A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, março 08, 2010

Iniciados A apurados para a segunda fase do Nacional


A Ovarense garantiu este domingo no Pavilhão Engº Augusto Correia em Coimbra o apuramento para a segunda fase do Nacional ao vencer a equipa do Olivais por 36-78 num jogo em que dominamos de principio a fim e em que conseguimos voltar as boas exibições. Com este resultado a nossa equipa está já no selecto grupo das doze melhores equipas a nível nacional e discutirá agora o passe a Final 6 que decidirá o campeão nacional do escalão. Depois de duas derrotas consecutivas em prestações onde estivemos alguns furos abaixo das nossas reais capacidades, a nossa equipa soube reagir e dar a volta por cima, obtendo uma vitoria sem espinhas que lhe permite alcançar mais um dos objectivos traçados no inicio da época.


Perante um adversário forte fisicamente mas com algumas limitações técnicas a nossa equipa entrou em campo com uma atitude mais humilde, jogando de maneira mais colectiva e mais concentrada em todos os processos. No primeiro período (17-14) conseguimos criar desequilíbrios nos duelos de 1x1 e nas penetrações mas não conseguimos tirar maior proveito por algum desacerto na concretização (7/18). A nível de transições pecamos pela precipitação que originou alguns turnovers. A nível defensivo conseguimos dominar os ressaltos mas permitimos que o melhor jogador da equipa conimbricense aproveita-se a sua fortaleza física para fazer alguns cestos. Isto criou uma falsa ideia de equilíbrio no marcador que não era o fiel reflexo do que acontecia no campo.

No segundo período entramos com mais dinâmica gerindo melhor a posse da bola e apostando muito bem no jogo interior. Embora a nossa eficácia ainda não continuasse famosa (38%) o volume de jogo ofensivo foi arrasador o que somado a uma defesa agressiva com permanente pressão sobre as linhas de passe e ao controlo dos ressaltos garantiu uma vitoria expressiva por 23-8.



Ao regresso do intervalo, a equipa manteve a mesma consistência chegando inclusive a melhorar a sua eficácia (43%) fazendo circular muito bem a bola e apresentando boas e variadas soluções em ataque. De destacar o alto ritmo imposto pelos nossos jogadores que não pareceram ressentir-se do esforço da véspera. O resultado do período foi de 21-8.

No ultimo quarto (15-8), a equipa voltou a baixar em termos de eficácia (22% lançamento de campo) mas não em termos de volume de jogo ofensivo e de postura em campo. Embora a dominar as tabelas (não perdemos nenhum ressalto defensivo e ganhamos 10 Ressaltos ofensivos) a equipa não rentabilizou as inúmeras posses de bola, desperdiçando a possibilidade de atingir uma vantagem ainda maior no marcador.

Em conclusão a equipa está de parabéns pela vitoria e pelo apuramento para a seguinte fase. Foi uma partida onde estivemos melhor mas onde ainda cometemos muitos erros. Devemos rever a baixa concretização nos contra ataques e algumas situações onde continuamos a ter problemas como as das ajudas defensivas e as de mobilidade no ataque organizado. No próximo fim de semana disputar-se-á a ultima jornada desta primeira fase. A nossa equipa visitará Vila Real para defrontar a equipa do Diogo Cão. A partir de agora temos de trabalhar mais e melhor durante todos de forma a estar suficientemente preparados para os desafios que se aproximam que sem duvida apresentarão maior grau de dificuldade.

A equipa quer agradecer o continuo apoio dos pais e de todos aqueles que nos acompanham fisicamente ou espiritualmente e a eles dedica este apuramento.




Marcador: (17-14) (23-08) (21-08) (15-08)
Marcha: (17-14) (40-22) (61-30) (76-38)

Jogaram: Ricardo Martins (7 Pts e 4 Ress), Gabriel Diaz (5 Pts, 11 Ress e 3 Ass), Nuno Sampaio (17 Pts, 7 Ress e 4 BR), Rafael Marques (9 Pts, 4 Ress e 4 Ass), Iuri Martins (0 Pts, 7 Ress e 3 BR), André Vaz (7 Pts e 5 Ress), Rodrigo Soeiro (5 Pts e 5 Ress), Pedro Almeida (2 Pts e 1 Ass), Pedro Oliveira (6 Pts, 2 Ress e 3 Ass), João Matos (9 Pts, 2 Ress e 3 Ass), Sebastião Casaca (0 Pts, 4 Ress) e Dinis Amaral (9 Pts e 3 Ress).

Sem comentários: