelo que chegamos ao final do período em vantagem 18-11.

Nos segundos dez minutos (17-15) o jogo tornou-se mais equilibrado fruto de uma menor coesão defensiva e de uma menor qualidade nas nossas transições (7 turnovers)  factores que foram bem aproveitados pela Sanjoanense. A equipa não conseguiu soltar-se no ataque mostrando-se algo lenta na circulação da bola e com pouca mobilidade no ataque organizado forçando por vezes alguns lançamentos. Defensivamente não perdemos intensidade mas sim alguma sincronização o que abriu algumas brechas bem aproveitadas pela equipa visitante.

Depois do reatamento a equipa voltou a não estar bem ao ceder o ritmo do jogo à Sanjoanense. Os primeiros cinco minutos do período reflectiram uma fase menos boa da equipa que perdeu discernimento na organização do seu ataque e viu-se algo confusa perante um adversário que revelou bons índices de concretização. A Sanjoanense encostou a 4 pontos no marcador com algo mais de 5 minutos por jogar mas a partir da segunda metade do quarto conseguimos reagir e voltamos a elevar o nosso nível de jogo aumentando a velocidade, aumentando a agressividade defensiva e circulando melhor a bola o que nos levou a fazer uma boa recuperação final na ponta final do período (8-2), permitindo-nos vencer o período por 17-16.

Nos derradeiros dez minutos (14-06) aproximamo-nos do nosso real valor em termos defensivos ao impor uma pressão forte que nos permitiu  recuperar até 10 bolas o que redundou num maior número de jogadas de contra ataque. Não concedemos muito espaço nem tempo para pensar e pressionamos bem as linhas de passe do adversário o que deixou a Sanjoanense sem muitas respostas no seu ataque. A nível ofensivo já não estivemos tão bem ao não conseguir materializar em pontos o grande volume de jogo ofensivo (7/21) pelo que a diferença final acaba por ser curta.

Mesmo com algumas contrariedades (lesões, doenças e ausências) a Ovarense acabou por vencer uma partida em que revelou ter mais profundidade e recursos do que a equipa adversária mostrando crescimento solidificado uma vez que ganha jogando bem e ganha quando joga regular como foi o caso. Estão de parabéns os atletas por ter alcançado o objectivo mas não devemos ficar por aqui. Devemos regressar aos treinos com o objectivo de vencer o próximo jogo e de preparar a consciência a Fase Final que se disputará em nossa casa. Na próxima jornada deslocação a Aveiro para defrontar o Galitos, sábado pelas 15h00.

Cadetes Masc B: Ovarense Clínica Pardelhas cede no fim depois de liderar toda a partida



A equipa de Cadetes masculinos «B» da Ovarense perdeu este sábado diante do Gica por 47-52 em jogo da 9ª jornada do Campeonato Distrital - Grupo 1, ficando mais longe da liderança da competição. Depois de estar na frente do marcador por quase 35 minutos, uma má ponta final no derradeiro quarto acabou por empurrar a equipa vareira para um resultado negativo, que se bem não a afasta de todo da luta pelo primeiro lugar, deixa esse objectivo mais longe.

Os vareiros entraram fiéis a si próprios, com uma defesa intensa e uma excelente atitude em campo conseguindo neutralizar o ataque da equipa visitante. Fruto dessa boa entrada em campo conseguimos chegar ao final dos primeiros dez minutos em vantagem (13-8) embora mostrássemos pouca efectividade na concretização. No segundo período (16-14) mantivemos o ritmo e estivemos melhor do ponto de vista da finalização mas também perdemos alguma dinâmica defensiva permitindo que o Gica pudesse sair para o ataque com mais facilidade. Fruto da boa entrega em campo a equipa vareira chegou ao intervalo com vantagem de sete pontos (27-22).

No reatamento o jogo perdeu alguma qualidade com ambas equipas a revelar-se muito perdulárias no ataque, a correr muito e a pensar pouco o jogo e com as defesas a superiorizar-se aos ataques normalmente. Mesmo a vencer novamente o período (10-08) não conseguimos aproveitar para disparar no marcador o que posteriormente nos iria passar factura.

No derradeiro quarto a nossa equipa não entrou bem. Começamos a cair fisicamente perdendo lentamente ritmo e intensidade de jogo. Fruto do desgaste físico perdemos discernimento no ataque ao rodar menos a bola precipitando muitas vezes os lançamentos. Defensivamente fomos lentos nas recuperações defensivas sendo frequentemente surpreendidos pelo contra ataque dos visitantes e perdemos coesão na defesa da zona da pintura. Não surpreende por isso que a cinco minutos do final o jogo ficasse empatado a 43 pontos. Ainda se seguiram sucessivos empates (47-47 a 0m58s do fim) mas a equipa visitante mais fresca e lúcida conseguiu ser mais esclarecida e feliz no minuto final alcançando uma vitória que premeia a sua tenacidade ao longo dos quarenta minutos.

Na próxima jornada a equipa vareira encerra a sua participação nesta 2ª Fase Distrital com uma visita ao Cenap, sábado pelas 15h30. A equipa agradece o apoio de todos os pais e amigos que nos acompanharam.

terça-feira, janeiro 24, 2012

Hoje na Arena Dolce Vita

Próximos Jogos

Iniciados Masc B vencem em Ílhavo mesmo com ausências

Realizou-se neste fim de semana a 3ª jornada da taça distrital de Aveiro, Serie3, em iniciados masculinos, tendo a equipa da ADO “B” defrontado o  Illiabum C,  em ílhavo.

Neste jogo, por motivos imprevistos, só pudemos contar com 8 elementos. Mesmo assim, vencemos o jogo por uma vantagem bastante dilatada (89-34 ), dada a grande aplicação da equipa em termos defensivos e transições rápidas para o ataque.

De salientar a participação neste jogo de João Cabral e Igor Almeida que não treinaram na semana que antecedeu ao jogo e, embora fisicamente não estivessem a 100%, deram um excelente contributo a equipa.

Jogaram: Pedro laranjeira (lesionou-se.), Victor Sousa, Carlos Sona (13 pts), João Cabral  (27 p), Bruno Gonçalves (5 p),  Igor Almeida (15 p) Simão Caetano (18 p), Anthony Ribeiro (11 p).

Iniciados Femininos vencem para o Torneio Nacional

Ovarense Clínica Filhote (67) vs Sporting Figueirense (40)

No passado sábado a nossa equipa defrontou a equipa do Sporting Figueirense pelas 21h, na Arena Dolce Vita.
Entrámos com uma atitude completamente diferente em relação ao jogo anterior, sendo o principal factor para a nossa vitória.                   
                Conseguimos acabar a primeira parte a vencer por 12pts, devido à forma como encaramos o jogo. A segunda parte foi o espelho da primeira parte e assim conseguimos aumentar a vantagem para 27 pts.                           
                Toda a  equipa está de parabéns pelo jogo feito, mostrando mais uma vez do que são capazes de fazer.                          
                Próximo jogo dia 29 em Viana do Castelo.                         

Jogaram: Beatriz Pinho, Nadine Rola, Mariana Vaz, Camila Casquinha, Laura Macedo, Joana Liz, Viviana Afonso, Gabriela Ferreira, Matilde Coelho, Magda Leitão e Inês Santos.

Juniores Femininas – Vice Campeãs Distritais



A nossa equipa de Juniores Femininos saiu derrotada na última jornada da Fase Final Distrital diante da AD Vagos por 52-64 ficando-se assim pelo segundo lugar no Campeonato Distrital. O GD Gafanha alcançou o terceiro lugar depois de bater a AD Sanjoanense por 62-49.
No jogo grande do dia entre duas equipas que se conhecem muito bem, a equipa vareira bateu-se muito bem, saindo para intervalo na frente 32-36. No reatamento do jogo, entrámos melhor e aumentámos a vantagem para os 8 pontos, mas o adversário reagiu e com um parcial de 13-0, passou para a liderança do marcador. À entrada para o último quarto e com o jogo em 50-43 a favor do Vagos, não conseguimos inverter o rumo do jogo, tendo a equipa adversária controlado o jogo até final.

Com estes resultados AD Vagos e Ovarense jogarão no Campeonato Nacional enquanto que o GD Gafanha o fará na Taça Nacional.
Resultados:

Sexta-feira dia 20
AD Vagos 69 - AD Sanjoanense 34
AD Ovarense 66 - GD Gafanha 46

Sábado dia 21
AD Ovarense 51 - AD Sanjoanense 38
AD Vagos 56 - GD Gafanha 46

Domingo dia 22
AD Vagos 64 - AD Ovarense 52
GD Gafanha 62 - AD Sanjoanense 49

Classificação:

1º AD Vagos
2º AD Ovarense
3º Gafanha
4º Sanjoanense

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Fase Final de Sub20 Masculinos começa amanhã em Ovar, na Arena Dolce Vita

OVARENSE DOLCE VITA vs Terceira Basket - Sábado às 17h00

Resultados do Fim-de-semana

Fases Finais Distritais: Juniores B vencem na última jornada e apuram-se para a Taça Nacional

Na última jornada da Fase Final Distrital de Sub18 masculinos que se disputou em Aveiro a Ovarense derrotou a Sanjoanense por 63-59 no 1º jogo do dia e com esta vitória conquistou o 3º lugar no Campeonato Distrital e garantiu a participação na Taça Nacional segunda prova em importância das organizadas pela Federação Portuguesa de Basquetebol onde irá encontrar equipas de Porto, Braga, Vila Real, Castelo Branco, Guarda e Viseu.. A Sanjoanense por seu lado vai participar no Torneio Inter-Associações.
Num jogo muito equilibrado e que só ficou decidido nos instantes finais a equipa vareira manteve-se quase sempre na frente do marcador mas com os adversários a manter-se sempre colados na peseguição. No final a vitória sorriu à equipa com mais profundidade e que dispunha de mais soluções.
No outro jogo do dia o Galitos venceu o Sangalhos na final por 61-50 e desta forma defendeu o titulo conquistado na última temporada também em casa. A equipa anfitriã controlou o jogo desde o inicio confirmando o seu favoritismo tendo chegado ao intervalo em vantagem por 32-15. No inicio da segunda parte conseguiu esticar a sua vantagem no marcador até aos 25 pontos para depois gerir o resultado até ao final.

domingo, janeiro 22, 2012

Cadetes A: Ao vencer a Sanjoanense a Ovarense/Clínica Pardelhas apura-se para o Campeonato Nacional


Fases Finais Distritais: Juniores B Masculinos dizem adeus ao Nacional

A equipa de Juniores «B» da Ovarense perdeu hoje frente ao Galitos por 54-66 na segunda jornada da Fase Distrital que se está a jogar este fim de semana em Aveiro. Embora a dar uma excelente réplica a equipa vareira não conseguiu "esticar" a sua prestação ao longo dos quarenta minutos pagando o desgaste físico da partida da véspera quando tinha perdido no prolongamento numa partida muito dura diante do Sangalhos.
A equipa anfitriã entrou bem na partida mas os vareiros conseguiram equilibrar a partida fruto das boas percentagens no lançamento exterior conseguindo inclusive passar para a frente do marcador tendo chegado ao intervalo a vencer por 32-35.
No recomeço a Ovarense ainda conseguiu ampliar a vantagem até os 8 pontos e manteve-se na frente do marcador até final do 3º período. No derradeiro quarto a equipa vareira não conseguiu manter o ritmo de jogo cedendo na recta final da partida perante a maior profundidade e frescura da equipa aveirense.
Com este resultado a equipa vareira ficou arredada da possibilidade de lutar pelo título distrital e com o resultado da outra partida do dia em que o Sangalhos venceu a Sanjoanense por 48-40 ficou também de fora do Campeonato Nacional.
Amanhã, a Ovarense e a Sanjoanense vão discutir o 3º e 4º lugar estando em disputa a participação na Taça Nacional (3º classificado) ficando a outra equipa relegada para o Torneio Inter-Associações. Quanto ao título distrital, Galitos e Sangalhos, ambas com 2 vitórias e já apuradas para o Campeonato Nacional, vão decidir quem se coroará como Campeão Distrital 2011/2012.

Pela Ovarense estiveram presentes: Bruno Silva, Domingos Loureiro, Rodrigo Soeiro, Nuno Leite, Felipe Duarte, Felipe Silva, Fábio Ferreira, Gonçalo Stringfellow, Ricardo Ribeiro, Sergio Silva, Gil Seabra e Pedro Apolinário.

Fases Finais Distritais: Juniores Femininas vão discutir hoje o título distrital

A equipa de Juniores Femininas da Ovarense irá hoje em Oliveira do Bairro discutir o título distrital do escalão diante da equipa da AD Vagos depois de ter vencido nas duas primeiras jornadas na fase distrital que se tem estado a disputar ao longo deste fim de semana.
Depois de na sexta feira ter-se desembaraçado da equipa do GD Gafanha por esclarecedores 66-46, ontem foi a vez da equipa da AD Sanjoanense cair perante as vareiras. Com estes resultados a Ovarense garantiu também a sua presença no Campeonato Nacional onde tem tido presença assídua nas últimas épocas.
Frente a frente estarão as duas equipas que até agora se tem mostrado como as mais fortes no escalão pelo que se espera uma partida equilibrada. Apoia a tua equipa hoje pelas 11h15 em Oliveira do Bairro.

Cadetes B: Ovarense/Clínica Pardelhas perde em casa diante do Gica

sábado, janeiro 21, 2012

Fases Finais Distritais: Juniores B cedem no prolongamento

A equipa de Juniores «B» Masculinos da Ovarense não conseguiu vencer no seu jogo de estreia na Fase Final Distrital tendo caido por 61-59 diante do Sangalhos após prolongamento numa partida muito intensa e equilibrada embora nem sempre bem jogada por ambas as equipas.

A equipa vareira esteve quase sempre por trás no marcador tendo chegado ao intervalo em desvantagem (26-31) produto fundamentalmente de uma entrada no segundo período menos conseguida (parcial de 0-6). Depois do reatamento, a Ovarense entrou melhor, conseguindo através de uma defesa mais pressionante forçar que os bairradinos cometessem mais erros. Mesmo assim foi só nos instantes finais do derradeiro quarto que a equipa vareira conseguiu forçar o prolongamento obrigando o Sangalhos a mais 5 minutos de jogo (52-52).

No tempo extra até começamos melhor, assumindo a liderança do marcador, mas a equipa de Sangalhos acabou por vencer (9-7) ao ser mais feliz nos instantes finais embora a Ovarense ainda dispôsesse de oportunidades para vencer ou empatar o encontro o que acabou por não conseguir.

No 1º jogo do dia o Galitos, anfitrião da prova, venceu sem grandes dificuldades a Sanjoanense por uns claros 108-48. Os aveirenses ainda tiveram alguma réplica da equipa de S.J da Madeira durante o primeiro quarto da partida. A partir deste momento o jogo só teve um sentido com o Galitos a disparar no marcador acabando por conseguir um resultado dilatado e pouco habitual em Fases Finais.

Com os resultados verificados no 1º dia da competição, na 2ª jornada o Galitos vai defrontar a Ovarense às 17h e às 19h o Sangalhos joga com a Sanjoanense.

Pela Ovarense estiveram presentes: Bruno Silva, Domingos Loureiro, Rodrigo Soeiro, Nuno Leite, Felipe Duarte, Felipe Silva, Fábio Ferreira, Gonçalo Stringfellow, Ricardo Ribeiro, Sergio Silva, Gil Seabra e Pedro Apolinário.

terça-feira, janeiro 17, 2012

Próximos Jogos

Cadetes Femininos: Ovarense Rosa Pinho fica em 3º na Fase Final e apura-se para a Taça Nacional



A equipa de Cadetes Femininas da Ovarense concluiu a sua participação na Fase Final Distrital em Aveiro no 3º lugar depois de vencer hoje no 1º jogo do dia o  GD Gafanha por 49-48 num jogo muito equilibrado ao longo dos quarenta minutos. Com esta vitória a Ovarense garante a participação na Taça Nacional, segunda prova em importância organizada pela FPB. O GD Gafanha que perdeu os 3 jogos por margens muitos curtas acabou por ficar em 4º e desta forma vai participar no Torneio Inter-Associações.

A confirmar o enorme equilíbrio verificado entre as quatro equipas presentes na prova o jogo não fugiu a essas características. Foi mais feliz a Ovarense nos instantes finais conseguindo um resultado positivo que premeia a entrega do grupo de trabalho que se apresentou em Aveiro desfalcada devido a algumas lesões e impedimentos pessoais.

No jogo que definia o campeão distrital, O Galitos venceu na final a Sanjoanense por 46-40.

1º Galitos (Campeonato Nacional)
2º Sanjoanense (Campeonato Nacional)
3º Ovarense Rosa Pinho (Taça Nacional)
4º Gafanha (Inter-Associações)

Classificação da Ovarense Clínica Pardelhas A

Cadetes Masc A: Ovarense/Clínica Pardelhas vence novamente e fica mais perto do Nacional



A Ovarense/Clínica Pardelhas somou nova vitória num campo complicado como é o da Oliveirense, onde se impôs por 39-73, numa partida definida pela boa defesa e o alto ritmo de jogo apresentados pelos vareiros. O triunfo consolida a nossa equipa no topo da tabela de classificação e deixa-nos a uma vitória de garantir matematicamente a presença no Campeonato Nacional quando ainda faltam três jornadas por disputar da Fase Regular.  

Desde os primeiros compasses do primeiro quarto os visitantes entraram decididos à procura da vitória com uma grande dinâmica ofensiva que lhe permitiu romper a defesa local. Os vareiros conseguiram alternar com êxito o jogo na pintura com o lançamento exterior mostrando grande mobilidade nas movimentações atacantes enquanto que produto de uma boa atitude defensiva pode criar muitas situações de vantagem numérica onde não falhou. Defensivamente a equipa manteve uma pressão alta e constante sobre o portador da bola e conseguiu condicionar o desenvolvimento do jogo atacante dos locais. O resultado acabou por não ser mais desnivelado porque revelamos alguma precipitação nas transições perdendo um elevado número de bolas o que redundou em uma vantagem de 11 pontos no final dos primeiros dez minutos (24-13).
No segundo período (14-09) a nossa equipa mostrou-se algo incomoda sobre o campo perdendo alguma mobilidade ofensiva e embora a mandar claramente no marcador, não conseguiu esticar a vantagem porque se bem a defesa esteve enorme o ataque não conseguiu funcionar em pleno. A equipa vareira chegou a dispor de dezassete pontos a maior no placard mas os locais a base de lances livre acabaram por fixar a resultado em 38-22 ao intervalo.
  
Depois do intervalo, a equipa vareira reentrou muito forte na partida  (23-08). Pouco a pouco a confiança da Oliveirense foi desabando devido ao alucinante ritmo de jogo imposto pelos visitantes que intensificaram a sua pressão defensiva limitando as opções ofensivas dos locais. No ataque, a equipa voltou a melhorar nos índices de concretização e na capacidade que tivemos para fazer que o nosso jogo fluísse melhor e sem oscilações alternando os ataques rápidos com o ataque organizado.

Nos derradeiros dez minutos (12-09) o desenvolvimento da partida continuou nos mesmos termos mesmo com a constante rotação dos nossos atletas. A equipa local continuou a procura de soluções no ataque mas foi só querer e não poder ao esbarrar contra a nossa sólida defesa que não perdeu intensidade. No plano ofensivo perdemos alguma lucidez devido principalmente a algum cansaço mas contornamos essa menor produção com essa boa entrega defensiva que nos permitiu inclusive aumentar as diferenças para um contundente 73-39 que reflecte claramente a superioridade vareira em campo.

Com este resultado, a equipa vareira manteve o seu invicto na actual temporada em jogos oficiais não tendo perdido nenhum dos quinze jogos disputados até ao momento. Na próxima jornada recepção a Sanjoanense, sábado pelas 17 horas na Arena Dolce Vita com o objectivo de garantir o apuramento para o Nacional e a organização da Fase Final Distrital em nossa casa.