A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

terça-feira, janeiro 19, 2010

INICIADOS VENCEM NA POVOA 50-43 E ASSUMEM LIDERANÇA ISOLADA DO SEU GRUPO NO NACIONAL


A equipa dos Iniciados A da Ovarense assumiu a liderança do seu Grupo no Torneio Nacional ao vencer este domingo na Povoa do Varzim a equipa local por 50-43 num jogo vibrante e bem disputado do primeiro ao último segundo.

Entramos na partida com alguns problemas na condução do jogo, perdendo muitas bolas nas transições fundamentalmente devido à precipitação e a excessiva ansiedade que os nossos atletas mostravam em campo. Na defesa éramos muito permissivos sem grande agressividade ao tentar cortar as linhas de passe ao adversário permitindo que os homens mais altos entrassem frequentemente nas nossas costas. Depois de um desconto de tempo a equipa recuperou a calma fazendo circular melhor a bola e abrindo espaços para finalizações em penetrações nem sempre concretizadas mas que foram suficientes para chegar a vitória no parcial por 14-11.

No segundo quarto entramos mais agressivos na defesa conseguindo limitar as movimentações do CD Povoa e ganhamos com claridade nas tabelas (14-6 em ressaltos) mas continuamos a fazer muitos “turnovers” (10) umas vezes por precipitação nas saídas para o ataque outras por falta de movimentação no meio campo ofensivo. Isto levou-nos a não tirar grande proveito da nossa superioridade em campo obtendo uma vitória que pecou por escassa: 14-10.

Ao regresso dos balneários a equipa inexplicavelmente caiu muito de rendimento exibindo a sua pior cara no jogo. Defensivamente fomos pouco agressivos nos ressaltos (6-11), mostrando-nos apáticos na redução dos espaços ao adversário permitindo sucessivas penetrações e ofensivamente fomos pouco decididos no 1x1 e no ataque ao cesto trocando o nosso jogo interior e o ataque na zona da pintura pelo lançamento exterior com parcos resultados em termos de eficácia (abaixo dos 20% em lançamento de campo). Aunado a isto mantivemos um elevado número de perdas de bola o que nos levou a derrota no parcial: 5-14.

No último quarto a equipa reagiu bem e soube dar a volta ao jogo recuperando os níveis que já tem exibido durante toda a época. Pressionou em defesa, equilibrou a luta nas tabelas, assumiu o 1x1 no ataque ao cesto e subiu ostensivelmente os seus níveis de concretização (41%) acabando com a resistência do adversário, partindo para um resultado de 17-8 no período que nos permitiu alcançar a segunda vitória nesta fase e desde já assumir a liderança isolada do nosso grupo.


Em conclusão uma vitória importante numa partida que valeu pela entrega e o “garra” mostrada em campo pelos atletas perante um adversário combativo e que nunca baixou os braços mas que nos deve levar a reflectir sobre alguns aspectos menos conseguidos que devem ser trabalhados com redobrada concentração durante os treinos se não queremos ser surpreendidos por equipas com um maior gabarito.

Por último uma palavra de apreço para o Sebastião que se estreou em competições oficiais este fim de semana com a nossa equipa e o desejo de toda a equipa dos Iniciados pela pronta recuperação dos nossos colegas: Rodrigo e João Matos a quem a equipa dedica esta difícil vitória. A equipa dos Iniciados agradece também o incansável apoio de todos os pais e amigos que nos acompanham permanentemente.


Parciais: 1º) 14-11 2º) 14-10 3º) 05-14 4º) 17-08


Marcha: 1º) 14-11 2º) 28-21 3º) 33-35 4º) 50-43

Jogaram: Ricardo Martins (18 Pts, 6 Ress e 7 BR), Gabriel Diaz ( 6 Pts, 19 Ress e 4 BR), Nuno Sampaio (2 Pts e 7 BR), Rafael Marques (4 Pts e 2 Ress), Iuri Martins (8 Pts, 4 BR, 2 DL), Diogo Duarte (0 Pts e 1 BR), João Martins ( 0 Pts e 2 Ress), André Vaz ( 6 Pts e 3 Ass), Pedro Almeida (0), Sebastião Casaca (0) e Dinis Amaral (6 Pts)

Sem comentários: