A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Cadetes A: Ovarense Clínica Pardelhas cada vez mais líder depois de vencer Illiabum



A equipa de Cadetes Masculinos da Ovarense reforçou a sua liderança no Campeonato Distrital, mantendo-se invicto em jogos oficiais na actual época e dando um passo importante rumo ao Campeonato Nacional, ao vencer este sábado na Arena Dolce Vita a equipa do Illiabum por 64-54 ficando com dois pontos de avanço e em vantagem no confronto directo sobre o seu adversário quando faltam seis jornadas para o final desta fase da competição. O resultado positivo também permite a equipa vareira ficar a uma vitória de garantir matematicamente o apuramento para a Fase Final Distrital, feito que poderá alcançar já na próxima jornada diante do Sangalhos.

Esperava-se um jogo muito equilibrado entre os dois principais candidatos ao título distrital e o inicio da partida pareceu confirmar essa ideia. Foi um primeiro período muito disputado com sucessivos empates no marcador e com ambas equipas a mostrar alguns problemas ofensivos com um jogo muito confuso e pouca ligação entre os sectores. A nossa equipa teve alguns problemas para defender adequadamente as penetrações do adversário e principalmente esteve lenta nas transições e pouco esclarecida na selecção dos lançamentos. Talvez por isso demorou a entrar no jogo e só conseguiu passar para a frente do marcador pela primeira vez no jogo com 1m30s por jogar. Uma reacção final dos visitantes permitiu ao Illiabum igualar o período (11-11).

Nos segundos dez minutos (22-10) entramos com outra dinâmica. Imprimimos uma maior velocidade nos processos ofensivos, conseguindo explorar o contra ataque com sucesso e fizemos circular a bola com mais precisão e rapidez. Defensivamente estivemos mais pressionantes na defesa das linhas de passe e na redução dos espaços aplicando uma elevada intensidade em todo campo o que provocou enormes dificuldades ao Illiabum na saída do seu meio campo e concedemos poucas facilidades na organização do seu ataque planeado o que nos levou a fazer um excelente parcial de 12-0 nos primeiros 4m30s do quarto. Na segunda metade deste período (10-10) estivemos menos efectivos mas mesmo assim acabamos por chegar ao intervalo com uma confortável vantagem (33-21).

No reatamento (19-13) continuamos com o mesmo ritmo, agressividade e entrega em campo conseguindo alternar o ataque rápido com o ataque organizado onde estivemos normalmente bem na selecção de lançamento (42% em lançamento de campo) e controlamos as tabelas (12-8) o que nos permitiu ganhar claro ascendente sobre o nosso adversário. Não tivemos medo de apostar nos duelos 1x1 e tivemos paciência suficiente para rodar a bola até encontrar a melhor solução.
No derradeiro período (12-20) até nem entramos mal chegando a dispor de uma vantagem de 24 pontos a 7m50 do final do jogo mas depois inexplicavelmente baixamos a intensidade durante cinco minutos permitindo uma maior presença do Illiabum que conseguiu aproveitar alguma quebra de coesão defensiva, algum relaxamento nas tabelas, alguma ansiedade e  alguns excessos de individualismo no ataque para se aproximar no marcador a dez pontos com pouco mais de dois minutos para o final da partida. Depois de alguns ajustes, recuperamos o nosso equilíbrio em campo e mantendo o intercâmbio de cestos até ao final do jogo acabamos por segurar uma vitória curta mas justa pelo que se ambas equipas exibiram em campo.
Nota positiva para a excelente atitude e entrega de todos os atletas em campo numa partida de alta tensão e que terminava um ciclo exigente de 5 jogos em 15 dias. Realce para a nossa defesa que limitou os visitantes a 33 pontos durante trinta minutos e para o contributo estatístico de todos os intervenientes no desafio.

Agora resta-nos voltar ao trabalho para preparar o último embate de  2011 antes da paragem de fim de ano, no próximo domingo em Sangalhos (17h00) num jogo que poderá garantir o apuramento matemático para a Fase Final Distrital.
A equipa agradece todo o apoio e carinho de pais, familiares e amigos que em bom número nos acompanharam neste importante jogo.

Sem comentários: