A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, abril 29, 2010

Promoção "Dia da Mãe"


Domingo, dia 2 de Maio, a Ovarense Dolce Vita realiza o 2ºjogo dos ¼ de Final dos Playoff da LPB. Sendo este o comemorativo “Dia da Mãe”, a Ovarense – Basquetebol oferece um cachecol da equipa as mães que acompanharem o seu filho.

Nota: apresente na Loja de Marketing da Arena Dolce Vita com o seu filho e o bilhete para o levantamento do cachecol de oferta.

Entrevista – Bárbara Casquinha

A entrevistada desta semana é atleta das equipas orientadas por Jorge Maia, nas juniores e seniores femininos, que esta época já conquistou o título de campeã distrital e mantêm-se na corrida pelo apuramento para a final nacional em juniores. Já na equipa sénior Bárbara Casquinha contribuiu para o apuramento para o Playoff que inicia-se este sábado às 15h no Pav. Raimundo Rodrigues.

Bárbara é das atletas mais presentes ao longo dos anos na sua equipa, damos a conhecer assim mais uma jovem de Ovar que fez toda a formação na Ovarense e conseguiu atingir a equipa sénior.


· Com que idade é que começaste a jogar basquetebol? Porque escolheste esta modalidade?

10/11 anos . Na altura jogava voleibol no Alinça mas o feminino estava prestes a acabar e como o meu tio já me tinha influenciado, experimentei e gostei !


· O que sentes quando marcas um cesto?

Alivio, então se for fácil! (risos)

· O que das mais valor, a um cesto ou a uma assistência tua?

As duas são bastante importantes dependendo do momento e antes de saber lançar é preciso saber passar...

· O que te faz mais feliz dentro do campo?

A união, a inter ajuda que há dentro da equipa .

· O que significam para ti os teus colegas de equipa?

São as minhas moletas, a chave para o meu sucesso.

· Treinador(a) que mais o marcou? E por alguma razão especial?

Já me fizeram esta pergunta várias vezes e a minha resposta foi sempre a mesma: Todos os que tive contribuiram no momento certo para o meu desenvolvimento como jogadora e até mesmo como pessoa. Todos marcam nem que seja por um aspecto aqui ou ali, mas há um que marcou e continua a marcar, desculpem todos os outros. João Candeias, e insisto sempre em dizer que não marcou apenas por ter sido a base do meu maior titulo ou por ser melhor. Marcou por ser diferente, desde o que endende de basket ao nos transmitir, desde a maneira de ser, de ensinar, de corrigir, de aconselhar, ate mesmo de comunicar com as atletas. Não é apenas o treinador que conviveu com a minha equipa durante duas épocas mas também é um amigo que ganhamos todas para o resto da vida.

· Um lançamento inesquecível?

Todos os contribuiram para as vitorias.

· Qual o melhor momento da carreira?

Época de 2008/2009, pela Grande Equipa (em todos os sentidos), pelo Treinador e claro por ter ganho tudo o que havia para ganhar. Mais precisamente por ter sido Campeã Nacional e como um grande amigo nos diz sempre, até hoje não tenho noçao do grandioso feito que alcancei.

· E o Pior?

Não há nada que aponte como o pior, mas na “carreira” de qualquer atleta existem sempre os altos e baixos, momentos mais sofridos do que outros.

· Com que jogador(a) português gostavas de jogar 1x1?

Ticha Penicheiro

· Qual o teu ídolo no Basquetebol?

A minha equipa

· Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogadora?

Claro que sim, mesmo lendo noticias para me actualizar inconscientemente sinto que me estão a ajudar a evoluir não só a nivel prático mas também a nivel de pensar e agir dentro das 4 linhas.

·Quais são os teus hobbies além do basquetebol?

Viajar, jogar volei na praia e paintball

· Achas que o basquetebol te tira tempo de estudo?

Só tira quando eu quero . (risos)

· Outras Modalidades que mais gosta?

Voleibol

· Um sonho Concretizado?


Nunca pensei que o fosse mas hoje tento ter a noçao que o foi, campeã nacional .

· Um sonho por Concretizar?

Ver uma final de play-offs da NBA

Sub-19 Femininas: Classificação

Sub-16 B/C: Classificação

Ovarense Sub-20 Masculinos acorda tarde

A equipa de sub-20 masculinos da Ovarense jogou ontem mais um jogo a contar para o Campeonato Nacional Fase Zonal - Zona Norte contra a equipa do Vasco no qual perdeu por 43-55.

A equipa de Ovar entrou muito mal no encontro deixando o seu adversário converter 5 triplos consecutivos no 1º período, o que fez com que o Vasco marcasse 21 pontos contra uns modestos 4 pontos da Ovarense, no 2º período a Ovarense entrou melhor do que no período passado, mas foi rapidamente abaixo e apesar do Vasco estar com pior eficácia nos lançamentos longos, eles conseguiram aumentar a sua vantagem no marcador para 39-9.

Na 2ª parte do jogo e apesar da grande desvantagem da equipa vareira, que era de 30 pontos, a equipa da casa veio disposta a mudar o rumo do jogo e no final do 3º período conseguiu reduzir a desvantagem para 20 pontos, o que ainda era uma grande desvantagem, no entanto, a Ovarense não queria baixar a cabeça, mas apesar de ter conseguido reduzir a desvantagem no último período, não foi suficiente para dar a volta a um jogo muito difícil para a Ovarense, acabando mesmo por perder o jogo muito por culpa da 1ªparte muito abaixo.

quarta-feira, abril 28, 2010

Ovarense com Twitter e Facebook

A Ovarense Basquetebol acabou de aderir a duas das maiores redes sociais da Internet, o Twitter e o Facebook, com o objectivo de haver uma maior interacção com os seus sócios, adeptos ou simpatizantes.

A partir de agora já podes adicionar a Ovarense Basquetebol à tua rede social e dessa forma interagir com o teu clube e estar actualizado em relação a resultados, notícias e muitas outras coisas.

Por isso adiciona já o Ovarense Basquetebol no teu Twitter e Facebook através dos seguintes links:





http://twitter.com/OvarenseBasquet





http://www.facebook.com/pages/edit/?id=112971825389853#!/pages/Ovarense-Basquetebol/112971825389853

Resultados do Fim-de-semana

Cartaz Oficial - Ovarense Dolce Vita

Cartaz - Seniores Femininos

Jogos do Fim-de-semana

Sub-20: Ovarense recebe hoje o Vasco da Gama na Arena



Os nossos Juniores A recebem esta noite pelas 21.30 hrs na Arena João Gonçalves a equipa do Vasco da Gama com o objectivo de segurar o quarto lugar na tabela de classificação. Na primeira volta não conseguimos contrariar o nosso adversario e depois de equilibrar o jogo durante os primeiros 30 minutos acabamos por ceder no derradeiro quarto. Assiste e apoia as equipas de formação.


Sub-14 Masculinos "A": Resultados e Classificação

Sub-14 Femininas: Resultados e Classificação

Cadetes A: Classificação

Cadetes B: Exibição cinzenta dita derrota contra a Gafanha

A nossa equipa de Cadetes B recebeu no passado sábado a visita da Gafanha B em jogo a contar para a sexta jornada do Campeonato Distrital. Perante uma equipa muito aguerrida mas acessível o grupo não conseguiu levar a agua ao seu moinho e perdeu por 52-57 num jogo em que ficamos muito aquém das nossas capacidades e sobretudo onde mostramos uma exasperante falta de atitude e garra que se veio a mostrar fundamental para o desfecho final da partida.



Fizemos uma primeira parte morna basicamente porque a nível defensivo fomos apáticos nas marcações e fomos muito macios na luta pelos ressaltos (perdemos 19 ressaltos) o que proporcionou aos visitantes segundas e terceiras oportunidades de lançamento. A nível ofensivo fomos demasiado repetitivos, sem conseguir variar o nosso jogo e com pouca dinâmica na circulação da bola e na movimentação sem bola. Isto aunado à pouca eficácia (13/34) conduziu-nos a uma derrota ao intervalo por 29-33.

Após o regresso dos balneários conseguimos melhorar em todos os processos do jogo, conseguindo ser mais agressivos em defesa e nas tabelas e imprimindo uma maior velocidade na partida. Fruto deste bom trabalho colectivo a equipa recuperou a desvantagem e passou para a frente no marcador limitando ao adversário a só três pontos no período conseguindo finalizar o período a vencer por 49-36.

Quem assistiu à partida enganou-se se pensava que a história do jogo estava contada. Os visitantes arregaçaram as mangas e entraram muito agressivos enquanto que a nossa equipa caiu num processo letárgico com lapsos de concentração, quebras a pique nos índices de concretização e alguma falta de atitude que rapidamente levaram ao Gafanha a recuperar no marcador. Quatro perdas de bola em dois minutos culminaram em oito pontos e a nossa apatia, a pouca mobilidade no ataque e o aumento do individualismo em detrimento do colectivo, sentenciaram o desfecho do jogo. Acabamos por fazer só três pontos (03-21) nestes derradeiros dez minutos sendo totalmente dominados pelos nossos adversários que acabaram por vencer justamente a partida basicamente porque acreditaram e nunca desistiram e porque mostraram uma atitude competitiva superior a nossa.

Em conclusão, uma derrota que compromete o objectivo do grupo que passa por estar entre as duas primeiras equipas no final desta fase. Temos que rever a nossa postura em campo entendendo que os jogos devem ser disputados com a mesma intensidade durante os quarenta minutos e que devemos trabalhar seriamente durante os treinos de forma a melhorar-mos a nossa imagem. O grupo agradece o apoio de todos os pais e de quem nos acompanha permanentemente.

Parciais: (18-19) (11-14) (20-03) (03-21)
Marcha: (18-19) (29-33) (49-36) (52-57)

Jogaram: Luis Pinto (11), Diogo Miranda (5), Paulo Diaz (2), Daniel Carvalho (12), Pedro Caseiro (5), Rui Pedro (8), Pedro Apolinário (2) e Nuno Monteiro (7)

terça-feira, abril 27, 2010

JUNIORES FEMININOS

Ovarense 61 vs Cpn 52

Na passada sexta feira recebemos e vencemos a equipa do Cpn por 61-52.
Com o Cpn a entrar melhor em jogo (aos 5 minutos vencía 8-11), obrigou a nossa equipa a parar o jogo.
Rectificada a atitude e a vontade demonstrada até então, passámos em definitivo para a frente do marcador. Obrigámos o adversário a cometer erros e também conseguimos parar os pontos mais fortes do seu jogo.
Ao intervalo vencíamos 29-21.
Na 2ª parte, o Cpn alterou a sua forma de defender, mas conseguimos quase sempre decidir bem em ataque.
No 4ºp, o adversário continuou a tentar encurtar a distância no marcador, mas a equipa manteve-se muito coesa e conseguiu assim uma vitória justa.
Parciais:
15-11/14-10/16-14/16-17

Académico Porto 38 vs Ovarense 43

No domingo jogámos frente ao Académico do Porto no seu reduto e vencemos 38-43.
Com uma entrada em jogo muito personalizada, a nossa equipa desde cedo tomou conta do jogo, permitindo somente 2 pts ao adversário no 1ºp: 2-14.
No 2ºp, o Académico reagiu, mas continuámos na frente do jogo e no final da 1ª parte vencíamos 12-26.
Na 2ª parte tudo se alterou. A equipa do Académico, entrou decidida a alterar o rumo do jogo e reduziu a diferença. Á entrada para o 4ºp a nossa equipa vencia por 5 pts, margem que conseguimos manter até final do jogo.
Uma nota para a dupla de arbitragem, que na 2ª parte, alterou por completo a sua forma de actuação, permitindo ao adversário o uso e abuso dos contactos, que não iam sendo sancionados, mostrando uma clara dualidade de critérios, em prejuízo claro da nossa equipa.
Vitória muito complicada, mas inteiramente justa e merecida.
Parciais:
2-14/10-12/14-5/12-12

No próximo domingo, recebemos a equipa do Vagos pelas 11h30 na Arena Dolce Vita.

Iniciados Masc. B entram a vencer na 2ªFase do Inter-associações

ATC 42 Ovarense 51

Parciais: 11-9; 8-12; 10-12 e 13-18.

A equipa de Iniciados Masculinos B iniciou este fim-de-semana a sua participação na 2ªFase do Inter-associações.

Num jogo que foi sempre muito equilibrado, com as equipas sempre muito perto uma da outra, com cesto de uma lado a ter sempre resposta do lado contrário do campo. Assim foi durante toda a 1ªparte, onde todos os jogadores que entravam em campo mostravam os seus argumentos.

No 3º período o equilíbrio manteve e o resultado quase que não sofreu alteração no que há vantagem da Ovarense dizia respeito. Na nos últimos 10m a história foi diferente, a Ovarense conseguiu finalmente fugir no marcador, conseguindo neste período a sua melhor percentagem ofensiva e com os 18pts alcançados garantiram uma boa vitória.

Esgueira Clube promove:


segunda-feira, abril 26, 2010

Juniores "B" Masc. : OVARENSE VENCE GALITOS por 75-53


Este passado Domingo a nossa Equipa de Juniores "B" venceu e convenceu a forte Equipa do Galitos por uns claros 75-53.
Entramos muito bem no jogo, concentrados e com vontade de resolver o mais cedo possivel o resultado. Defensivamente a equipa esteve à altura e foi sempre ela a impõr o ritmo e velocidade no encontro,o nosso adversário ainda reagiu e consegiu reduzir a diferença no final do 1º período para 4pts depois de estar a perder por 12-0.
No 2º período a nossa Equipa manteve o mesmo fio de jogo, pressionando o adversário a todo o campo e voltou a vencer este por 20-13.
Ao Intervalo o resultado chegava aos 34-23, e logo no início do 3º período entramos mais fortes e com uma eficácia ofensiva muito acima dos 60% conseguimos dominar completamente o adversário e vencemos este por uns claros 23-7.
No último período soubemos gerir a vantagem e o nosso treinador optou também por dar mais minutos aos atletas menos utilizados.
Parabéns a todos os atletas, pois realizaram uma excelente exibição, mantendo assim uma muito boa prestação na segunda volta do Campeonato.
Resultado Final : 75 - 53
Parciais: (14-10);(20-13);(23-7);(18-23)
Jogaram e macaram: Samuel;Bruno;Filipe Pinto;Renato (2);Nuno(13);Bruno Silva;Fião(11);Pedro Soares;Helder(26);Pedro Costa(15);Gonçalo Stringfellow(8).

Iniciados vencem o Illiabum e confirmam liderança no Nacional ao fim de quatro jornadas

Este domingo a nossa equipa recebeu no “mítico” Raimundo Rodrigues a equipa do Illiabum vencendo por 69-57 em jogo a contar para a quarta jornada da segunda fase do Torneio Nacional. Com este resultado a nossa equipa mantém-se isolada na liderança da tabela de classificação da zona norte ao contar por vitorias todas as partidas até agora disputadas. A fechar uma semana com jornada dupla e depois de uma duríssima vitoria no jogo da véspera e com alguns atletas em deficit físico, a nossa equipa conseguiu levar de vencida um adversário que já conhecíamos e que se apresentou em Ovar disposto a contrariar a nossa liderança.


Não conseguimos entrar da melhor forma no jogo sobretudo a nível ofensivo onde novamente estivemos a falhar muito na hora da concretização (7/20). Isto deveu-se fundamentalmente a alguns erros na selecção dos lançamentos e alguma ansiedade na hora de atacar o cesto. Também não conseguimos tirar proveito de algumas vantagens nos duelos 1x1 o que redundou numa baixa pontuação (14-10) que não revela a diferença existente em campo entre as duas equipas.

No segundo quarto (19-17), a equipa revelou melhorias significativas nas movimentações ofensivas com bom aproveitamento nos contra ataques (3/5) e um aumento da eficácia no lançamento de campo (57%) mas em contra partida fomos menos equilibrados a defender dando muitas facilidades ao adversário permitindo-lhe ensaiar o seu jogo exterior com relativo êxito.

Após o intervalo e tal como já tinha acontecido na jornada de sábado a equipa quebrou na sua concentração voltando a sofrer abaixamentos na sua capacidade de concretizar (5/20), embrulhando em demasia o jogo, optando sempre por complicar as transições e sem conseguir surpreender ao Illiabum ao mostrar-se mais estática e com menos dinâmica no ataque organizado. Aunado a isto a baixa eficácia desde a linha dos lances livres complicou o desenrolar da partida e não nos permitiu fugir no marcador.

No derradeiro quarto (24-17), a equipa voltou a ressurgir ofensivamente conseguindo alternar o jogo ofensivo, ora, na zona da pintura, ora, recorrendo a meia distancia e ao tiro exterior criando muitas oportunidades mas sobretudo, fazendo na maioria das vezes boa leitura das situações de jogo e conseguindo ser mais eficaz na hora de lançar. Destaque também para a nossa capacidade em pausar o jogo e fazer uma boa gestão dos tempos de ataque.

Em conclusão nova vitoria que nos permite sair com um saldo 100% positivo desta dupla jornada, numa prestação que fica marcada pela recuperação da nossa capacidade ofensiva e pela excelente atitude competitiva mostrada em campo. A rever, a baixa eficácia no contra ataque e alguma passividade na oposição de lançamento ao adversário (6 triplos consentidos) que nos deve motivar para continuar a trabalhar com redobrado afinco na procura de continuar a melhorar de cara a atingir o nosso objectivo.

Um agradecimento muito especial a todos os pais, familiares e amigos que permanentemente nos acompanham e nos apoiam. Para eles todos a equipa dedica estas vitorias.



Parciais: (14-10) (19-17) (12-13) (24-17)

Marcha: (14-10) (33-27) (45-40) (69-57)


Jogaram: Ricardo Martins (6 Pts e 9 Ress), Gabriel Diaz (15 Pts, 9 Ress e 5 BR), Nuno Sampaio (14 Pts, 3 Ress e 2 BR), Rafael Marques (1 Pt e 2 Ass), Iuri Martins (4 Pts, 2 Ress e 4 Ass), Diogo Duarte (0 Pts, 1 Ress e 2 BR), André Vaz (6 Pts, 6 Ress e 2 BR), Rodrigo Soeiro (13 Pts, 9 Ress e 2 Ass), Pedro Almeida (2 Pts), João Matos (4 Pts e 2 Ress), Sebastião Casaca (4 Pts e 2 Ress) e Dinis Amaral (0)

CADETES "A" Masc: OVARENSE derrota TONDELA por 19pts


Realizou-se este passado Sábado às 21h00 na Arena, o 2º jogo da segunda volta, frente ao Tondela, onde na primeira volta já tinha-mos vencido por 8 pts.
Foi um jogo complicado, pois entramos a perder,alguma falta de concentração e em especial a eficácia no lançamentos concretizados eram baixos e o jogo bastante lento, no 1º período acabamos por perder por 8-10. No 2º período melhoramos bastante defensivamente e na concretização ao cesto e conseguimos vencer este por 1pts, assim chegamos ao intervalo a perder por 1pt.
Na 2º parte tudo foi diferente e para melhor, conseguimos impôr o nosso ritmo, defensivamente fomos mais fortes e ofensivamente melhoramos a nossa eficácia, conseguimos assim vencer este por 21-17 e no final do 3º período já vencia-mos por 3pts. (45-42).

No 4º e último período foi ainda melhor, a vontade, a garra de vencer deu-nos uma força impressionante, lembro que neste período marcamos 36 pontos, foi obra! logo no início entramos com dois triplos e no total foram 7 que nos deu outro alento,defensivamente continuamos fortes e nunca demos mais hipótse ao nosso adversário de reagir, foi um belo período de basket. Vencemos este por uns claros 36-20.
Destaque para os 7 triplos marcados : Nuno Leite(4);Bruno Silva(2) e Filipe Duarte(1).

Terminamos assim com o resultado final de 81-62 bem merecidos e uma vitória justa, parabéns ao atletas e á equipa adversária, pois foi um digno vencido.
Parciais :(8-10);(16-15);(21-17);(36-20)

Jogaram e Marcaram: Rodrigo Lopes(6); Bruno Silva (16) ;Fábio Ferreira (2);Filipe Pinto (15) ;Nuno Leite (15) ;Pedro Santos (1) ;Leandro Gomes; Filipe Duarte (5) ; Gonçalo Stringfellow ( 21)

Sub-14 Femininas "B": Boa exibição na vitoria convincente frente ao Gica

As nossas iniciadas B começaram da melhor maneira a sua participação na ultima Fase Distrital ao receber e vencer claramente a equipa do Gica B no Raimundo Rodrigues por 66-36.

A equipa entrou com uma excelente atitude em campo perante umas adversarias mais fortes fisicamente e com mais experiencia, controlando a partida durante os quarenta minutos conseguindo sempre executar muito bem a pressão defensiva em todo o campo limitando ao adversário nas suas movimentações e partindo depois para transições rápidas com bons índices de finalização.

Destaque para a entrega e empenho de todas as jogadoras que mostraram sinais de evolução fruto da sua aplicação no trabalho semanal.

A equipa agradece o apoio incondicional de todos os pais e amigos que a acompanham.

Formação nos Media







Sub-14 C: Sem argumentos para contrariar visitantes

A nossa equipa de Iniciados C perdeu este sábado na recepção ao Brandoense B por 27-70 num jogo a contar para a segunda jornada do Campeonato Distrital. Perante uma equipa mais forte fisicamente e com mais argumentos técnicos fomos incapazes de desenvolver o nosso jogo acabando por perder naturalmente.

Temos de levantar a cabeça e continuar a trabalhar pois também se aprende com as derrotas. Para isso devemos treinar mais e melhor porque mais desafios se aproximam.

A equipa agradece o apoio de todos os pais que a companham

Sub-14 Masculinos "A": Ovarense vence Vasco da Gama e assume liderança isolada



Este sábado a nossa equipa recebeu e venceu por 53-42 no “velhinho” Raimundo Rodrigues a equipa do Vasco da Gama em jogo a contar para a terceira jornada da segunda fase do Torneio Nacional. Numa partida intensa e muito dura, e num pavilhão onde se fazia sentir muito calor, a nossa equipa obteve uma justíssima vitoria numa exibição que ficou marcada pela nossa “garra”, o colectivo e a nossa solidez defensiva.

Perante um adversário que de antemão sabíamos que iria arriscar tudo nesta partida, pois jogava grande parte do seu futuro na competição (vinha de duas derrotas nas primeiras duas jornadas), a nossa equipa fez uma boa exibição a nível defensivo durante os quarenta minutos conseguindo neutralizar o adversário na criação do seu jogo ofensivo com muita pressão sobre o portador da bola e com boa dinâmica nos cortes das linhas de passe. Nas tabelas também conseguimos ser dominadores (55/38) mas não conseguimos tirar aproveitamento dessa boa prestação ao ser muito perdulários no ataque não finalizando eficazmente as nossas inúmeras posses de bola (24/71). Isto levou-nos a ter que fazer um esforço suplementar na procura da vitoria final pois com 4 minutos e 39 segundos por jogar no terceiro período estávamos abaixo no marcador 28-31. Depois de um desconto de tempo a equipa reequilibrou-se e partiu para um parcial de 8-2 que nos levou para a frente no final do terceiro quarto: 36-33.

A partir daqui, a equipa acordou e no quarto período (17-9) conseguimos “explodir” a nível ofensivo elevando consideravelmente a nossa eficácia no lançamento de campo (56%) e explorando muito bem o jogo interior o que somado a um controlo total dos ressaltos (13/5) quebrou a tenaz resistência do nosso adversário.



Em conclusão, um jogo que se veio a tornar complicado muito por causa da nossa falta de capacidade para concretizar as inúmeras oportunidades criadas no ataque, em que perdemos muitas bolas nas transições e em que revelamos alguma fadiga mas que confirmou a nossa excelente capacidade defensiva e apontou para a excelente atitude competitiva desta equipa ao mostrar-se em campo sempre como a equipa mais “adulta”, com mais coração e com melhor capacidade para gerir a pressão. São estes jogos que também nos ajudam a crescer como equipa.

A equipa agradece como sempre o apoio dos pais e de todos aqueles que nos acompanharam.



Parciais: (16-11) (10-12) (10-10) (17-09)
Marcha: (16-11) (26-23) (36-33) (53-42)

Jogaram: Ricardo Martins (8 Pts, 8 Ress e 2 BR), Gabriel Diaz (4 Pts, 7 Ress, 4 Ass e 5 BR), Nuno Sampaio (7 Pts, 4 Ress e 3 BR), Rafael Marques (4 Pts e 2 BR), Iuri Martins (4 Pts, 4 Ress, 3 BR e 4 Ass), João Martins (0 Pts 1 Ress), André Vaz (8 Pts, 5 Ress e 2 Ass), Rodrigo Soeiro (12 Pts e 20 Ress), Pedro Almeida (0), João Matos (0 Pts e 1 Ass), Sebastião Casaca (6 Pts e 4 Ress) e Dinis Amaral (0 Pts e 2 Ress)

sexta-feira, abril 23, 2010

Sub-19 Femininas: Ovarense recebe hoje o CPN

As nossas Sub-19 Femininas recebem hoje na Arena João Gonçalves pelas 21:30 horas, a equipa do CPN em partida a contar para a 10ª Jornada do renhidissimo Campeonato Nacional, com o objectivo claro de vencer um dos adversários directos na luta pelos primeiros lugares da classificação e virar o resultado do jogo da primeira mão. Assiste e apoia as tuas equipas de formação.

Seniores Femininas: Classificação

quinta-feira, abril 22, 2010

Sub-16 Femininas: Classificação

Este Domingo - Ovarense vs Benfica

Juniores A cedem nos minutos finais

Ovarense 60 Olivais 63

Realizou-se ontem à noite mais uma jornada do Campeonato Nacional de sub20 masculinos, com a nossa equipa a receber o Olivais de Coimbra.

A equipa da Ovarense entrou mal no jogo, acabando por perder o 1º período por 7 pontos, no entanto este jogo ficou marcado pelo constante equilíbrio entre as duas equipas, conseguindo a equipa da casa ganhar o 2º período por 1 ponto e o 3º período por 3 pontos, reduzindo assim a sua desvantagem apenas para 3 pontos. No 4º período a turma de Ovar a precisar de recuperar a desvantagem que tinha no marcador, entrou forte conseguindo passar para a liderança.

Num jogo tacticamente muito bem disputado, com ambas as equipas a recorrerem a variadas alternâncias tácticas, foi apresentando um bom nível de jogo. Nos minutos finais a inoperância ofensiva da Ovarense foi o factor decisivo, com vantagem no marcador os jogadores de Ovar não conseguiram concretizar qualquer ponto no ultimo minuto o que acabou por sentenciar o desfecho menos desejado do jogo.

Fica no entanto um bom jogo de basquetebol apresentado pelas duas equipas.

Próximo Jogo: Ovarense vs Vasco da Gama, Quarta-feira (28/4) às 21h30 na Arena Dolce Vita

Entrevista: Dinis Amaral




Dinis Amaral é o jovem entrevistado da semana. Dinis joga a vários anos na Ovarense, tendo-se iniciado no escalão de minis. Esta época faz parte da equipa de Iniciados Masculinos A que têm realizado um excelente percurso. O Dinis faz parte de um grupo de atletas que actuam juntos há várias épocas e que têm vindo a conseguir bons resultados mostrando continua evolução no seu nivel de jogo. Ao serviço da Ovarense já foi campeão distrital de minis e fez parte da equipa de Iniciados B que no ano passado venceu o seu Campeonato Distrital.

Damos assim a conhecer Dinis Amaral:

• Com que idade é que começaste a jogar basquetebol? Porque é que escolheste esta modalidade?

Comecei a jogar basquetebol aos 4 anos. Escolhi esta modalidade porque a minha família já estava ligada ao basquetebol e desde novo estive sempre a volta deste apaixonante mundo.

• Que sentes quando marcas um cesto?

Sinto uma enorme alegria porque vejo que consigo ajudar a minha equipa.

• A que dás mais valor, a um cesto ou a fazer uma assistência?

Dou mais valor a uma assistência.

• Que te faz mais feliz dentro do campo?

O que me faz mais feliz dentro do campo é ver a equipa a lutar pela vitoria em todos os jogos com alegria, empenho, humildade e sobretudo ver que todo o grupo está bem quando chegamos ao fim dos jogos.

• Que significam para ti os teus colegas de equipa?

Para além da amizade eles representam um exemplo de trabalho em grupo e orgulho-me de fazer parte dele.

• Treinador(a) que mais o marcou? E por alguma razão especial?

Todos os treinadores com que já trabalhei me ensinaram coisas que me ajudaram a evoluir como jogador.

• Um lançamento inesquecível?

Cada cesto convertido é um lançamento inesquecível. Talvez os que mais marcam são aqueles que ajudam a equipa num momento determinado a passar para a frente no marcador num momento mais complicado.

• Qual o melhor momento da carreira?

Esta época tem sido marcante. Passar cada uma das fases onde temos estado a competir tem sido importante.

• E o Pior?

Nenhum em especial até ao momento mas cada vez que perdemos ficamos tristes ou quando vemos que algum colega fica lesionado.

• Com que jogador(a) português gostavas de jogar 1x1?

Com o Sérgio Ramos e o Nuno Marçal.

• Com que jogador(a) estrangeiro gostavas de jogar 1x1?

Lebron James

• Qual o teu ídolo no Basquetebol?

Lebron James.

• Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogador?

Sim. Procuro ler revistas, livros, noticias e também vejo muitos sites na internet. Procuro também assistir a muitos jogos ao vivo

• Quais são os teus hobbies além do basquetebol?

Estudar, praticar natação e conviver com os meus amigos.

• Achas que o basquetebol te tira tempo de estudo?

Não, porque consigo conciliar ambas coisas. Tento fazer uma boa gestão do meu tempo de forma a não sacrificar nenhuma das duas coisas.

• Outras Modalidades que mais gostas?

Eu também gosto muito de natação, futebol e andebol.

• Um sonho Concretizado?

Para já ainda não tenho nenhum.

• Um sonho por Concretizar?

Ganhar o Campeonato Nacional de Iniciados.

quarta-feira, abril 21, 2010

Sub-14 Masculinos "A": Classificação

Sub-20: Ovarense recebe hoje o Olivais de Coimbra

Os nossos Sub-20 recebem hoje na Arena João Gonçalves pelas 21:00 horas, a equipa do Olivais de Coimbra em partida a contar para a 11ª Jornada com o objectivo claro de repetir a boa exibição do jogo da primeira volta e segurar o quarto lugar da classificação. Assiste e apoia as tuas equipas de formação.

terça-feira, abril 20, 2010

Sub-16 B: Vitoria suada permite ascender ao segundo lugar

A nossa equipa de Cadetes B deslocou-se no passado domingo até São João da Madeira onde defrontou e venceu a equipa local por 48-44 em jogo a contar para a quinta jornada da 4ª Fase do Campeonato Distrital. Com este resultado a nossa equipa ascende ao segundo lugar da classificação ao somar a sua quarta vitoria nesta fase contra uma só derrota.

Sabíamos de antemão que íamos encontrar um adversário motivado que tentaria dificultar ao máximo a nossa tarefa. Talvez por isso entramos bem na partida com bons índices de agressividade e pressionando muito bem na defesa o que forçou ao adversário a cometer muitos turnovers e a não conseguir ser esclarecido nos seus ataques. A nível ofensivo conseguimos fazer transições rápidas e ganhar alguns duelos 1X1 mas por vezes complicamos a circulação da bola no ataque organizado. Esta boa actuação levou-nos a vencer o período por categóricos 04-15.

Já no segundo e terceiro período a situação alterou-se dado que não conseguimos manter a mesma intensidade em campo cometendo inúmeros erros devido a lapsos de concentração (grande quantidade de turnovers e apatia nos ressaltos) e estivemos pouco dinâmicos no ataque com baixos níveis de eficácia (Só 17 pontos marcados em vinte minutos). Isto provocou que o adversário acabasse por cima no final do terceiro período 34-32.

Os derradeiros dez minutos foram pautados pelo equilíbrio no marcador. Conseguimos gerir melhor a pressão nos momentos cruciais e fomos mais eficazes na hora da concretização. Também aproveitamos alguma falta de discernimento da Sanjoanense e conseguimos voltar a recuperar os níveis defensivos para vencer o parcial por 10-16 alcançando assim uma difícil mas saborosa vitoria.

Em conclusão, uma prestação que voltou a estar marcada pela falta de consistência em todos os processos e que depois se reflectem em actuações tanto no aspecto individual como no colectivo aquém do potencial que o grupo de trabalho possui. Fica o aviso que devemos encarar as partidas com a mesma atitude, concentração e intensidade durante os quarenta minutos e que temos de treinar “forte”, pois esperam-nos mais dois jogos difíceis.

Na próxima jornada, a nossa equipa recebe o Gafanha B adversário directo na luta pelo segundo lugar da classificação.

Parciais do jogo: (04-15) (08-09) (22-08) (10-16)
Marcador: (04-15) (12-24) (34-32) (44-48)

Jogaram: Luís Pinto (0), Diogo Miranda (3), Pedro Santos (10), Paulo Diaz (5), Daniel Carvalho (10), Pedro Caseiro (4), Rui Pedro (0), Nuno Monteiro (11), Rui Sousa (5) e José Soares (0)

Cadetes Femininos perdem em casa da Campeã Distrital

Gafanha 81 Ovarense 57

No reatar do campeonato nacional a equipa de Cadetes Femininos tinha pela frente uma difícil deslocação até casa das campeãs distritais e actuais 2ªclassificadas do Campeonato Nacional.

Após uma paragem tão prolongada e com algumas dificuldades de treino, seria sempre uma incógnita como é que as equipas iam-se apresentar. Entrando muito bem em jogo a nossa equipa tomou a dianteira com um rápido 7-2. No entanto o jogo teria uma 1ªparte toda muito equilibrada, disputada ponto a ponto, só havendo desequilíbrio quando antes do intervalo o Gafanha realiza um parcial de 8-0 que permitiu ir para o intervalo a vencer por 38-35.

Na 2ªparte o jogo não manteve a nota de equilíbrio, com um 3ºperiodo em que a produção ofensiva da Ovarense foi muito fraca, somente 7pts, permitiu à equipa da casa ganhar vantagem no marcador e controlar a partida até ao seu final.

Apesar de uma 1ªparte positiva na 2ªparte a nossa equipa não foi capaz de manter o mesmo nível e assim somou uma derrota por números que não comprovam o que passou-se em campo.

No próximo fim-de-semana a nossa equipa realiza a última jornada dupla, ao receber a Sanjoanense e ao deslocar-se a Coimbrões.

CADETES "A" Masc: Derrota com Illiabum por 54-67


Este passado domingo a nossa Equipa iniciou a 2ª volta do Campeonato Inter-Associações e entrou da mesma forma que na 1ª volta, isto é com uma derrota, desta vez por uma diferença de 13pts.
Um jogo em que à nossa Equipa faltou um pouco de tudo, desde a atitude vista nos últimos jogos, agressividade defensiva e um pouco de velocidade, especialmente na 2ª parte, pois até ao intervalo ainda conseguimos equilibrar o jogo, perdia-mos por 3pts (26-29).

O 3º período entramos pior e o adversário aproveitou para vencer este por um parcial de 11pts (14-25). No 4º e último período ainda se verificou um reacção da nossa equipa que acabou por vencer este por 1pt. (14-13).

Resultado Final: 54-67
Parciais:(13-21);(13-8);(14-25);(14-13)

Jogaram e marcaram: Rodrigo Lopes(2);Bruno Silva(16);Fábio Ferreira(6);Filipe Pinto(17);Nuno Leite(9),Leandro Gomes(1);Filipe Duarte(3);Gil Seabra e Sérgio Silva.
Próximo Jogo em casa com o Tondela

Sub-16 "C": Deixar fugir o pássaro por falhar nos pormenores

A nossa equipa de Cadetes “C” deslocou-se no passado sábado até Águeda para defrontar o Gica em jogo a contar para a quinta jornada do Campeonato Distrital tendo averbado uma derrota por 59-49 numa partida em que ficamos com a nítida ideia de que podíamos ter feito melhor e que podíamos ter saido com outro resultado.

Perante uma equipa forte fisicamente mas algo limitada no aspecto técnico a nossa equipa não conseguiu entrar da melhor maneira no jogo mostrando-se apática no trabalho defensivo e algo passiva na luta pelos ressaltos o que proporcionou ao adversário segundos e terceiros lançamentos. A nível ofensivo não conseguimos ser suficientemente agressivos nos duelos 1x1 e fomos pouco eficazes no ataque ao cesto. Produto deste sub rendimento que se viria a revelar fundamental para o desfecho da partida, a equipa chegou ao intervalo a perder por 21-32.

No regresso dos balneários a equipa conseguiu melhorar a sua performance ofensiva ao conseguir que o lançamento exterior funcionasse. Nesta fase conseguimos conciliar esse melhor aproveitamento no ataque com uma defesa equilibrada que nos levou a vencer o período por 14-17. No derradeiro quarto a equipa não pode manter o mesmo patamar e embora a lutar sempre pelo resultado acabou por ceder.

Pela positiva devemos destacar a nossa segunda parte (vencemos 28-27). A rever a nossa atitude defensiva, a nossa concentração e fluidez nas transições e a ideia de que o jogo tem quarenta minutos e que devemos entrar sempre com a mesma determinação, intensidade e agressividade quando o encaramos.

Por último a equipa agradece o apoio de todos os pais e amigos que nos acompanham semana a semana.

Jogaram: Hugo Rodrigues (8), Hugo Xavier (0), João Lavoura (21), Fábio Silva (4), Luís Gonçalves (4), André Oliveira (3), José Santos (0), André Couto (2), João Leite ( 3), Miguel Silva (0), André Pinho (4) e Ricardo António (0)

Sub-14 C/D: Partida emocionante na abertura da Quinta Fase Distrital

As nossas equipas de Iniciados C e D defrontaram-se no passado sábado em jogo a contar para a primeira jornada da quinta Fase do Campeonato Distrital. A vitória sorriu a equipa “C” por 38-30 num jogo disputado taco a taco durante os quarenta minutos e onde a incerteza no resultado pairou até os últimos segundos.

Assistiu-se a um jogo equilibrado onde os atletas de ambas as equipas deram todo de si em campo a procura da vitoria e onde se confirmou a evolução que os atletas tem adquirido com o decorrer da época. Venceu a equipa que foi mais feliz na concretização.

Ambas as equipas voltam a acção na próxima semana: Os “C” recebem em casa o Brandoense “B” em partida a disputar no mítico Raimundo Rodrigues enquanto que os “D” deslocam-se até Aveiro para defrontar a forte equipa do Beira-Mar.

Por último as equipas agradecem o apoio de todos os pais.

segunda-feira, abril 19, 2010

Babybasket participou em Convivio na Gafanha

As nossas crianças do Babybasket deslocaram-se durante a manhã de ontem, dia 18 de Abril, até a Gafanha de Nazaré para participar no 3º Convívio de Babybasket "Cidade da Gafanha da Nazaré", para crianças de 3, 4, 5 e 6 anos, no Pavilhão Desportivo dessa localidade e que contou com a participação das equipas do Gafanha Aires, Illiabum Clube e AD Ovarense.

A actividade decorreu com jogos de interacção com os pais, um circuíto de habilidade com bola, um circuíto de saltos e coordenação, assim como um espaço onde os miúdos brincaram com os aparelhos de ginástica proporcionando as crianças uma manhã diferente com novas experiencias.

JUNIORES "B" : DERROTA COM SABOR A VITÓRIA POR 55-58


Realizou-se este passado Sábado o jogo contra a forte equipa da São João da Madeira.
Um jogo emotivo e sempre com o resultado indefinido até ao final, A nossa equipa entrou forte e muito concentrada logo no 1º período, houve momentos de bom basket de ambas as equipas ao longo do jogo.
Ao intervalo a nossa equipa perdia por 1 ponto (22-23). Na 2ª parte o jogo manteve-se taco a taco e entramos no último período a vencer por 4 pontos (44-40).
Já nos últimos minutos do 4º período não tivemos a calma suficiente para guardar a vantagem e duas perdas de bola em dois momentos cruciais do jogo, acabou por ditar o vencedor do encontro.
Parabéns a todos os atletas pelo jogo realizado, atitude em campo e garra demonstrada.

Resultado Final: ADO 55 SJM 58
Parciais: (17-11);(5-12);(22-17);(11-18)
Jogaram e Marcaram: Samuel;Bruno (3);Ricardo;Filipe Pinto;Renato Borges(1);Nuno(11);Bruno Silva;Fião(4);Pedro Soares;Helder(4);Pedro Costa(28) e Gonçalo Stringfellow(4)

Sub-14 "A" Masculinos: Vitoria convincente em Oliveira de Azemeis permite manter invicto na segunda fase do Nacional



A equipa de Iniciados venceu ontem categoricamente como visitante a equipa da Oliveirense por 40-66 em jogo a contar para a segunda jornada da Segunda Fase do Torneio Nacional. Depois da longa paragem motivada pela Pascoa e as Festas do Basquetebol em Portimão, a nossa equipa regressou a actividade com uma boa prestação em que a nossa capacidade defensiva voltou a ser fundamental para o desfecho da partida.

Entramos com alguma ansiedade na partida, funcionando muito bem em defesa mas depois não conseguindo dar o melhor seguimento no aproveitamento ofensivo falhando muito nas transições para o ataque (10 Turnovers) e tendo baixa eficacia na concretização (35% em lanç.campo). Para além disso, formos perdulários no contra ataque (25%) nem sempre executando-os com a devida rapidez e precisão. Isto levou-nos a obtenção de um resultado favorável de 12-7 no período mas que pecou claramente por escasso.

No segundo quarto mantivemos a intensidade defensiva “sufocando” o adversário através de muita pressão sobre o portador da bola e cortando bem as linhas de passe e dominamos claramente os ressaltos (11 contra 6). A nível ofensivos melhoramos os nossos índices de eficácia fundamentalmente devido a que conseguimos tirar proveito da nossa maior fortaleza no jogo interior (8/13) e a que fomos mais colectivos na nossa abordagem ao cesto contrario. Também conseguimos por momentos fazer funcionar bem o ataque organizado tendo paciência para escolher o momento certo de atacar o cesto. Fruto desta boa prestação a equipa venceu o parcial por 20-9.

Após o intervalo, a equipa continuou a praticar o mesmo basquetebol dando primazia a intensidade defensiva e ao trabalho na zona da pintura com domínio claro nas tabelas (13/6) o que praticamente sentenciou o desfecho da partida. Nesta fase soubemos gerir bem os tempos no ataque embora continuássemos a perder muitas bolas aquando das transições. Neste quarto o resultado fixou-se em 17-8.

Nos derradeiros dez minutos (17-16) voltamos a estar bem no ataque mas baixamos a nossa intensidade defensiva produto do cansaço e de um natural relaxamento dada a vantagem acumulada. Mesmo assim continuamos a mostrar bons pormenores no ataque organizado e controlamos bem o jogo sem cair em picardias e sem cair em excessos de individualismo.

Em conclusão, boa exibição numa partida onde mostramos que jogando no colectivo, com agressividade e qualidade no trabalho defensivo e inteligência e concentração em ataque podemos atingir bons resultados e chegar mais perto dos objectivos que nos traçamos para a época. Destaque para o alto número de assistencias (17) e para a nossa defesa que limitou o adversário a 24 pontos nos primeiros 30 minutos de jogo. No lado menos bom devemos rever o aumento dos “turnovers”, e a baixa eficácia na hora de contra atacar (46%).

Por ultimo, a equipa agradece esse apoio permanente e incondicional de todos os pais e de todos aqueles que acompanham física ou espiritualmente o grupo.



Marcador: (12-07) (20-09) (17-08) (17-16)
Marcha: (12-07) (32-16) (49-24) (66-40)

Jogaram: Ricardo Martins (22 Pts, 11 Ress e 5 BR), Gabriel Diaz (7 Pts, 8 Ress e 9 Ass), Nuno Sampaio (8 Pts, 4 Ress e 2 BR), Rafael Marques (4 Pts, 4 Ress e 2 BR), Iuri Martins (6 Pts, 11 Ress e 3 Ass), Diogo Duarte (0), André Vaz (8 Pts e 6 Ress), Rodrigo Soeiro (6 Pts e 2 Ress), Pedro Oliveira (0), João Matos (2 Pts e 2 Br), Sebastião Casaca (0 Pts e 3 Ress) e Dinis Amaral (3 Pts e 2 Ress)