A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

domingo, dezembro 17, 2006

ARBITRAGEM OU FALTA DELA

Este fim de semana tivemos o seguinte quadro nas nossas competições distritais:

SÁBADO 16 de Dezembro - 14 jogos sem árbitros

DOMINGO 17 de Dezembro - 21 jogos sem árbitros

ou seja, mais de 60% dos jogos deste fim de semana decorreram com os clubes a terem de se mobilizar para arranjarem uns miudos dos escalões superiores, de treinadores ou de alguém que minimamente conheça as regras para que o jogo se possa realizar. Este quadro tem-se vindo a repetir fim de semana após fim de semana de uma forma bem mais vincada do que na época transacta.
Nas conversas que temos mantido com pessoas da ABA a este respeito, a justificação tem a ver com o insuficiente numero de árbitros para os jogos que se efectuam e que muitos dos árbitros são convocados para jogos de competições mais importantes como sejam os jogos dos CNBs.
Não estou a escrever sobre este tema para descobrirmos estratégias de mobilização de jovens para suprir esta lacuna. Essa poderá ser outra discussão. Falo nisto porque no mesmo comunicado ao qual fui buscar o numero de jogos sem árbitros para o fim de semana, também consta que amanhã segunda feira dia 18 de Dezembro não há árbitros para o único jogo que se realiza, que no dia seguinte dia 19 também há 3 jogos que se realizarão e que serão feitos sem árbitro oficiais e no dia 20 de Dezembro um jogo terá o mesmo problema. Será que as justificações de que falámos atrás para a falta de árbitros ao fim de semana se aplicam nestes casos? É óbvio que não. E isso é que não se percebe.
Carlos Pinto

Sem comentários: