A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, maio 25, 2009

CADETES "A" Masc. Ovarense em 4º lugar na Final Four



A A.D. Ovarense classificou-se em 4º lugar, na Final Four disputada este fim de semana na Covilhã. O S.L. Benfica foi o grande e justo vencedor pela regularidade demonstrada. Em 2º lugar ficou o GDB Leça e em 3º o F.C. Barreirense.
A nossa equipa esteve uns furos abaixo daquilo que é normal produzir, com alguns jogadores em sub-rendimento e a arbitragem fez o resto. Depois da boa época efectuada, em que fomos tetra-campeões distritais e primeiros classificados no campeonato nacional zona norte, esta baixa de rendimento veio em má hora para a nossa equipa. É de louvar todo o esforço e empenho demonstrados pelos nossos atletas, não ficando nada atrás das restantes equipas participantes (Benfica, Barreirense e CDB Leça). Este 4º lugar não corresponde em nada ao valor da equipa mas foi o possível dentro das condicionantes referidas.
A fase final decorreu "normalmente", mas a Ovarense tem queixas da arbitragem, que inclusive reconheceu dois dos erros cometidos. No 1º jogo contra o Benfica a 1m e 10s do fim há posse de bola clara para a Ovarense que o árbitro concede ao Benfica inviabilizando o possível empate no jogo. Contra o Barreirense a Ovarense tinha de ganhar por 8 pontos para poder discutir o título e quando ganhava por 6 no último segundo o Renato Borges num contra ataque quando vai colocar a bola no cesto, sofre falta que até se ouviu fora do pavilhão e o árbitro não marca nada, mais tarde retratou-se e admitiu o erro, era tarde de mais. Contra o Leça a arbitragem marcou a 5ª falta ao Pedro Costa (dos melhores nesta fase final) quando a falta foi cometida por outro jogador, retirando margem de manobra à equipa, enfim sempre o mesmo árbitro como protagonista, um artista Português.
Temos as imagens dos jogos que irão ficar disponíveis no youtube brevemente para quem quiser poder confirmar como decorreram os encontros.
No 1º jogo contra o Benfica, a Ovarense esteve melhor no 1º e 4º períodos chegando a recuperar de um resultado desfavorável por 11 pontos (53-64) quando faltavam 3m e 15 segundos para o fim do jogo, e a 1m e 10 segundos estávamos somente a 3 pontos do Benfica, mas uma posse de bola concedida pelo árbitro ao Benfica após um ressalto na sua tabela e que era claramente da Ovarense, como se pode claramente comprovar nas imagens captadas, catapultou o Benfica para a vitória final por 62-70.
O 2º jogo contra o F.C. Barreirense, considerada por muitos como a grande candidata ao troféu, mostrou-nos uma Ovarense transfigurada para melhor, com uma atitude e um querer irrepreensíveis (tivéssemos metade desta atitude contra o Benfica e o resultado teria sido bem mais saboroso). Em destaque estiveram dois jogadores, o Mansour Anne ( MVP do jogo) e o Pedro Costa com 30 pontos concretizados, os restantes jogadores estiveram bem no capítulo defensivo mas ofensivamente estiveram longe da bitola a que nos habituaram. A Ovarense esteve na frente do marcador desde o inicio do 2º período e mesmo com o Barreirense a aproximar-se perigosamente no final do jogo ( 4 pontos de diferença) soubemos controlar e ganhar este jogo espectacular a um ritmo muito elevado. No final vitória da Ovarense por 66-60.
No derradeiro encontro contra o GDB Leça que podia valer o 2º lugar, a equipa ressentiu-se do grande esforço despendido na véspera apresentando-se muito cansada. Mesmo assim os árbitros deram o ar da sua graça anotando a 5ª falta ao Pedro Costa quando foi outro jogador que a cometeu quando o resultado estava numa diferença de 6 pontos. O Pedro era a pedra no sapato de muita gente. No fim o árbitro veio-lhe pedir desculpa pessoalmente mas o mal estava feito!!!Os horários dos jogos não têm razão se ser, com intervalos dos jogos de apenas 15 ?? e 17 ?? horas. Não é justo nem saudável pedir a jovens jogadores de apenas 15 e 16 anos que façam 3 jogos intensos, em três dias consecutivos, é de uma dureza extrema. A rever pela F.P. de basquetebol.
O resultado do jogo Ovarense 69 - 81 Leça.


Por fim, temos de demonstrar o orgulho que todos os Ovarenses devem sentir, por termos colocado 2 jogadores no cinco ideal, o Pedro Costa e o Mansour Anne, sendo os restantes um de cada equipa ( Barreirense, Benfica e Leça). Isto traduz bem a presença da A.D. Ovarense na competição apesar do 4º lugar.
Resultados:
1ª jornada
A.D. Ovarense 62 - 70 S.L. Benfica
GDB Leça 52 - 56 F.C. Barreirense
2ª jornada
F.C. Barreirense 60 - 66 A.D. Ovarense
S.L. Benfica 69 - 52 GDB Leça
3ª Jornada
A.D. Ovarense 69 - 81 GDB Leça
S.L. Benfica 67 - 54 F.C. Barreirense

Cinco Ideal
Pedro Costa - A.D. Ovarense
Mansour Anne - A.D. Ovarense
João Álvaro - F.C. Barreirense
Ricardo Conceição - S.L. Benfica
Hugo Sotta - GDB Leça ( MVP da Final Four)

2 comentários:

Anónimo disse...

Pedro Costa ,grande jogador.Ao final a arbitragem de Aveiro não deve ser assim tam má como falam.Lá fora deu para ver o que os árbitros de Lisboa conseguem fazer.Quem nos dera ter sido o espanhol.

Américo disse...

Parabéns a todos pela época que fizeram, pela presença na Fase Final e ao Pedro Costa e Mansour Anne, pela inclusão no cinco ideal.