A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, maio 02, 2011

Ovarense/Clínica Pardelhas A: Entrar mal, fazer a reviravolta e perder ingloriamente


Parciais: (10-21) (17-19) (22-11) (17-17)
Marcador: (10-21) (27-40) (49-51) (66-68)

A Ovarense perdeu este sábado em Aveiro frente ao Galitos por 68-66 em partida a contar para a 9ª jornada do Campeonato Nacional. Esta foi a terceira derrota consecutiva da equipa vareira na prova, numa partida onde entramos de forma desastrada, ainda fomos a tempo de recuperar no marcador mas acabamos por ceder nos instantes finais quando tínhamos tudo na mão para levar a vitória para casa.

O jogo teve duas partes muito distintas. Na primeira parte, estivemos muito mal na selecção de lançamento, nas percentagens de concretização, na luta nas tabelas (18-26) e na segurança nas transições defesa-ataque (19 turnovers) situações que nos deixaram expostos aos contra ataques da equipa local (20 pontos sofridos em contra ataque) mostrando-nos lentos nas recuperações defensivas e sem suficiente discernimento no ataque, jogando com pouca velocidade e mobilidade. Isto foi bem aproveitado pelo Galitos que logo de rajada fez um parcial de 17-0 nos primeiros 6.30 minutos de jogo. Depois de alguns reajustamentos a equipa melhorou e conseguiu recuperar alguma serenidade ofensiva e graças ao bom aproveitamento nos lances livres conseguiu maquilhar o resultado no final do primeiro período (10-21). Nos segundos dez minutos (17-19) conseguimos ter mais dinâmica no ataque melhorando a nossa eficácia na concretização mas não tiramos proveito disso ao perder alguma solidez defensiva, clareza na transposição da bola para o processo ofensivo e ao ser claramente dominados pela maior agressividade nas tabelas dos locais que puderam assim ter segundos lançamentos evitando que conseguíssemos reduzir a desvantagem que ao intervalo se reflectia no marcador: 27-40.
No segundo tempo, tudo se alterou. Fez muito bem a paragem à equipa vareira que surgiu em campo muito mais personalizada, pressionante e alegre. A boa atitude dos jogadores começou a fazer a diferença: mais agressividade defensiva, mais concentração nas ajudas, equilíbrio nas tabelas e mais esclarecimento no ataque. As nossas percentagens melhoraram resultado de melhor selecção de tiro (56%), imprimimos mais velocidade ao jogo  através dos ataques rápidos (5 em 8) e tiramos partido de uma boa  produtividade no nosso jogo exterior (6 em 10) o que fez com que conseguisse-mos aproximar-nos no marcador depois de vencer o 3º quarto por 22-11.

A entrada do derradeiro período (17-17) a nossa equipa manteve o mesmo ritmo e não surpreendeu a ninguém a forma como a Ovarense/Clínica Pardelhas A deu a volta ao marcador. A 9 minutos do fim os vareiros conseguem passar para a frente 54-52 e ainda esticam a diferença para os 5 pontos (61-56) com pouco mais de três minutos e meio para jogar. Pena que alguma falta de discernimento no ataque não nos permitisse aproveitar duas possas de bola sucessivas que nos poderiam ter dado uma maior vantagem e conforto na dianteira, permitindo que o Galitos regressa-se ao jogo com um parcial de 7-2. Neste intervalo de tempo também perdemos novamente o controlo das tabelas, quebramos na nossa concentração defensiva e permitimos segundos lançamentos que revelaram-se fatais para o desfecho final da partida. Com tudo em aberto no último minuto do desafio, a equipa aveirense foi mais feliz na concretização enquanto nós ainda tivemos uma derradeira hipótese de vencer a partida na última jogada com 3,8 segundos mas o lançamento de três não saiu selando o resultado final do jogo.

Na próxima semana, jornada dupla frente ao Gumirães Basket em casa no sábado e deslocação até Ílhavo no domingo. O objectivo passa por romper esta cadeia negativa de resultados pelo que temos de continuar a trabalhar durante a semana de forma a corrigir aspectos menos positivos do nosso jogo. Relembrar que as partidas tem quarenta minutos e que devemos entrar nelas já concentrados dispensando dar por adiantado vantagens tão grandes aos nossos opositores.  

A equipa agradece como sempre o imenso apoio de que permanentemente é objecto nos seus encontros.
Jogaram: Rodrigo Lopes, Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Pedro Santos, Rodolfo Castro, Gil Seabra, Rodrigo Soeiro, Domingos Loureiro, André Vaz e Ricardo Martins.

Treinador: Tam Ling

Sem comentários: