A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, janeiro 11, 2010

INICIADOS ENTRAM NA FASE NACIONAL COM VITÓRIA FRENTE AO MAIA

Este sábado a nossa equipa recebeu e venceu por 60-40 a equipa do Maia Basket em partida correspondente a primeira jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Vitória importante porque permite-nos começar com o pé direito a nossa participação nesta competição.

Entramos bem no jogo a nível ofensivo no primeiro período conseguindo fazer valer a nossa força no jogo interior (6/11) e aproveitando a nossa maior agressividade no ressalto (14 contra 7) mas não fomos eficazes a defender permitindo ao adversário entradas fáceis para o cesto que redundaram numa falsa imagem de equilíbrio no marcador. O resultado do período: 18-15 é um resultado que reflecte essa situação.

No segundo período continuamos a ter alguns problemas na defesa com alguma passividade no 1x1 e com falhas nas ajudas. Para além disso fomos menos agressivos nas tabelas permitindo ao Maia a possibilidade de fazer segundas e terceiras tentativas de lançamento. Em ataque perdemos eficácia no jogo interior e jogamos sempre com muita precipitação não optando sempre pela melhor solução ofensiva. Valeu uma boa percentagem no tiro exterior (3/8) e um parcial final de 5-0 nos últimos dois minutos para obter nova vitória parcial por 18-14.

Após o intervalo a equipa reentrou em campo mais concentrada a nível defensivo reduzindo os espaços ao adversário, cortando melhor as linhas de passe e assumindo-se novamente como a mais forte nas tabelas. Pena foi o pouco aproveitamento ofensivo (29% em lançamento de campo) com muita precipitação nas saídas para o ataque e muitos “turnovers” (11). Isto provocou que a superioridade em campo não tivesse reflexo no marcador já que a vitória parcial pecou por mínima (11-8).

No último quarto (13-3), mantivemos a toada defensiva conseguindo neutralizar totalmente o ataque do adversário (o Maia só concretizou três pontos nos últimos trinta segundos de jogo) mediante uma excelente postura defensiva e melhoramos levemente a nossa eficácia, apresentando boa circulação da bola, fazendo uma melhor gestão no ataque e conseguindo embalar para uma vitória que nunca esteve em causa mas que pecou claramente por escassa.

Em conclusão uma partida em que claramente estivemos abaixo do que podemos e sabemos fazer e que nos deve levar a trabalhar com mais determinação nos treinos. A rever o elevado número de “turnovers”, as ajudas em defesa (1ª parte muito fraca nesse aspecto) as desconcentrações no trabalho colectivo defensivo e a excessiva precipitação com que por vezes jogamos nas transições.

Por último a equipa agradece o apoio incondicional dos pais sempre presentes com o seu entusiasmo.
Parciais: 1º) 18-15 2º) 18-14 3º) 11-08 4º) 13-03Marcha: 1º) 18-15 2º) 36-29 3º) 47-37 4º) 60-40

Jogaram: Ricardo Martins (4 Pts e 3 Ress), Gabriel Diaz (2 Pts, 14 Ress e 8 Ass), Nuno Sampaio (7 Pts e 4 BR), Rafael Marques (0 Pts, 2 BR e 2 Ass), Iuri Martins (8 Pts, 9 BR e 4 DL), João Martins (0 Pts e 5 Ress), André Vaz (10 Pts e 9 Ress), Rodrigo Soeiro (10 Pts e 8 Ress), Pedro Almeida (4 Pts e 1 Ress), Pedro Oliveira (2 Pts e 3 BR), João Matos (4 Pts) e Dinis Amaral (9 Pts).

Sem comentários: