A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, abril 23, 2007

CADETES A MASCULINOS DERROTADOS NA MAIA

A equipa de Cadetes A foi derrotada na Maia por 70 - 68 em jogo da 4ª jornada do Campeonato Nacional Zona Norte. E este é daqueles jogos em que se pode mas não se deve falar de outras situações que não seja o rendimento da nossa equipa e aí encontrar as explicações para o nosso desânimo por termos sido derrotados. Eu próprio manifestei o desagrado pela forma como fomos tratados, ou melhor ajuízados mas não é aí que devemos encontrar as justificações. Olhemos então para nós. Estatisticamente há dois dados que justificam o que aconteceu - 24 ressaltos defensivos perdidos ( 12 em cada uma das partes ) e 24 perdas de bola ( 8 na primeira parte e 16 na segunda ). Conclusão fácil de tirar é que o Maia teve muitas mais posses de bola e daí mais oportunidades de lançar ao cesto mesmo tendo uma percentagem de lançamento inferior à nossa ( fizemos a melhor da época - 42% ). Estes dois aspectos são em qualquer nível de jogo decisivos para o resultado final. E é aqui que temos de centrar a nossa reflexão e fazer as consequentes aprendizagens. Tudo o resto é acessório.
A equipa foi encontrando as respostas para a defesa zona adversária, para a zona press a todo o campo, encontrou os argumentos necessários para reagir à situação de desvantagem do 1º período ( 22 - 12 para o Maia) e fez um segundo período de grande nível ( 28 -12 a nosso favor permitindo apenas um cesto de campo ao adversário ). Chegámos desta forma ao intervalo com uma vantagem de seis pontos (34 - 40).
Na segunda parte baixámos o nível ofensivo pelo elevado numero de turnovers efectuado, alguns deles em situações claras de contra-ataque, pelo que o Maia com mais posses de bola e consequentemente com mais lançamentos, acabou por passar para a frente e ganhar o jogo.
Em conclusão tivemos um não sucesso que se deve muito a nós, ainda que isso não signifique retirar mérito à equipa adversária.

Sem comentários: