A Federação Portuguesa de Basquetebol atribuiu o ESTATUTO DE CLUBE FORMADOR à A.D.O. Basquetebol da Associação Desportiva OvarenseMyspace Scrolling Text Creator
Ovarense Basquetebol ****** Subscreva a MAILINGLIST da ADO Basquetebol, enviando um email com a palavra SIM para mailinglist.ado@gmail.com ****** WWW.OVARENSEDOLCEVITA.COM ****** WWW.ARENAOVAR.COMMyspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, março 29, 2010

Sub-14 Masculinos "A" entram com o pé direito na segunda fase do Nacional



A equipa dos Iniciados entrou da melhor maneira na segunda fase do Torneio Nacional ao conseguir no passado sábado, vencer na Arena João Gonçalves, a forte equipa do Ginásio Figueirense por 46-28 numa partida onde a defesa e o colectivo foram claramente as chaves da vitoria. Numa partida intensa e bem disputada tacticamente e perante um adversário invicto em jogos oficiais durante a presente época e que chegava a Ovar como um dos favoritos para o apuramento, a nossa equipa foi claramente superior durante os quarenta minutos apresentando praticamente durante toda a partida excelentes níveis de concentração e atitude defensivas que lhe permitiram maniatar a equipa visitante.

Perante uma boa assistência de público, a nossa equipa entrou algo ansiosa em campo defendendo sempre muito bem mas não conseguindo depois dar o melhor seguimento as transições tendo um péssimo aproveitamento na concretização (5/16). Isto condicionou o desenrolar do marcador que ficou pautado claramente pelo equilíbrio mas que chegou ao seu final com o resultado de 10-09 a nosso favor, claramente escasso dadas as muitas oportunidades criadas e desperdiçadas.

No segundo período (15-03) a equipa entrou bem na partida exibindo um nível muito alto de concentração nos processos defensivos com permanente pressão e redução de espaços ao adversário e obrigando-o sempre a jogar longe do nosso cesto. Dominando a luta nas tabelas, utilizando adequadamente o “pressing” 2x1 com constante agressividade sobre o portador da bola e fazendo funcionar muito bem as ajudas, a nossa equipa deu uma lição de defesa neutralizando totalmente o Ginásio que só concretizou o seu primeiro cesto a 54 segundos do final do período. No ataque, não conseguimos ter o mesmo nível continuando a não poder aproveitar eficientemente todo o volume de jogo ofensivo que era criado.


Depois do intervalo, a equipa conseguiu manter os níveis de intensidade que tinha exibido durante a primeira parte neutralizando todas as tentativas dos figueirenses para dar a volta à situação. Novamente fomos muito fortes nas tabelas e limitamos muito bem a capacidade ofensiva dos visitantes mantendo os predicados exibidos durante a primeira parte. Para não variar, também continuamos a ser perdulários em ataque (2/9 em contra ataques e 6/19 em lançamento de campo). Mesmo assim alcançamos nova vitoria no parcial por 12-04.

No derradeiro quarto a situação manteve-se durante os primeiros oito minutos. Com o desfecho da partida sentenciado a equipa teve uma pequena quebra de rendimento nos últimos dois minutos o que aunado a continuada pouca eficácia em ataque (4/19), permitiu aos visitantes vencer o período por 09-12 mas sem nunca manchar a excelente exibição global.

Em conclusão, boa prestação da nossa equipa que conseguiu durante os primeiros 30 minutos “vulgarizar” o ataque do Ginásio a somente 16 pontos e que demonstrou que quando se trabalha como um bloco e com a atitude e concentração adequadas é capaz de superar-se a si mesma e partir para exibições de alto gabarito. No lado menos bom devemos rever a baixa eficácia na concretização e a gestão emocional de algumas situações que ocorrem durante o desenrolar das partidas.

Esta equipa volta a jogar agora como visitante no dia 18 de Abril vs a Oliveirense uma vez que todas as competições oficiais param durante quinze dias devido as ferias da Pascoa e as Festas do Basquetebol Portimão 2010. Vamos continuar a trabalhar de forma seria durante os treinos de forma a manter-nos na luta pelos nossos objectivos que passam pelo apuramento para a próxima fase. por ultimo a equipa reitera o seu agradecimento a todos os pais e amigos que a acompanham e que permanentemente a apoiam.




Marcador: (10-09) (15-03) (12-04) (09-12)
Parciais: (10-09) (25-12) (37-16) (46-28)

Jogaram: Ricardo Martins (4 Pts, 7 Ress e 3 BR), Gabriel Diaz (3 Pts, 11 Ress e 6 BR), Nuno Sampaio (11 Pts, 5 Ress e 3 BR), Rafael Marques (0 Pts, 2 Ress e 3 Ass), Iuri Martins (6 Pts e 4 BR), Diogo Duarte (0 Pts e 1 Ress), João Martins (0 Pts), André Vaz (8 Pts e 4 Ress), Rodrigo Soeiro (6 Pts e 11 Ress), João Matos (2 Pts e 1 BR), Sebastião Casaca (4 Pts e 3 Ress) e Dinis Amaral (2 Pts e 1 BR)

Sem comentários: