A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, maio 31, 2010

Ovarense finaliza Segunda Fase do Nacional com derrota frente ao FC Porto na antecamâra da Fase Final


A Ovarense perdeu este sábado na Arena João Gonçalves por 52-55 frente ao FC Porto numa partida correspondente a décima e ultima jornada da segunda fase do Torneio Nacional de Sub-14 Masculinos. A baixíssima eficácia desde a linha dos lances livres (4/16), uma menor capacidade para discutir os ressaltos (26/42) e alguns lapsos de concentração em momentos chaves da partida conduziram-nos a segunda derrota desta fase.

Com ambas as equipas apuradas desde há duas jornadas e já em fase de preparação para a Final Nacional e perante uma significativa e entusiasta plateia, os dois conjuntos entraram algo ansiosos em campo tentando resolver no ataque depressa mas nem sempre bem. Neste período (08-10) estivemos bem nas tarefas defensivas, embora sem conseguir controlar os ressaltos, mas não conseguimos no ataque fazer as melhores selecções de lançamento produto da pouca mobilidade no ataque organizado e da pouca agressividade no 1x1 o que nos levou a optar na maioria das vezes pelo tiro exterior que se revelou pouco eficaz.

No segundo período (14-18) perdemos agressividade defensiva e embora equilibrando mais a luta nas tabelas fomos muito permissivos dando ao adversário a possibilidade de ter segundos e terceiros lançamentos facto bem aproveitado pelos visitantes. A nível ofensivo estivemos pouco esclarecidos nas transições perdendo muitas bolas nas saídas para o ataque e não conseguimos ser eficazes na concretização abusando novamente do lançamento exterior.

Depois do intervalo (18-10), a equipa entrou com uma melhor dinâmica. A nível defensivo intensificou a pressão em todo o campo, conseguiu fazer melhor as entreajudas e equilibrou a luta nas tabelas. A nível ofensivo, executou as transições com mais segurança melhorando a qualidade do passe e aumentou significativamente os índices de concretização (50% (8/16) em lançamento de campo) o que nos levou a fazer um parcial de 14-04 que nos levou para a frente do marcador com seis pontos de avanço a 2,09 para o final do período. Inesperadamente, a equipa perdeu a concentração e num minuto perdeu três bolas que redundaram em seis pontos para os nortenhos que aproveitaram dessa forma para voltar à discussão do jogo.

Com o jogo muito dividido o ultimo período (12-17) foi bastante dramático com alternâncias no marcador durante grande parte do mesmo. Voltamos a ser impacientes no controlo do jogo, perdendo novamente varias bolas em momentos chaves, perdemos eficácia na concretização inclusivamente falhando alguns contra ataques e sobre tudo não conseguimos acertar desde a linha de lance livre (8 lances livres falhados) o que se revelou fundamental para perder o jogo embora discutindo o resultado até ao ultimo segundo.

Em conclusão uma derrota difícil de digerir sobre tudo porque o adversário pareceu estar ao nosso alcance. Este resultado não nos deve abalar mas sim deve ser escalpelizado ao pormenor de forma a conseguirmos tirar as melhores ilações para preparar a próxima fase. Temos de continuar a trabalhar melhorando a nossa concentração em campo, a nossa mobilidade em ataque e a nossa capacidade de gerir o jogo em todos os momentos. Temos tempo e com certeza estaremos no nosso melhor ponto de forma quando os desafios assim o exigirem.



A equipa agradece o apoio de todos os pais e amigos que nos apoiaram neste importante desafio e a todos aqueles que durante a época tem acompanhado este grupo de trabalho.


Parciais: (08-10) (14-18) (18-10) (12-17)

Marcha: (08-10) (22-28) (40-38) (52-55)


Jogaram: Ricardo Martins (8 Pts, 4 Ress e 3 Ass), Gabriel Diaz (4 Pts, 7 Ress e 7 BR), Nuno Sampaio (8 Pts, 3 BR e 1 Ass), Rafael Marques (2), Iuri Martins (6 Pts, 2 Ress e 3 BR), Diogo Duarte (-), João Martins (-), André Vaz (8 Pts, 2 Ress e 3 BR), Rodrigo Soeiro (8 Pts, 4 Ress e 3 BR), João Matos (6 Pts, 2 Ress e 1 Ass), Sebastião Casaca (2 Pts, 3 Ress e 2 BR) e Dinis Amaral (0 Pts e 1 Ress)

Sem comentários: