
sexta-feira, julho 30, 2010
quinta-feira, julho 29, 2010
Entrevista – Rodrigo Marques
· Com que idade é que começaste a jogar basquetebol? Porque é que escolheste esta modalidade?
Aos 8 anos. Optei por escolher um desporto que se pratica em pavilhão, de uma forma colectiva e principalmente que eu adorava e adoro ver e jogar.
· O que sentes quando marcas um cesto?
Fico feliz e particularmente satisfeito se o cesto for importante para a equipa.
· O que dás mais valor, a um cesto ou a uma assistência tua?
Dou mais valor a um cesto, pois é o último objectivo do Basquetebol, contudo normalmente jogo de forma a efectuar assistências.
· O que te faz mais feliz dentro do campo?
Ajudar a equipa a ganhar.
· O que significam para ti os teus colegas de equipa?
Amigos, estarmos todos unidos para podermos ganhar o jogo.
· Treinador(a) que mais o marcou? E por alguma razão especial?
João Candeias, porque me ajudou sempre a ultrapassar, ensinando-me, onde tinha mais dificuldades e a melhorar também os aspectos positivos, de uma forma sempre simpática e calma.
· Um lançamento inesquecível
Lançamento de um triplo efectuado entre a linha de 3 pontos e a linha de meio campo efectuado num treino.
· Qual o melhor momento da carreira?
Actualmente, pois este ano temos treinado de uma forma mais intensa, facilitando a forma de jogar.
· E o Pior?
Nos primeiros dias dos treinos, dado ainda não dominar as técnicas do Basquetebol, o que parecia fácil afinal não era tão fácil.
· Com que jogador(a) português gostavas de jogar 1x1?
Com o Paulo Cunha, pois gostava de poder ganhar-lhe.
· Com que jogador(a) estrangeiro gostavas de jogar 1x1?
Com o Pau Gasol, gostava imenso de ser capaz de o marcar.
· Qual o teu ídolo no Basquetebol?
O Kobe Bryant, ele sabe trazer espectáculo ao Basquetebol.
· Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogador(a)?
Sim, principalmente artigos de experiência de jogadores e as dificuldades e a persistência que têm que ter para poderem evoluir e atingirem qualidade no Basquetebol.
· Quais são os teus hobbies além do basquetebol?
Também gosto de Natação, principalmente, Ténis e estar com os amigos.
· Achas que o basquetebol te tira tempo de estudo?
Não, se programado com antecedência podemos fazer não colidir o tempo para os estudos, com o tempo para praticar Basquetebol. Tenho que ser sistematizado.
· Outras Modalidades que mais gosta?
Gosto de Basebol, Futebol e tenho admiração com o Curling.
· Um sonho Concretizado?
Fazer parte da equipa.
· Um sonho por Concretizar?
Poder fazer parte do 5 da Ovarense e porque não da Selecção Nacional.CADETES "A" - ÉPOCA 2009/2010 "MELHOR RESSALTADOR" / "ATLETA COM MAIS BOLAS RECUPERADAS" / "REI DAS ASSISTÊNCIAS" do Ano



Basket para Todos – último dia

Após o término do Torneio do Pavilhão a festa continua…desta vez na praia, com a festa de encerramento do Basket para Todos 2010 a decorrer no Bar de Praia INOX. Cada participante receberá um cartão de promoção com direito a bebida.

Basket para Todos - Classificação Final 9º ao 16º lugar
quarta-feira, julho 28, 2010
• CARTÃO DE LIVRE-TRÂNSITO E CATIVOS PARA ÉPOCA 2010-2011

· CARTÃO DE LIVRE-TRÂNSITO E CATIVOS PARA ÉPOCA 2010-2011
Caro Adepto da Ovarense Basquetebol,
Ovarense – Basquetebol tudo faz para proporcionar que o melhor da modalidade aconteça no seu pavilhão. Mais uma vez, a Arena Dolce Vita vai receber um jogo da selecção nacional sénior masculina. O jogo realiza-se no próximo dia 2 de Agosto (segunda-feira) pelas 20h30 e é referente à 1ªjornada da Fase de Apuramento para o Europeu.
Para obter entrada para o jogo Portugal – Bulgária, são válidos os cartões da próxima época 2010-2011.
Afim de fazer o levantamento do seu cartão, compareça na Secretaria da Arena Dolce Vita em Ovar, impreterivelmente até à próxima sexta-feira, de forma a garantir o direito à sua entrada no jogo da Selecção Nacional, Portugal – Bulgária, da próxima segunda-feira.
Mais informamos que os bilhetes para este jogo serão vendidos na bilheteira, na hora anterior ao jogo, (2,50 € Sócios 5€ Não Sócios) – Não haverá actualização de quotas na bilheteira, pelo que deverão actualiza-las até à próxima sexta-feira na secretaria (9h00-11h00, 14h30-18h00)
Pelo terceiro ano consecutivo, a Ovarense Basquetebol levou a cabo a organização/realização do Campo de Férias Ovarense Basquetebol, durante todo o mês de Julho, estando a coordenação do mesmo assegurada por Renata Beça, Mariana Lamarão e Pedro Mané.
- Praia
- Jogos desportivos colectivos (futebol, basquetebol, bitoque rugby, voleibol)
- Desportos náuticos (vela e canoagem)
- Desportos radicais (surf e bodyboard)
- Ténis
- Judo
- Piscina
- Dinâmicas de grupos
- Atelier de expressão (dramática e plástica)
- Orientação.
Estas mesmas actividades têm decorrido em diversos espaços, tais como a Arena Dolce Vita, praia do Furadouro, praia do Areínho, Clube de Ténis de Ovar (ao lado da Pousada de Juventude) e Centro de Arte de Ovar.
terça-feira, julho 27, 2010
Basket para Todos – Aviso

A organização do Torneio Basket para Todos avisa que o último dia do Torneio, irá decorrer no Pavilhão Raimundo Rodrigues e não na Arena Dolce Vita como estava programado.
Esta alteração do local de realização da Final ocorre devido à realização do jogo da selecção nacional, Portugal – Bulgária, de apuramento para o Campeonato da Europa, na Arena Dolce Vita.
Por este facto, alheio à organização, as nossas desculpas e continuação de um bom torneio.
segunda-feira, julho 26, 2010
sexta-feira, julho 23, 2010
Documento aprovado na Conferencia de Calendário Nacional para a época 2010/2011

Realizou-se, no passado sábado, 17 de Julho de 2010, às 15 horas, na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol, a Conferência Nacional do Calendário 2010/2011, onde se definiu a calendarização da época 2010/2011. O respectivo documento poderá ser consultado, através do seguinte link:
Conferência Nacional do Calendário 2010/2011
quinta-feira, julho 22, 2010
Basket para Todos 2010 – Resultados Concursos de Lançamentos

Nesta primeira eliminatória do concurso participaram todos os inscritos das várias equipas em competição, apurando-se os finalistas que iram voltar à acção no último dia do Torneio, dia 30 de Julho.
O concurso de Lances Livres foi o primeiro a realizar-se, tendo cada participante que realizar 10 lances livres, sem limite de tempo, apurando-se os três jogadores com melhor pontuação. Curiosidade de os três apurados terem obtido a mesma pontuação, o que ateve-se uma final equilibrada. Filipe Pinto (100 Álcool), Artur Gomes (Marroquinos) e João Borges (Ag. Seg. André Borges) foram os apurados ao converterem 7lançamentos. Destaque neste concurso para Rui Ventura (Osoiruc IV) que com 9 lançamentos certeiros foi o melhor, mas devido à sua indisponibilidade para participar na final cedem o seu lugar.

Em simultâneo decorria o concurso de 3pts, com grande aderência e tendo em conta que o número de finalistas estava limitado a 5participantes, a emoção esteve presente no concurso. O concurso consistia em 15lançamentos de 3pts em 45s, sendo que a última bola de cada série de 5 valia 2pts e as restante 1pt por cada triplo convertido.
Ao fim de todos terem lançado, 3 dos finalistas estavam encontrados com apuramento directo, Jorge Tavares (Pezudos) com 11pts foi o melhor, seguido de Nuno Monteiro (Júlio Dinis) com 10pts e André Borges (Ag. Seg. André Borges) com 9pts.
Os restantes dois finalistas foram apurados após desempate entre quatro participantes que terminaram a primeira série igualados com 8pts. No desempate Ricardo Sousa (Júlio Dinis) com 8pts e Pedro Repinaldo (Progresso Natura) com 10pts superiorizaram-se a Diogo Vinagre (Mais Não) e Dinis Amaral (Luzes Café) e garantiram um lugar entre os 5finalistas.

A finalizar os concursos realizou-se o muito divertido concurso por equipas. Este concurso consiste em lançar de 5posições predefinidas com cada equipa a participar com três elementos, as posições começam perto do certo e vão-se afastando até à última posição que é da linha do … meio campo!
Neste concurso as equipas apuradas eram quatro, que foram os Pezudos, Júlio Dinis, 100 Álcool e Progresso Natura. No quadro seguinte é apresentado o tempo que ainda restava quando a equipa terminou.

Parabéns a todos os participantes, a final dos concursos realiza-se dia 30 de Julho.
Entrevista da Semana - Joana Jorge

Comecei a jogar basquetebol com 9 anos , e escolhi o basquetebol porque sempre foi um desporto do qual eu gostei muito e o facto de o meu irmão jogar também contribuiu para querer jogar este desporto
· O que sentes quando marcas um cesto?
Depende do cesto que marco e a circunstância em que o marquei, mas na generalidade sinto felicidade pois consegui mostrar aquilo que treinamos e sinto que contribui para a equipa de alguma forma.
· O que das mais valor, a um cesto ou a uma assistência tua?
Acho ambos importantes no jogo, mas deixa-me mais feliz uma assistência, pois para mim o mais importante é a equipa conseguir um bom resultado.
· O que te faz mais feliz dentro do campo?
Aqueles momentos em que estamos a perder e conseguimos ir buscar o jogo, acho que são daqueles momentos que me fazem gostar tanto deste jogo , especialmente quando sinto que contribui de alguma forma nessa recuperação .
· O que significam para ti os teus colegas de equipa?
Para mim são muito mais do que colegas de equipa , são amigas , são amigas com quem passo muito tempo , quase mais do que com a minha família , considero a minha equipa como uma segunda família , pelo tempo que passo com ela (a equipa) e com todo o apoio que me dá , significa-me muito estar mal num jogo e ter palavras de AMIGAS a apoiaram-me e a darem-me força , isto para mim sim é a verdadeira magia do basquetebol .
· Treinador(a) que mais o marcou? E por alguma razão especial?
Todos os treinadores me marcaram de alguma forma ,
Primeiro a Renata , porque foi quem me ensinou as primeiras noções do basquetebol e todo o essencial e básico , aprendi muito com ela , já antes de jogar basquetebol ia sempre para a equipa dela nas Férias Desportivas e sempre me ensinou .
O João também, porque me ensinou muito e sinto que evolui muito , apesar de não ter muito tempo de basquetebol com ele , também gosto da forma descontraída e divertida como ele nos trata e da compreensão e preocupação que tem connosco , acho que isso foi muito importante para a minha evolução .
· Um lançamento inesquecível
Talvez no ano passado, no inter-associações, quando fiz um roubo de bola nas costas da jogadora que estava a atacar passando a bola para a Mariana Pinto, que me fez um brilhante passe que originou um cesto meu.
· Qual o melhor momento da carreira?
A ida a Malgrat del Mar (Espanha) na época de 2007/2008 com a equipa de iniciadas , a um torneio , no qual fomos campeãs , acho que foi um momento único que nos permitiu conhecer melhor a equipa , gostei do torneio em si , mas principalmente de todas as conversas que tínhamos à noite com a equipa toda , acho que isso uniu muito a equipa .
· E o Pior?
O inicio desta época, quando fiquei doente mais do que uma vez e à última da hora tive que faltar aos jogos, foi horrível para mim , pois senti que tinha deixado a minha equipa ficar mal .
· Com que jogador(a) português gostavas de jogar 1x1?
Carlos Andrade
· Com que jogador(a) estrangeiro gostavas de jogar 1x1?
Kobe Bryant
· Qual o teu ídolo no Basquetebol?
Jorge Soares
· Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogador(a)?
Sim , sempre que vejo um jornal desportivo vou á secção de basquetebol , e também vejo entrevistas que jogadores profissionais fazem , e por vezes aproveito dicas que eles dão .
· Quais são os teus hobbies além do basquetebol?
Para mim o basquetebol é o meu principal hobbie , no entanto também gosto de dançar e ouvir música .
· Achas que o basquetebol te tira tempo de estudo?
Não , porque eu sempre soube organizar o meu tempo e nunca tive que faltar a nada haver com o basquetebol por causa dos estudos . acho que aquilo que é preciso é um método de organização e divisão do tempo .
· Outras Modalidades que mais gosta?
Gosto de praticamente todas as modalidades mas se tivesse que escolher uma seria o voleibol .
· Um sonho Concretizado?
Ter passado ao nacional e ter possibilidade de jogar.
· Um sonho por Concretizar?
Ser campeã nacional.
Basket para Todos 2010 – Jogos 22 Julho

Hoje começa-se a definir os contornos da classificação final do torneio, com 3 jogos que vão definir que continuará a disputar o 9º lugar da classificação e quem tenta fugir do 16º posto, são os jogos que opõem 100Álcool-Sempre Alerta, Garraf. Papagaio-X Team e Estudasses-Júlio Dinis.
Antes destes três jogos de “meio da tabela” temos mais um jogo do Grupo E, Cercivar/Reis Pereira Comp. LDA contra o Bota numa Sande. Para o último jogo da noite, temos um jogo de disputa pelos primeiros 8lugares, com os Pezudos a defrontar o Pinturas V. Rocha/Permóveis.
Basket para Todos - Resultados 21 Julho
Ovarense nas Selecções: José Barbosa com boa prestação no regresso as vitorias dos Sub 20 Masculinos
O encontro começou por ser equilibrado, mas no segundo período a Selecção assumiu as rédeas da partida e recolheu aos balneários com uma vantagem de 8 pontos no marcador (43-35).
Na segunda parte, não obstante a boa reacção do húngaros nos últimos 10 minutos, os jovens portugueses voltaram a exibir-se a grande nível e acabaram por conseguir segurar a vantagem até ao derradeiro apito.
