A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, novembro 29, 2006

Haja alguém que nos explique............

Está calendarizado desde o inicio da época que nos dias 1 e 2 de Dezembro não poderia haver jogos regionais e nacionais pelo facto de não haver àrbitros ao que supomos devido a uma acção a eles destinada. Até aqui tudo bem....O problema começou a surgir quando no clube e após os sorteios das competições de Iniciados masculinos e femininos nos vimos confrontados com a impossibilidade de realizarmos alguns jogos. Senão vejamos; no domingo de manhã dia 3 de Dezembro - 9:15 - jogo de Cadetes C - 11:15 - jogo de Cadetes B - 15 :00 Séniores Femininos e 18:30 - jogo da Liga. Entretanto tinhamos por marcar - Ovarense x Sanjoanense em Cadetes A - Ovarense x Sangalhos em Iniciados Masculinos A - Ovarense x Sanjoanense em Iniciados Masculinos B - Ovarense x Vagos em Iniciados Femininos. Como é óbvio seria de todo impossível realizar todos os jogos num só dia. Daí que a solução encontrada no clube foi a de partirmos para o adiamento dos jogos à excepção do de Cadetes A em que negociámos com a Sanjoanense a troca das jornadas, ou seja, jogaremos em S. João da Madeira primeiro e na 2ª volta em Ovar. Estava tudo resolvido. Só que chega hoje quarta feira o comunicado associativo e qual é o espanto. Nenhum dos jogos dos cadetes vai ter àrbitros!!!!! Se assim é porque não nos avisaram atempadamente? Se não há àrbitros poderíamos perfeitamente marcar as jornadas para o dia 1 ( sexta feira ) ou para 2 ( sábado) e não termos vivido este pequeno " drama " do encontro de novas datas para se jogar. Mas isto não é tudo..........aparece como nota no comunicado associativo " Todos os jogos de Iniciados Masculinos e Femininos com início das Fases seguintes marcados para 03/12, não têm árbitros e oficiais de mesa, em virtude das dificuldades criadas por alguns clubes na elaboração dos calendários ". Haja alguém que nos explique isto......

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu passo a explicar... a incompetência abunda para os lados de quem dirige a arbitragem. Meus senhores andamos a brincar ao basquete , depois queremos ser tão bons como os nossos vizinhos espanhóis mas quando ? Todos sabemos que é exiguo o nº de árbitros no nosso distrito mas já alguém questionou porquê haver tão pouca gente disponível para essas tarefa? Será que quem gere a arbitragem já se deu ao trabalho de encontrar soluções para este problema? Já sei os clubes não ajudam a arranjar gente para a arbitragem pois é os clubes esses sim têm a culpa de todas estas situações , foi por causa dos clubes que muitos árbitros desistiram da sua actividade. É verdade que os clubes devem ter alguma intervenção na angariação de jovens para a arbitragem mas os responsáveis dessa mesma arbitragem têm que sair do gabinete e criar iniciativas junto desses mesmos jovens para motivá-los a fazer parte dessa classe, por acaso já pensaram em se deslocarem ás escolas e junto do desporto escolar "pescar" gente para a classe? Fica aqui a sugestão.

Anónimo disse...

Só me ocorre dizer o que já alguém disse: enfim...

Anónimo disse...

enfim ...
Dos tantos jogadores que a ovarense forma será que todos eles jogarão quando chegarem a seniores?
Porque será que não existem elementos de Ovar que pertencem à classe da arbitragem?
Porque não pedem à ABA (associação da qual pertencem e dizem mal)que façam acções de formação com a presença de arbitros para falar sobre as regras e tentar incentivar pessoas para arbitragem?
Pelo conhecimento do jogo que os v/ adeptos demonstram de certeza que teriamos bons árbitros e oficiais de mesa a aprecerem nessa região.

Anónimo disse...

Vou -lhe responder a todas as questões e a outras observações sr. Anónimo.
1 - É verdade que nem todos os jogadores chegam a séniores e nas várias circunstâncias actuais alguns nem a Juniores
2 - Não existem actualmente àrbitros de Ovar, também eu não sei a resposta. È verdade que não temos sensibilizado os jovens para frequentarem esses cursos. Mas seria interessante saber o que aconteceu com aqueles jovens de Ovar ( estou a lembrar-me de dois ) que tendo feito o curso e desempenhado essa tarefa durante alguns anos o deixaram de fazer.
3 - Gostava que concretizasses essa do dizer mal da Associação. Não se deve confundir a árvore com a floresta, ou seja, pelo facto de não termos concordado com uma situação criada pela Associação, não se pode concluir que estamos a dizer mal.Até parece que o fazemos por sistema.
4 - Temos gente conhecedora do jogo, com capacidades para desempenharem essa tarefa mas sabemos que isso não é tudo.Estou de acordo de que será preciso sensibilizá-los. Falta esse trabalho dentro do clube. Mas quero dizer-lhe que no ultimo fim de semana decorreu um curso de árbitros e oficiais de mesa em Aveiro e estiveram presentes jovens de Ovar. Ás vezes generalizações levam-nos a inverdades.
Obrigado pela sua participação neste blog. Será sempre bem vindo