A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

sábado, dezembro 02, 2006

CADETES FEMININOS - CAMP. DISTRITAL - 2ª VOLTA


Começou da pior maneira a 2ª volta do Camp. Distrital para a nossa equipa.

O primeiro jogo da 2ª Volta era aguardado com grande entusiasmo pelas atletas, uma vez que seria disputado com a equipa do Esgueira que se encontrava em 1º lugar e era a única que ainda não tínhamos vencido. No entanto as expectativas das nossas jogadoras acabaram defraudadas por uma série de contrariedades e alguns factos estranhos que aconteceram antes e durante o jogo. Assim sendo a equipa começou por ser confrontada com o facto de este ser o único jogo a realizar-se em todo o Distrito no dia 1 de Dezembro de 2006, uma vez que todas as outras equipas viram os seus jogos adiados em virtude de Clinics e outras actividades também marcadas para esta data. Este facto causou estranheza em várias equipas e foi inclusivamente aqui referido no Blog da formação durante a semana.

Como o que a nossa equipa pretende é jogar basquetebol, aprender e divertir-se, na data marcada para o jogo fomos tranquilamente para o mesmo sem nunca nos referirmos a este aspecto e pensando apenas em jogar e “trabalhar” da melhor maneira possível. No entanto e enquanto aguardávamos pelo inicio da partida, fomos abordados por uma Senhora que se apresentou como fazendo parte da Associação de Basquetebol de Aveiro e que nos disse que este jogo não estava previsto e que nem ela nem a Associação tinham conhecimento da realização do mesmo ( isto apesar da filha da referida Senhora fazer parte da equipa de Cadetes femininos do Esgueira com quem íamos jogar). Respondeu o nosso treinador, que do seu ponto de vista, o importante seria a Associação esclarecer em comunicado o que falhou, de forma a que todos os clubes pudessem entender o que se passou quanto a esta situação. Posto isto e depois da mesma Senhora (o nome da Senhora em causa não é referido por desconhecimento e não por qualquer má vontade quanto à mesma) dizer que num jogo como este seria normal haverem árbitros mas que estes não tinham sido nomeados em virtude do desconhecimento da Associação em relação ao mesmo, foi a vez da treinadora do Esgueira dizer que também ela desconhecia a inexistencia de árbitros para o jogo ( o que aliás não vinha como habitualmente referido no comunicado, levando toda a gente a pensar que o jogo teria árbitros oficiais) e tentar a partir desse momento arranjar pessoas que pudessem apitar e fazer a “mesa” do encontro.

Depois de ultrapassada esta questão, o mais importante que era o jogo lá começou. A nossa equipa entrou um pouco nervosa, mas demonstrou desde o inicio que iria lutar pela vitória e assim o jogo foi decorrendo de forma equilibrada embora com a equipa do Esgueira sempre à frente do marcador de tal forma que ao intervalo o resultado era Esgueira 31 – Ovarense 25. No 3º período e depois de uma forte pressão inicial do Esgueira as nossas atletas serenaram e conseguiram aumentar o ritmo de jogo, facto que foi fundamental para uma nova aproximação no marcador a meio do período. De referir que até esse momento o jogo tinha decorrido sem incidentes, não tendo qualquer elemento do nosso banco feito qualquer comentário ou observação ao trabalho dos árbitros. Neste momento, quando o resultado era de 4 pontos favorável ao Esgueira e após uma sequencia de lances em que um dos árbitros ( uma menina atleta da equipa de juniores de Esgueira) apitou fora da sua área de intervenção e sempre contra a nossa equipa, o treinador da Ovarense achou por bem dirigir-se pela 1ª vez no jogo ao árbitro fazendo sentir que não concordava com o que se estava a passar nos últimos minutos do jogo. A menina que apitava o jogo teve uma atitude de prepotencia mandando-o calar de forma arrogante, tendo o nosso treinador manifestado que aquilo era uma atitude de falta de respeito pela nossa equipa e era também uma falta de educação, nada própria de um jogo de cadetes. O certo é que este diálogo acabou com a expulsão do treinador da Ovarense ( situação inacreditável perante o que se passou e que jamais teria acontecido c/ árbitros oficiais ou se tivesse havido bom senso) perante a passividade dos responsáveis da equipa de Esgueira.

Felizmente que um jogo tão estranho teve um ponto positivo e que esse sim é o mais importante de todos; refiro-me ao trabalho, empenho, concentração e capacidade de resposta que tiveram as apenas 8 atletas com que a nossa equipa contou para este jogo e que mesmo depois da expulsão do treinador conseguiram com a ajuda do Seccionista Carlos dar uma resposta positiva e fazer a gestão do jogo durante o período e meio que faltava para o fim do encontro e que terminou com o resultado de ESGUEIRA 60 – OVRENSE 49.

BRAVO MENINAS É POR ISSO QUE TEMOS ORGULHO NA NOSSA EQUIPA.

Para terminar, dizer apenas que nunca nenhum destes acontecimentos anteriores ao jogo foi posto em causa por nós, porque achamos que na formação o mais importante não é de facto o resultado, entendemos no entanto que é preciso reflectir e corrigir para que estas situações não se repitam.

10 comentários:

Anónimo disse...

Queria dar os parabéns à nossa eqipa pelo espírito q demonstrou em campo, e pela atitude qe teve perante este jogo difícil. É de lamentar a expulsão do nosso treinador, mas "ensinaram-na assim" - Dito pela própria jogadora.

Vamos continuar a trabalhar, para num futuro breve vingarmos este jogo. Parabéns Equipa ^*

Anónimo disse...

Por incrivel que pareça, os arbitos da "casa" prejudicaram mais o Esgueira. E diga-se em abono da verdade que a miuda que apitou o jogo esteve muito bem e isenta!, ao contrário do colega que até parecia do Ovarense

Anónimo disse...

Ai beto... Era uma menina, francamente !! ;)

Anónimo disse...

para quem nao sabe a menina que arbitrou o jogo esgueira - ovarense ja foi arbitra oficial da associaçao de aveiro... lamento dar esta informaçao às pessoas que ainda nao sabiam da mesma! por coesidencia a menina arbitra nao faltou ao respeito e muito menos foi mal educada, contrariamente ao respectivo treinador da Ovarense que se exaltou de mais...

sem mais a dizer!

Anónimo disse...

Geralmente um treinador bem formado, diz aos seus atletas que não quer faltas técnicas. Este treinador reclamou tão exaltadamente após o intervalo, que quem esteve nas bancadas apercebeu-se da agressividade do senhor perante um dos árbitros. É natural que uma pessoa que está a apitar um jogo e sente que um treinador de FORMAÇÃO, não se consegue controlar, sente-se ameaçado e para controlar tal exaltação, tem de mostrar posição (é assim que ensinam na formação de ábitros).Meu senhor, para si tenho apenas algumas palavras:Antes de fazer qualquer comentario à atitude da jovem em questão, reflicta primeiro, e pense se a sua foi a melhor, para quem forma jovens para um futuro.

Anónimo disse...

Meus senhores "Anonymous", se vocês estiveram presentes no jogo, notaram que a tal menina começou no início do 3º período a beneficiar o Esgueira e a prejudicar a Ovarense. Se a tal menina foi árbitra deve saber então que quando uma jogadora é agarrada por trás numa disputa da bola, é falta e não passos como foi marcado, que por sinal à equipa da Ovarense. Em relação à forma como o nosso treinador nos ensina, não se preocupem, ele fez, faz e vai continuar a fazer com que nós honremos o nosso clube.

Anónimo disse...

Por coincidência e não coesidencia, ñ é novidade para ninguém que a menina que apitou o jogo já foi árbitro oficial da Associação de Aveiro, como aliás ficou bem demonstrado pela maneira como o conduziu a partir de certa altura. Em relação à formação do treinador da Ovarense, ela esteve mais que evidente na maneira como actuou aquando do 1º jogo da época em que a Ovarense recebeu o Esgueira e em que a sua treinadora pôde acompanhar o jogo no banco sem ter cartão e sem estar inscrita, ñ levantando o treinador da Ovarense qualquer obstáculo (pelo contrário) a essa situação. Também se conseguiu perceber que é bem formado, uma vez que colaborou no sentido de resolver os problemas anteriores ao jogo e acatou sempre as decisões dos árbitros em Esgueira, ñ se percebendo porque é que foi tratado daquela forma rude e arrogante na 1º vez em que se dirigiu a um deles.

Anónimo disse...

Apesar de não ter podido comparecer ao jogo entre a minha equipa (Ovarense) e a equipa Esgueira, por causa de uma lesão não poderei comentar qualquer atitude do jogo acontecido no dia 01 de Dezembro em Esgueira. E contrapartida posso comentar os comentários dos "anonymous" que nao são o mais correctos, porque qualquer comentário feito pela parte do Ovarense foi so e exclusivamente a falar sobre o jogo. Nunca referimos ou criticamos a formação da treinadora do esgueira. Eu como atleta do Ovarense sei que a formção do nosso treinadore é das melhores e sinceramente não acredito que o treinador da minha equipa possa ter feito "uma reclamação tao exenta" dita mesmo por um "aonymous".
Uma coisa tenhu a certeza a minha equipa está de parabéns e claro o nossop treinador que pelos vistos teve uma prestação Incrivel não deixando de apoiar a nossa equipa!
Parabéns e Obrigado Beto;)
E nós meninas vamos lutar por tudo aquilo que queremos.. e nós sim sabemos bem o que qeremos..:D
Parabéns

Anónimo disse...

Ahahahaha.. Adoro isto, o nosso treinador eq n tem formação e td, mas nós é q levamos cm comentários anónimos :D Se se acham agm, qd derem a cara pode ser q agm se de ao trabalho de vos responder em condições ;)

Um beijinho do tamanho d Mundo p'ra eqipa cm o treinador cm mais estilo :P *

Anónimo disse...

falam falam e nao dizem nada....(anonimos)...se tivessem calados.
O beto pode ser assim mas so quer o melhor para a equipa...nao sou das cadetes mas sou amiga, e se ele faz o que faz é para o bem delas.
Cada um tem a sua maneira de ser... nao falem das outras pessoas sem elas estarem presentes, por ixo ou anonimos calem-se...e ainda por xima a esgueira ganhou....


Beijo para as jogadoras da ovarense, falo tbm por mim lol.....