A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Cadetes B - Jornada-dupla dita primeira derrota

A equipa de Cadetes B realizou este fim-de-semana dois jogos, tendo-se deslocado a Oliveira de Azeméis e Anadia.
No sábado passado, defrontou a Oliveirense, num jogo marcado pelo desequilíbrio verificado a favor dos vareiros. Desde o início do jogo a equipa de Ovar mostrou ser superior ao seu adversário, vencendo já no final do primeiro período por 26-5. Durante o resto do encontro os jovens ovarenses continuaram a acentuar a diferença no marcador, acabando por vencer por 102-30.

Destaques colectivos:
· 11 dos 12 jogadores marcaram pontos;
· todos os jogadores contribuíram com recuperações de bola, num total de 39 bolas recuperadas.
· 23 assistências realizadas.

Destaques individuais:
MVP:
· Hélder Gomes – 49 pontos de valorização
· Renato Borges – 36 pontos de valorização
Pontos:
· Hélder Gomes – 20
Ressaltos:
· Renato Borges – 8
· Hélder Gomes – 7
Bolas Recuperadas:
· Bruno Fonseca – 8
· Emanuel Costa – 6
Desarmes de Lançamento:
· Renato Borges – 4
Assistências:
· Bruno Fonseca – 6
Lançamentos de Campo:
· Hélder Gomes – 82% (11/9)

No domingo, defrontaram-se em Anadia, as duas equipas que ainda não tinham sentido o sabor da derrota. Os jovens vareiros não conseguiram fazer frente às dificuldades encontradas, tendo sido derrotados por 83-67. O primeiro período foi marcado pelo equilíbrio, com um ligeiro ascendente da equipa da casa, terminando com o resultado de 18-17 desfavorável à equipa de Ovar. A partir deste momento a equipa do Anadia assumiu o controlo no marcador, numa vantagem que se manteve quase sempre nos 10 pontos. No último período, os jovens vareiros, encetaram uma recuperação, através de um aumento da intensidade defensiva, conseguindo reduzir a diferença no marcador para apenas 2 pontos a cerca de 3 minutos do fim do jogo. Mas algum nervosismo apresentado, a individualização das acções ofensivas e uma má selecção de lançamentos, levaram com que o resultado final se fixasse nos 16 pontos de diferença.
Os factores determinantes para este resultado negativo da equipa de Ovar foram: a pouco intensidade colocada no jogo, principalmente no aspecto defensivo, não se causando problemas à equipa do Anadia que se apresentou com apenas 6 jogadores, permitindo que jogassem a um ritmo lento; a individualização das acções ofensivas demonstrada nas, apenas, 8 assistências realizadas; os muitos ressaltos defensivos perdidos, o que permitiu, à equipa do Anadia, realizar, segundos, terceiros e até quartos lançamentos no mesmo ataque; a pouca capacidade demonstrada para ganhar ressaltos na tabela adversária, tendo conseguido apenas 6 ressaltos ofensivos. Também fica a ideia que mais dois factores podem ter tido alguma influência no jogo e no seu resultado final, sendo estes a diferença de critérios utilizada pelos dois jovens que apitaram o jogo, os quais marcaram 28 faltas à equipa de Ovar contra apenas 13 da equipa da casa; e o nervosismo verificado fora do recinto do jogo que se transportou para dentro do campo, condicionando o jogo dos jovens vareiros.
Como última nota, deve-se mencionar que este jogo não teve arbitragem oficial, o que não se percebe, tendo em conta o equilíbrio de valor entre as duas equipas e o facto de estar em causa um possível lugar no Inter-Associações, que assume um papel importante na evolução pretendida dos atletas (a falta de arbitragem, por si só, condiciona este processo evolutivo dos jovens atletas).
Resta, agora continuar a trabalhar cada vez mais e melhor, por forma, a se continuar a evolução, permitindo que, no futuro, se consiga encontrar soluções para resolver os problemas que vão surgindo.

Destaques individuais:
MVP:
· Pedro Costa – 19 pontos de valorização

Ressaltos:
· Pedro Costa – 14

Sem comentários: