A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

sábado, novembro 03, 2007

JÚNIORES "B" PERDEM COM GALITOS

Cique na imagem para uma melhor visualização


Disputou-se ontem na Arena João Gonçalves o jogo referente á 5ª jornada do campeonato regional entre a Ovarense e o Galitos. O jogo começou equilibrado mas a partir do meio do 1º periodo a ADO passa para a frente do marcador chegando ao fim dos primeiros 10 minutos na frente por 22/14. O 2º período seria aquele que marcaria a história do jogo. O Galitos consegui defender muito melhor e com isso recuperou inúmeras bolas que lhe permitia sair em rápidos e eficazes contra-ataques com finalizações fáceis, ao contrário a nossa equipa inexplicavelmente deixou de ser agressiva na defesa e ofensivamente tentou ao contrário do que até aí tinha sucedido , resolver individualmente o que tem que ser resolvido pelo conjunto. Com isto tudo o Galitos consegue um parcial no periodo de 28/10 a seu favor chegando ao intervalo a vencer por 32/42. O 3º periodo foi novamente equilibrado conseguindo a nossa equipa vencer o mesmo por 15/13. Estava o jogo em aberto e a ADO entrou para o derradeiro período disposta a dar a volta á situação chegando a empatar 64/64 só que aqui mais uma vez não teve a calma necessária para resolver colectivamente os problemas da equipa perdendo no final por 67/71. De salientar a vitória justa do Galitos porque foi mais colectiva durante todo o encontro , quanto á nossa equipa há que continuar a treinar bem e perceber que os jogos têm 40 minutos e não 30 porque uma equipa que só perde um dos períodos não devia perder o jogo. De referir também que se torna muito difícil ganhar jogos quando da linha de lance livre falhamos 18 lançamentos (30/12) assim como nos lançamentos de 2 pts (50/20 - 40%).Rapazes vamos todos juntos continuar a nossa aprendizagem treinando mais e melhor para evoluirmos e sermos melhores que os nossos adversários . O próximo encontro será já amanhã dia 4/11 pelas 11 horas na Arena João Gonçalves.

22 comentários:

Anónimo disse...

treinar mais e melhor talvez nao chegue, se todos treinam mas so alguns jogam e sao sempre os mesmos tanto nos juniores A como nos B talvez nao seja má ideia pensarem em gerir melhor a equipa e a uniao do grupo

Anónimo disse...

de serteza que es atleta aconcordo contigo miudo todos juntos talvez possamos mudar alguma coisa pelo menos de treinador acho que ja basta de mama

Anónimo disse...

toda a gente com olhos ve que as estrelas e afilhados so pensam em jogar para se mostrarem temos o exemplo dos cadetes A na epoca anterior que só depois dos famosos nao jogarem , eles nao perderam mais jogos abram os olhos senhores

Ovarense disse...

Os famosos no ano passado foram os seguintes - Sérgio, Jorge, Cyril, Alçada, João Silva, Zé, M. Bruno, Gui, Cardoso, M. Monteiro, André, Hugo,Marco, Leandro, Rafael, Michael,Bruno, Raimundo e Quintã.Famosos porque dignificaram o clube, entregando-se à tarefa de representar as suas cores.Famosos porque ocuparam os seus tempos livres com o saudavel hábito de praticarem desporto. Famosos porque se socializaram com os seus colegas, adversários e àrbitros. Famosos porque aprenderam não só as coisas especificas do jogo, mas também regras de funcionamento de quem vive em comunidade. Famosos, se isso também interessa, porque a maior parte deles conquistaram o bi-campeonato regional de Cadetes e estiveram pela 2ª vez consecutiva no campeonato Nacional.
Pena é que os anónimos só cá apareçam e registem opiniões quando há derrotas. Como a maioria dos posts são de vitórias das nossas equipas,a oportunidade para que tal aconteça tem sido diminuta. Tudo faremos para que essa tendência se mantenha, porque também gostamos de ganhar e ser reconhecidos por isso.Também não fugimos ás criticas.Se o quisessemos fazer, bloqueavamos a possibilidade de se fazer comentários neste blog e resolviamos a questão. Não gostamos é das criticas injustas e fundamentalmente quando se refugiam no anonimato. Toda a gente tem direito à sua opinião e neste espaço a pode deixar de uma forma livre. Queremos tornar este espaço dinâmico no qual se possam deixar mensagens acerca das noticias que aqui vamos deixando.Agora, façam justiça aos treinadores do nosso clube, que de uma forma empenhada se dedicam a esta tarefa dificil de ensinar os nossos jovens, de os tornar melhores para a pratica do jogo e de desenvolver com eles uma série de tarefas relacionadas com a sua formação e educação.

Carlos Pinto

Anónimo disse...

"todos treinam mas so alguns jogam e sao sempre os mesmos tanto nos juniores A como nos B"

Acho que toda a gente percebe isto, e só não o vê, quem não o quer ver.. Tal como no ano passado, parece que estamos de regresso à política das "estrelas" e dos "meninos do cluble", onde por mais que outros jogadores se esforcem, nunca terão uma oportunidade para se mostrarem aquilo que são capazes de fazer.

Abram os olhos e vocês atletas não deixem ser queimados, há sempre tempo de mudar e, talvez, dar uma chapada de luva branca a muita gente...!

Anónimo disse...

mas que ah afilhados nao tenho a menor duvida so quem sente as diferensas como nos sentimos o frof va ver treinos e jogos para sentir as diferensas de tratamento da parte dos treinadores e que para alguns os afilhados sao para andarem de peito feito

Anónimo disse...

A vontade de ganhar e de obter alguma fama e crédito perante a comunidade de basquetebol portuguesa é tanta, que os treinadores se esquecem de executar a sua funçao correctamente (ensinar a jogar basquete)!
Existe uma vontade e ansia enorme de obter resultados e aumentar o ego, que por vezes se esquecem que certos atletas prejudicam a sua vida pessoal para ir treinar, e depois injustamente verem o seu trabalho humilhado e despresado em detrimento dos ditos "estrelas" ou "afilhados" ou seja o que quiserem chamar...
uma coisa é clara aos olhos de todos nós (menos aos dos "ditos treinadores"), á quantos anos nao surgem jogadores ao nivel da liga profissional na ADO? ´
Com que direito se sentem os dirigentes e treinadores da Ovarense de se intitularem como uma das melhores e maiores escolas de formaçao do país?
Vejam o exemplo do barreirense! Podem nao ter resultados mas Têm uma formaçao digna do nome, têm orgulho nos seus atletas e acima de tudo respeito pelos mesmos!
Uma coisa é certa... os anos passam e os jovens desistem de jogar, novos vêm para o lugar deles, para serem ultilizados e espezinhados da mesma forma, com o simples intuito de obter prestigio perante os outros clubes.

Para finalizar...
à quantos anos as camadas jovens nao se consagram campeoes nacionais seja em iniciados, cadetes ou juniores?
Talvez mais do que nunca esteja na altura de se rever a estrutura da formaçao ou a forma de lidar com os jovens.. pois se nao existe competencia para os cargos a desempenhar, penso que se deveria repensar a estrategia organizacional e funcional das camadas jovens...

Aos atletas qu ainda sonham: vivam os dias de festa e os fins de semana, mais tarde ou mais cedo levam um chuto no cu (peço desculpa pela expressao), como tantos outros levaram e levaram ao longo dos proximos anos.

Obrigado, Um adepto da A.D.Ovarense

Ovarense disse...

Ora vamos analisar o que este nosso amigo que se diz da Ovarense - e não duvido que o seja- escreveu acerca do nosso clube e nomeadamente da sua formação. Analisemos por parágrafos.

"A vontade de ganhar e de obter alguma fama e crédito perante a comunidade de basquetebol portuguesa é tanta, que os treinadores se esquecem de executar a sua funçao correctamente (ensinar a jogar basquete)!"
Com base em que é que diz isso? Explique-nos por favor, porque essa é a nossa preocupação central e como somos humildes aceitamos todas as sugestões que nos ajudem a ser melhores no desempenho da nossa função.

"uma coisa é clara aos olhos de todos nós (menos aos dos "ditos treinadores"), á quantos anos nao surgem jogadores ao nivel da liga profissional na ADO?"
Há cerca de 2 meses - João Soares

"Com que direito se sentem os dirigentes e treinadores da Ovarense de se intitularem como uma das melhores e maiores escolas de formaçao do país?"
Maior sem duvida - é só saber contar as pernas e dividir por 2....dificil?
Melhor já fica ao critério sempre subjectivo de cada um.....eu acho que sim.

"Vejam o exemplo do barreirense! Podem nao ter resultados mas Têm uma formaçao digna do nome, têm orgulho nos seus atletas e acima de tudo respeito pelos mesmos!"
O exemplo do Barreirense é muito bom.Formação digna desse nome???? Ir buscar jogadores aos clubes de Norte a Sul do país, fazer recrutamento de jogadores nos diversos Centros de Treino é de facto uma excelente forma de fazer formação.Até o João Soares não fugiu ao assédio.

"Uma coisa é certa... os anos passam e os jovens desistem de jogar, novos vêm para o lugar deles, para serem ultilizados e espezinhados da mesma forma, com o simples intuito de obter prestigio perante os outros clubes"
Então se não ganhamos campeonatos como dizes e se não formamos jogadores para a equipa profissional como ganhamos prestigio? Outra que não percebo mas enfim.....

"à quantos anos as camadas jovens nao se consagram campeoes nacionais seja em iniciados, cadetes ou juniores?"
De facto há alguns. Mas temos ganho campeonatos regionais (muitos, temos estado em fases finais nacionais, estamos na Liga Feminina com miudas formadas no clube e com um treinador de Ovar, temos tido vários atletas nas diversas selecções regionais e nacionais e temos feito tudo isto com gente de Ovar, com os jovens da nossa terra. Temos apenas uma excepção ( Hugo Botelho que é Açoriano, mas com quem o clube demonstrou preocupação em lhe proporcionar a oportunidade de jogar no Continente, já que no ano passado se deslocou para o Centro de Treino de S.J.Madeira)

"Talvez mais do que nunca esteja na altura de se rever a estrutura da formaçao ou a forma de lidar com os jovens.. pois se nao existe competencia para os cargos a desempenhar, penso que se deveria repensar a estrategia organizacional e funcional das camadas jovens..."
Mais uma opinião que sendo subjectiva aceitamos. Acredite no entanto que nos quadros técnicos do cluba há competência. Só que nós não a medimos pelo facto de agradarmos com os nossos actos a A,B ou C. Nós medimo-la pelo trabalho que desenvolvemos, centrados em objectivos pré determinados, por nós definidos e que são no nosso entendimento os que melhor servem os nossos jovens neste processo de ensino do jogo e na sua formação e educação.

"Aos atletas que ainda sonham: vivam os dias de festa e os fins de semana, mais tarde ou mais cedo levam um chuto no cu (peço desculpa pela expressao), como tantos outros levaram e levaram ao longo dos proximos anos."
Estamos de acordo com algo neste ponto. Façam festa sempre que nos encontrarmos nos jogos ao fim de semana. Vamos todos divertir-nos. Uns a jogar e outros a ver. Por nós o chuto no cu não vai acontecer. O que poderá suceder será o que a vida nos impõe em tudo, ou seja a selecção natural dos melhores. Quem é melhor terá sempre mais oportunidades no que quer que seja. Até no basket.

Anónimo disse...

Tu isso é mt bonito na teoria e na prática?

Ovarense disse...

Queres a prática? Aparece no pavilhão a partir das 17:30 e vê o entusiasmo com que os nossos jovens se dedicam a essa prática. Provavelmente no presente ano teremos maior numero de atletas a praticar. Deixo-te alguns numeros
20 Juniores A/B
40 Cadetes Masculinos
60 Iniciados Masculinos
20 Séniores/ Juniores Femininos
11 Cadetes Femininos
22 Iniciadas femininas
Uma enormidade de miudos nos minis
Esta é a nossa prática

Anónimo disse...

20 juniors A/B ? Caricato!

Ovarense disse...

Equipa de Juniores A/B

1 - Jorge Soares
2 - Cyril Silva
3 - André Cardoso
4 - Zé Filipe
5 - André Ferreira
6 - Sérgio Costa
7 - Marco Vargas
8 - Nuno Quintã
9 - Nuno Alçada
10 - João Silva
11 - Hugo Botelho
12 - Nuno Morais
13 - Rui Marques
14 - Humberto
15 - João Soares
16 - M. Bruno
17 - Luis Ferra
18 - M. Monteiro
19 - Gui Canavarro
20 - Bruno Tavares

O clube é sério porque tem gente séria......

Anónimo disse...

joao soares? por amor de deu em relacao ao afilhado todos sabemos como aconteceu e que altura nao e qualidade se fosse nao tinhamos jogadores com menos de 1.80 e nao tinha o nigeriano ido embora quanto a sua seriedade nao duvido porque o conheco em relacao a seriedade do clube nao acredito e de alguns colegas seus muito menos como treidores claro

Anónimo disse...

Não era nigeriano era cabo verdiano e a qualidae era tão boa que foi jogar para os EUA para uma universidade e lá segundo eu sei só entra gente com valor ou será que o rapaz tem lá um padrinho? então para si o joão soares não tem valor ok você é um caso sério de sabedoria e luis magalhães , mário leite e dirigentes seleccionadores nacionais tudo cambada de burros não percebem nada de basquete .Quanto á seriedade das pessoas nem comento , lá está é fácil escondermo-nos no anonimato para disparar raiva e ódio , inveja e muita frustação em todas as direcções . Prof. Carlos Pinto penso ser o sr. o gestor do blog eu sinceramente acho que a existência do mesmo é de louvar mas quanto á possibilidade de existirem comentários deste tipo acho que deveria repensar essa possibilidade.

Um abraço

Antigo atleta

Anónimo disse...

a aqui uma coisa que ao que parece ainda ninguem se apercebeu nem mesmo quem defende o clube e que as vozes de descontentamento e de revolta sao dos pripios atletas que estao ou tiveram ao servico do clube vamos entao ser serios e analisar o que se passa ok? abraco

Anónimo disse...

Serao os proprios atletas ja começo a duvidar e que isto dos anonimos da para fazer muita coisa mas deixo o beneficio da duvida mas que é estranho é.

Anónimo disse...

também há alguns pais de atletas, ou não?

Anónimo disse...

como disse o colega de oliveira de azemeis quando o assunto nao vos interessa mudam sempre de conversa mas como voces sao donos e senhores do clube facam o que quiserem mas que somos nos atletas nao tenham duvidas

Anónimo disse...

Como sócia e adepta incondicional do nosso Ovarense há muitos anos,e que felizmente ainda sei ver e apreciar a modalidade,queria deixar aqui apenas um comentário em relação à equipa de juniores da ADO. É uma equipa a meu ver que tem bons jogadores e outros menos bons, mas seja como fôr são miudos que gostam com certeza do desporto que praticam, senão não andariam a sacrificar-se a ir aos treinos, depois de dias inteiros de aulas, muitas vezes depois de já terem tido 2horas de educação física na Escola, faltando muitas vezes ao convívio famíliar que a meu ver é das coisas mais importantes para um adolescente(que é o que todos eles são).
Mas voltando à equipa e ao seu treinador queria apenas fazer uns reparos;acho bem que quando um jogador faz alguma asneira em campo ou não faz aquilo que o Sr. manda, lhe chame a atenção para ele tentar não voltar a errar, mas o problema é que alguns são realmente chamados à atenção e outros(talvez os ditos apadrinhados) o não são!!!! sabe que isso pode afectar muito um adolescente? deixar-lhe marcas que dificilmente esquece?considerar-se inferior aos outros só porque o Pai não é o Sr Fulano de tal?
Outra coisa que gostava de lhe dizer é que na minha opinião está a deixar no banco e sem serem convocados miúdos que até
percebem de Basquetebol e que são bons jogadores porque já os vejo jogar há alguns anos.Talvez apostar um bocadinho mais neles e não só nas ditas "vedetas"não fosse má ideia, não custa tentar.
Aliás o ano passado viu-se que a equipa de cadetes A donde sairam alguns jogadores que hoje fazem parte da equipa de Juniores B à qual me estou a referir, cujo treinador era o Sr. Carlos Pinto, todos se aperceberam (só quem não quis ver é que não viu) que quando apostou nos jogadores que em muitos jogos ficaram sentados no banco quase os 40 minutos, a equipa começou a render e a ganhar jogos. Porque terá sido????
Para terminar este meu desabafo porque não podia deixar de o fazer, digo também que sou Mãe de um adolescente que já foi atleta da Ovarense e que só já não o é porque achava que se fosse para a equipa B que era onde ele estaria a jogar neste momento também ficaria sentado no banco e para isso não valia a pena o sacrifício. Não é assim que se formam Jogadores e Homens; se todos eles fazem o mesmo esforço por não faltar aos treinos e tentam fazer o que os treinadores ensinam é pô-los a jogar, porque sem prática ninguém vai a lado nenhum, nem mesmo o melhor Doutor nos primeiros tempos do exercício da sua profissão, consegue ser tão bom como um que já a exerce há algum tempo.Há que praticar!!!!! para aprender!!!!!
Uma sócia da A.D.O. que muito se preza pelo clube da sua terra.

Ovarense disse...

"Aliás o ano passado viu-se que a equipa de cadetes A donde sairam alguns jogadores que hoje fazem parte da equipa de Juniores B à qual me estou a referir, cujo treinador era o Sr. Carlos Pinto, todos se aperceberam (só quem não quis ver é que não viu) que quando apostou nos jogadores que em muitos jogos ficaram sentados no banco quase os 40 minutos, a equipa começou a render e a ganhar jogos. Porque terá sido????"

Com todo o respeito que a senhora me merece e apesar de não saber com quem estou a falar,não é verdade o que está a dizer.A equipa antes da passagem dos jogadores Jorge Soares e Hugo Botelho para os Juniores B e da lesão grave do Miguel Monteiro já tinha prestações superiores ás outras equipas. Campeões regionais,vencedores de 2 torneios de Natal, 2 jogadores na Selecção Nacional e 4 na selecção regional. Isto significa qualidade e significa que já ganhávamos jogos até estas situações se verificarem. Quanto á utilização de jogadores, ou não como diz a senhora, convido-a a passar pelo pavilhão onde lhe poderei mostrar o tempo de utilização de cada jogador no ano transacto, quantas vezes utilizei os 12 jogadores convocados e tudo o que quiser saber sobre o trabalho da equipa. Terei todo o gosto em partilhar essa informação consigo. No entanto, como os atletas são o melhor atestado da competência ou não de um treinador, consulte-os e pergunte-lhes se se sentem injustiçados relativmente às opções do treinador. Não se deve atirar barro para a parede para ver se cola, nem muito menos ser pouco sério nas afirmações que se fazem.

Carlos Pinto

Anónimo disse...

boa

Anónimo disse...

Não interessa muito mas sou jogador desta ekipa e so gostava de dizer que estao a ser muito injustos connosco e com os meus colegas de ekipa porque em kualker ekipa á sempre uns ke jogam mais ke outros e tal como oprof no ano passado cos cadetes este ano os treinadores kuase sempre poem todos a jogar e por favor parem de chamar estrelas a outras coisas porke nao acho ke isso seja verdade apoiem mas é a ekipa digo isto a vontade porke ate nao sou dos ke jogam mais tempo mas sinto apoio dos treinadores e dos meus colegas

viva a ovarense, força ekipa