A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, outubro 29, 2012

Juniores Femininas: Ovarense fecha primeira fase distrital só com vitorias

A equipa de Sub19 femininas da AD Ovarense venceu esta sexta-feira o Gica por 75-21 confirmando a sua superioridade na primeira fase do Campeonato Distrital que completou sem sofrer qualquer derrota em quatro partidas. Num jogo para cumprir calendário uma vez que as duas equipas já tinham o seu caminho traçado antes da disputa do encontro, a Ovarense foi sempre superior acabando por vencer com naturalidade dadas as diferenças existentes entre ambos conjuntos.

A equipa vareira manteve sempre uma boa atitude e desde cedo ganhou claro ascendente na partida não dando hipóteses nenhumas as visitantes, ganhando logo vantagem no 1º parcial. Ao longo do jogo conseguiu controlar sempre a partida fruto da boa defesa que conseguiu condicionar a equipa adversária mas também da boa aplicação em termos ofensivos. De salientar também o aporte estatístico de todas as atletas que alinharam na partida do nosso lado uma vez que o desenrolar da partida permitiu a rodagem e rotação de todo o plantel sem que a sua prestação se ressentisse por isso.

Depois deste resultado, as vareiras aguardam agora pela calendarização da segunda fase distrital para conhecer as suas próximas adversárias. Até la, vão com certeza manter-se empenhadas nos trabalhos diários de forma a preparar os próximos desafios que seguramente estarão revestidos de um maior grau de dificuldade.

Sob o comando técnico de Jorge Maia alinharam e jogaram: Ana Pinho, Carolina Semedo, Carolina Tam, Helena Santos, Joana Soares, Maria Dumbrava , Maria Ventura, Mariana Ferreira, Mariana Pinto, Patrícia Silva, Rute Castro e Sofia Pinheiro.

domingo, outubro 28, 2012

Formação: AD Ovarense coloca todas as suas equipas na segunda fase dos distritais

Depois de concluída a primeira fase do Campeonato Distrital destaque para o  facto da AD Ovarense ter conseguido apurar equipas de todos os escalões (feminino e masculino) para a disputa da segunda fase das provas distritais, fase na qual estarão em disputa o apuramento para as provas nacionais, inter-regionais e para as respectivas fases finais distritais.

Assim sendo, no sector feminino, as Sub19 conseguiram o apuramento sem derrotas (4-0) ao ultrapassar Galitos e Gica, as Sub16 venceram também no seu grupo (3-1) diante de Calvão e Enesse enquanto que as Sub14 carimbaram com o segundo lugar (3-1) o seu passaporte para a seguinte fase.

No sector masculinos, os Sub18 graças a sua boa prestação (5-0) concluiram em primeiro lugar no seu grupo. Os Sub16 alcançaram o segundo lugar com record de (3-1) e os Sub14 (3-2) que também acabaram em segundo lugar no seu grupo, confirmaram ambos  a sua presença na próxima fase.

Todas estas equipas irão agora reiniciar a sua actividade competitiva no mes de Novembro depois de que a Associação de Aveiro reprograme os respectivos calendarios.

Iniciados B: Ovarense fecha primeira fase com derrota em Aveiro


A jovem equipa de Sub14 masculinos "B" da AD Ovarense perdeu este domingo na sua deslocação a Aveiro diante do SC Beira Mar "B" por 78-43 numa partida em que os locais mais fortes fisicamente acabaram por vencer com toda justiça. Mesmo assim a partida permitiu verificar a continua evolução dos nossos atletas que relembre-se são muito novos e estão a fazer na sua maior parte a sua primeira época neste escalão.

Com este resultado fica encerrada a participação dos vareiros nesta primeira fase distrital com saldo de três vitorias e duas derrotas acabando por ficar no 3º lugar da tabela de classificação num grupo constituído por um total de seis equipas. A equipa vai aguardar agora a reestruturação das provas distritais para saber quais serão os seus próximos desafios.

A equipa agradece o apoio de todos os familiares e amigos que permanentemente a apoiam.

Seniores Femininas: Ovarense cai no Montijo

Juniores B : Ovarense encerra primeira fase com nova vitória

LPB : Ovarense Dolce Vita sofre primeira derrota em Coimbra

Liga Feminina: Ovarense estreia-se em casa com pesada derrota

quinta-feira, outubro 25, 2012

terça-feira, outubro 23, 2012

quinta-feira, outubro 18, 2012

Juniores B - Ovarense soma nova vitoria e carimba apuramento para a segunda fase

A equipa de Sub18 masculina da AD Ovarense sobreviveu este sábado a alguma falta de eficácia ofensiva principalmente na primeira parte do jogo para vencer (34-51) na sua deslocação à Gafanha da Nazaré carimbando assim matematicamente o seu passaporte para a segunda fase do Campeonato Distrital. Os vareiros aproveitaram também a combinação de resultados nos outros jogos do grupo para assumir em solitário a liderança da Série I da 1ª Fase do Campeonato Distrital.


O jogo foi sempre dominado pela equipa vareira. Contudo, os visitantes só conseguiram disparar no marcador no derradeiro período quando conseguiram revelar um melhor aproveitamento ofensivo. A partida revelou sempre uma Ovarense com duas caras: por um lado os vareiros estiveram muito bem a nível defensivo ao longo dos quarenta minutos e pelo outro revelaram quase sempre baixa eficácia na finalização falhando muitos cestos fáceis e varias situações de contra ataque. Isto provocou que o marcador do jogo fosse refletindo um falso equilíbrio permitindo aos locais manter-se colados durante um longo espaço de tempo.

Entramos bem no jogo a nível defensivo, com coesão, boas leituras, entre ajudas e boa dinâmica. Contudo revelamos alguns problemas no ataque devido a alguma falta de mobilidade no ataque organizado e alguma falta de qualidade na finalização uma vez que desperdiçamos situações de contra ataque e falhamos alguns cestos fáceis na zona da pintura. Isto levou-nos a vencer o período por uma margem curta (9-3) que não esboçava com justiça a diferença de jogo existente entre as duas equipas.

No segundo quarto (12-11), continuamos a ter uma boa atitude defensiva mas continuamos a revelar alguns problemas para concretizar pontos uma vez que continuamos a jogar demasiado lento, com alguma previsibilidade nos movimentos, pouca fluidez na circulação da bola e sem agressividade no ataque, arriscando pouco nos 1x1. Os locais chegaram inclusive por primeira e única vez na partida a passar para a frente no marcador (13-14) a dois minutos do final do quarto mas os vareiros conseguiram reagir bem e graças a um parcial de 8-0 nos derradeiros instantes puderam ir ao descanso em vantagem (21-14).

Após o descanso (13-09) e mesmo com alguma irregularidade, principalmente a nível ofensivo, a equipa vareira foi consolidando o seu domínio com vantagens que oscilaram sempre entre os 9 e os 12 pontos. Os vareiros mantiveram o bom nível defensivo condicionando o jogo ofensivo dos locais que só concretizaram dois cestos de campo em dez minutos mas infelizmente continuamos a não poder dar uma sapatada definitiva no marcador devido a pouca eficácia.

No derradeiro quarto (17-11), conseguimos por fim ser mais contundentes em ataque o que nos permitiu aumentar as diferenças no marcador. No equador do período conseguimos atingir os 15 pontos de diferença (44-29) e a partir desse momento limitamo-nos a gerir a vantagem até ao final do desafio diante de uma equipa que vendeu sempre cara a derrota mas que acabou também por pagar o desgaste produto das poucas soluções disponíveis.

Vitória importante e moralizadora, num jogo em que não estivemos tão bem em ataque mas que em contra partida melhoramos muito a nível do trabalho defensivo. É por isso que devemos continuar a trabalhar com redobrado entusiasmo e dedicação todos os dias com o intuito de melhorar as coisas menos boas de forma a estar preparados para os dificeis desafios que temos pela frente. Na próxima jornada deslocação até Vagos para defrontar a equipa mais frágil do Campeonato.

A equipa agradece toda o apoio incondicional de todos aqueles que se deslocaram até a Gafanha da Nazaré para a apoiar e dedica a  vitória ao seu atleta João Leite afastado por lesão a quem deseja rápida recuperação.

Juniores Femininas - Ovarense confirma liderança com 3ª vitoria consecutiva

A equipa de sub19 femininas da AD Ovarense reforçou este domingo a sua liderança na Série III da primeira fase do Campeonato Distrital ao vencer no Pavilhão Raimundo Rodrigues a equipa do Galitos por 61-52 (33-27 ao intervalo) num jogo em que ambas equipas se mostraram muito ansiosas falhando cestos fáceis e acumulando muitos turnovers e em que a equipa vareira pese a manter-se sempre na frente do marcador acabou por permitir por culpa própria a constante réplica das visitantes.


Carolina Semedo foi a melhor
anotadora das vareiras
 com 22 pontos
O jogo começou muito igualado (12-12 nos primeiros 8 minutos) com ambas equipas a revelar alguns problemas na finalização e com as defesas a superiorizar-se aos ataques. Pese que as vareiras revelaram alguns problemas nas transições uma eficaz ponta final (6-0 nos últimos dois minutos) permitiu à Ovarense chegar em vantagem ao final do quarto (18-12). Nos segundos dez minutos (15-15), as locais voltaram a ter alguns problemas de concentração defensiva com acumulação de muitos turnovers que nem sempre foram bem aproveitados pelas visitantes. Em ataque a equipa foi vivendo muito das iniciativas individuais de Sofia Pinheiro e de Carolina Semedo para manter-se na frente do marcador até ao intervalo.
 
Após o reatamento (19-10), a Ovarense viveu o seu melhor momento no jogo aumentando a agressividade defensiva, reduzindo bem os espaços e conseguindo condicionar as linhas de passe das adversárias o que aunado a um melhor aproveitamento do contra ataque e a uma maior dinamica no ataque organizado permitiu que as locais angariassem uma boa vantagem no final do quarto (52-37) o que se revelaria crucial para gerir a partida até ao fim.

No derradeiro quarto (09-15) o jogo perdeu alguma qualidade com as vareiras a revelar alguma falta de coesão defensiva, acumulando erros não forçados, principalmente a partir do equador do período permitindo que o Galitos esboçasse uma pequena reação sem contudo por em nunca em causa o resultado final do desafio. No final, vitória justa da equipa que se revelou melhor em campo mesmo sem concretizar uma boa exibição.

Marcador: (18-12) (15-15) (19-10) (09-15)
Marcha: (18-12) (33-27) (52-37) (61-52)

Alinharam pela Ovarense: Ana Pinho (0), Carolina Semedo (22), Carolina Tam (4), Helena Santos (0), Joana Soares (-), Maria Dumbrava (0), Mariana Ferreira (-), Mariana Pinto (0), Patrícia Silva (0), Rute Castro (11), Sara Marques (6) e Sofia Pinheiro (18).

Treinador: Jorge Maia

segunda-feira, outubro 15, 2012

Próximos Jogos


Resultados


BABYBASKET/MICROBASKET (3, 4 e 5 anos)

A época para os mais “pequeninos” vai começar no próximo dia 6 de Novembro e destina-se aos atletas nascidos em 2007, 2008 e 2009. Os treinos decorrerão no pavilhão Raimundo Rodrigues às 3ªfeiras e 6ªfeiras das 17h30 às 18h30.
A reunião de apresentação será no próximo dia 2 de Novembro pelas 18h30 no pavilhão Raimundo Rodrigues.
De pequenino se ganha o gosto pelo desporto o entusiasmo pelo basquetebol e o sentir da camisola Ovarense!!

sexta-feira, outubro 12, 2012

segunda-feira, outubro 08, 2012

quarta-feira, outubro 03, 2012

HOJE na Arena...


Despedida do Capitão...


Hoje, no dia da “Despedida do Capitão” multiplicam-se as palavras de reconhecimento pela enorme carreira de Nuno Manarte. A Ovarense agradece a todos as palavras e os gestos, passando a publicar dois desses exemplos:

Texto da Autoria de Henrique Gomes

“Mete o Noca, mete o Noca.”
Era um grito que soava com mais alma no velho pavilhão, do que híper apetrechado, mas gélido pavilhão atual.
Mudamos de local, mas mantivemos o apelo.
“Mete o Noca, mete o Noca “, era sintoma de que as coisas não estavam a correr bem.
Eram necessárias as nossas melhores reservas. Ir Ao âmago, á fonte.
Na verdade, O Nuno, o Noca, não tinha físico para se meter no meio daqueles hercúleos adversários, mas tinha alma.
Alma ovarense, que certamente não ganha sempre, mas que é um travo, uma característica reconhecida e apreciada até pelos opositores.
Apelar ao Nuno, era também apelar a algo mais do que o físico poderia dar, apelar a algo mais do que o treinar poderia sistematizar, era mais do que apelar a qualquer tática mais elaborada.
Havia algo extra no Nuno. Havia uma herança e um sentir ovarense que só ele sabia e podia transmitir a quem assistia aos jogos da nossa ovarense, e a toda a restante equipa.
Perdemos esse vínculo.
Há meses atrás, o Nuno confidenciou-me que iria deixar de jogar. Fez questão de mo dizer, porque achou que eu era merecedor de tal informação.
O Noca, O Nuno Manarte, terá hoje a sua festa de despedida como jogador de basquetebol.
Mudará de funções, sentando-se no banco de forma definitiva, não valendo a pena aos ovarenses gritar: “Mete o Noca, Mete o Noca”.

Texto da Autoria: Henrique Gomes

O Santa Camarão a aplaudir o Manarte




Não largo as minhas raízes, na redacção diária. Eu sou vareiro, como tantas e tantas vezes tenho dito, afirmado e subscrito. Não nasci cá, mas fiz-me filho de cá. É o meu apocalipse para o lumiar do mundo.
Hoje, esta pequenina cidade, com praça reportada pelo Henrique, com praça avivada pelas galinhas, com avenidas indagadas de rochas ao alto, com praia fria e de lume aceso no inverno, com ria nostálgica, mergulhada em lodo feio e descabido, com pão-de-ló adocicado e proclamado, com azulejo desenhado e trabalhado, com Passos vigentes de sacristia, com Matriz e Marques da Silva, com Raimundo e Dolce Vita, despede-se de um dos seus capitães. O Santa-Camarão acena lá de cima, dos lados de São Miguel, com o seu jeito duro de pedra, que lhe valeu a valentia no ringue, conquanto o nosso (penso que ele nunca se ofenderá de ser visto como nosso, de ser usurpado dessa forma) Nuno Manarte dirá um adeus, que se avizinha sentido, para uma plateia que o reconhecerá. Como sempre reconheceu, aliás.

Eu não sou alguém que abrace anos e anos na minha biografia, sou peixe miúdo nesta raia da vida, mas tenho memórias que já se desvanecem apenas em momentos nostálgicos. O Raimundo inundado de pessoas, “Inferno Vareiro”, a gritar nomes estrangeiros, a idolatrar Kris ou Nate, Joffre ou Cervantes, Turner ou Ignerski, entre tantos outros, para no fim erguer a voz, como flautas eclécticas, e fazer soprar bem alto um Noca, ou Manarte. O momento da emoção vareira, ovarense, ou o que lhe queiram chamar. Aquelas vozes que não se distinguem de grosso ou forte, que são de homens e mulheres. Não é um desporto que se vista de homem, é um desporto que se abrilhanta de pessoas, sem nome, sem idade, sem género, só com uma paixão imensa, que tão bem se retracta no nosso Noca.

Imagino um Santa Camarão, um tanto ou quanto, aturdido por esta combustão do desporto vareiro. Habituou-se à sobranceria da sua praça, que vai abrindo alas a quem desce para a cidade, que lhe sobejava a perpetuação do maior ícone de sempre, por terras roliças de afagado bairrismo, do desporto. Não deixamos de o admirar e dar a conhecer, aos novos filhos da terra, essa história que tanto nos enobrece, que eu, mesmo não sendo desse tempo, me inflamo e incho de orgulho para contar. Quem não se lembra de mencionar aquelas traineiras que lhe suportavam o peso do corpo, aqueles pés assustadoramente grandes? Pois, eu acredito que para além dessa considerável extensão de pé, ele propagava um grande coração, um coração vareiro, que lhe permitiu celebrar a Clarisse e a sua epopeica recuperação, a sua imagem de vareira devota e aguerrida, bem como humedecer o olhar e aplaudir o menino Diogo Gomes, com as suas conquistas valentes, com o seu olhar enternecido e sorriso de espaço aberto ao mundo, sempre acompanhado pela sua dedicada mãe, ou não menos nobre a conquista de Rui Romão na Canoagem. Por isto, pela sua dedicação à terra, nunca a abandonando, nem nos verões quentes, nem nos invernos rigorosos, mantendo-se sempre hirto, estará ali naquele cantinho, sem ser visto, a gritar Noca, a puxar pelo Manarte e a aplaudir uma nova etapa que se deseja de tanto, ou mais, sucesso que a anterior.

Eu, como o Santa Camarão, aplaudirei um capitão que me serviu de exemplo quando sonhava fazer do basket vida, mas que nem por isso deixou de me servir de exemplo quando deixei de acalentar esse anseio, pois manteve a sua imagem inquebrável de um Ovar grande, agigantado entre os gigantes (como o HG referia), que me fazia sempre perceber que as conquistas vêm do querer, da paixão. Ele sempre a teve de sobra, sempre a vai levar nas novas funções, por isso acho que não deveriam ser apenas as mãos empedernecidas do Santa Camarão a aplaudir e acenar coragem e força para o futuro, deveriam ser as de todos nós, vareiros ou apenas amantes de um desporto quente de emoção. O capitão merece, sorriu quando vencemos, mas também franziu os dentes quando perdemos. É desta raça que precisamos.
Um capitão, nunca deixa de ser capitão. Obrigado, Nuno Manarte.



Texto da Autoria: Ricardo Alves Lopes em http://tempestadideias.wordpress.com/