A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

domingo, fevereiro 28, 2010

Iniciados “A” perdem o invicto em Ílhavo com exibição cinzenta

A nossa equipa de Iniciados viajou ate Ílhavo este domingo para jogar perante a equipa local caindo derrotada por 54-56. Foi a nossa primeira derrota nesta Fase Nacional numa partida muito emocionante mas em que estivemos muitos furos abaixo do nosso real potencial. Numa tarde cinzenta e com muita chuva a exibição da equipa pareceu ficar contagiada com dito ambiente não conseguindo aplicar em campo todas as nossas capacidades de forma a levar de vencida um adversário voluntarioso e aguerrido mas perfeitamente ao nosso alcance e a quem já tínhamos vencido na actual época em três oportunidades.

O jogo não começou bem para a nossa equipa que entrou pouco concentrada. Embora a manter uma boa intensidade esta não era bem calibrada o que nos levava a acelerar o jogo em demasia e a cometer muitos erros. Nas tarefas defensivas éramos muito apáticos, com pouca agressividade no corte das linhas de passe, permitindo segundos e terceiros lançamentos e muita mobilidade aos nossos adversários. A nível ofensivo fizemos talvez o pior período da época em termos de eficácia (19% em lançamento de campo (3/19) e 17% em lances livres (1/6)) e não conseguimos concretizar nenhum contra ataque em seis tentativas. Com estas percentagens era difícil obter um bom resultado e efectivamente terminamos o período a perder por 8-14.

No segundo quarto conseguimos elevar os nossos índices ofensivos e tiramos mais proveito dos duelos 1x1. A nível defensivo fizemos uns bons cinco minutos com muita agressividade sobre o portador da bola, com boa dinâmica nas ajudas e dominando com mais claridade nos ressaltos. Lamentavelmente na segunda metade do período não mantivemos o mesmo ritmo e perdemos algumas bolas nas transições que levaram o Illiabum a salvar a face no período com um empate a 16.

Após o intervalo reentramos para a partida com uma melhor disposição em termos de atitude e concentração. Fomos mais agressivos na defesa conseguindo dificultar ao máximo a estratégia montada pelos nossos adversários mas continuamos a falhar muito nas transições querendo jogar sempre com velocidade a mais o que nos levou a fazer muitos “turn overs”. Também não tiramos muito proveito da maior posse da bola já que atiramos muito pouco ao cesto ao não conseguir criar soluções para o lançamento, caindo num jogo pouco fluido e algo “pastoso”. Conseguimos vencer o período por 11-8 mas ficou a ideia que o resultado pecou por escasso.

No último período (19-18) entramos muito bem conseguindo nos primeiros seis minutos mostrar um valor mais próximo das nossas reais capacidades. Fomos muito agressivos, dominamos totalmente nas tabelas e obrigamos o adversário a falhar muitos passes e a forçar muitos lançamentos. Isto levou a nossa equipa a passar para a frente no marcador e a 4,08 minutos para o fim do jogo ter uma vantagem de 8 pontos. Inexplicavelmente, a equipa perdeu o norte fazendo três “turn overs” no espaço de minuto e meio que foram bem aproveitados pelo Illiabum para reentrar na luta pelo jogo. Os últimos dois minutos foram emocionantes com o Illiabum a conseguir ser mais feliz nos lances livres (5 dos últimos 7 pontos feitos na partida) e a aproveitar com muito mérito a nossa incapacidade de resolver durante os quarenta minutos.

Em conclusão, uma derrota difícil de digerir porque saímos de Ilhavo com a clara sensação de que ficamos a dever-nos a nos próprios o não ter feito uma melhor exibição. Temos de ser humildes e entender que devemos continuar a trabalhar seriamente durante os treinos semanais e que todas as partidas tem de ser encaradas com o meu grau de seriedade, concentração e atitude e que estas só se ganham depois de jogadas. Temos de rever a nossa baixíssima eficácia nos contra-ataques, a falta de solidariedade no trabalho defensivo (muitas falhas durante o jogo nas ajudas) e o excesso de velocidade com que muitas vezes jogamos o que nos leva a fazer muitos “turn overs” nas transições defesa ataque.

Por ultimo a equipa agradece a todos os pais e amigos que acompanharam a equipa em Ílhavo.

Marcador: (08-14) (16-16) (11-08) (19-18)
Marcha: (08-14) (24-30) (35-38) (54-56)


Jogaram: Ricardo Martins (11 Pts, 12 Ress e 5 BR), Gabriel Diaz (8 Pts, 6 Ress, 4 BR e 3 Ass), Nuno Sampaio (3 Pts e 3 BR), Rafael Marques (4 Pts e 1 Ass), Iuri Martins (8Pts e 3 Ass), Diogo Duarte (0 Pts e 1 BR), Joao Martins (2 Pts), Andre Vaz (7 Pts, 10 Ress e 2 DL), Rodrigo Soeiro (6 Pts, 3 Ress e 2 DL), Pedro Oliveira (2 Pts e 1 Ress), Joao Matos (0 Pts e 4 Ress) e Dinis Amaral (3 Pts e 1 Ass).

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, a Ovarense foi confiante demais e correu-lhes mal.
Uma equipa só joga o que a outra deixa jogar, certo?
Parabens ILLIABUM !!!!!!!!!

Anónimo disse...

É sempre bom saber que somos um site de referencia para os adeptos dos outros clubes. E que existe muita gente que nos visita para se manter bem informada. Quanto ao jogo, vitória justa do Illiabum, sim senhor, mas basicamente porque houve Ovarense a menos como o demonstram claramente as estatísticas do jogo. Aconteceu basquetebol com o Illiabum a aproveitar e bem um dia menos bom dos nosssos jogadores mas as contas fazem-se no fim.
Saudações desportivas.