A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, maio 31, 2012

Final do Playoff da I Divisão Feminina A NÃO PERDER - SÁBADO ÀS 15H NA ARENA DOLCE VITA


Caderneta de Cromos


POSTOS DE VENDA:
Secretaria da Arena Dolce Vita
Papelaria Oliveirinha
Centro de Cópias - Tânia Reis


Campo de Férias 2012 - Inscrições na Secretaria da Arena Dolce Vita



Seniores Femininos – Final Playoff está 2-1 para Ovarense e próximos jogo é em Ovar



Jogo 1 - Lousada -46 vs Ovarense-54
Parciais:1ºp 15-17 / 2ºp 6-9 / 3ºp 13-9 / 4ºp 12-19

Em primeiro lugar a Ovarense quer agradecer à equipa do Lousada por aguardar a chegada da equipa que vinha do Barreiro acabada de disputar a final-four de juniores, permitindo que o jogo se realizasse normalmente, assim também como a equipa de arbitragem e os oficiais de mesa.

Foi chegar e começar a jogar! Entrámos a “frio” no jogo, mas mesmo assim conseguimos vencer o 1ºperíodo por 15-17.

No 2º quarto continuámos na frente e alargámos a vantagem no marcador, realizando um parcial de 9-2 colocando o resultado em 17-26. A equipa da casa reagiu no final do período e encurtou o resultado, terminando a 1ªparte com a nossa equipa na frente por 21-26.

Na 2ªparte continuámos a ter ascendente sobre o adversário, e a controlar o jogo e vencemos de uma forma justa e merecida por 46-54.

Uma palavra muito especial para as atletas que mais uma vez demonstraram o que é sentir este clube, o empenho e a atitude, assim como o espirito de sacrifício demonstrado, pois grande parte das atletas realizaram 2 jogos num espaço curto de tempo, conseguimos assim os dois objectivos para este domingo.

Um agradecimento também aos pais e familiares das atletas, e aos simpatizantes e amigos da Ovarense que marcaram presença em Lousada, para apoiar e incentivar a equipa.

Jogo 2 - Lousada -70 vs Ovarense-59
Parciais: 1ºp 23-15 / 2ºp 16-16 / 3ºp 19-9 / 4ºp 12-19

No sábado (26 de Maio) jogámos em Lousada o jogo 2 da final do play-off do Campeonato Nacional da 1ªdivisão e saímos derrotados por 70-59, encontrando-se neste momento a eliminatória empatada (1-1) e com o jogo 3 a realizar-se neste domingo em Ovar pelas 17h00.

Com uma má entrada em jogo e com a equipa da casa mais agressiva e concentrada, aliada à nossa má eficácia, fez com que perdêssemos o 1ºperíodo 23-15.

No 2ºperíodo tentámos encurtar a distância mas não fomos capazes, indo a o jogo para intervalo a perdermos 39-31.

No 3ºperíodo foi aquele em que a nossa equipa esteve pior, pois nada nos saía bem e não tivemos a calma necessária quer na defesa quer em ataque.

À entrada para o último período e com o resultado em 58-40, a nossa equipa não baixou os braços e conseguiu aproximar-se do marcador realizando um parcial de (3-10) e colocando o marcador em 61-50. 
Tivemos duas posses de bola consecutivas que desperdiçámos, onde poderíamos ter baixado a barreira dos 10 pontos e ainda com 4 minutos para jogar. Teríamos colocado o adversário ainda mais nervoso, mas infelizmente não concretizámos. A equipa do Lousada conseguiu suster a nossa recuperação e vencer a partida.

A equipa agradece o apoio dos pais e familiares das atletas, e aos simpatizantes e amigos da Ovarense que marcaram uma vez mais presença em Lousada, para apoiar e incentivar a equipa.

Jogo3 - Ovarense-54 vs Lousada 47
Parciais: 1ºp 10-12 / 2ºp 17-11 / 3ºp 16-15 / 4ºp 11-9

No Jogo 3 da final do play-off vencemos o Lousada por 54-47.

Com a equipa adversária a entrar melhor e realizar um parcial de 0-6, a nossa equipa reagiu e respondeu na mesma moeda, com um parcial de 6-0 e a partir desse momento o jogo foi muito repartido e equilibrado, terminando o Lousada a vencer este período por 10-12.

No 2ºperíodo conseguimos estar melhor e vencemos por 17-11. Ao intervalo 27-23.

No reatamento da partida a nossa equipa manteve-se na frente, com o jogo a ser muito disputado e intenso, vencendo a nossa equipa este período por 16-15.

No último quarto entrámos melhor, abrindo uma vantagem no marcador para 10 pontos, o que nos permitiu controlar a posse de bola assim como o ritmo de jogo, vencendo a partida com todo o mérito e justiça.

Com esta vitória ficámos na frente deste play-off (2-1), podendo a nossa equipa fechar a eliminatória em casa e assim sagrar-se campeã nacional.

Na Arena esteve muito público a assistir, e que muito nos ajudou e incentivou do principio ao fim do encontro. O nosso muito OBRIGADO.

Queremos que no próximo sábado pelas 15h00 na Arena, marquem mais uma vez presença pois TODOS não somos demais para apoiar a equipa.
FORÇA OVARENSE!!!

Próximos Jogos


Resultados


Cadetes A | Classificação Final do Campeonato Nacional


Cadetes A | Derrota injusta na despedida da época




A Ovarense Clínica Pardelhas despediu-se este sábado das competições oficiais na época 2011/2012 com uma derrota (59-66) após prolongamento diante do Ginásio Figueirense num jogo bastante disputado e em que a equipa vareira foi superior ao longo dos quarenta minutos mas em que não conseguiu "matar" o jogo nas varias oportunidades de que dispôs acabando depois por ceder no tempo extra diante de uma equipa mais fresca fisicamente e que fez valer os seus maiores argumentos em termos físicos.

A partida começou com ambas equipas a jogarem num ritmo elevado com a Ovarense a entrar em campo com muita dinâmica em todos os sectores, a exibir boa intensidade defensiva ( o que condicionou a circulação de bola no ataque organizado dos visitantes)  e a reduzir bem os espaços ao adversário enquanto que no aspecto ofensivo privilegiou sempre as transições rápidas e as finalizações em situações de vantagem numérica. Mesmo em desvantagem nas tabelas conseguimos através duma boa atitude e de muita entrega fechar este primeiro quarto em vantagem, 15-12.

No segundo período (14-13) a equipa vareira entrou mais forte surpreendendo o seu adversário com um parcial de 6-0 que pela primeira vez na partida nos permitiu chegar aos 10 pontos de vantagem. A partir daí sofreu uma quebra principalmente em termos de concretização falhando muito desde a linha de lance livre (1/5) e desperdiçando algumas oportunidades criadas debaixo do cesto. Isto permitiu que os visitantes se mantivessem perto no marcador (29-25 no final da primeira parte).

O terceiro período ficou marcado pela pouca eficácia revelada por ambas equipas no lançamento e pela superioridade das defesas aos ataques. Este foi talvez o momento decisivo da partida uma vez que defensivamente conseguimos neutralizar os ataques dos figueirenses que muito pressionados acabaram por forçar muitos lançamentos revelando alguma falta de tranquilidade no processo ofensivo mas não conseguimos funcionar ofensivamente uma vez que estivemos pouco inspirados na finalização (3/17) mostrando alguma ansiedade e precipitação na hora de lançar. Novamente chegamos a dispor de dez pontos de vantagem a passagem do minuto seis (37-27) mas voltamos a perder o equilíbrio e em vez de gerir a diferencia deixamos que o adversário com um parcial de (2-9) nos últimos 4 minutos do período reduzisse a nossa vantagem para os três pontos no final do terceiro período (39-36).

O derradeiro quarto (17-20) revelou duas equipas que contrariamente ao que tinham feito durante toda a partida, jogaram mais soltas no ataque pondo a nu algumas fragilidades defensivas de ambos lados. Enquanto os vareiros iam alternando o lançamento exterior com o jogo interior e o ataque organizado com o contra ataque, a equipa visitante virou os seus esforços para o jogo interior onde possuía atletas mais possantes.  Isto permitiu que o jogo se mantivesse muito igualado com o período a estar cheio de alternâncias no marcador. Contudo a Ovarense Clínica Pardelhas teve varias oportunidades para vencer a partida no tempo regular ao dispor por duas vezes no minuto final de vantagem no marcador. Lamentavelmente não conseguimos fazer o trabalho defensivo e permitimos que a bola entrasse em ambas oportunidades nos homens grandes que conseguiram concretizar e levar a partida para o prolongamento.

O prolongamento foi outra história. A nossa equipa não entrou bem e pareceu acusar algum desgaste tanto no aspecto físico como no mental. Ao revelar pouca concentração nos primeiros dois minutos sofreu um parcial de 0-6 que deixou o Ginásio mais confiante. Embora a conseguir reduzir para três pontos a diferença depois de uma recuperação de bola e de uma jogada de 2+1 (59-62) a Ovarense nunca mais pode voltar a discussão do resultado e acabou por ceder com naturalidade.
O resultado final acaba por ser algo pesado para a nossa exibição mas fica de qualquer modo a sensação de que podíamos bater-nos de igual para igual com qualquer uma das equipas que estarão presentes na Final 4 Nacional e confirmamos que o resultado da primeira volta foi enganador produto das diferentes condicionantes que foram afectando a equipa ao longo desta campanha no Campeonato Nacional.
Resta-nos agora continuar a trabalhar durante os treinos que restam até ao final da época. O balanço é francamente positivo com a obtenção do Campeonato Distrital de forma invicta, com a confirmação de que a Ovarense foi a melhor equipa do Distrito na presente época e com a boa campanha feita no Nacional que nos permitiu manter-nos com possibilidades de apurar até a penúltima ronda da competição apesar de todos os altos e baixos verificados ao longo da prova.  Fica sempre aquele sabor amargo de não poder ter ido mais longe nesta competição mas o desporto é isso mesmo e novas oportunidades irão surgir.

A equipa agradece todo o apoio de quem ao longo de toda a temporada esteve com ela, nos bons e nos maus momentos. Aproveito também esta oportunidade para manifestar o meu mais sincero agradecimento a todos os atletas pela sua entrega e dedicação ao longo de toda a época. Estou muito orgulhoso de ter pertencido a este grupo de trabalho ao longo deste dez meses e por ter partilhado ao longo deste tempo a companhia, as alegrias e tristezas de todos eles. Para todos vocês o meu mais sincero agradecimento CAMPEÕES e votos de que o futuro lhes reserve muitos sucessos.

Minis12 no Torneio Vitor Barreto



No passado fim de semana, 26 e 27 de Maio, a nossa equipa de minis 12 participou no XIX Torneio Vitor Barreto no Centro dos Antigos Alunos Salesianos, Pavilhão do Colégio Salesianos - Porto.
 
A nossa equipa de Minis 12: André Terra, João Valente, João Sebe, Nuno Matos, Pedro Leitão, Tomás Vaz, Tomás Marques, Vasco Santos, Renato Figueiredo e Diogo Afonso ( todos atletas nascidos em 2001) e o André Sousa (atleta de 2000).
 


Durante os dois dias defrontamos as seguintes equipas: CAA Salesianos, F.C. Porto, Guifões S.C. e ASSCR Gumirães.
Os jogos foram disputados em sistema de 5x5 com 4 períodos de 10 min cada, com intrevalo de 5 min. entre o 2º e o 3º período. Não existiu classificação final, mas a nossa equipa teve uma boa prestação em todos os jogos, principalmente no segundo dia em que os atletas tiveram melhor atitude.
 
Durante e no encerramento do Torneio tivemos sempre atividades, insufláveis gigantes, parede de escalada, exibição do "Dunker da Ribeira" e outras surpresas e animações infantis.
 
Penso que o mais importante para além da parte desportiva, foi a possíbilidade de convívio entre atletas, pais e famíliares dos atletas, treinadores e todo o staff ligado à organização do torneio.
Queremos agradecer a todo staff do Clube CAA Salesianos e funcionários ligados ao centro e à organização do torneio, que nos acolheram e nos trataram sempre muito bem.
Queremos agradecer a presença dos pais, famíliares e amigos dos atletas que nos apoiaram durante as partidas no torneio, pena não termos ficado todos até ao encerramento e entrega dos prémios.

Cadetes A | Ovarense Clínica Pardelhas fecha época com derrota no prolongamento


Cadetes B | Ovarense Clínica Pardelhas reforça liderança com vitória suada


terça-feira, maio 29, 2012

quarta-feira, maio 23, 2012

Sub14 Masculinos muito perto da Final Nacional


A equipa da Ovarense esteve no passado fim de semana a um passo de conseguir antecipar o apuramento para a fase final do campeonato nacional de sub-14.

No sábado a equipa de Ovar defrontou e venceu o Guifões por 58-50 numa partida muito intensa onde mais uma vez foi a defesa coesa e agressiva que permitiram à Ovarense garantir esta importante vitória.

No Domingo, ante a Sanjoanense, a Ovarense entrou muito bem no jogo, defendendo muito bem e saindo muito rápido em contra-ataque conseguindo nos primeiros 10 minutos vencer por 11-15. No segundo parcial a Sanjoanense recuperou a desvantagem pontual chegando ao intervalo com o resultado a registar 26-26. Na segunda parte o equilibriu foi a nota dominante.

Apenas no quarto período a formação de São João da Madeira, através de um parcial de 8-0 conseguido em apenas três ataques conseguiu cavar uma diferença de 11 pontos no marcador. Os jovens vareiros não desistiram e conseguiram recuperar o resultado empatando a partida a 56-56, com menos de um minuto para jogar.

A apenas dois segundos dois segundos do final é marcada uma falta junto à linha de meio campo à Ovarense, permitindo à Sanjoanense, através da conversão de um dos lances livres a que teve direito, adiantar-se no marcador por um ponto.

Após desconto de tempo os vareiros ainda conseguiriam efetuar um ultimo lançamento que, no entanto, não atingiu o alvo.

No próximo domingo às 11h00 a Ovarense discutirá em casa o apuramento para a fase final com o FC Porto. Os vareiros partem em vantagem porque ganharam no Porto por 5 pontos de diferença.

Apela-se a todos os amigos e familiares que compareçam na Arena Dolce Vita para prestar o seu apoio aos nossos jovens valorosos atletas.

terça-feira, maio 22, 2012

Próximos Jogos


Seniores Femininos vencem 1º jogo da Final - Jornal Diário de Aveiro


Juniores Femininos Campeãs Nacionais no Jornal Diário de Aveiro


Título joga-se na Luz Fase Final Séniores/Sub20


Noticia da FPB




Nos próximos dias 25, 26 e 27 de Maio, o pavilhão Império Bonança vai receber a Fase Final do XVI Campeonato Nacional de Séniores/Sub20. As equipas do FC Barreirense, do SL Benfica, do GDB Leça e AD Ovarense vão disputar o título de Campeão Nacional na competição que inclui as futuras estrelas do basquetebol português.


Lisboa, 21 de Maio de 2012 - A competição que irá atribuir o título de séniores/Sub20 tem lugar de 25 a 27 de Maio, no pavilhão Império Bonança e é organizada pela Associação de Basquetebol de Lisboa, por delegação da Federação Portuguesa de Basquetebol, em conjunto com o seu filiado Sport Lisboa e Benfica.

Em campo vão estar os dois primeiros classificados da fase zonal da região Norte, AD Ovarense e GDB Leça e os dois primeiros classificados da fase zonal da região Sul, SL Benfica e FC Barreirense.

Num apuramento muito disputado, a fase zonal da região Norte do campeonato Sub20 definiu a AD Ovarense como primeiro classificado, com 12 vitórias e 2 derrotas, tal como o GDB Leça, que ficou na segunda posição com o mesmo número de vitórias e derrotas. Ambas as equipas apuraram-se para a Final Four com apenas um ponto de diferença do terceiro classificado, o SC Vasco da Gama.

Já na zona Sul o SL Benfica ocupou o primeiro posto com 13 vitórias e uma derrota, enquanto o Barreirense ocupou a segunda posição com 12 vitórias e 2 derrotas, ficando ambas as equipas a 4 e 3 pontos de diferença respectivamente do terceiro classificado, a Física de Torres Vedras.

Além do tão cobiçado troféu para o campeão nacional, no final da competição serão ainda distinguidos o “5 Ideal”, o “Melhor Defensor”, “Melhor Ressaltador”, “Melhor Marcador”, “Líder de Assistências” e “MVP” do torneio.

Calendário dos Jogos

25/05/2012 - 6ªfeira
Jogo 1 - 19h15m - ADOvarense vs FCBarreirense
Jogo 2 - 21h30m - SLBenfica vs GDBLeça

26/05/2012 - Sábado
Jogo 3 - 15h - Vencedor do Jogo 1 vs vencido Jogo 2
Jogo 4 - 17h15m - Vencedor Jogo 2 vs vencido Jogo 1

27/05/2012 - Domingo
Jogo 5 - 9h30m - vencido Jogo 1 vs vencido Jogo 2
Jogo 6 - 11h45m - Vencedor Jogo 1 vs Vencedor Jogo 2

Ovarense Clínica Pardelhas A - Classificação


Cadetes A | Ovarense Clínica Pardelhas fica sem hipóteses de apuramento ao perder com o Académico





A Ovarense Clínica Pardelhas despediu-se este domingo da possibilidade de chegar a Final Four Nacional após cair derrotado na sua visita ao Académico do Porto por 67-51. Numa partida em que a equipa vareira esteve vários furos abaixo do seu verdadeiro nível e em que acabou por ser derrotada por uma equipa que justificou a vitória ao ser mais consistente ao longo dos quarenta minutos. Os locais conseguiram dominar totalmente as tabelas, foram mais fortes física e mentalmente e tiveram melhor aproveitamento ofensivo o que somado a alguns problemas de índole física dos nossos atletas e algumas mãozinhas habilidosas que conduziram a um desfecho negativo que nos priva da oportunidade de discutir o apuramento até a última jornada.

Entraram melhor os vareiros dominando o choque com alguma autoridade ao impor grande intensidade defensiva e muita velocidade nas transições o que nos levou a ganhar um ligeiro ascendente nos primeiros 4m42s (parcial de 13-03). Durante estes primeiros dez minutos a Ovarense esteve muito bem ofensivamente alternando o ataque rápido com o ataque organizado, fazendo boas selecções de lançamento e principalmente fazendo circular a bola com velocidade o que redundou numa boa dinâmica e na melhor fase da equipa durante o jogo. Contudo já no derradeiro minuto, a equipa desconcentrou-se permitindo um parcial de 0-4 que permitiu aos locais reduzir a desvantagem que durante todo o período tinha estado na casa das dezenas maquiando assim o resultado no final do quarto (21-14).

O segundo período começou algo confuso com ambas as equipas a mostrar pouco discernimento no ataque (3-3 nos primeiros 3m18s). Neste lapso estivemos pouco assertivos de cara ao cesto e estivemos algo estáticos no ataque. A partir do meio do quarto, os vareiros começaram também a ter muitos problemas nas tabelas cedendo muitos ressaltos defensivos que proporcionaram aos locais segundas e terceiras tentativas de lançamento, situação que se viria a tornar determinante no resto do encontro marcando muito do que seria o desfecho do jogo. Com o passar dos minutos a Ovarense perdeu também coesão defensiva o que permitiu ao Académico equilibrar o jogo passando inclusive para a frente no final do período (30-31) depois de vencer no parcial por 09-17.

Após o intervalo, a equipa vareira não conseguiu reencontrar-se defensivamente abrindo muitos espaços bem aproveitados pelos locais para finalizar nas zonas próximas ao nosso cesto. Para além disso os nortenhos controlavam o ressalto, beneficiando ainda mais dessa vantagem pelo facto dos nossos homens altos estarem a ser carregados de faltas e começaram a ter bom aproveitamento no tiro exterior o que lhes permitiu ir cavando uma boa diferença no marcador perante uns visitantes que se mostravam algo perdidos em campo chegando a estar 16 pontos abaixo no marcador (36-52) a dois minutos do fim do período. Os vareiros ainda conseguiram acordar nesta ponta final ao esboçar uma grande reacção graças principalmente a recuperação de alguma atitude defensiva e a uma ligeira quebra de concentração dos locais e ao fazer um parcial de 9-0 entraram novamente na discussão da partida à entrada do derradeiro período.

A paragem entre períodos não fez bem aos vareiros. Se bem a nível defensivo foram conseguindo manter alguma pressão não permitindo grandes veleidades atacantes aos locais, na vertente ofensiva a equipa afundou-se perdendo claramente discernimento nas selecção de lançamento, deixando de apostar no ataque rápido e optando por forçar muitos lançamentos de meia e longa distancia onde teve aproveitamento zero. 
De facto, a equipa vareira só conseguiu marcar da linha de lance livre (dez minutos sem fazer nenhum cesto de campo) e só o conseguiu fazer quando já se tinham jogado 6m30s do período. O jogo então arrastou-se nos últimos minutos com os vareiros a jogar mais com o coração que com a cabeça e com os locais a aumentar gradualmente a diferença até o resultado final.

Resta-nos continuar a trabalhar nos próximos dias de forma a preparar da melhor maneira a nossa despedida das competições oficiais esta época quando no próximo sábado recebamos a visita do Ginásio Figueirense, líder da prova. O objectivo será o de vencer para acabar a época com um resultado positivo em casa. A equipa agradece todo o apoio prestado por todos aqueles que nos acompanharam nesta deslocação.

Cadetes B | À 3ª foi de vez… Ovarense Clínica Pardelhas vence GICA e assume liderança isolada na Taça Distrital




Trinta minutos de grande intensidade defensiva foram suficientes para que a Ovarense Clínica Pardelhas vencesse este sábado a equipa do Gica por 44-32, assumindo assim a liderança isolada da Taça Distrital 2012. A equipa vareira limitou o ataque dos visitantes a tão somente 18 pontos nesse espaço de tempo e não fosse o grande desperdiço ofensivo poderia ter vencido por uma margem muito maior, tal a superioridade evidenciada ao longo desse período.
O jogo estava envolvido numa grande expectação uma vez que frente a frente estavam, os dois clubes que partilhavam a liderança da prova sem derrotas. O nosso adversário era além disso a única equipa que tinha sido capaz de nos vencer esta época. Talvez por isso, os vareiros entraram com muita determinação no jogo, empregando grande intensidade defensiva, tentando sempre forçar o erro do adversário e apelando sempre a velocidade e as transições rápidas para finalizar os seus ataques. A equipa conseguiu fechar bem os espaços e controlou as tabelas o que somado a agressividade defensiva permitiu gerar um grande volume de jogo ofensivo especialmente em situações de contra ataque. Contudo, a nossa pouca eficácia na hora da finalização não nos permitiu ir ganhando uma maior vantagem no marcador. A primeira metade do período inicial foi uma clara demonstração da nossa pobre capacidade de concretização. No equador do parcial o marcador indicava um empate a 5 pontos enganador uma vez que os locais com claro domínio do jogo apenas tinham convertido 2 lançamentos em 13 situações criadas, muitas delas em superioridade numérica ou derivadas de ataques rápidos. Valeu uma ponta final arrasadora com maior eficácia (8-0) nos últimos 3m29s o que permitiu amealhar uma boa diferença no final do período (13-05).

No segundo período (15-08) entramos com uma maior dinâmica ofensiva e conseguimos retirar bom aproveitamento de alguma falta de coesão defensiva dos visitantes. Ao manter um ritmo alto de jogo a nossa equipa chegou a dispor de uma vantagem máxima de 16 pontos (23-07) impondo sempre muita intensidade em campo e mostrando principalmente a nível defensivo grande disponibilidade física e de entre ajudas entre os jogadores. Pena que na parte final do período, algum individualismo e precipitação no ataque permitisse que a equipa do Gica se aproximasse no marcador. No intervalo da partida a Ovarense vencia com total justiça por 28-13.
Depois do intervalo, a Ovarense não quebrou na sua concentração entrando novamente a todo gás. Muito pressionante na defesa e explorando com acerto o contra ataque a equipa vareira rapidamente cavou um parcial de 6-0 nos primeiros 2m30s que lhe valeu dilatar por primeira vez no jogo a diferença no marcador para a casa dos 20 pontos (34-13). Na segunda parte do período a equipa manteve a sua postura defensiva (apenas permitiu 5 pontos) e continuou a atacar muito embora sem grande aproveitamento. O resultado final do período (14-05) permitiu alargar a margem de segurança para os 24 pontos (42-18) e garantir alguma tranquilidade para os derradeiros dez minutos.
No derradeiro período, perdemos claramente alguma concentração. Ao relaxar a nossa postura defensiva em campo permitimos mais liberdades aos visitantes que se também se beneficiaram de uma menor fluidez no nosso jogo ofensivo onde deixamos de ser tão colectivos com os jogadores a perder algum discernimento e a abusar das iniciativas individuais, forçando muitos lançamentos o que permitiu ao Gica dispor de mais posses de bola e ir reduzindo as diferenças no marcador embora sem nunca por em causa a nossa vitória.

Está de parabéns a equipa pela boa exibição e pelo resultado alcançado. Agora temos de continuar a trabalhar porque já na próxima semana teremos pela frente um novo desafio quando tivermos de deslocarnos até Aveiro para defrontar a difícil equipa do Galitos. Nada está ganho pelo que devemos continuar a trabalhar intensa e dedicadamente nos treinos de maneira a corrigir os nossos defeitos e a polir as nossas virtudes.

A equipa agradece o apoio de todos os que a acompanharam durante a partida.

Jogaram: Bernardo Bessa, Lucas Leitão, Luís Vicente, Renato Matos, Henrique Barbeta, Nuno Marques, José Pedro Fernandes, Joaquim Soras, Diogo Vinagre, Nuno Silva, Pedro Lascasas e Diogo Duarte.
Treinador: Luís Iglesias

segunda-feira, maio 21, 2012

Título Nacional no Jornal "Record"


Resultados do Fim-de-semana


Ovarense campeão nacional de Sub-19 Femininos


Noticia da FPB:

Título decidido após prolongamento ante a AD Vagos

Ovarense ganhou com justiça o título nacional de Sub-19 Femininos, após uma partida muito disputada e que só se resolveu após prolongamento (63-63, no final dos 40 minutos). A 3 segundos da buzina um triplo de Patrícia Silva colocou o marcador em 68-67 favorável às vareiras, selando o resultado. Acto contínuo João Janeiro parou o cronómetro, mas já não houve tempo para os números finais sofrerem alteração.


Pena que no final a falta de desportivismo de alguns adeptos (não interessa saber de que cores eram) tenha manchado um ambiente que era de festa. As atletas fizeram e bem o seu trabalho. Alguns dos adultos é que não…
Mas passemos ao dever de informar… sem ganhar dinheiro, porque quem conhece o autor destas linhas sabe que escrevo por amor à arte.

O jogo que encerrou a fase final da competição foi discutido ao milímetro, com muitas situações de igualdade e várias alternâncias de comando, ainda que com sinal mais das pupilas de Jorge Maia, que dispuseram das maiores vantagens (6 pontos), por duas vezes, aos 29-23 (minuto 19) e aos 49-43 (minuto 30). Ao intervalo a vantagem já era vareira (29-26).



Destaque nas vencedoras para Mariana Bandeirinha (22 pontos e 4 faltas provocadas), Ana Raimundo (16 pontos, 2 triplos e 3 faltas provocadas, com 6/6 nos lances livres) e Patrícia Silva (12 pontos e 2 triplos). Na equipa vaguense a melhor prestação pertenceu a Artémis Afonso (20 pontos, 4 faltas provocadas e 6/7 nos lances livres), seguramente a jogadora mais valiosa do encontro, pois ainda se fartou de ganhar ressaltos (nas duas tabelas). Foi bem acompanhada por Carolina Anacleto (14 pontos, 1 triplo e 5 faltas provocadas com 9/10 nos lances livres), Inês Pinto (10 pontos, 1 triplo e vários ressaltos) e Sara Dias (11 pontos e 1 triplo).

Para a conquista do ceptro (o 1º neste escalão etário), o treinador Jorge Maia contou com as seguintes 16 jogadoras: Carolina Tam, Mariana Ferreira, Helena Santos, Carolina Semedo, Joana Soares, Gabriela Raimundo, Bárbara Soares (capitã), Ana Raimundo, Mariana Bandeirinha, Mariana Pinto, Patrícia Silva, Maria Dumbrava, Ana Pinho, Renata Ferreira, Sara Marques e Francisca Rodrigues.


No outro jogo da ronda, o GDESSA redimiu-se das fracas prestações antes realizadas ao vencer o SIMECQ, sem apelo nem agravo (59-43), garantindo deste modo a terceira posição. Para isso contou com Laura Ferreira em bom plano (20 pontos, 1 triplo e 6 faltas provocadas), bem secundada por Chelsea Guimarães (11 pontos, 3 faltas provocadas e bastantes ressaltos), Catarina Afonso (12 pontos e 1 triplo) e Tânia Gonçalves (9 pontos), todos na 2ª parte.

Pena que Nuno Manaia não tivesse podido contar com a azarada Catarina Neves, que por lesão não pôde dar o seu concurso à equipa. Com a ajuda da base titular outro galo cantaria, disso não restam dúvidas.

Nas comandadas de Nuno Galvão, a mais produtiva foi Inês Ferreira (15 pontos e 2 triplos), seguida de Beatriz Leitão (9 pontos, 1 triplo e duas faltas provocadas, com 4/4 nos lances livres). As jogadoras interiores (Maria Kostourkova e Mafalda Marques) foram as que mais acusaram o esforço da véspera, já que ambas foram utilizadas mais de 45 minutos (houve 2 prolongamentos).

Resultados da 3ª jornada:
GDESSA 59-43 SIMECQ
Ovarense 68-67 AD Vagos (a.p.)

Ficha dos jogos:

GDESSA (59) - Catarina Afonso (12), Laura Ferreira (20), Ana Pirote (3), Tânia Gonçalves (9) e Chelsea Guimarães (11); Emília Dabó (1), Ana Galhós (3) e Marta Branco

SIMECQ (43) - Filipa Lopes, Ana Coelho (5), Patrícia Menezes, Mafalda Marques (4) e Maria Kostourkova (9); Inês Ferreira (15), Beatriz Leitão (9) e Gargana Vanova (1)

Por períodos: 18-10, 15-14, 9-14, 17-5

Árbitros: Pedro Cunha e Hugo Beja

Ovarense (68) - Ana Raimundo (16), Gabriela Raimundo (8), Carolina Tam, Mariana Bandeirinha (22) e Bárbara Soares (8); Patrícia Silva (12), Maria Dumbrava e Helena Santos (2)

AD Vagos (67) - Sara Dias (11), Carolina Anacleto (14), Joana Jesus (7), Inês Pinto (10) e Artémis Afonso (20); Maria Pereira (5) e Mónica Ré

Por períodos: 13-12, 16-14, 20-21, 14-16; 5-4

Árbitros: Sónia Teixeira e Pedro Lourenço

Classificação final:
1º Ovarense 2V 1D (194-193) 5 p.
2º AD Vagos 2V 1D (163-148) 5 p.
3º GDESSA 1V 2D (159-158) 4 p.
4º SIMECQ 1V 2D (149-166) 4 p.

Cadetes A | Ovarense Clínica Pardelhas diz adeus ao Nacional ao perder com o Académico


Cadetes B | Ovarense Clínica Pardelhas vence e isola-se na liderança da Taça Distrital


domingo, maio 20, 2012

JUNIORES FEMININOS SÃO CAMPEÃS NACIONAIS



OVARENSE CONQUISTA O TÍTULO DE CAMPEÃ NACIONAL ao vencer hoje o Vagos na Final.

A Taça já está a caminho do Norte, para Lousada onde a maioria das atletas Campeãs Nacionais irão disputar o 1º jogo da Final do Campeonato da I Divisão Feminina.

PARABÉNS A TODA A EQUIPA!

sábado, maio 19, 2012

Juniores Femininos iniciam Fase Final Nacional com vitória


Ovarense 65 GDESSA 60

HOJE pelas 15h00

Ovarense-SIMECQ

terça-feira, maio 15, 2012

Seniores Femininos – Ovarense marca presença na final e garante subida à Liga




Após vitória em Ovar as seniores femininas da Ovarense tiveram dois jogos fora de casa relativos as meias-finais do Playoff da I Divisão Feminina.

JOGO 2 - Coimbrões -64 vs Ovarense-54

Parciais:1ºp 13-11 / 2ºp 14-17 / 3ºp 15-8 / 4ºp 22-18

No jogo 2 das meias-finais do Play-Off saímos derrotados por 64-54.

Foi um jogo equilibrado e muito intenso, onde conseguimos ir para intervalo a vencer pela margem mínima, 27-28.

No reatamento da partida, a equipa da casa entrou melhor e venceu este período por 15-8.

À entrada para o último período e com o resultado em 42-36 a favor do Coimbrões, tentámos anular a desvantagem, mas não conseguimos. Vitória da equipa da casa que se revelou mais confiante nos momentos decisivos do encontro.  

Com este resultado, obrigava ao terceiro jogo, onde se decidiria quem continuava em prova, e consequentemente quem acompanhava a equipa do Lousada na subida à liga feminina, que no outro jogo tinha acabado de eliminar a equipa do Calvão.

JOGO 3 - Coimbrões -37 vs Ovarense-57

Parciais: 1ºp 9-12 / 2ºp 10-12 / 3ºp 4-15/ 4ºp 14-18

No jogo de todas as decisões, vencemos de uma forma clara a equipa do Coimbrões por 37-57.

Na primeira parte, o jogo foi repartido e equilibrado, mas conseguimos ir para intervalo a vencer por 19-24.

No 3ºperíodo, obtivemos a maior diferença no marcador vencendo 4-15, fruto de uma boa defesa onde permitimos somente 1 lançamento de campo concretizado e mais dois lances livres, e em contrapartida concretizámos 15 pontos.

À entrada para o último quarto e com o resultado em 23-39, soubemos gerir e controlar o jogo até ao final. Vitória justa e muito saborosa para este grupo de trabalho.

Uma palavra muito especial para as atletas que mais uma vez demonstraram o que é sentir este clube, o empenho e a atitude que colocaram em todos os jogos e onde ficou mais uma vez provado que o trabalho compensa. SOMOS UMA EQUIPA !!!

Um agradecimento também aos pais e familiares das atletas que mais uma vez marcaram presença, assim como o público de Ovar que se deslocou a Coimbrões para apoiar e incentivar a equipa.

Com esta passagem à final do campeonato, conseguimos também a subida de divisão, para a Liga Feminina. É a segunda vez na história do clube que acontece este feito. Foi na época 06/07 e curiosamente também defrontando a equipa do Coimbrões no seu recinto e também no terceiro jogo.

Passados os festejos e as emoções vividas, voltamo-nos a concentrar e a focar no resto da competição, onde vamos defrontar a equipa do Lousada, numa série à melhor de cinco jogos, para apurar o campeão nacional da 1ªdivisão.

PARABÉNS OVARENSE !!!

Iniciados Masculinos somam mais uma vitória na 2ª Fase do Nacional



BC Vila Real 55 Ovarense 64

A Ovarense realizou no passado domingo mais um jogo da segunda fase do campeonato nacional de sub-14. Desta feita deslocou-se ao campo do BC de Vila Real.

Na primeira parte a Ovarense efetuou um excelente jogo, aternando situações de contra-ataque com situações de ataque a meio campo, onde, com paciencia e inteligencia, procurou sempre a melhor solução para atacar o cesto adversário. Em virtude desse acerto ofensivo e uma defesa coesa chegou ao intervalo a vencer por 38-24. Na segunda parte a Ovarense não foi tão eficaz, permitindo à equipa de Vila Real aproximar até aos 5 pontos de diferença. No entanto, a equipa com muita tranquilidade sobre gerir a diferença e, através da correção de algumas falhas defensivas, controlar o jogo até final.

De realçar a melhoria muito significativa que a equipa vem revelando no capítulo do lançamento exterior, onde temos vindo a registar muito melhores percentagens. Neste jogo tivemos 57% de eficácia nos lançamentos realizados de fora da área restritiva.

No próximo fim-de-semana a nossa equipa realiza dois jogos, Sábado recebendo pelas 17h00 o Guifões na Arena Dolce Vita e Domingo deslocando-se a Sº João da Madeira também pelas 17h00.

Cadetes A | Grande recuperação na 2ªparte permite seguir sonhando com o apuramento




A Ovarense Clínica Pardelhas manteve vivas as suas esperanças de apuramento para a Fase Final Nacional depois de vencer este domingo a domicilio o SC Vasco da Gama por 73-85, numa partida atípica em que a equipa vareira renasceu na segunda parte, recuperando de uma surpreendente desvantagem ao intervalo de dezoito pontos para acabar por vencer com inteira justiça diante de um adversário que começou o jogo muito inspirado mas que acabou vergado perante a superioridade vareira.

Sabíamos que o jogo não ia ser fácil. Pela frente tínhamos um adversário que normalmente é muito forte a jogar em casa pelo que os nossos índices de concentração, intensidade e capacidade de sacrifício deveriam estar ao máximo se quiséssemos sair das Camélias com um resultado positivo. Mesmo assim fizemos o oposto durante a primeira parte do desafio: deixámos jogar, concedemos muito espaço aos lançadores locais, perdemos alguns ressaltos defensivos, fomos algo individualistas em ataque, com pouca dinâmica no ataque organizado e alguma precipitação na hora de lançar ao cesto  e proporcionámos demasiados lançamentos fáceis no nosso cesto o que fez com que a equipa adversária conseguisse uma vantagem ao intervalo que era de 18 pontos. Destaque para a altíssima capacidade concretizadora dos locais que somavam ao intervalo 9 lançamentos de três pontos convertidos e uma percentagem de lançamento de campo a rondar os 70%.
No reatamento a equipa entrou com uma atitude totalmente diferente, decidida a mudar o rumo dos acontecimentos e consciente de que só a vitória servia aos seus objectivos de manter-se na luta pelo apuramento. Foi uma Ovarense transfigurada que aumentou os níveis de agressividade defensiva começando a colocar mais pressão defensiva nas transições da equipa adversária e reduzindo os espaços. A jogar com mais sentido colectivo e implementado maior intensidade nas nossas acções, apostando mais no 1x1 e na velocidade e principalmente mantendo grande concentração em campo, conseguimos aos poucos encurtar a diferença para os cinco pontos de desvantagem no final do terceiro período (65-60).


No derradeiro período fomos ainda mais asfixiantes na nossa pressão defensiva o que acabou por derrubar a resistência dos locais. A nível ofensivo não baixamos o ritmo o que nos permitiu passar para a frente do marcador com algo mais de seis minutos para o fim. A partir dai e superado o susto, consolidamos a vantagem, gerindo as nossas posses de bola com maior tranquilidade e conseguimos ir dilatando a vantagem até ao fim acabando por vencer com justiça. Foram importantes a capacidade de sofrimento, a forma colectiva como jogamos na segunda parte e a entrega física e psicológica que todos revelaram na segunda parte do jogo. Mas temos que rever a apatia e falta de atitude (principalmente em termos defensivos) revelada na primeira parte uma vez que se queremos ainda sonhar com o apuramento nunca poderemos permitir tantos pontos em tão só vinte minutos. A concentração é para manter ao longo dos quarenta minutos e é importante respeitar todos os adversários por igual.

A equipa agradece o apoio de todos aqueles que a acompanharam durante este desafio. Próximo encontro, domingo 20 de Maio pelas 15h00 no Porto diante do Académico.

Cadetes B | Ovarense Clínica Pardelhas passa em Sangalhos e mantém-se firme na liderança



A Ovarense Clínica Pardelhas manteve o seu invicto na Taça Distrital depois de derrotar no passado sábado, em jogo da oitava jornada, uma batalhadora equipa do Sangalhos por 40-65. Numa partida em que só conseguimos afiançar a nossa superioridade a meio do terceiro período fazendo valer o nosso maior número de soluções tácticas, a maior profundidade em termos de plantel e a nossa maior qualidade técnica.

Começámos com um bom ritmo, conseguindo contrariar bem a forte pressão defensiva dos locais. Estivemos bem nas transições jogando com velocidade e conseguimos criar boas situações de finalização. Defensivamente estivemos bem na redução dos espaços, nos ressaltos e soubemos dificultar as selecções de lançamento dos bairradinos pelo que o resultado no final dos primeiros dez minutos (15-09) espelhava com justiça uma pequena diferença ao nosso favor.

No segundo período (12-13) estivemos menos bem, perdendo alguma solidez nas transições umas vezes por alguma falta de velocidade na circulação da bola, outras por algum excesso de individualismo. Também não soubemos através de uma maior e melhor dinâmica ofensiva libertar os jogadores que dispunham das melhores selecções de lançamento, pelo que permitimos que os locais fossem equilibrando o marcador. Somado a isto houve algum relaxamento defensivo que proporcionou lançamentos fáceis aos adversários que aproveitaram para aproximar-se no marcador.

No recomeço (20-07) o Sangalhos ainda tentou na primeira metade do terceiro período a reviravolta no marcador mas a nossa equipa reagiu bem implantando uma maior intensidade no desafio, principalmente a nível defensivo, acelerando sempre o ritmo de jogo e provando ser mortífera nas transições rápidas. No ataque organizado também nos revelamos mais pacientes na circulação da bola e na selecção de lançamentos, o que nos permitiu ir aumentando as diferenças no marcador na segunda metade do período conseguindo quebrar a resistência e organização defensiva dos locais. 

No último período (15-11) mantivemos a nossa coesão defensiva e estivemos agressivos a atacar o cesto, controlamos as tabelas e conservamos sempre a nossa concentração em campo dando maior preponderância ao colectivo sobre o individual. Com essa atitude gerimos a vantagem e conseguimos rodar a equipa sem perder identidade em campo o que nos levou a alcançar uma nova vitória que nos permite manter a co-liderança da prova antes da crucial partida da próxima jornada frente ao Gica (o outro líder) num jogo com um grau de dificuldade maior e que decidirá com quase total certeza o vencedor da competição.

A equipa agradece o apoio de todas as pessoas que nos acompanharam nesta longa deslocação e congratula-se com o regresso à competição do seu atleta Luís Vicente depois de longa paragem devido a lesão.

Jogaram: Bernardo Bessa, Lucas Leitão, Luís Vicente, Renato Matos, Henrique Barbeta, Nuno Marques, José Pedro Fernandes, Joaquim Soras, Nuno Silva, Pedro Lascasas, Rodrigo Marques e Diogo Costa.

Treinador: Luís Iglesias

Dupla vitória no fim-de-semana




A nossa jovem equipa de Infantis Masculinos completou a 3ª Fase do Torneio Distrital de Sub 13 Masculino com jornada dupla e com duas vitórias.
Deslocou-se a Aveiro no Sábado pelas 19:00 para defrontar no Pav. Galitos a equipa do Galitos/SENDA.
Desta vez alinharam os atletas André Terra, Tomás Vaz, Nuno Matos, Pedro Leitão, Diogo Afonso, Vasco Santos, Tomás Marques e João Sebe(atletas nascidos em 2001) e Alexandre Vaz, Francisco Padrela e André Costa(atletas de 2000).
Resultados parciais : 13-14, 9-6, 2-15, 16-8, 2-6, 6-6.
Resultado final : 3-4 em Períodos.

Já no Domingo, recebeu pelas 11:15 na Arena Dolce Vita a equipa do Galitos B.
Desta vez alinharam os atletas André Terra, Nuno Matos, Pedro Leitão, Vasco Santos, Tomás Marques, Renato Figueiredo, João Valente, André Sousa e João Sebe.
Resultados parciais: 4-2, 6-9, 13-8, 6-13, 12-5, 12-7.
Resultado final: 4-2 em Períodos.

Queremos agradecer a presença e apoio dos pais, familiares e amigos dos nossos atletas em ambos os pavilhões.

segunda-feira, maio 14, 2012

sexta-feira, maio 11, 2012

1/2Final dos Playoff da I Divisão Feminina


Não deixe de apoiar a nossa equipa senior feminina em Coimbrões.




Amanhã pelas 16h30 no Pavilhão de Coimbrões