A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

terça-feira, março 31, 2009

Cadetes Femininos em Portimão


Ana Mariana Gabriela

Parte amanhã o comboio das selecções distritais rumo à Festa do Basquetebol em Portimão.
E nesse comboio vão três jogadoras da nossa equipa de Cadetes Femininos, que vão representar as cores da selecção distrital de Aveiro, as irmãs Ana e Gabriela Raimundo, pelo terceiro ano consecutivo, e a estreante Mariana Bandeirinha.
Toda a equipa e clube desejam as maiores felicidades para esta competição e dá os parabéns por este sucesso individual alcançado.
Se as três jogadoras estão de parabéns, destacamos a presença da Mariana, visto que esta convocatória é fruto de um enorme e longo trabalho que ela realizou nestes anos que pratica basquetebol, sendo assim um grande exemplo para todas e todos os praticantes da modalidade, em especial os mais dotados que muitas vezes tornam-se “estrelas” e perdem a simplicidade. Assim, Mariana é um exemplo de humildade e que trabalhando, todos podem atingir os seus objectivos independentemente da capacidade com que nasceram.

sábado, março 28, 2009

CADETES "A" Masc PT COIMBRA 43 - OVARENSE 63

Sexta-Feira, 27 de Março de 2009

Jogo antecipado, seria jogado no Domingo de Páscoa, e mais uma vitória para a Ovarense. O Barreirense na zona sul e a Ovarense na zona norte são até ao momento as únicas equipas invictas no nacional de sub 16, 6 jogos, 6 vitórias.
Sabíamos à partida que a PT Coimbra era uma equipa ao nosso alcance e isso veio a confirmar-se, apesar de ter sido na minha opinião o pior jogo realizado pela nossa equipa no presente campeonato. Jogadores desconcentrados, com muitos adornos à mistura perdendo cestos fáceis e muitas bolas perdidas (29 ao todo?). Estivessem os jogadores mais influentes em dia sim e o resultado teria sido naturalmente mais desnivelado. Prova disso foi o 2º período em que a PT marcou somente 2 pontos(?), em virtude do pressing defensivo efectuado embora no ataque continuassem os cestos perdidos por parte da Ovarense.
O treinador George Sing teve oportunidade de dar mais minutos de jogo a jogadores que normalmente jogam menos tempo e o resultado final aceita-se com a vitória por 20 pontos de diferença.
No jogo de ontem os destaques vão para o Mansour Anne com um duplo-duplo (16 pts-16res e 4 dl), o Bruno Fonseca com 17 pts e o Renato Borges com 12 pts.
Parciais: 14-19; 2-18; 13-11; 14-15

Jogaram ainda: Samuel(), Ricardo Sousa(5), Emanuel Costa(), Duarte(), Artur(), Pedro Soares(), Hélder Gomes(8), Pedro Costa(5), Diogo Brandão().

CADETES "A" Masc. SANJOANENSE 63 OVARENSE 83

Domingo, 22 de Março de 2009

A equipa cadetes "A" deslocou-se a São João da Madeira e conseguiu uma vitória importante contra uma boa equipa como é a Sanjoanense.
A Ovarense entrou concentrada no jogo, discutindo sempre o resultado ao longo dos períodos.
Estívemos bem na luta das tabelas com um total de 31 ressaltos a favor, fizemos ainda 21 roubos de bola e 10 assistências. A equipa portou-se bem e merece os nossos parabéns.
Parciais:
1º período 13 - 17
2º período 13 - 21
3º período 17 - 19
4ª período 20 -26

Ovarense - Samuel(8), Bruno Fonseca(8), Ricardo Sousa(), Emanuel Costa(5), Renato Borges(6), Pedro Soares(), Hélder Gomes(23), Pedro Costa(22), Mansour Anne(11), André Granja(), Diogo Ferraz().

sexta-feira, março 20, 2009

MINIBASQUETE - PRÉMIOS MENSAIS

À semelhança do ano passado em todas as equipas do minibasquete são atribuidos mensalmente dois prémios, o de "Atleta do Mês" e o de "Assiduidade".
Este último, como o próprio nome indica, visa premiar os atletas que mais vezes comparecem aos treinos, e felizmente, não são raros os casos em que temos jogadores com 100% de presenças.
O que é um facto bastante positivo, não só porque demonstra que eles têm vontade em treinar, como lhes permite assimilar mais facilmente todos os ensinamentos dos treinadores, não saltar etapas e evoluir de uma forma contínua, sem quebras e retrocessos.
Assim, o atleta com mais presenças nos treinos, recebe um diploma de mérito, atestando esse facto.
O prémio de "Atleta do Mês" é mais abrangente, e a sua atribuição assenta em vários aspectos.
O treinador faz uma avaliação geral tendo como critérios indicativos, a assiduidade, juntamente com a evolução, a participação, o espirito de equipa, o comportamento, a aplicação nos treinos e jogos e o fair-play.
Depois de pesados e avaliados estes itens, é eleito o "Atleta do Mês", que se torna deste modo na distinção mais importante atribuida mensalmente e ao qual é entregue uma bola autografada pelos jogadores da equipa da Ovarense da Liga Profissional de Basquetebol. Os contemplados têm então a oportunidade de receber uma bola com as assinaturas dos jogadores da equipa Tri-Campeã Nacional.
Estes prémios estão ao alcance de todos, só depende da vossa postura e empenhamento!!«
Aqui ficam alguns dos últimos premiados.
A.O.














MINIS 12 EM OLIVEIRA DO BAIRRO


No passado domingo, dia 14 de Março, as equipas de sub 12 da Ovarense deslocaram-se ao pavilhão dos "Atómicos" em Oliveira do Bairro para mais um encontro de Minibasquete.
Cada uma das equipas disputou dois jogos, sendo que apesar das vitórias, prevaleceu, acima de tudo o fair-play e empenho por parte de todos os atletas.
Atletas foto: Rafaela Pinho, Nadine Rola, Diogo Duarte, Nuno Pepolim, Fábio Campos; Nuno Leitão, Carlos Sona e Éric Dias, e ainda participaram, Pedro Catarino, Rodrigo, Diogo, Francisco Terra, Sofia Mota, Mariana, João Pedro Madail e Bernardo do treinador João Candeias.


quinta-feira, março 19, 2009

MINIS 8 NA GAFANHA

Uma das equipas de sub - 8 da Ovarense, deslocou-se no passado domingo à tarde à Gafanha da Nazaré para mais um encontro de Minibasquete.

Num formato habitual os nossos atletas fizeram três jogos, defrontando as equipas do Beira-Mar, Sangalhos e Gafanha.

Atletas: Rafaela, Bruna, David, Miguel, Tiago, Francisca, Eva, José, Alexandre, Edgar e Nuno.

Treinador: Américo

terça-feira, março 17, 2009

Cadetes Femininos vencem em Vila Pouca de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar 58 Ovarense 90

Na única jornada não dupla até ao final desta fase do campeonato nacional, ficou reservada à nossa equipa uma deslocação longa e sempre complicada até Vila Pouca de Aguiar.
Num jogo onde era fundamental entrar bem no encontro para salvaguardar eventuais surpresas desagradáveis, a nossa equipa entrou com algum desacerto e dificuldade em concretizar mas conseguiu entrar a vencer no encontro.
Apesar de controlar o jogo a Ovarense foi-se mantendo sempre na liderança do marcador mas sem nunca conseguir distanciar-se, terminando o 1ºperiodo a vencer por 7 e a 1ªparte por 9pontos com o resultado em 28-37.
Na 2ªparte as jogadoras de Ovar entraram com uma maior entrega ao jogo e determinadas em resolver rapidamente o encontro de forma a não deixar a equipa da casa se manter por perto. Com o acerto ofensivo que não esteve presente na 1ªparte a aparecer na segunda a nossa equipa atingiu os 90 pontos finais do encontro e obtendo assim uma larga vantagem final.

Destaques Individuais:
Gabriela 20pts, 11ress, 7Br e 13ass
Ana 24pts, 13ress, 6Br e 17ass
Maria Dumbrava 10pts, 9ress e 3ass


Este fim-de-semana a nossa equipa tem uma dupla jornada em casa perante as duas mais fortes oponentes no objectivo do apuramento final.
Sábado joga às 19h na Arena Dolce Vita perante o Esgueira.
Domingo às 17h no Pavilhão Raimundo Rodrigues contra o Coimbrões.

segunda-feira, março 16, 2009

CADETES "A" OVARENSE 97 - C.D. da PÓVOA 93

Domingo, 15 de Março de 2009

Jogo com o Desportivo da Póvoa que vinha de uma derrota em São João da Madeira por 30 pontos de diferença. Talvez por isso, a nossa equipa terá pensado que o jogo seria mais fácil do que na realidade foi.
O jogo iniciou e rápidamente se notou que estávamos perante uma equipa bem organizada, com um basquetebol apoiado em muitas jogadas colectivas. A Ovarense não defendia convenientemente deixando o adversário concretizar muitos pontos com alguma facilidade. Apesar disso o 1º período foi ganho pela Ovarense por 24-18.
No 2º período assistimos a mais do mesmo, com os nossos jogadores muito estáticos sendo ultrapassados com facilidade e as ajudas a não funcionarem e a serem também ultrapassadas, entregando ao adversário muitos pontos fáceis além de que nos ressaltos também ficámos a perder com os jogadores do Póvoa a ganharem por algumas vezes ressaltos ofensivos consecutivos e a concretizarem. Não foi de estranhar que no fim do 2º período o Póvoa estivesse á frente do marcador por 3 pontos de diferença ganhando esse período por um parcial de 19-28, o resultado total era de 43-46.
Após o intervalo, a atitude da equipa da Ovarense melhorou com uma defesa mais agressiva, maior entreajuda entre os jogadores e com algumas jogadas colectivas bem vistosas, sem egoísmos, e o resultado foi corrigido com a Ovarense a recuperar e a ganhar o 3ª parcial por 28-18 e assim partir para o 4º período com uma diferença de 7 pontos favoráveis.
No 4º período a equipa da Ovarense dispôs ainda de uma confortável vantagem de 11 pontos(80-69), mas o C.D. da Póvoa deu o tudo por tudo e reduziu a diferença para 4 pontos com o final do jogo a ser emocionante, conseguindo a Ovarense controlar o resultado e vencer por 97-93. Estão de parabéns os jogadores, mas têm de se mentalizar ainda mais para a necessidade de fazerem jogos mais colectivos e evitarem sobressaltos desnecessários. A Ovarense segue em 1º lugar na zona norte com 4 jogos e 4 vitórias.
Destaques individuais: Pedro Costa com 37 pontos, 6 ressaltos e 4 roubos de bola, Hélder Gomes com 21 pontos, 7 ressaltos, 5 roubos de bola e 5 assistências, Renato Borges com 10 pontos, 7 ressaltos, 4 roubos de bola e 1 assistência e Bruno Fonseca com 10 pontos, 6 roubos de bola e 2 assistências.

Jogaram ainda: Samuel(8pts), Ricardo Sousa(), Emanuel Costa(11 pts), Duarte(), Pedro Soares, André Granja(), Diogo Brandão().

O próximo jogo é no próximo fim de semana, dia 22, domingo pelas 15.00 horas em S. João da Madeira, mais um jogo díficil contra uma boa equipa já por nós conhecida.

quarta-feira, março 11, 2009

Nova jornada dupla das Cadetes Femininos

Sanjoanense 68 Ovarense 67
Ovarense 81 Académica 41

Este fim-de-semana as cadetes femininos da Ovarense realizou mais uma jornada dupla a contar para o Campeonato Nacional, saldando-se os dois jogos com uma derrota e uma vitória.
No sábado deslocamo-nos a Sª João da Madeira para defrontar a já nossa conhecida equipa da Sanjoanense, equipa que nunca desiste e impõem sempre grande ritmo ao jogo. As jogadoras vareiras entraram muito mal no jogo, realizando uma primeira parte muito má, só conseguindo mesmo 9pts no 1º período. O que resultou no distanciar do marcador por parte da equipa da casa, que foi para intervalo a ganhar por 41-27.
Ao intervalo a equipa de Ovar foi acordada e entrou na 2ªparte com outra atitude e disponibilidade para o jogo, realizando logo de entrada um parcial de 12-0, mas mesmo assim sem nunca praticar o nível de basquetebol que é normal em si.
Ao não praticar o basquetebol que sabe a equipa da Ovarense nunca controlou o jogo, apesar de ter passado para a frente do marcador no 4ºperiodo, mas com um jogo muito confuso e mal jogado, o jogo ficou em mão alheias e acabou por cair para o lado da equipa da casa.

Destaques Individuais:
Gabriela 13pts, 8ress, 7Br, 8FS e 8ass
Ana 17pts, 9ress e 8ass
Carolina Tam 12pts, 4ress, 2Br e 3FS
Carolina Semedo 19pts, 8ress, 3Br e 3FS

Depois da derrota da véspera, a nossa equipa voltou domingo a jogar, desta vez contra a equipa campeã distrital de Coimbra, não cometendo desta vez o erro de entrar desconcentrada e sem atitude no jogo. Aprendendo com o erro do dia anterior, as atletas vareiras perceberam que têm que se manter unidas e dispostas a lutar todos os minutos de jogo para que as vitórias normais continuem a surgir.
Assim com a concentração em alta, uma forte atitude defensiva marcou o inicio do jogo, onde a equipa da Académica só conseguiu converter dois cestos de campo no 1ºperiodo.
Ao finalizar o 1ºperiodo com 24-6 e ao manter a mesma atitude no segundo, juntando um parcial de 19-8, permitiu atingir o intervalo com o jogo resolvido.
Fazendo na segunda parte um gestão de todo o jogo, mas mantendo a mesma concentração que é necessária a uma equipa que quer atingir um alto nível.
Assim fica a lição, com um novo erro, para reflectirem sobre o que é prioridade.

Destaques Individuais:
Gabriela 13pts, 12ress, 8Br, 7FS e 15ass
Ana 21pts. 6ress. 6br, 4FS e 11ass
Carolina Tam 15pts, 5ress e 3ass

segunda-feira, março 09, 2009

CADETES "A" - 3 vitórias no arranque do Campeonato Nacional

Iniciou-se na passada semana o nacional de sub 16 masculinos (cadetes A), com as seguintes equipas: Ovarense, Sanjoanense, Galitos, F.C.Porto, Basquete de Leça, C.D. da Póvoa, Ginásio Figueirense e Telecom Coimbra.

A equipa da Ovarense deslocou -se a Leça e aí venceu o clube local por 68-55.
Já este fim de semana e em jornada dupla, a Ovarense recebeu e venceu o F:C:Porto por 59-43 e na deslocação a Aveiro venceu também os Galitos por 66-56.
Estão de parabéns os nossos jogadores, que contam com 3 vitórias importantes a par da Sanjoanense também com 3; seguem ambos em 1º lugar.

Sábado, 28 de Fevereiro de 2009

BASQUETE DE LEÇA 55 - OVARENSE 68
Apesar de os jogadores do Leça serem fisicamente fortes, isso não invalidou que a nossa equipa dominasse o jogo, que no final do 1º periodo nos era favorável por 24 -03.
No fim o resultado foi de 68 -55 favorável à Ovarense que descomprimiu no 3º e 4º periodos podendo rodar alguns jogadores.

Destaques para: Mansour Anne(17 pts-10res-10dl) e Pedro Costa (26 pts)
Jogaram também:
Samuel(), Bruno Fonseca(2)), Ricardo Sousa()), Emanuel Costa(10)Renato Borges(2), Duarte(), Artur()Pedro Soares(3), Hélder Gomes(8).

Sábado, 7 de Março de 2009

OVARENSE 59 - F.C.PORTO 43
A Ovarense começou bem o jogo, dominando e marcando cestos perante a passividade e falta de capacidade de resposta do Porto que não contou com 2 atletas lesionados.
No fim do 1º periodo o resultado era de 24-08 ? contra uma equipa de quem se espera sempreum bom jogo. Os dois periodos seguintes confirmaram o resultado com parciais de 16-10 e 13-07 e só no último periodo o Porto nos ganhou por um parcial de 06-18, mas com a nossa 2ª equipa em campo a pensar no jogo com os Galitos que se iria disputar algumas horas depois.

Destaques para: Mansour Anne com um duplo duplo(10 pts-14res)

Ovarense - Samuel(3), Bruno Fonseca(5), Ricardo Sousa(), Emanuel Costa(3), Renato Borges(9), Duarte(), Pedro Soares(), Hélder Gomes(10), Pedro Costa(18), Mansour Anne(10), Diogo Brandão(1), Diogo Lança().

Domingo, 8 de Março de 2009

GALITOS 56 - OVARENSE 66
Jogo de fraco nível técnico, com as equipas a ressentirem-se dos jogos do dia anterior.
Quase todos os jogadores da Ovarense tiveram percentagens de lançamentos de campo bem abaixo dos 50%.
Por isso, o jogo foi sempre equilibrado com as equipas a nívelarem-se nos bons e maus momentos. A equipa dos Galitos ainda venceu o 1º parcial por 17-15, mas a Ovarense soube reagir terminando o 2º periodo a vencer por 27-29 mas foi só no 4º periodo que os nossos jogadores foram buscar as "últimas forças" e distanciaram-se no marcador por 10 pontos de diferença que souberam gerir até ao fim. O basquetebol é um jogo colectivo e os nossos jogadores têm de saber jogar colectivamente para se atingirem os objectivos de todos; por vezes esquecem-se deste grande pormenor, não defendendo com "agressividade" e no ataque, muitas vezes, querendo fazer tudo sózinhos, levando as equipas adversárias a acreditar na recuperação.
Isso aconteceu um pouco neste jogo e só último periodo se notou a nossa excelente defesa e o espirito de entreajuda não permitindo que os Galitos recuperassem no resultado.
Estão de parabéns os nossos atletas.
De destacar os 15 ressaltos do Renato e os 24 pontos do Pedro Costa, 14 do Hélder, 11 do Mansour e 10 do Emanuel.

Ovarense - Samuel(2pts), Bruno Fonseca(2), Ricardo Sousa(), Emanuel Costa(10), Renato Borges(3), Duarte(), Artur(), Pedro Soares(2), Hélder Gomes(14), Pedro Costa(24), Mansour Anne(11), André Granja().

CADETES B Masc: OVARENSE 66 GALITOS 53

Este passado Domingo a nossa Equipa defrontou novamente o Galitos "B" no arranque da fase intercalar - Serie A, onde venceu por 66-53. Foi um jogo bem disputado pelas duas Equipas.
A Ovarense entrou bem, com uma defesa consistente e forte, e sempre que possível apostava nos contra-ataques para criar desequilíbrios. Venceu o 1º período por 20-13. No 2º período houve uma reacção do adversário que consegui diminuir a desvantagem no marcador, chegando ao intervalo com o resultado em 34-30 a nosso favor.

No 3º período a nossa Equipa entrou mais forte e mais agressiva na defesa, os atletas com constantes movimentações foram criando muitas dificuldades ao adversário para sair para o ataque. A nossa equipa venceu este período pelos claros 17-2.
Entramos no 4º período com 19pts de vantagem, no entanto cada vez que o adversário subia a defesa, sentia-mos algumas dificuldades nas transições para o ataque, provocando-nos algumas perdas de bolas. O adversário consegui neste período reduzir o marcador para 13 pts até ao final.

Parabéns a toda a Equipa, não só pela vitória, mas essencialmente pela forma como defendeu e se posicionou em campo. No entanto continuamos a falhar muitos cestos e há que continuar a trabalhar para melhoramos a nossa percentagem de eficácia, que continua abaixo dos nossos objectivos traçados.

Resultado Final : 66-53
Parciais:
1º - 20-13
2º - 14-17
3º - 17-2
4º - 15-21

Alinharam:Leandro Gomes (4) ; Bruno Silva(2);Luís Vale;Filipe Pinto(9);Nuno Silva(7);Filipe Moço;Gonçalo Stringfellow(22);Daniel Carvalho (2);Filipe Duarte(2);Marco Pinto;Fábio Ferreira(2); Sérgio Silva (16).

Por:Rui Silva

quarta-feira, março 04, 2009

Cadetes Femininos vencem equipas do Porto

Ovarense 62 Leça 30
Ovarense 73 Académico 34

Após uma péssima entrada no campeonato nacional antes do carnaval, a nossa equipa queria rapidamente voltar aos triunfos e deixar para trás uma das piores exibições da época.
O primeiro dos dois jogos deste fim-de-semana foi contra a equipa do Leça, num jogo em que a nossa equipa entrou algo ansiosa e aliado ao jogo um pouco confuso praticado pelo adversário, dificultou a nossa entrada em jogo, perdendo mesmo o primeiro período por 3pts. No segundo período as nossas jogadoras entraram mais calmas e determinadas a resolver o jogo, com a realização de um período de 22-6, sentenciou-o o jogo.
Na segunda parte a Ovarense foi sempre superior, realizando parciais de 15-7 e 14-3, nunca permitindo que houvesse discussão no marcador.

Destaques Individuais:
Ana 13pts, 2ress, 8ass, 3Br e 2FS
Carolina Tam 15pts, 5ress, 2Br e 2FS
Bárbara 6pts, 8ress e 3FS
Maria 7pts, 5ress, 2Br e 2FS

No domingo recebemos o segundo classificado do distrito do Porto, a equipa do Académico e ao contrário do dia anterior, a Ovarense entrou forte e determinada em campo, e apesar de algum desacerto na hora de atirar ao cesto, defensivamente esteve muito bem, só permitindo 1 único ponto nos primeiros 10minutos, o que condicionou logo a equipa adversária para toda a partida.
Melhorando ofensivamente logo no 2ºperiodo onde obteve 26pts e mantendo a boa atitude defensiva, serviu para controlar todo o jogo com à vontade, nem mesmo as constantes alterações defensivas adversária meteram qualquer tipo de problema às jogadoras da casa.

Destaques Individuais
Gabriela 20pts, 4ress, 9ass, 5Br, 6FS e 1DL
Ana 10pts, 6ress, 11ass, 10Br, 3FS e 1DL
Carolina Semedo 14pts, 6ress, 5ass, 2Br e 3FS