A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

sexta-feira, outubro 30, 2009

Seniores Femininos vencem CNT de Calvão

Ovarense 64 CNT de Colégio de Calvão 52

Realizou-se ontem em Ovar o encontro entre a nossa equipa sénior feminina e as jovens do CNT de Calvão, num jogo que serve essencialmente como preparação para as jovens basquetebolistas integradas no CNT, terem uma melhor formação para o seu futuro.
Num jogo sempre jogado em alto ritmo, como é tão típico nas equipas do CNT de Calvão, houve muitos erros cometidos de parte a parte, mas também houve momentos de bom basquetebol, com a nossa equipa apresentar alguns movimentos colectivo de muito bom nível.
Para a história fica a vitória da Ovarense, não sendo de longe o mais importante, uma vez que o que estava em causa é a formação tantas vezes esquecida em competição.

quinta-feira, outubro 29, 2009

Comunicado Ovarense Dolce Vita



A A.D.O. – Basquetebol da Associação Desportiva Ovarense, SAD, comunica a todos os sócios, simpatizantes e população em geral, que amanhã dia 30, o corpo do atleta Kevin Widemond estará em câmara ardente na Arena Dolce Vita, para que todos possam prestar a sua última homenagem.
As portas estarão abertas das 10h00 às 12h00. Pelas 11h30 terá início uma cerimónia memorial, que encerrará o acto. Depois, já em privado e apenas para a equipa, será o momento da derradeira despedida.O cortejo fúnebre seguirá para o Aeroporto Sá Carneiro, de onde o corpo partirá em direcção à sua terra natal nos Estados Unidos da América.

Hoje na Arena Dolce Vita - Séniores Femininos


Treino dos Minis




Iniciados Femininos A vencem na Arena Dolce Vita

Ovarense 64 Gafanha 55

A equipa de iniciados femininos neste passado fim-de-semana receberam e venceram as iniciadas do Gafanha.

Num jogo que foi ele pautado pelo equilíbrio em 30minutos, onde as duas equipas se equiparavam muito, reagindo cada as investidas do adversário, nunca havendo uma equipa que se conseguisse distanciar no marcador. No 1ºperíodo foi a Ovarense quem venceu por 15-13, mas logo no período seguinte a equipa do Gafanha reagiu e venceu por 9-15, o que fez com que ao intervalo vencesse por 4pts. No inicio da 2ªparte ambas as equipas tentaram fazer tudo para conseguir afastar-se da outras, mas ambas reagiram bem, a Ovarense volta a vencer este período mas somente por 3pts, o que coloca as equipas distanciadas por 1pt somente para o último período.
Neste último período sim, o equilíbrio terminou, neste minutos a equipa da Ovarense afastou-se definitivamente no marcador, criando uma vantagem de 10pts que lhe permitiu assegurar a vitória final por 9pts de diferença.

quarta-feira, outubro 28, 2009

JUNIORES FEMININOS

Na última jornada referente ao Campeonato Distrital-1ª Fase, recebemos no passado domingo a equipa da Oliveirense e vencemos por 65-33.
Foi um jogo em que a vitória da nossa equipa nunca esteve em causa, e obtivemos uma vitória justa e tranquila.
Em ataque, conseguimos realizar boas jogadas colectivas, assim como alguns contra-ataques. Ainda na vertente ofensiva, temos de ser mais eficazes em "pôr a bola no cesto". Em termos defensivos, obrigámos a que a Oliveirense cometesse alguns erros, mas não podemos perder tantos ressaltos defensivos.

Parciais:
1ºp 18-8
2ºp 15-6
3ºp 7-12
4ºp 25-7

SENIORES FEMININOS

Na 2ª jornada referente ao Campeonato Nacional da I Divisão, recebemos no passado sábado a equipa do Lousada, não conseguindo a vitória, perdendo após prolongamento por 66-69.
Foi um jogo equilibrado, e emotivo, havendo necessidade de recorrer a um prolongamento, e aí o Lousada levou a melhor.
Durante o jogo, houve várias alternâncias no marcador, mas conseguindo a nossa equipa ir para intervalo a vencer por 37-28. No reatar do jogo, não conseguimos manter essa vantagem, e o adversário conseguiu vencer o 3º período por 10-18.
Entrámos assim para o último quarto a vencer por um ponto, e durante este período, continuámos a ter uma atitude boa e competitiva, chegando mesmo ter posse de bola para vencer mas não conseguimos. No prolongamento, o Lousada foi mais eficaz e conseguiu venceu.

Parciais:
1ºP 14-18
2ºP 23-10
3ºP 10-18
4ºP 10-11
prol. 9-12

Juniores B - Classificação


terça-feira, outubro 27, 2009

Iniciados Masculinos A - Classificação


Cadetes B - Classificação


Iniciados Masculinos B perdem por 4

Ovarense B 39 Oliveirense A 43


Os iniciados masculinos B jogaram este fim-de-semana no Pavilhão Raimundo Rodrigues, recebendo a vizinha Oliveirense.
Com um primeiro período equilibrado mas com baixa pontuação por parte das duas equipas, estes primeiros minutos deram o mote para toda a partida, grande equilíbrio mas pouco acerto ofensivo. O segundo período foi o espelho fiel do que se acabou de escrever.
Na segunda parte o desacerto ofensivo dos jogadores da Ovarense foi muito baixo, só concretizando 4pts no 3ºperíodo, mantendo-se o equilíbrio só porque a equipa adversária ficou-se pelos 10pts. Nos últimos dez minutos a nossa equipa mostrou finalmente o seu melhor, realizando uma boa defesa que só permitiu 8pts ao adversário e concretizou 16, mais um ponto que nos últimos dois períodos que tinha realizado.
O bom trabalho realizado pelos jovens desta equipa mantém-se, sendo necessário continuar com este desempenho.

Minis12 jogam em SºJoão da Madeira

Realizou-se este fim-de-semana um encontro de minis-12, em S.João da Madeira, no pavilhão Paulo Pinto pelas 16h. A nossa equipa teve como adversário a Sanjoanense.
Foi um jogo equilibrado nos seus dois primeiros períodos, em que estivemos sempre à frente do marcador. Nos seguintes períodos o nosso nível foi baixando e acabamos por perder o jogo por 15pts de diferença.
No entanto, não deixa de ser um balanço positivo, pois os nossos atletas criaram muito boas oportunidades de lançamento e por vezes uma boa defesa.
Agradeço a presença e disponibilidade dos familiares dos nossos atletas que nos acompanharam .


Os atletas que participaram neste encontro foram: João Oliveira, Marta Cândido, André Ferreira, Gonçalo Peralta, Diego, Pedro Morais, Pedro Laranjeira, Afonso A. Pinto, Afonso Pinto, Alexandre Matos, Gonçalo Pinto e Hugo silva.

segunda-feira, outubro 26, 2009

Ovarense de LUTO


Ovarense Basquetebol está de Luto, depois de ontem ter visto partir um dos seus atletas!

Kevin Widemond, atleta profissional da Ovarense Dolce Vita, deixou-nos enquanto defendia as cores do nosso clube no jogo contra a Académica de Coimbra a contar para o Troféu António Pratas.


Todas as equipas de formação, enviam os mais sentidos pêsames à família do Kevin e a todos os seus colegas de equipa e seu staff, que diariamente conviviam com o Kevin.

Cadetes Femininos terminam 1ªFase sem derrotas

Vagos 65 Ovarense 74

As Cadetes Femininos entraram para a última jornada desta primeira fase, já com o apuramento garantido e inclusive com o primeiro lugar assegurado,a nossa equipa não deixou de entrar em campo com toda a sua concentração, para bem da verdade desportiva e por enorme respeito pelo adversário.

Com uma entrada em jogo muito positiva, a Ovarense fez logo um parcial de 6-0, o que lhe permitiu ganhar logo vantagem de início e estar toda a partida na frente do marcador, sempre com vantagem acima de 10pts. Ao intervalo a nossa equipa vencia por 19-37.

Na segunda parte a jogadoras de Ovar compareceram em campo com algum desacerto defensivo, sendo muito permissivas, concedendo vários lançamentos fáceis à equipa adversária permitindo que este se aproximasse no marcador. Apesar de nunca ter estando em causa a vitória do encontro, fica a nota de que defensivamente os segundos vinte minutos merecem uma grande reflexão para aprendizagens futuras.


Fica no final desta fase a nota de que a equipa cumpriu o seu objectivo de se apurar para a fase nacional de forma muito positiva, mas fica também a certeza de que é necessário trabalhar mais e melhor de forma a conseguir-se alcançar novos objectivos.


Classificação Final


CADETES "A" Masc: OVARENSE VENCE VALE DE CAMBRA POR 21 PTS E GARANTE 1º LUGAR NO GRUPO

Realizou-se no passado domingo, na Arena Dolce Vita em Ovar a 4ª e última jornada desta fase.
Já com o apuramento garantido na semana passada, a nossa equipa que tinha perdido na 1ª volta por 7 pts, entrou em campo com a lição bem estudada e ainda que com alguns lapsos realizou um bom jogo e sem dar grandes hipóteses ao nosso adversário.
A nossa equipa apresentou-se em campo com uma defesa muito agressiva e compacta, um bom posicionamento defensivo em campo, tendo cada atleta ocupado o seu espaço muito bem e cumprindo com as instruções do nosso treinador. Ofensivamente fomos inconsistentes tendo no entanto revelado melhorias.
Ao intervalo o resultado já nos era favorável por 14 pts (33-19).

Na 2ª parte mantiver-mos o nosso jogo e sempre com uma boa adaptação às constantes alterações de jogo da parte do adversário.
No último período foi só controlar o jogo até ao final.
Parabéns aos atletas pelo bom jogo e pela vitória, mas lembrem-se de continuar a trabalhar nos limites durante os treinos.

Resultado final: 62-41
Parciais:
1º- 20-15
2º- 13-4
3º- 20-10
4º- 9-12

Alinharam e marcaram:Rodrigo Lopes;Bruno Silva(4);Fábio Ferreira(13);Filipe Pinto(7);Nuno Silva(2);Pedro Santos(6);Leandro Gomes;Nuno Leite;Gil Seabra(3);Marco Pinto(4); Gonçalo Stringfellow(19);Sérgio Silva(4).

CADETES B REGRESSAM AS VITÓRIAS


Este sábado a nossa equipa de Cadetes B recebeu na Arena a equipa do Sanjoanense em jogo da 5ª jornada da 1ª Fase do Campeonato Distrital . A partida estava rodeada de algumas expectativas uma vez que vínhamos de duas derrotas consecutivas (a ultima das quais muito difícil de digerir) e existia a curiosidade de saber qual seria a reacção da equipa.

Num jogo com duas partes muito diferentes a nossa equipa superiorizou-se aos seus adversários obtendo uma vitoria categórica por 70-40.

Na primeira parte estivemos muito bem no jogo com muito equilíbrio tanto na defesa como no ataque jogando de maneira muito colectiva e objectiva, fazendo boas selecções de lançamento e optando sempre por colocar a bola no colega melhor situado. No trabalho defensivo estivemos muito bem na pressão sobre o portador da bola e na luta pelos ressaltos. Fruto deste bom basquetebol a equipa conseguiu ganhar os dois primeiros períodos da partida: 20-8 e 27-11 o que lhe permitiu chegar ao intervalo com a partida praticamente sentenciada.

Depois do reinicio da partida fomos claramente outra equipa. Embora conseguíssemos a nível defensivo manter um bom nível não fomos capazes de manter a nossa eficácia no ataque optando por apostar mais em soluções individuais em vez de no trabalho colectivo. A equipa acabou por acelerar o jogo em demasia o que nos levou a um incremento brutal de “turn overs” (17 na segunda parte), a mas selecções de lançamento o que se reflectiu nos apenas 23 pontos marcados. Muito embora as oscilações no nosso jogo a nossa vitoria nunca esteve em causa. Os resultados dos 3º e 4º período foram: 10-7 e 13-14.

Em conclusão fizemos uma 2ª parte muito abaixo daquilo que podemos e devemos fazer. Temos de continuar a trabalhar nos treinos para que estas quebras de rendimento e concentração não aconteçam. Se formos capazes de manter a intensidade e o nível de jogo da primeira parte durante os quarenta minutos, conseguiremos apresentar, com certeza, um basquetebol muito competitivo e mais próximo do que se pretende.

Resultado Final: 70-40
Parciais: 1º) 20-8 2º) 27-11 3º) 10-7 4º) 13-14

Jogaram: Rodrigo Lopes (5), Luís Pinto (18), Hugo Rodrigues (2), Pedro Henrique (9), Paulo Diaz (2), Daniel Carvalho (7), Pedro Caseiro (5), Pedro Apolinário (0), Nuno Monteiro (7), Nuno Leite (11), Rodolfo Castro (2) e Rui Sousa (2).

INICIADOS FECHAM PRIMEIRA FASE SÓ COM VITÓRIAS

A equipa dos Iniciados A concluiu este domingo a sua participação na primeira fase Distrital de apuramento para o Nacional com um contundente vitoria em São João da Madeira por 94-40 o que lhe confirmou o seu primeiro lugar com seis vitorias em seis jogos.

A equipa entrou com alguma ansiedade no ataque mostrando alguma precipitação o que levou durante os primeiros dois minutos a uma falsa imagem de equilíbrio. A partir desse momento e graças a uma forte pressão sobre quem levava a bola e ao trabalho defensivo nos cortes das linhas de passe ao adversário a equipa conseguiu partir para o ataque de maneira mais serena criando muitas situações de superioridade numérica que a levaram a ganhar facilmente o período por 24-9.

O segundo período arrancou com a mesma agressividade defensiva. Durante quatro minutos os nossos adversários não conseguiram concretizar nenhum ponto mas inexplicavelmente na segunda metade do período quebramos defensivamente permitindo ao adversário demasiada liberdade em ataque. Valeu a nossa capacidade e eficácia no jogo interior que nos permitiu ganhar o quarto por 28-18.

Ao regresso dos balneários a equipa entrou bem no jogo neutralizando muito bem os jogadores mais influentes da equipa contraria, dominando claramente a luta pelos ressaltos e mantendo uma boa dinâmica ofensiva muito embora as nossas percentagens caíssem com respeito a primeira parte. Fruto dessa prestação razoável foi com naturalidade que ganhamos o período por 21-3.

No ultimo quarto a equipa manteve o controlo do jogo embora as sucessivas rotações de atletas. A equipa conseguiu aumentar a sua eficácia nos contra ataques fazendo rodar muito bem a bola e mostrando a espaços belos momentos de basquetebol.

Em conclusão, mais uma boa exibição que nos permite finalizar esta fase só com vitorias (sem perder nenhum dos 24 períodos disputados) mas que nos deve levar a trabalhar com mais empenho e determinação nos treinos de forma a entrar na próxima fase, com certeza, mais complicada com a mesma atitude e vontade de vencer.

Destaque para o empenhamento dos atletas e para o apoio e colaboração de todos os pais.



Jogaram:
Ricardo Martins (11), Gabriel Diaz (5pts e 10 Assis), Nuno Sampaio (17), Rafael Marques (6), Júri Martins (13), Diogo Duarte (3), André Vaz (20pts e 10 Ress), Rodrigo Soeiro (6), Pedro Almeida (0), Pedro Oliveira (0), João Matos (9) e Dinis Amaral (4).

Resultados do Fim-de-Semana


sábado, outubro 24, 2009

Imagens dos Jogos de Hoje


Resultados de Hoje até ao momento

Infantis Masculinos
Atómicos 20 Ovarense 26
Iniciados Masculinos B
Ovarense 39 Oliveirense 43
Iniciados Masculinos C
Ovarense 41 GRIB 34
Seniores Femininos
Ovarense 66 Lousada 69 (a.p.)
Iniciados Femininos B
Sangalhos 73 Ovarense 39
Ovarense 9 GICA 107
Cadetes Masculinos B
Ovarense 70 Sanjoanense 40

Mudança de Hora esta Madrugada


Este fim-de-semana acontece um dos fenómenos que desde sempre cria problemas às equipas de formação,que é a simples mudança de hora. É uma situação que por muitos avisos que se deixe, por muitas vezes que se lembre, há sempre quem tenha percalços com esta mudança horária.
Porém, nesta altura do ano, o mal é menor, porque a alteração para o horário de Inverno, o problema que pode criar é uma pessoa chegar uma hora…mais cedo!
Deixamos assim aqui o aviso que esta madrugada às 2h o horário atrasa uma 1h, passando assim para 1hora da manhã!

Juniores Femininos garantem 1ºlugar

Ovarense 65 Vagos 53
O primeiro jogo deste fim-de-semana que envolve as nossas equipas, realizou-se logo na sexta-feira, colocando no campo da Arena Dolce Vita, em acção a equipa das Juniores Femininos.
Esta equipa que contava por vitórias os quatros jogos até então disputados nesta 1ªFase, terminou este encontro contra o Vagos com o mesmo estatuto de invencível.

Num jogo em que apesar de a Ovarense ter entrado melhor no jogo, realizando logo um parcial de entrada de 6-0, a nota dominante de todo o encontro foi o equilíbrio entre duas equipas que conhecem-se muito bem.

O jogo teve momentos de muito bom basquetebol, com do lado do Vagos a destacar-se a jogadora Inês Faustino que literalmente carregou às costas a sua equipa com uma excelente exibição, que fez com que as juniores de Ovar fossem para o intervalo em desvantagem no marcador.

A Ovarense entrou na 2ªparte determinada em alcançar a vitória, tal como já tinha conseguido em Vagos, e com uma excelente parcial fundamentado em rápidos contra-ataques passou para a frente do marcador para nunca mais abandonar, nem mesmo quando foi montado pelas adversárias uma defesa zona, que em nada beliscaram a boa exibição colectiva de toda a equipa vareira.

Com esta vitória a Ovarense assegurou o 1ºlugar do Grupo nesta 1ªFase, que lhe vai permitir disputar a Zona Nacional do Campeonato Distrital.

Esta nossa equipa voltar actuar este fim-de-semana na Arena Dolce Vita no Domingo, pelas 15h, perante a Oliveirense.

sexta-feira, outubro 23, 2009

Jogos em Casa


BabyBasket - O mais novo dos escalões


Teve início no passado dia 19, mais uma época de Baby Basket, o mais novo dos escalões de formação da Ovarense Basquetebol.
Os treinos, baseando-se em dinâmicas, circuitos e jogos rítmicos, realizam-se no Pavilhão Raimundo Rodrigues às segundas e quartas, ou às terças e quintas, sempre das 17:30 às 18:30, para os atletas nascidos em 2004 e 2005.
Este ano temos uma novidade: treinos às sextas feiras, no mesmo local e à mesma hora, para os atletas nascidos em 2006!!!

A monitora responsável por este escalão é a treinadora Inês Vilas.

"Traga o seu atleta para conosco aprender e brincar!"

Cadetes B perdem no prolongamento

A nossa equipa de cadetes B deslocou-se no passado domingo até Ílhavo para disputar um jogo correspondente a 4ª jornada do Campeonato Distrital. Num jogo muito emotivo e bem disputado a nossa equipa acabou por ceder no prolongamento por 72-77 sendo claramente prejudicada por uma arbitragem composta por jovens não árbitros, que evidenciaram dificuldade em separar o seu papel em campo e as suas amizades.

Entramos muito bem a nível defensivo na partida com muita agressividade sobre o portador da bola, cortando bem as linhas de passe ao adversário e assumindo-nos como dominadores nas tabelas. A nível ofensivo já não conseguimos ser tão esclarecidos não sabendo controlar os nossos timings de ataque querendo fazer sempre muito depressa mas não sempre bem. Mesmo assim chegamos ao final do período com uma vitória de 10-4.

No segundo período aumentamos a nossa capacidade ofensiva. Com um cinco em campo de vocação mais atacante, a equipa, fruto de uma boa circulação de bola e da maior eficácia na zona interior conseguiu chegar mais ao cesto adversário o que permitiu equilibrar a menor agressividade na defesa. O resultado do período peca por escasso: 18-17.

Após o intervalo, a equipa experimentou uma quebra significativa nas percentagens de concretização o que não nos permitiu gerir o jogo com mais folga. As más selecções de lançamento, alguma ansiedade e a pouca eficácia no contra-ataque foram factores que não nos permitiram tirar grande aproveitamento do aumento do caudal de jogo ofensivo.
O nosso trabalho na defesa foi razoável o que nos permitiu chegar ao empate (14-14) no período.

No último período a equipa foi claramente prejudicada pelo trabalho dos árbitros. Um total de catorze faltas (incluindo duas faltas técnicas) foram apitadas em benefício do nosso adversário que à força de lances livres conseguiu recuperar no marcador. Esta situação anómala se traduziu na exclusão por cinco faltas de três jogadores. Debilitados no jogo interior e com menos opções no ataque a nossa equipa conseguiu discutir a partida ate ao último lance mas sem conseguir matar o jogo. O resultado no período de 21-28 levou-nos injustamente para o prolongamento.

No prolongamento fomos mais uma vez prejudicados com nova exclusão (a quarta da partida) o que juntando ao cansaço natural dos jogadores e algum desgaste psicológico nos conduziu a uma derrota no parcial por 9-14.

Em conclusão, foi uma partida que revelou aspectos interessantes na evolução dos atletas mas também nos permitiu detectar que existem situações que devem ser corrigidas de forma dar ao nosso jogo níveis de consistência e regularidade durante os quarenta minutos. Assim mesmo os níveis de concentração tem de se manter sempre no máximo durante toda a partida. Destaque também para a atitude e empenho de todos os atletas.

Parciais: 1º) 10-4 2º) 18-17 3º) 14-14 4º) 21-28 Prolongamento: 9-14

Jogaram:

Gil Seabra (18), Nuno Leite (12), Pedro Apolinário (7), Rodolfo Castro (7), Daniel Carvalho (7), Pedro Henrique (7), Nuno Monteiro (6), Rodrigo Lopes (4), André Oliveira (3), João Leite (1), Paulo Diaz (0) e Diogo Miranda (0)


Juniores B apuram-se para 2ªFase

Os Juniores B da Ovarense disputaram no passado fim-de-semana um jornada dupla, na qual vencendo as duas apuravam-se desde logo para a 2ªfase.
Com o primeiro jogo em Ovar a ser perante a Sanjoanense B, o jogo foi sempre muito desequilibrado, sempre a favor da Ovarense. Sendo o resultado final bem expressivo, vencendo por 83-35.
Marcadores:
Samuel(0), Renato A.(15), Ricardo(3), Emanuel (0), Renato Borges (0), Nuno (16), Bruno (0), Fião (13), Hélder (12), Santana (5), Pedro Costa (11) e Pedro S. (8).
No dia seguinte esta nossa equipa deslocou-se a Aveiro para defrontar a equipa do Esgueira, e mais uma vez num jogo que não tive grande história. A não ser o difícil arranque do encontro por parte dos jovens de Ovar, uma vez que demoraram algum tempo a ganhar ritmo e a disparar verdadeiramente no marcador.
Marcadores:
Samuel(0), Renato A.(5), Ricardo(3), Emanuel (4), Renato Borges (3), Nuno (10), Bruno (0), Fião (7), Hélder (17), Santana (9), Pedro Costa (15) e Pedro S. (0).
Deste fim-de-semana fica o realce para o apuramento para a fase seguinte da competição, que era esse o grande objectivo da equipa nesta 1ªfase.

quinta-feira, outubro 22, 2009

Iniciados Femininos A perdem na deslocação a Esgueira

Esgueira 55 Ovarense 45

A equipa de Iniciados Femininos A foi mais uma das nossas equipas que na tarde de domingo actuou no Pavilhão do Esgueira, numa tarde onde também as Cadetes Femininos e os Juniores B lá jogaram. Esta equipa, infelizmente, foi a única equipa de Ovar que nessa tarde não alcançou a vitória nesse pavilhão.
Apesar da derrota averbada neste encontro, a Ovarense rubricou uma boa exibição, claudicando infelizmente na finalização durante a 2ªparte. Durante toda a 1ªparte as iniciadas de Ovar foram sempre superiores, muito bem na defesa, onde só sofreram 9pts em cada período e com uma boa capacidade ofensiva, nomeadamente nos primeiros dez minutos onde concretizaram 19pts.
A equipa controlou durante toda a partida a luta das tabelas e realizou sempre boas transições defesa-ataque. O que condenou a vitória no encontro foi o total desacerto ofensivo da equipa durante a 2ªparte, desperdiçando muitos lançamentos fáceis perto do cesto, por vezes isoladas, e lances livres. Estes factos ficam bem patentes na baixa pontuação obtida nos dois últimos períodos, somente 13pts.

Apesar da derrota e do desacerto ofensivo, a exibição dos aspectos trabalhos nos treinos contabiliza um saldo positivo e que certamente resultará em jogos de maior eficácia.

quarta-feira, outubro 21, 2009

Jogos até ao Final do Mês


Horários das equipas de Minibasquete

Tal como nas épocas anteriores os treinos do escalão de minibasquete são sempre na Arena Dolce Vita, no horário entre as 19h e às 20:15h.
Este escalão do nosso clube esta mais uma vez sob a Coordenação de Américo Oliveira e conta com a seguinte equipa de Treinadores:
Minis 8 - Américo Oliveira e Inês Vilas
Minis 10 - Renata Beça e Inês Vilas
Minis 12 - José Eduardo, Nuno Morais e Joana Pinto.
Os dias de treinos das respectivas equipas são os seguintes:
Sempre no horário das 19h às 20:15h nos dias de semana
Minis 8 - 3ª e 5ª feiras
Minis 10 - 4ª e Sábado das 9:30 às 10:45h
Minis 12 - 2ª, 3ª e 5ª feiras

Juniores B - Classificação


terça-feira, outubro 20, 2009

Juniores Femininos

No domingo, deslocámo-nos á Aveiro para defrontar a equipa do Galitos.
Foi um jogo, pouco emotivo e sem história, onde a superioridade da Ovarense nunca esteve em causa, como o resultado final indica, 34-103.
Com esta vitória,assegurámos a passagem para o grupo de acesso ao Campeonato Nacional.
Para terminar esta fase inicial, vamos realizar dois jogos neste fim de semana:
  • Sexta-feira ás 21h30 Ovarense-Vagos - Arena Dolce-Vita
  • Domingo ás 15h00 Ovarense- Oliveirense - Arena Dolce-Vita

Seniores Femininos

Nesta 1ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão , a nossa equipa deslocou-se á Madeira-Funchal, para defrontar a equipa do Maritimo. Foi um jogo bem disputado e emotivo, conseguindo a nossa equipa, uma justa e saborosa vitória por 63-70.
A nossa equipa, entrou em jogo um pouco ansiosa, mas pouco a pouco, começámos a serenar e vencemos o 1ºp por 17-22. No 2ºp continuámos com uma boa atitude quer em ataque, quer na defesa, e terminámos a 2ª parte a vencer por 30-38.
Durante a 2ª parte, continuamos a manter uma atitude muito competitiva, e mesmo nos momentos menos bons, soubemos sempre reagir, e voltar novamente a tomar conta do jogo, conseguindo vencer com toda a justiça.

Parciais
:
1ºp 17-22
2ºp 13-16
3ºp 14-13
4ºp 19-19

No próximo sábado, jogamos em casa na Arena Dolce-Vita, frente á equipa do Lousada pelas 17h00.

segunda-feira, outubro 19, 2009

Cadetes Femininos – péssima exibição e mudança de postura


A equipa de Cadetes Femininos realizou este fim-de-semana mais uma jornada dupla, sendo o saldo de duas vitórias e o apuramento para a Fase Nacional do Campeonato Distrital.

Mas o fim-de-semana esteve longe de ser positivo, uma vez que o objectivo desta equipa não é puramente competitivo e a exibição da equipa no Sábado foi tudo menos positiva.


Ovarense 49 GICA 32


No primeiro jogo do fim-de-semana, a entrada em campo foi positiva, ao vencer o primeiro período por 15-6, apesar de termos estado abaixo do que tínhamos feito na 1ªvolta era positivo o que se via em campo. Nos segundos dez minutos, voltamos a vencer por 15-10, mas actuação era feita muito abaixo das nossas capacidades o do que já demonstramos.
Durante os segundos vinte minutos a actuação da nossa equipa foi muito negativa. Em termos de basquetebol praticado estivemos muito longe do que treinamos e do que já apresentamos em jogo, com somente 29pts na 2ªparte, realizados a pior exibição da época.
Mas pior do que os erros basquetebolisticos que foram cometidos, foi a atitude apresentada por algumas das atletas, algo muito negativo que não pudera voltar acontecer, uma vez que o trabalho sério e o respeito estará sempre em primeiro lugar, muito primeiro que qualquer sucesso desportivo.


Esgueira 43 Ovarense 58

No dia seguinte esta nossa mesma equipa deslocou-se a Esgueira para disputar a penúltima jornada desta fase. Apesar de estar em causa o apuramento para a Fase Nacional, o principal objectivo traçado para este jogo era corrigir a imagem transmitida na véspera.
Com Carolina Tam, Rute Correia e Maria Dumbrava, como atletas de 2ºano e com maior experiência, a liderar e transmitirem as suas companheiras qual era a atitude a deixar em campo quando se veste a camisola da Ovarense. Neste jogo, com a mudança de atitude que se impunha, a nossa equipa apresentou o bom basquetetebol que sabe praticar e conseguiu sempre superiorizar-se ao seu adversário, estando sempre na frente do marcador durante toda a partida, nunca deixando de aplicar o que sabe, atingindo a vantagem de 20pts de diferença já no 4º período.

Parabéns a toda a equipa por ter atingido o objectivo que se traçou para esta fase, no entanto ainda há muito trabalho pela frente e muita reflexão para se fazer!

Iniciados Masculinos A - Resultados e Classificação


Iniciados A conseguem em Águeda quinta vitoria consecutiva


Como parte da jornada dupla correspondente ao Campeonato Distrital, 1ª Fase, Serie III a nossa equipa deslocou-se ate Águeda para defrontar o Gica em jogo correspondente a 5ª Jornada da prova e que se saldou com uma nova vitoria para a Ovarense por 93-15.

Foi um jogo com duas caras totalmente distintas. Durante os primeiros três períodos a estivemos muito bem no trabalho defensivo limitando o adversário a só sete pontos, muito concentrados na hora de pressionar as linhas de passe dos contrários, com transições rápidas e normalmente seleccionando bem os lançamentos. As percentagens de concretização revelaram-se muito aceitáveis. Resultado desse bom trabalho colectivo a equipa ganhou os três primeiros períodos: 36-2, 23-4 e 20-1.

No ultimo período o conjunto quebrou um bocado produto em parte pelas continuas rotações de jogadores mas também pela falta de agressividade nos ressaltos e pela ausência de uma correcta pressão defensiva permitindo maiores liberdades aos jogadores do Gica embora sem por nunca em causa o resultado. A vitoria no período (14-8) reflecte essas falhas de concentração e atitude que em jogos mais difíceis nos pode causar algum dissabor.

Em conclusão, foi uma partida que revelou aspectos interessantes na evolução dos atletas mas também permitiu detectar alguns pontos menos bons que temos de trabalhar durante os treinos de forma a criar uma regularidade e consistência adequadas no nosso jogo. Destaque para o colectivo que ainda não perdeu nenhum período durante a época mantendo-se imbatível durante a disputa desta fase.

Parciais:

1º) 36-2
2º) 23-4
3º) 20-1
4º) 14-8

Jogaram:
Nuno Sampaio (18), André Vaz (18), João Matos (14), Rodrigo Soeiro (8), Rafael Marques (8), Iuri Martins (8), Pedro Oliveira (6), Pedro Almeida (5), Gabriel Diaz (4), Diogo Duarte (2), João Martins (2) e Dinis Amaral (0)

CADETES "A" Masc. : OVARENSE VENCE GAFANHA POR 87-50 E GARANTE APURAMENTO A UMA JORNADA DO FIM

Realizou-se este Sábado passado na Gafanha a 3ª jornada, onde a nossa equipa venceu por uns claros 87-50 e assim garantiu desde já o apuramento à fase seguinte.
No 1º período entramos com uma atitude muito forte e determinados, a defender bem e apostando nas transições defesa / ataque rápidas e no jogo bastante colectivo não dando grandes hipóteses ao nosso adversário. Resultado demonstra isso mesmo. 23-5.
No 2º período mantendo a mesma postura no jogo e um ritmo elevado foi com naturalidade que chegamos ao intervalo a vencer por 27pts (42-15).
No 3º período a nossa equipa continuou sem dar grandes hipóteses ao adversário, sempre muito bem ofensivamente e controlando sempre o jogo, acabando por vencer este período por 22-10.
Entrando no 4º período com o resultado em 64-25, o nosso treinador apostou por rodar os atletas menos utilizados, mesmo assim a toada atacante foi positiva, mas pecamos na parte defensiva e um pouco no individualismo, sofremos os mesmo pontos que os 3 períodos juntos, vindo a perder este período por 25-23.

Parabéns ás duas equipas e ao nosso adversário que nunca baixou os braços e nos deu sempre muita réplica até ao final.
Resultado final : 87-50
Parciais:
1º= 5-23
2º= 10-19
3º= 10-22
4º= 25-23

Alinharam e marcaram:
Nuno Leite (11) ;Bruno Silva (5);Fábio Ferreira (10);Filípe Pinto(11);Nuno Silva(1);Pedro Santos(8);João Ferreira(2);Marco Pinto(6);Nuno Monteiro(4);Rui Oliveira(1);Gonçalo Stringfellow(13);Sérgio Silva(15).

Iniciados Masculinos B cedem em jornada dupla

Illiabum 70 Ovarense 48

A nossa equipa de Iniciados B continua esta sua 1ªfase perante equipas A’s e depois de ter alcançado uma boa vitória a semana passada, este fim-de-semana disputava mais uma jornada dupla, jogando mais uma vez fora de casa o primeiro jogo perante a equipa de Ílhavo.
Os jovens vareiros não entraram muito bem em jogo, não conseguindo obter pontos e sentido alguma dificuldade em parar as investidas ofensivas do seu adversário, resultado num mau início de jogo, perdendo o 1ºperíodo por 6-20. Nos segundos dez minutos alguns pontos foram corrigidos e a Ovarense conseguiu encarar melhor o encontro, apesar de não ter melhorado muito ofensivamente, só concretizando 10pts, defensivamente esteve melhor, no entando a diferença continuava a favor da equipa da casa.
No início da 2ªparte, a equipa voltou a sentir dificuldades perante a qualidade apresentada pelo aseu adversário, nunca deixando de lutar e tentar aplicar as aprendizagens feitas ao longo da semana, este período terminou com a vitória assegurada pela equipa do Illiabum. No 4º período acabou por ser o melhor da Ovarense, conseguindo mesmo vencer por 10pts de diferença, no entando quanto ao resultado já nada havia a fazer mas sempre ficou demonstrado que existe qualidade e que o caminho tem que ser traçado com trabalho.
Ovarense 44 Galitos 46
No domingo os Iniciados Masculinos B voltavam actuar em casa, depois de três jogos consecutivos a jogar como visitante. No regresso à Arena Dolce Vita, a nossa equipa entrou bem em jogo com um parcial de 6-2, começando assim a liderar a partida, mas o Galitos reagiu e terminou o período a vencer por 13-8.
Mas no seguindo período foi o melhor da equipa da casa durante toda a partida, reduzindo o adversário a somente 4pts, vencedo por 18-4.
No início da 2ªparte era de esperar uma reacção do adversário, algo que acabou por acontecer e que infelizmente a nossa equipa não conseguiu reagir da melhor maneira, perdendo este período por 4-14 perdendo assim toda a vantagem que tinha conquistado na 1ªparte.
Os últimos dez minutos foram de muito equilibrio, com cesto de um lado e do outro do campo, a vitória puderia cair para qualquer um dos lados, infelizmente para os jogadores de Ovar, acabou por cair para o visitante, por somente 2pts.

Iniciados A vencem Esgueira 92-17 no início da segunda volta

Este sábado no velhinho pavilhão Raimundo Rodrigues a nossa equipa de Iniciados Masculinos recebeu a equipa do Esgueira conseguindo alcançar uma clara vitoria por 92-17.

Os nossos jogadores entraram para a partida muito determinados com uma forte atitude defensiva mas com alguma precipitação nas transições e pouca eficácia no contra-ataque o que nos levou por momentos a algum desnorte. Mesmo assim a equipa reagiu muito bem a um desconto de tempo, conseguindo acalmar o seu jogo partindo para uma vitória no parcial de 26-4.

No segundo período a equipa revelou uma forte atitude defensiva controlando absolutamente a luta nas tabelas (17 Ressaltos) e neutralizando por completo a ofensiva do nosso adversário. O rendimento ofensivo, porém, manteve-se uns furos abaixo do desejável. Melhoramos nos contra-aataques mas optámos muitas vezes por fazer más selecções de lançamento mas graças a nossa defesa pressionante e agressiva conseguimos vencer o período por 21-0.

No começo da segunda parte os níveis de concentração baixaram um pouco permitindo ao nosso adversário maior liberdade nos seus movimentos ofensivos sendo também muito perdulários no ataque. Também não foi positivo o facto de ter até dez “turn overs” o que somado a baixa eficácia no lançamento nos levou a uma vitória no parcial mais apertada: 15-9.

No último período a equipa conseguiu por fim libertar o seu caudal ofensivo melhorando enormemente as suas percentagens de lançamento e o bom trabalho a nível de defesa nos levou naturalmente a uma vitória clara neste quarto por 30-4.

Em conclusão, foi uma partida que revelou aspectos muito positivos do bloco a nível defensivo mas também revelou outros pontos menos bons que devem ser trabalhados ao longo dos treinos semanais de forma a conseguir criar uma maior regularidade no nosso jogo. Destaque também para a excelente atitude e entrega de todos os atletas.

Parciais:

1º) 26-4
2º) 21-0
3º) 15-9
4º) 30-4

Jogaram:

Nuno Sampaio (8), Gabriel Diaz (14), André Vaz (28), João Matos (5), Rodrigo Soeiro (9), Dinis Amaral (2), Iuri Martins (12), Rafael Marques (6), João Martins (2), André Ramos (2), Pedro Almeida (0)


Resultados do Fim-de-semana


sexta-feira, outubro 16, 2009

Jogos em Ovar


Promoção para o Jogo dos Séniores


Aviso - Reunião Babybasket é HOJE!

BABYBASQUETE 2009/2010 (dos 4 aos 6 anos)
Reunião HOJE, pelas 18h30h, no Pavilhão Raimundo Rodrigues

quinta-feira, outubro 15, 2009

Jogos do Fim-de-semana 17 e 18 Outubro


Cadetes Femininos Terminam 1ªVolta só com vitórias

Ovarense 63 Vagos 47


A nossa equipa de Cadetes Femininos disputou este fim-de-semana em casa o jogo contra o Vagos a contar para a última jornada da 1ª Fase do Campeonato Distrital. Após vencer as equipas do GICA e do Esgueira faltava defrontar o Vagos para completar o lote de adversários nesta fase que apura os 2º classificados para a Fase Nacional do Campeonato Distrital.

As jogadoras da Ovarense estavam conscientes da importância deste encontro com vista o apuramento que pretendem alcançar. Sem pudermos contar com uma das nossa jogadoras mais experientes da equipa, Rute, as suas companheiras entraram muito determinadas e realizaram logo um parcial de 18-5, mostrando claramente a vontade com que estava para vencer o jogo. Após vencer o 1ºperíodo por 22-7, no segundo o rendimento ofensivo da equipa não esteve ao nível do primeiro, mas a nível defensivo a equipa manteve a mesma atitude, atingindo o intervalo com somente 16pts sofridos.

No começo da 2ªparte a nossa equipa voltou a entrar forte e com um parcial de 12-2 o jogo ficou praticamente sentenciado. Com o jogo resolvido os níveis de concentração baixaram um pouco em demasia e a qualidade de basquetebol praticado caiu para níveis indesejados, sendo o reflexo disso a perda do 4ºperíodo. Contudo houve aspectos muito positivos e outros que têm que ser trabalhados, mas a nota principal é de que a concentração têm que durar o jogo todo.

No próximo fim-de-semana a nossa equipa de Cadetes Femininos terá uma jornada dupla com a qual finaliza esta 1ªFase, sendo os jogos:

Ovarense vs GICA, Sábado às 21h na Arena Dolce Vita;
Esgueira vs Ovarense , Domingo às 17h no Pavilhão do Esgueira.

quarta-feira, outubro 14, 2009

Aviso - Reunião de Babybasket

BABYBASQUETE 2009/2010 (dos 4 aos 6 anos)
Reunião dia 16 de Outubro (6ª Feira), pelas 18h30h, no Pavilhão Raimundo Rodrigues

CADETES A Masc. : OVARENSE derrotado pelo Vale de Cambra em jogo emotivo

Vale de Cambra 65 Ovarense 58

Realizou-se este passado Domingo o 2º jogo para o Campeonato distrital 1ª fase, encontro esse que teve fases distintas, nem sempre bem jogado, mas bastante emotivo até ao final.

No 1º período ambas as equipas entraram em campo um pouco receosas uma da outra, apesar de a nossa equipa tentar por várias vezes o cesto, parecia que a bola não queria entrar, assim terminamos o 1º período a perder por 14-8. No 2º período a nossa equipa foi superior ao adversário em todos os aspectos e venceram este por 9-27 chegando ao intervalo a vencer por 23-35.
No 3º periodo sentimos algumas dificuldades em controlar o jogo, com algumas dificuldades nos contra-ataques e transições defesa / ataque, permitindo o adversário passar para a frente do marcador no final deste período.51-47
No 4º e último período foi bastante emotivo com várias alternâncias no marcador, mas a pouco mais de 2 minutos para o final quando o marcador se situava em 55-55, 3 perdas de bolas consecutivas da nossa equipa deram vantagem ao adversário.

Alinharam e Marcaram:
Leandro Gomes; Bruno Silva(7) ; Fábio Ferreira(10) ; Filipe Pinto(21); Nuno Silva(2) ;Nuno Leite(10); Danilo Martins(2); Marco Pinto(4); Rodolfo Castro; João Ferreira; Gil Seabra(2).

Primeiro jogo de Minis12

Realizou-se este fim-de-semana o primeiro jogo de minis 12 da época 2009/2010 . Este realizou-se na Arena Dolce Vita e tivemos como adversário o GRIB, de Paços de Brandão.

Foi um jogo equilibrado em que ambas as equipas sentiram algumas dificuldades devido ao facto de terem iniciado a época há bem pouco tempo. Contudo , fica o resultado 30-35 , a favor da equipa visitante e também o balanço positivo do trabalho até então realizado. Agradecemos a presença e o apoio dos familiares dos nossos atletas e esperamos que continue brevemente nos jogos da equipa.


Os atletas que participaram neste encontro foram: Rafael Granja, Francisco, Diogo, João Ricardo, Gabriela, Bruno, Matilde, Rafael, Gustavo, Tomás, Sandro e Bruno Caseiro.

terça-feira, outubro 13, 2009

Juniores B vencem em Ílhavo

Illiabum 41 Ovarense 66

A equipa de Juniores Masculinos B deslocou-se no passado Sábado a Ílhavo para defrontar o Illiabum.
Num jogo com 2 partes completamente distintas, na 1ª estivemos muito bem principalmente nas tarefas defensivas onde só permitimos ao adversário concretizar 14 pontos. No ataque conseguiamos ser colectivos e objectivos, com movimentos bem delineados , pecámos por falhar bastantes lançamentos de fácil concretização.
Na 2ª parte fomos claramente outra equipa, defensivamente deixámos de cumprir com as nossas tarefas fomos muito pouco agressivos na defesa do portador da bola e as ajudas deixaram de funcionar o que se reflectiu nos 27 pontos sofridos. Em termos ofensivos deixámos de jogar em equipa, individualizamos as nossas acções , seleccionámos muito mal os nossos lançamentos ou seja fizemos uma 2ª parte muito abaixo daquilo que podemos e devemos fazer.
Vamos continuar a treinar para que estas oscilações no futuro não aconteçam e temos que perceber que os jogos duram 40 minutos não havendo vencedores e vencidos no fim da 1ª parte.

Iniciados A - Classificação


Cadetes B cedem pela primeira vez

Este sábado a nossa equipa de Cadetes B recebeu em casa o Sangalhos tendo averbado a sua primeira derrota da ainda incipiente época por 44-67.
Perante uma equipa que apresenta um excelente conjunto e que fundamenta o seu jogo no colectivismo, a nossa equipa entrou com muitos nervos e ansiedade. Os atletas não conseguiram desenvolver o jogo ofensivo acabando por fazer normalmente más escolhas de lançamento jogando com muita precipitação no ataque e de forma muito individualista, defendendo menos bem e com pouca agressividade e permitindo ao adversário segundos e terceiros lançamentos. Fruto dessa desconcentração chegamos ao final do período a perder por 11-20.

Nos segundos dez minutos, a equipa entrou com mais dinâmica conseguindo equilibrar a luta nas tabelas, perdendo menos bolas e controlando melhor defensivamente o adversário. Fruto dessa maior concentração defensiva conseguimos vencer o período por 14-13 mesmo não conseguindo elevar os nossos índices de eficácia ofensiva.

Depois do intervalo a equipa voltou a não entrar bem no jogo apresentando uma quebra surpreendente em todos os capítulos do jogo como o demonstra o resultado do 3º quarto: 5-10. Não conseguimos superar a defesa do Sangalhos, embrulhando em demasia o jogo, e fomos muito permissivos nas tabelas. Novamente a equipa perdeu muitas bolas nas saídas para o ataque não conseguindo contrariar o jogo mais fluido e colectivo do adversário.

No último período a equipa tentou virar os acontecimentos, conseguindo, produto de melhores percentagens de lançamento equilibrar por alguns minutos a partida. Embora a reduzir os “turnovers” e a melhorar no lançamento, não conseguimos ganhar os ressaltos o que facilitou o trabalho do Sangalhos. Foi com alguma naturalidade que perdemos este último período por 14-19.

Em conclusão, uma exibição menos conseguida da nossa equipa que nos deve levar a trabalhar com mais empenho nos treinos procurando corrigir aspectos menos bons e potenciar as qualidades que a equipa possui.

Parciais: 11-20, 14-13, 5-15 e 14-19.

Jogaram: Daniel Carvalho (11), Pedro Henrique (8), Nuno Monteiro (7), Rodrigo Lopes (6), Rui Sousa (5), Paulo Diaz (4), JP Mendonça (2), Pedro Apolinário (1), Hugo Rodrigues (0), Luís Pinto (0), Pedro Caseiro (0) e Rodolfo Castro (0)



Aviso - Reunião de Babybasquete

BABYBASQUETE 2009/2010
(dos 4 aos 6 anos)


Reunião dia 16 de Outubro (6ª Feira), pelas 18h30h, no Pavilhão Raimundo Rodrigues

segunda-feira, outubro 12, 2009

Iniciados Femininos A vencem na Gafanha

Gafanha 72 Ovarense 81

A equipa de iniciados femininos A deslocou-se atéà Gafanha para mais um jogo do campeonato distrital.

A nossa equipa desde do início do encontro que esteve sempre à frente do marcador, iniciando o jogo com uma grande atitude defensiva que manteve sempre ao logo de todo o encontro que lhe permitiu desde logo condicionar em muito o ataque adversário. A esta capacidade defensiva, as meninas de Ovar ainda juntaram um elevado ritmo ofensivo, saindo variadas vezes em contra-ataque, alcançando assim ao intervalo a vencer por 42-31.

No início da 2ªparte a Ovarense reapareceu em campo com a mesma atitude nas duas vertentes do jogo, muito forte na pressão defensiva e com rapidez no ataque, chegando mesmo a dispor de 20pts de vantagem neste período. No último período do encontro a equipa desconcentrou-se um pouco, fruto da vantagem alcançada e a equipa adversária aproveitou para reagir e encurtar a distância no marcador e o que resultou num vantagem final de somente 9pts, que não reflectem na verdade o que se passou durante os 40minutos.

De destacar neste encontro a grande capacidade ofensiva da Ovarense que registou 81pts, algo pouco comum neste escalão. A equipa orientada pela treinadora Renata Beça desloca-se no próximo fim-de-semana a Esgueira, jogo que se realiza pelas 15h de Domingo.

Iniciados Masculinos B vencem e perdem em jornada dupla fora

A equipa masculina de Iniciados B teve este fim-de-semana uma dupla deslocação, uma vez que a sorte do calendário ditou dois jogos fora no mesmo fim-de-semana.

Numa fase do campeonato onde esta equipa defronta sempre equipas A’s, em todos os jogos apresenta-se um grande desafio e estas jornadas não fugiram à regra.

Galitos A 58 Ovarense B 59

Com uma primeira deslocação até Aveiro para defrontar o Galitos, a equipa de Ovar entrou no jogo liderando o marcador, conseguindo encontrar várias maneiras de atingir o seu objectivo de meter a bola no cesto, mantendo-se sempre em vantagem nos primeiros dez minutos do encontro. Nos segundos dez minutos a equipa do Galitos superiorizou-se à nossa e passou para o comando do encontro, realizando um parcial de 8-15 neste período chegando ao intervalo em vantagem.

A perder por somento 4pts ao intervalo, durante toda a 2ªparte o jogo foi muito equilibrado, com ambas as equipas a esgrimirem os seus argumentos para alcançarem a vitória, com o equilíbrio a ser mesmo a nota dominante o 3ºperiodo terminou com a equipa da casa na frente por só 2pts. No início do derradeiro período a equipa de Aveiro superiorizou-se ganhando uma confortável vantagem que parecia dar a vitória quando se encotraram a ganhar por 56-50. Mas os jogadores da Ovarense não deram a jogo por entregue e realizaram um parcial de 8-0 que os colocou em vantagem, contudo da linha de lance livre o Galitos conseguiu 2pts e empatou o encontro, mas logo de seguida para a linha de lance livre foi Pedro Pinto (que realizou uma grande exibição) que não termeu e deu a vitória por um ponto à sua equipa, vencendo assim a Ovarense uma equipa A.

Oliveirense 93 A Ovarense B 51

No dia seguinte esta mesma equipa deslocou-se a Oliveira de Azeméis. Jogando novamente contra uma equipa A, os obstáculos colocados a esta equipa eram mais uma vez enormes.

A entrada em jogo não foi positiva, sofrendo logo um parcial negativo de 6-0, o que dificultou o início de jogo, num período onde a equipa viria a perder por 17-12 ao qual se juntaria um parcial de 25-18 no 2ºperíodo. Apesar da qualidade da equipa adversária, os jovens de Ovar iam conseguindo concretizar pontos e mantinham uma boa pontuação.

No 3º período é que o rendimento ofensivo foi escasso, só conseguindo a Ovarense concretizar 6pts em 10minutos contra 23 da Oliveirense. No final deste período o jogo ficou sentenciado, apesar disso a equipa vareira não deixou de lutar e melhorou substancialmente nos últimos dez minutos de jogo, obtendo 15. Contudo já era uma vantagem grande a da Oliveirense o que resultou nos números finais de desvantagem para a Ovarense.

O fim-de-semana foi produtivo para esta equipa que revelou progressos e a vitória de sábado foi moralizadora para o resto desta 1ªfase perante equipas A’s.

Iniciados A vencem novamente e assumem liderança do grupo


Este domingo a equipa de Iniciados A recebeu em casa a Sanjoanense obtendo uma clara vitória por 73-36.A partida estava rodeada de expectativa dado estar em jogo a liderança do Grupo III desta 1ª Fase de Apuramento para os Nacionais.

A nossa equipa entrou muito bem no jogo apresentando uma excelente atitude defensiva pressionando as linhas de passe e as saídas para o ataque do nosso adversário, e dominando as tabelas (19 ressaltos contra 6). Isto permitiu a Ovarense, explorar muito bem o contra-ataque jogando de maneira rápida e eficaz levando-a obter uma clara vitória no primeiros dez minutos por 28-7.

No segundo quarto a equipa manteve o espírito colectivo embora estivesse mais precipitada nas transições o que nos levou a perder várias bolas. Mesmo assim controlámos perfeitamente o jogo e arrancamos para nova vitória parcial por 22-11 o que praticamente arrumou com o jogo (50-18 ao intervalo).

Depois do intervalo a equipa entrou menos bem no jogo apresentando alguma quebra no fio de jogo ofensivo, perdendo eficácia na finalização. Mesmo assim, mantivemos uma defesa forte e agressiva que limitou o adversário a 9 pontos e controlamos perfeitamente o jogo. Resultado do período: 13-9.

No último período e devido também ao cansaço natural dos atletas e a constante rotação de jogadores a equipa baixou no seu rendimento e eficácia. Embora a dominar nos ressaltos e a ter mais posse de bola embrulhamos mais o jogo, não fazendo boas escolhas de lançamento e novamente perdendo eficácia na finalização. Mesmo assim a equipa conseguiu garantir nova vitória parcial: 10-9.

Em conclusão, uma boa exibição da nossa equipa que assume a liderança do grupo com três vitorias em três jogos. Esta liderança deve levar-nos a trabalhar com mais empenho nos treinos procurando corrigir aspectos menos bons e potenciar as qualidades que a equipa possui de forma a atingir os objectivos traçados para a época.

Parciais: 28-7, 22-11, 13-9 e 10-9.

Jogaram: Nuno Sampaio (4), Gabriel Diaz (7), André Vaz (10), Pedro Oliveira (3), Rodrigo Soeiro (11), Dinis Amaral (4), Iuri Martins (12), Rafael Marques (1), João Martins (5), Ricardo Martins (10), André Ramos (4) e Pedro Almeida (2)

Resultados dos Jogos no Fim-de-Semana


Juniores Femininos
Vagos 52 Ovarense 59


Iniciados Masculinos A
Ovarense 121 GICA 10
Ovarense 73 Sanjoanense 36


Iniciados Masculinos C
Oliveirense 69 Ovarense 50

Juniores Masculinos B
Illiabum 41 Ovarense 66


Cadetes Masculinos B
Ovarense 44 Sangalhos 67

Iniciados Masculinos B
Galitos 58 Ovarense 59
Oliveirense 51 Ovarense 93


Iniciados Femininos B
Ovarense 41 Sangalhos 31
GICA 85 Ovarense 20


Infantis Masculinos
Illiabum 19 Ovarense 56


Cadetes Femininos
Ovarense 63 Vagos 47


Iniciados Femininos A
Gafanha 72 Ovarense 81

Cadetes Masculinos A
Vale de Cambra 65 Ovarense 58

Juniores/Séniores Femininos - Presenças aos Treinos


As equipas de Juniores e Séniores femininas que treinam em conjunto, apresentam o seu quadro de presenças aos treinos das suas atletas. Ao nível de presenças aos treinos de destacar as irmãs gémeas Ana e Gabriela Raimundo que têm 100% de presenças aos treinos.
De realçar também a dedicação das atletas séniores que têm de conciliar a sua vida profissional com o basquetebol.

Juniores Femininos

Na passada 6ªfeira, a nossa equipa jogou frente á equipa do Vagos e vencemos por 52-59.
Não entrámos bem no jogo, sofrendo logo um parcial de 8-0. Após um minuto desconto, rectificámos algumas coisas, que vínhamos a fazer menos bem, e pouco a pouco começámos a entrar no jogo, indo a nossa equipa para o intervalo a perder por um ponto (26-25).
Na 2ª parte, continuou a ser um jogo muito disputado, "e ponto lá e ponto cá" terminou o 3º p com um empate a 39.
No 4º p, conseguimos estar melhor do que o Vagos, vencendo por 13-20. Foi um jogo muito equilibrado e disputado com o resultado final de 52-59.

Parciais:
1ºp 14-9
2ºp 12-16
3ºp 13-14
4ºp 13-20

No próximo domingo pelas 18h, jogaremos em Aveiro frente á equipa do Galitos.

domingo, outubro 11, 2009

INICIADOS A vencem Gica com facilidade.

Este sábado a equipa dos Iniciados A masculinos recebeu o Gica em jogo da segunda jornada do Grupo III, Fase I Distrital. A partida saldou-se com uma fácil vitoria dos nossos atletas por 121-10.

A partida, tal como o resultado o indica, foi totalmente desnivelada. A nossa equipa entrou muito forte no jogo, com muita agressividade na defesa, dominando completamente as tabelas e fazendo rápidas transições defesa – ataque.

Esta atitude manteve-se ao longo do desafio o que inclusive permitiu uma gestão de todos os atletas presentes tendo em conta que já hoje defrontaremos a Sanjoanense, adversário sem duvida mais forte e que não nos facilitara tanto as coisas.

Destaque para o facto de todos os atletas convocados terem marcado pelo menos quatro pontos (incluindo quatro atletas com mais de dez pontos) e também para a excelente atitude de todos os atletas durante toda a partida.

Uma palavra de reconhecimento para os jogadores do Gica que mantiveram sempre uma excelente atitude competitiva embora as diferenças existentes entre as duas equipas.


Resultado Final: 121-10

Parciais:
1º (36-2)
2º (31-2)
3º (30-4)
4º(24-2)

Jogaram:Nuno Sampaio (6) , Gabriel Diaz (12), André Vaz (9), Iuri Martins (16), Rodrigo Soeiro (22), Rafael Marques (8), André Ramos (4), Dinis Amaral (6), Pedro Oliveira (8), Diogo Duarte (4), João Martins (4) e Ricardo Martins (22).

sexta-feira, outubro 09, 2009

Jogos do fim-de-semana na Arena


Cadetes Masculinos B - Classificação


Iniciados Femininos A – Presenças aos Treinos

A equipa de Iniciados Femininos, orientada pela treinadora Renata Beça, realizou no mês de Setembro 20 treinos. Aos quais as atletas Ana Pinho, Ana Amorim, Cecília Baptista e Liliana Fernandes foram as únicas que estiveram presentes em todas as sessões de treino.

100% de percentagem de presenças aos treinos é um número de destaque pelo qual damos os parabéns às referidas atletas pelo seu empenho. Parabéns e continuem o bom trabalho!


Cadetes Femininos - Presença aos Treinos




No quadro apresentado temos o somatório das presenças das atletas da nossa equipa de Cadetes Femininos aos treinos, onde se destaca que apesar de ser um plantel pequeno, a presença e dedicação das atletas é constante, com uma elevada taxa de presença aos treinos (tendo ainda mais em conta que esta equipa iniciou os treinos em Agosto).
No entanto de todas as atletas há quatro que se destacam devido a nunca terem faltado aos treinos, por uma vez que fosse, sendo os seus nomes, Mariana Oliveira, Mariana Pinto, Maria Dumbrava e Renata Ferreira.
Parabéns a todas e mantenham as vossas presenças e a trabalharem bem, pois só assim é possivel evoluir e atingir os objectivos desejados.




quinta-feira, outubro 08, 2009

Aviso - Espaço Disponível ao Público

A Associação Desportiva Ovarense – Basquetebol, vai este ano colocar à disposição um espaço para a prática desportiva da nossa modalidade.

O horário disponível deste espaço é entre as 22h e as 23h durante os dias da semana. Para mais informações contactar a Secretaria do Clube através dos contactos:
Tlmv – 91 635 26 64
Tlf – 256 582 340
Email – gd.ado.basquetebol@gmail.com

Cadetes Masculinos A - Presenças aos Treinos

Em seguida apresenta-se um quadro de presenças aos treinos da equipa de Cadetes Masculinos A, estando de parabéns pelo seu empenho e entrega aos treinos, com 100% de presenças, os jogadores: Bruno Silva, Nuno Silva, Sérgio Silva, Leandro Gomes e Nuno Leite. Estes nomes destacam-se devido a sua total presença, mas toda a equipa merece o reconhecimento do trabalho realizado porque a percentagem de presenças é elevada.


quarta-feira, outubro 07, 2009

Jogos do Fim-de-semana 10/11 de Outubro




Cadetes Femininos iniciam campeonato com duas vitórias

GICA 39 Ovarense 72

A nossa equipa de Cadetes Femininos iniciou a 1ªfase do campeonato distrital com uma deslocação a Águeda para defrontar a equipa do GICA. O jogo teve um começo típico de início de época, com muitos nervos e ansiedade, que somados resultavam sistematicamente em erros e lançamentos fáceis falhados. Deste facto é comprovativo os primeiros 3minutos de jogo em que a nossa equipa não conseguiu marcar qualquer ponto, estando a perder por 2-0 quando o jogo teve o seu primeiro desconto de tempo. Após esta paragem, a equipa acalmou e começou a jogar o basquetebol que treina e realizou um parcial de 24-0 que lhe permitiu chegar ao fim do 1ºperíodo a vencer por claros 24-2. Nos segundos dez minutos, como novas 5atletas em campo, o ritmo manteve-se e este período foi ganho por 12-6 o que permitiu sentenciar o jogo logo ao fim de 20minutos.
A 2ªparte já pouco contribuiu para a história do jogo, uma vez que a vantagem alcançada pela nossa equipa era inatingível para o basquetebol que era praticado.
Parciais: 24-2, 12-6, 17-12 e 19-19.
Como destaque deste jogo é o facto de 10atletas da Ovarense terem concretizado pontos, sendo o mínimo de 4pts por atleta.

Ovarense 53 Esgueira 45

Na segunda-feira era a vez da nossa equipa actuar pela primeira vez em casa e na Arena Dolce Vita a nossa equipa iniciou bem a partida ao realizar um parcial de 7-1. Mas este parcial não demonstrava facilidades para o jogo, todo o encontro foi muito disputado, por duas equipas que se conhecem muito bem.
Apesar de nem sempre bem jogo, o jogo manteve-se sempre muito equilibrado, apesar da Ovarense estar sempre em vantagem no marcador, essa vantagem nunca permitiu assegurar antecipadamente a vitória no jogo. O jogo manteve assim a toada de equilíbrio até ao apito final, com a nossa equipa a sagrar-se justamente vencedora.
Parciais: 14-14, 16-11, 13-12 e 10-8.

Iniciados Masculinos A - Classificação


Juniores B vencem jornada dupla

A nossa equipa de Júniores B masculinos realizou logo no primeiro fim-de-semana uma jornada dupla, realizando primeiro uma deslocasão a Sª João da Madeira e depois recebeu em casa o Esgueira. Em ambos os jogos a Ovarense vencem com alguma facilidade.

Sanjoanense 32 Ovarense 90

Apesar do resultado muito positivo e com uma larga vantagem, a equipa não esteve bem nos aspectos defensivos onde não fomos suficientemente agressivos na defesa ao portador da bola e na marcação das linhas de passe permitindo ao adversário movimentar a bola com um certo à vontade. Ofensivamente alternámos periodos onde a posse de bola foi bem gerida e onde conseguiamos encontrar o jogador em melhor posição para finalizar, com outros períodos onde colectivamente não funcionámos, dando lugar a acções individuais que levavam a cometer mais erros.
No entanto era o primeiro jogo oficial da época em curso, percebe-se e aceita-se que ainda não estamos no nosso melhor nível, tanto individual como colectivamente, mas continuando a treinar bem de certeza que iremos melhorar em todos os aspectos do jogo.


Ovarense 81 Esgueira 40

Para o segundo jogo do fim-de-semana e primeiro jogo oficial em casa esta época, a vontade de jogar no nosso pavilhão era muita, fezendo a equipa uma entrada muito forte no jogo, conseguindo logo um parcial de 14-2, fruto de uma defesa pressionante e agressiva que nos permitia recuperar inumeras posses de bola que originavam rápidos contra-ataques finalizados com êxito. Defensivamente estivemos bem melhor que no jogo do dia anterior, mais agressivos e colectivos. Essa melhoria tambem se fez sentir nos movimentos ofensivos onde fomos mais objectivos e consistentes nas nossas acções.
A história do jogo foi esta, com a entrada demolidora da Ovarense o jogo ficou logo resolvido e definida a segunda vitória do fim-de-semana para a nossa equipa.

terça-feira, outubro 06, 2009

Cadetes B abrem a época com vitória

Resultado Final: 78-43Parciais: 1º(10-14); 2º(24-4); 3º(15-7); 4º(29-18)



A nossa equipa dos Cadetes B deslocou-se até Aveiro para defrontar no seu primeiro jogo desta fase a equipa dos Galitos conseguindo arrancar uma clara vitória por 78-43.

Não conseguimos entrar bem no jogo fruto talvez de alguma ansiedade e nervosismo. No primeiro período não fomos suficientemente agressivos na defesa, perdermos muitas bolas nas transições e fomos muito perdulários nos contra ataques. As nossas percentagens de concretização foram muito baixas o que nos levou a perder o quarto por 10-14.

No segundo período a equipa apresentou maiores níveis de confiança dominando as tabelas e circulando melhor a bola. Embora com percentagens ainda baixas a equipa controlou o adversário com uma forte pressão defensiva conseguindo um parcial de 11-0 e limitando o adversário a 4 pontos no período. O resultado final do período foi de 24-4.

Depois do intervalo a equipa manteve a concentração defensiva fazendo transições rápidas para o ataque embora com pouca eficácia na finalização. Foram desperdiçados muitos contra ataques e os atletas quiseram fazer sempre muito rápido mas por vezes com pouca clarividência. Mesmo assim a nossa superioridade nunca esteve em causa como prova o resultado deste período: 15-7.

No último quarto, a equipa soltou-se no ataque e pese a rotação de atletas conseguiu melhorar em termos de finalização. Perante um adversário que jogou muito com a intimidação física e as faltas (Um total de 30 em todo o jogo!) a nossa equipa não se encolheu e obteve uma clara vitória parcial por 29-18.

Em conclusão, a equipa apresentou a espaços, um bom nível de jogo considerando, ser esta uma fase inicial da época, mostrando boa atitude colectiva e boa margem de evolução. Devemos trabalhar mais nos treinos com o objectivo de corrigir defeitos e aperfeiçoar as rotinas de jogo.


Jogaram:

Luís Pinto (13), Daniel Carvalho (12), Nuno Monteiro (11), Rodrigo Lopes (10), Rui Sousa (9), JP Mendonça (8), Hugo Rodrigues (6), Pedro Caseiro (3), Paulo Diaz (2), Pedro Apolinário (2), Rodolfo Castro (2) e Diogo Miranda (0)

Iniciados Femininos A perdem em casa jogo equilibrado

Ovarense 50 Esgueira 57

Parciais: 17-18, 17-11, 9-13 e 7-15.

A nossa equipa de iniciados femininos A, iniciou o seu campeonato distrital disputando o jogo em casa perante a conhecida Esgueira. Todo o jogo foi muito equilibrado, num jogo bem disputado e com um bom ritmo e nível de jogo para um jogo de inicio de época.
As jovens atletas vareiras apresentaram-se com um bom jogo colectivo ofensivo, nomeadamente na primeira parte, onde obteram em cada período 17pts, atingido assim o intervalo a vencer por 34-29.

Durante a 2ªparte a Ovarense continuou com uma excelente atitude defensiva, conseguindo várias vezes parar o seu opositor, o que já não surgiu tão bem foi a capacidade concretizadora da 1ªparte, que aliada a algum nervosismo na parte final do encontro ditou a derrota para a nossa equipa.
Apesar da derrota neste primeiro encontro, a jovem equipa apresentou-se a um bom nível, com uma boa atitude defensiva e com um apersiàvel entendimento ofensivo, que com o trabalhar caracteristico desta equipa irá certamente ser o caminho para muitas vitórias.

CADETES A: OVARENSE inícia nova época com vitória por 66-37 ao Gafanha A

Deu-se este fim-de-semana, o início da nova época.

A nossa equipa venceu justamente a equipa do Gafanha por 66-37, encontro esse realizado na Arena Dolce Vita no Sábado pelas 17h.
No 1º período a nossa equipa entrou em campo um pouco nervosa e desconcentrada, cometendo muitos erros defensivos e arriscando pouco no ataque, terminando este período a vencer por 9-5.
No 2º período melhoramos defensivamente, com maior agressividade no ataque e mais eficaz nos cestos, acabamos por vencer este período novamente por 11-10.
A segunda parte foi completamente diferente da primeira, a Ovarense entrou mais solta, a defender bem, apostando em lances rápidos e assim conseguimos dominar o adversário durante o 3º e 4º períodos, com os resultados de 22-11 e 24-11 respectivamente.
Parabéns aos atletas por esta vitória, apesar de ainda estar-mos longe de atingir os objectivos, para isso é necessário continuar a trabalhar com maior dedicação nos treinos.
Alinharam e pontos marcados:
Leandro Gomes; Bruno Silva(8); Fábio Ferreira(8); Filipe Pinto(9); Nuno Leite(11); Pedro Santos(6); Danilo Martins; Marco Pinto(8); Rodolfo Castro(2); Rui Oliveira; Gonçalo Stringfellow(12) e Sérgio Silva(2).

Iniciados Masculinos B perdem perante Illiabum A

Ovarense B 34 Illiabum 73

Parciais: 2-15, 12-22, 14-18 e 6-18

A equipa de Iniciados Masculinos B, que se encontram nesta 1ªfase num grupo composto unicamente por equipas A’s, jogou este Domingo de manhã perante o Illiabum.

Perante uma equipa mais experiente e com outros argumentos físicos e somando a estes factores algum nervosismo característico dos primeiros jogos da época, a Ovarense só obteve 2pts nos primeiros 10m.
Nos 2º e 3º períodos a história já foi diferente, com os nossos atletas a encararem melhor o jogo e a aplicarem em campo as aprendizagens realizadas nos treinos, conseguindo melhorar na vertente ofensiva do jogo.
No último período, já com algum desânimo e fadiga normal, a percentagem de lançamento voltou a descer, o que resultou num grande diferencial no marcador final.
Contudo as prespectivas de futuro para estes jovens são animadoras, que perante um equipa mais experiente nunca se recussaram a lutar pelo jogo.
Iascasas com 10pts (6/8 de 2pts) e Nuno Silva 9pts foram os principais marcadores neste encontro, enquanto José Pedro, Soraas e Bessa revelaram-se muito importantes no capítulo defensivo ao recuperarem respectivamente, 6, 5 e 4 bolas cada um.

Juniores Femininos

A nossa equipa, iniciou bem a 1ª fase do Campeonato Distrital, vencendo os dois jogos do fim-de-semana.

No sábado, em Oliveira de Azeméis, vencemos a Oliveirense por 35-71.
Controlámos o jogo desde o seu início, conseguindo vencer todos os períodos.
Tivemos bem na defesa, conseguindo assim realizar muitos contra-ataques, embora continuemos a falhar alguns cestos fáceis.
Em suma, foi uma vitória justa e natural.
Parciais:
1ºp 8-18 / 2ºp 9-14 / 3ºp 4-18 / 4ºp 14-21

No domingo, recebemos a equipa do Galitos e vencemos por 113-26.
Como o resultado final demonstra, foi um jogo sem história, em que a nossa equipa foi muito superior em todos os aspectos do jogo.
Parciais:
1ºp 32-0 / 2ºp 20-12 / 3ºp 18-3 / 4ºp 43-11

Na próxima 6ª feira, vamos jogar a Vagos pelas 21h30.