quarta-feira, novembro 30, 2011
terça-feira, novembro 29, 2011
FESTA DA TAÇA NA ARENA DOLCE VITA
Iniciados Masc A mantém-se sem derrotas
Cadetes A: Duelo de líderes saldou-se com vitória da Ovarense/Clínica Pardelhas
Parciais: (14-14) (14-10) (17-11) (20-05)
Marcha: (14-14) (28-24) (45-35) (65-40)
A primeira parte do desafio esteve marcada pela nossa má entrada, principalmente em termos ofensivos (só 28 pontos), a pouca claridade nas transições (21 turnovers), a escassa mobilidade no ataque, alguma atrapalhação na circulação da bola e más selecções de lançamento o que redundou em parciais equilibrados com varias alternâncias no marcador e numa baixa concretização perante um adversário que se apresentou em Ovar muito motivado e moralizado pela excelente época que vinha realizando.
Na segunda parte, a Ovarense foi melhor em todos os aspectos, cometeu menos erros, teve sempre um leque maior de soluções ofensivas e soube dilatar o marcador impondo o ritmo que mais lhe interessava.
A equipa visitante iniciou o choque apostando numa defesa agressiva sobre o portador da bola reduzindo os espaços e dificultando ao máximo o primeiro e segundo passe na saída para o nosso ataque. Aproveitando alguma apatia e quebras de concentração da nossa parte, a Oliveirense surpreendeu a nossa equipa jogando em contra ataque tirando proveito de alguma falta de equilíbrio defensivo com os locais a ter alguns problemas nas recuperações, conseguindo liderar o marcador 11-6 nos primeiros 6m30s de jogo. Durante este minutos a equipa mostrou-se desorganizada e algo atascada nos seus processos. Depois de um desconto de tempo, a nossa equipa reagiu e com um parcial de 8-3 na ponta final do período alcançou um empate a 14 pontos no final do quarto.
Nos segundos dez minutos (14-10), voltamos a não entrar bem permitindo novamente que a Oliveirense descolasse no marcador com 6 pontos de avanço (16-22) aos 14 minutos de jogo. A partir desse momento, ajustamos as marcações, melhoramos nos processos defensivos permitindo menos espaço e liberdade aos visitantes e controlamos totalmente as tabelas (11-6) e só não conseguimos aumentar os nossos números devido a que continuamos a ser pouco esclarecidos no ataque jogando com muita precipitação e forçando alguns lançamentos. Mesmo assim conseguimos tirar bom aproveitamento do jogo interior e conseguimos sair mais vezes em contra ataque chegando ao intervalo com vantagem de quatro pontos (28-24).
A segunda parte revelou-se totalmente diferente. Os visitantes ainda conseguiram equilibrar durante parte do terceiro período (17-11), graças, principalmente ao acerto do seu lançamento exterior mas a nossa equipa tomou conta em definitiva da partida impondo um ritmo mais elevado com uma defesa mais agressiva e uma maior dinâmica nos processos ofensivos tirando bom aproveitamento da nossa maior fortaleza no jogo interior.
Com o jogo ainda em aberto à entrada do derradeiro quarto (45-35) a Ovarense rompeu com o equilíbrio existente fazendo os melhores dez minutos da partida (20-05). Com uma defesa asfixiante que não permitiu nenhum cesto de campo durante o período, um ritmo de jogo vertiginoso, maior segurança nas transições e uma melhor selecção de lançamento, a nossa equipa "cilindrou" a Oliveirense que começou a diluir-se em campo mostrando-se incapaz de reagir o que permitiu que a nossa equipa aumentasse a diferença no marcador até ao final do jogo acabando por obter uma vitoria justa mas muito trabalhada.
Destaque positivo novamente para a nossa prestação defensiva, especialmente na segunda parte (só 16 pontos permitidos), e para a capacidade mental dos atletas para reagir nos momentos menos bons. Superado este desafio não devemos baixar os braços porque vem aí uma fase competitiva complicada com quatro jogos em dez dias, pelo que devemos continuar a trabalhar com humildade, dedicação e concentração para poder continuar a superar os novos desafios. Na próxima jornada, visita a São João da Madeira, quinta feira pelas 11h15 no Pavilhão Paulo Pinto.
A equipa agradece a todos os pais e amigos pelo constante apoio ao grupo assim como também ao Sr Américo pela sua dedicação e ajuda e espera a rápida recuperação do seu atleta Nuno Sampaio a contas com alguns problemas físicos que não lhe permitiram estar presente neste encontro.
Cadetes Femininas: Má segunda parte leva a derrota pesada
Marcha: (17-18) (32-39) (37-58) (48-82)
Perante uma equipa que chegava a Ovar também invicta e num jogo onde se discutia a liderança da prova, a equipa vareira esteve pouco acertada, com numerosos erros na circulação da bola, na organização defensiva e nos lançamentos diante de uma bem organizada equipa visitante que com o passar dos minutos foi crescendo em campo até alcançar uma vitoria clara e justa.
A primeira parte da partida (32-39), revelou algum equilíbrio no marcador com a nossa equipa a não estar bem em termos defensivos padecendo muitas vezes de alguma falta de intensidade e de organização o que permitiu as visitantes a concretização de muitos cestos fáceis em situações de vantagem. Em termos ofensivos ainda fomos conseguindo manter os nossos níveis embora revelássemos por vezes alguma precipitação no ataque, alguma insegurança nas transições e pouca clarividencia na selecção dos lançamentos.
Com tudo em aberto, a segunda parte do jogo não correu bem a equipa. No reinício da partida (05-19), a situação piorou com uma Ovarense a não encontrar o seu lugar no campo, mostrando-se incapaz de superar a defesa visitante, padecendo de alguma falta de ordem e com dificuldades para encontrar as suas referencias no ataque e com um importante abaixamento em termos defensivos o que permitiu ao Galitos disparar no marcador sentenciando o desfecho da partida.
Restava o último quarto (11-24) para tentar emendar os erros e tentar encontrar o caminho da recuperação, mas o Galitos não facilitou e as vareiras também não reagiram, pelo que as diferenças continuaram a aumentar até ao final da partida.
Em jeito de balanço, foi uma vitória justa da melhor equipa em campo, que conseguiu mostrar-se mais homogénea e concentrada ao longo dos quarenta minutos acabando por ser mais forte em todos os aspectos do jogo. O resultado, embora negativo, permite tirar ilações importantes de cara ao nosso futuro na competição. Temos agora de retomar o trabalho durante a semana de forma a corrigir todas as coisas menos boas que fizemos hoje com o objectivo de superarmos os próximos desafios. Segue-se a 5ª Jornada, quinta-feira, feriado do dia 1, com a recepção ao Illiabum no Raimundo Rodrigues, às 17h00.
A equipa agradece a todos os presentes e aos pais e amigos pelo forte apoio, serão sempre uma parte importante no nosso progresso e crescimento como equipa.
segunda-feira, novembro 28, 2011
FESTA DA TAÇA NA ARENA DOLCE VITA
Seniores Femininos – Ovarense mantém-se invicta no Campeonato
BCO Maia&Andrade não é feliz em Oliveira do Bairro
domingo, novembro 27, 2011
sexta-feira, novembro 25, 2011
Curso de Árbitros e Oficiais de Mesa

Os interessados deverão ter mais de 14 anos.
Captar novos juízes para a arbitragem é uma necessidade imperiosa para o desenvolvimento da modalidade, e mais especialmente atendendo ao momento das dificuldades do Conselho de Arbitragem Distrital de Aveiro para dar resposta às necessidades do nosso desporto.
As inscrições serão gratuitas. Mais informações, na Associação de Basquetebol de Aveiro, através do mail arbitragem@abaveiro.pt ou por telefone através do número 234424655.
quinta-feira, novembro 24, 2011
PAKA, Robot&Welding Systems Lda é novo patrocinador das equipas Juniores&Seniores Femininos
Empresa Evolução, Consultores de Gestão S.A. apoia a equipa de Iniciados Femininos
quarta-feira, novembro 23, 2011
terça-feira, novembro 22, 2011
MINIS - SUB 10
Seniores Femininas mantém-se invictas
Juniores Femininos vencem Sangalhos
Cadetes A: Ovarense/Clínica Pardelhas vence claramente e mantém invencibilidade
Marcha: (23-05) (42-12) (56-25) (86-30)
Treinador: Tam Ling
No segundo período (19-07) voltamos a entrar muito forte a fazer um parcial de 13-0 nos primeiros cinco minutos que permitiram cavar uma diferença no marcador que praticamente serviu para sentenciar o desfecho da partida. Mantivemos a cadencia defensiva e a velocidade nas transições, mas perdemos alguma capacidade de concretização o que resultou numa menor pontuação. Ao intervalo, a nossa vantagem já era de trinta pontos (12-42).
No derradeiro quarto (30-05) a equipa recuperou novamente os seus índices de concentração partindo para dez minutos demolidores em que a solidez defensiva, o controlo do ritmo do jogo, a intensidade e agressividade postas em campo e a fluidez ofensiva vieram de novo a mó de cima acabando por consolidar a vitoria natural da equipa mais forte em campo.
Destaque positivo para a exibição do colectivo com especial realce para a atitude competitiva e as boas percentagens nos diferentes capítulos do jogo e especialmente para a nossa defesa que conseguiu "secar" o ataque adversário limitando os locais a 17 pontos em 30 minutos. Superado este desafio não devemos baixar os braços porque vem aí duros desafios. Na próxima jornada, recepção ao co-líder do grupo, a Oliveirense, sábado pelas 15h00 no "velhinho" Raimundo Rodrigues.
segunda-feira, novembro 21, 2011
domingo, novembro 20, 2011
Seniores Femininas: Ovarense alcança vitoria importante em São João da Madeira
sábado, novembro 19, 2011
quinta-feira, novembro 17, 2011
Minis 8 no primeiro Encontro da Época
Foi uma manhã divertida, recheada de basquetebol, visto termos realizando quatro jogos, contra a Oliveirense, a Sanjoanense, GRIB A e GRIB B, respectivamente.
Os Parabéns aos nossos atletas, dado que para a grande maioria deles este era o seu primeiro encontro, demonstrando um basquetebol de boa qualidade.