Nos passados dias 1,2 e 3 de Abril realizou-se o Torneio Internacional GaiaBasket em Vila Nova de Gaia, onde a nossa equipa de CADETES "A" masculino participou juntamente com equipas como o Maccabi Tel Aviv;CB Tormes Salamanca;F.C.Porto;Gaia e Benfica. Para além de cadetes, também estavam presentes 6 equipas de iniciados e outras 6 equipas de juniores.
O torneio realizou-se em 3 pavilhões, Pavilhão de Gaia, Pavilhão Municipal e Colégio de Gaia.
A nossa equipa realizou 3 partidas, todas elas contra fortes adversários, conseguimos 1 vitória e duas derrotas, mas em todas elas realizamos bons jogos e dignificamos o nome da OVARENSE.
Estava-mos inseridos no Grupo B juntamente com o F.C.Porto e CB.Tormes de Salamanca, duas equipas fortes tanto tecnicamente, bem com fisicamente e com um pouquinho de sorte até podia-mos ter vencido especialmente o segundo, pois não houve em campo assim tanta diferença conforme os resultados finais demonstra.
A nossa equipa levou 13 atletas para participarem neste torneio.
O nosso primeiro jogo foi às 11h30 de Quinta-Feira no Pavilhão Municipal de Gaia contra a forte equipa do F.C.Porto, perdemos por 52-80, mas foi um jogo bem disputado e de muito equilíbrio, a diferença esteve exactamente na eficácia do cesto, pois tudo o que o Porto lançava ao cesto entrava e há que dar mérito ao adversário por isso. A nossas percentagens de eficácia foram abaixo daquilo que são normais, pois 45% de 2pts, 21% de 3pts e em lance livres foi de 33%, mas a equipa no global lutou até ao final e deu o máximo.
Jogaram e Marcaram:
Rodrigo Lopes(2);Bruno Silva(11);Fábio Ferreira(6);Filipe Pinto(3);Nuno Leite(9);Gil Seabra(7);Nuno Monteiro;Rodolfo Castro(2);Filipe Duarte;Leandro Gomes(2);João Ferreira e Sérgio Silva(10).
Depois do jogo foi-nos oferecido o almoço pela organização, onde toda a equipa esteve junta e conviveu uns com os outros, recordando que na mesa ao lado estava a equipa do Maccabi tel Aviv, onde alguns atletas nossos faziam contas às alturas do jogadores de Israel, pois havia um com 1.78mt, todos os outros eram acima dos 1.93mts.
Depois do almoço foi tempo de desconcentração até ao shopping Gaia, mas antes houve a cerimónia de abertura do torneio nas caves Brant, onde fomos convidados e onde estava o João Vieira Pinto como convidado de honra (antigo grande jogador do Benfica, Boavista e da selecção Nacional).
Para as 19h30 estava marcado o segundo jogo no mesmo Pavilhão contra a forte equipa do CB Tormes de Salamanca (aliás equipa que foi à final com o Maccabi) e perdemos por 75-58. Jogo intenso e de muito equilíbrio (basta ver os parciais : (15-18);(17-18);(11-20);(15-
Jogaram e Marcaram:
Rodrigo Lopes(15);Bruno Silva(4);Fábio Ferreira(7);Filipe Pinto(5);Nuno Leite(11);Gil Seabra(4);Nuno Monteiro(1);Pedro Santos;Filipe Duarte(5);Leandro Gomes(2);João Ferreira(2) e Sérgio Silva(2).
Nesta altura já sabia-mos que ia-mos defrontar a equipa do Gaia às 9h30 de Sábado e lutar pelo 5º lugar na classificação no Pavilhão de Gaia, houve Sexta-Feira para descansar e preparar o jogo de Sábado.
No sábado às 9h30 lá estava-mos nós para defrontar outra forte equipa, a do Gaia, uma equipa forte fisicamente e de estrutura elevada, no Pavilhão de Gaia para tentar conquistar o 5º lugar, o que veio a acontecer, mas foi preciso trabalhar muito e ter muita concentração.
Vencemos o Gaia por 59-51 e como o resultado mostra, foi um jogo taco a taco e cheio de emoção até ao final, saímos a perder por 1 pt no final do 1º período e ao intervalo perdia-mos por 4 pts. (27-31). Na 2ª parte fomos superiores e demos a volta ao resultado, vencemos o 3º período por uns claros 18-8 e foi nesse o momento de viragem do marcador, pois no 4º período voltamos a vencer por 14-12.
Tinha-mos conseguido o objectivo, que era vencer um encontro, depois de dois jogos em que com um pouco de sorte podia-mos ter ganho, este não nos fugiu.
Os parciais foram os seguintes: (18-19);(9-12);(18-8);(14-12).
Em termos de eficácia estivemos próximos do 2º jogo, 46% de 2pts, 8% de 3pts e 61% nos lance livres.
Jogaram e Marcaram:
Rodrigo Lopes(6);Bruno Silva(16);Fábio Ferreira(11);Filipe Pinto(9);Nuno Leite(11);Gil Seabra;Nuno Monteiro;Rodolfo Castro(2);Filipe Duarte;Leandro Gomes;João Ferreira e Sérgio Silva(4).
A seguir assistimos ao jogo que definia o 3º e 4º lugar entre o F.C.Porto e Benfica que no final saiu vencedor o Benfica e assim conquistou o 3º lugar.
Depois da parte de tarde às 16h00 era o jogo mais esperado, a FINAL entre a Forte equipa do Maccabi contra a equipa Espanhola do CB Tormes de Salamanca, jogo esse que pouca história teve, pois a equipa de Israel venceu por números expressivos e demonstrou ser sem dúvida a melhor equipa do torneio, com um basket maravilhoso e uma organização rara, de facto uma escola de formação,muitos patamares acima daquilo que é habitual no nosso País.
Nota-se um trabalho de fundo e uma preocupação na evolução do atleta. Depois do jogo e antes da atribuição dos prémios, a nossa equipa conviveu com os restantes atletas, e em particular com os atletas da equipa vencedora, e foi de facto uma experiência fabulosa.
Antes da atribuição de prémios ainda houve tempo para a final de Juniores entre as equipas do Vasco da Gama e a equipa Maristas Vigo, onde saiu vencedor a equipa Portuguesa do Vasco. Foram dois dias bem passados onde o convívio e a troca de experiências entre os atletas foram positivas e proveitosas em todos os aspectos.
Globalmente todos os atletas estiveram bem, mas gostaria de salientar os que mais destaque tiveram nas 3 partidas realizadas, pois aí estão eles:
Nº 4 - Rodrigo Lopes (23pts;5Res;1Br)
Nº 5 - Bruno Silva (31pts;13Res;6Ass;2Br)
Nº 6 - Fábio Ferreira (24pts;16Res;4Ass)
Nº 18 - Nuno Leite(31pts;7Res;1Br)
Um quadro resumo acumulado por atleta dos 3 jogos realizados:(ver mapa)
Parabéns a todos os atletas que participaram neste torneio, à Organização de Gaia por este tipo de iniciativas, às Equipas vencedoras e em especial aos Pais que acompanharam a nossa equipa neste torneio.
FORÇA OVARENSE !
Sem comentários:
Enviar um comentário