A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Entrevista ao treinador Beto da equipa Sub14 Masc A

Depois de na semana passada termos dado voz a treinadora da equipa de Sub14 Feminina, está semana fomos ouvir o treinador da congénere masculina. A equipa de Sub14 Masculina apurou-se para o Torneio Nacional após ter terminado a toda a Fase Distrital sem qualquer derrota.
Fizemos umas pequenas questões ao treinador da equipa que agora damos a conhecer.

Qual o balanço feito da época até ao momento?
O balanço que se pode fazer no momento é que a época tem decorrido bastante bem. A Equipa tem evoluído, os "Atletas" têm estado muito motivados, concentrados e a trabalhar sempre com muita vontade e por isso mesmo têm também evoluído individualmente, sendo que a presença de alguns deles nos trabalhos da Selecção Distrital é a demonstração disso mesmo e do trabalho realizado por todos os elementos da Equipa.
Também os Seccionistas têm sido um suporte magnífico apoiando a Equipa e o treinador, tanto na recolha de dados dos jogos, como na resolução dos "problemas" que vão surgindo.
 Os Pais têm também colaborado, acompanhando-nos sempre, apoiando e facilitando sempre o trabalho de forma a que se possa coordenar os horários dos treinos e jogos e ainda as deslocações da Equipa.
Quanto aos resultados, conseguimos acabar as diversas Fases Distritais sem derrotas, faltando ainda o mais difícil que será a Fase Final, para a qual já nos apurámos à muito. Quanto ao treinador, devo dizer que continuo a aprender muito com esta Equipa.

Tendo em conta a fase distrital que terminou, e faltando só a Fase Final Distrital no final de época, até onde pode chegar a equipa da Ovarense?
Todas as Equipas presentes na Fase Final já foram por nós defrontadas e são todas elas adversários fortíssimos e por isso candidatas. Da nossa parte resta-nos continuar a trabalhar com humildade e com a certeza que apesar do valor dos outros podemos lutar pelo título Distrital e ao mesmo tempo divertirmo-nos muito, como tem acontecido.

A próxima etapa é o Torneio Nacional, quais são os objectivos da Ovarense nesta competição?
O Torneio Nacional que agora começa é um pouco diferente, porque vamos defrontar equipas que ainda não conhecemos, mas que ficaram classificadas nos lugares cimeiros dos seus Campeonatos Distritais. Da análise que fiz, penso que o Grupo onde os Iniciados A da Ovarense foram incluídos, é o mais forte da nossa Zona, havendo três ou quatro equipas com legitimas aspirações a ficarem nos dois lugares que dão acesso à fase seguinte. Assim sendo a nossa motivação será ainda maior e a Equipa acredita que poderá ficar classificada nos lugares de apuramento. Vamos com certeza lutar pelo 1º lugar.

Queres deixar uma mensagem aos teus atletas?
Equipa, humildade, concentração e trabalho; Eles sabem o que eu quero dizer!!!

Para terminar, queres deixar alguma crítica ou elogio ao estado da formação em Portugal?
A formação (e não só) em Portugal vive ainda muito do gosto e preocupação de pessoas que têm outras actividades e que por isso não podem utilizar o tempo que gostariam tanto na sua formação, como com as suas equipas. Penso que por isso mesmo, por vezes o trabalho é feito de uma forma mais empírica do que seria desejável. É também verdade que temos em Portugal treinadores e formadores bastante competentes, mas que obviamente por questões financeiras e também por necessidade dos próprios Clubes estarão sempre mais ligados às equipas de competição. Quando no Basquetebol em Portugal se conseguir pagar ordenados que permitam a sobrevivência de um treinador e da sua família, provavelmente conseguiremos cativar essas pessoas para a formação (que bem falta fazem). Para além disto acho também que em alguns Clubes não existe propriamente uma preocupação com a formação e que em alguns outros se confunde ainda hoje os escalões de formação e de competição, não permitindo por vezes que os "Atletas" tenham um desenvolvimento continuo. De qualquer forma tem havido cada vez mais uma procura de dotar as pessoas da formação com algumas ferramentas e conhecimentos que lhes possam ser úteis, nomeadamente com as intervenções da Escola nacional de Basquetebol, os diversos cursos e acções de formação que se realizam cada vez em maior quantidade e qualidade em quase todos os distritos do País e também com a realização dos cursos para atingir os diversos níveis de formação dos treinadores. 

Sem comentários: